A empatia de Barrichello

SÃO PAULO | Escrevi dias atrás para criticar a postura de Rubens Barrichello em fechar seu Twitter a um grupo seleto e até bloquear algumas pessoas que, segundo ele, já estavam sacaneando. Polemiquinha à parte, e depois de “começar do zero” de novo, como escreveu, tem-se que elogiar o novo Barrichello.

Como todos que têm usado este espaço de comunicação, Barrichello vem twittando com frequência. Não só isso, criou um canal interessante com o público. Sempre em português, diga-se. Primeiro foi sobre seu capacete. Rubens quis e ainda quer saber se os torcedores e seus seguidores preferem que a cor do casco seja amarela ou laranja; a mais votada vai à cabeça do piloto, literalmente, no GP da Alemanha.

Agora, Barrichello recebeu bem uma campanha iniciada no mesmo lugar para que ele dance em homenagem a Michael Jackson caso ele vá ao pódio na corrida em Nürburgring. “Vou trabalhar muito pra ter um fim de semana bom e dedicar a vocês o que sair do moonwalk”, postou o piloto.

É isso aí. Barrichello pegou o espírito da coisa. E tomara que ele termine entre os três primeiros na Alemanha. Se acontecer, tem quem vá achar a dança horrível. Ao menos, Barrichello conseguiria resgatar uma empatia com o público que perdeu há algum tempo.

Comentários

  • Volta prá casa Barrichello. A Braum está descaradamente trabalhando para dar o campeonato para o Button. O Barrichello está sendo usado novamente para ajudar no desenvolvimento do carro. Está difícil assistir fórmula I e ver um piloto do nível do Barrichello continuar se iludindo que poderá ser campeão sob tais circunstâncias. Já não bastou ficar camelando na Ferrari para ver o maior picareta da fórmula I se dar bem. O Dick vigarista do Shumi.

  • Caros internautas – vocês são uns ignorantes em automobilismo mesmo – um esporte indústria de milhões de dólares e vcs aí congecturando acerca de sambadinha – vão assistir futebol…

  • Nao concordo… A dita empatia dele perdeu no que diz respeito a muitos jornalistas irresponsaveis, pq, que realmente acompanha F1 e conhece um pouco da carreira do Barrichello, o suporta como fa e torce por ele… Os ignorantes sim, sacaneiam e falam besteira…
    Ai acaba rolando a coisa mais triste de todas.. O cara eh mais valorizado no exterior que em seu proprio pais…

  • Ahn?! Barrichello é o cara pô! Não perde empatia fácil não. Olhas as entrevistas que o cara dá. Tá cheio de piloto tongo, mas ele sempre tá bem afiado, como nas pistas.

  • “Ao menos, Barrichello conseguiria resgatar uma empatia com o público que perdeu há algum tempo”
    Que besteira eh essa? Acho que deve-se zelar mais pela responsabilidade e neutralidade que jornalistas dizem ter… Infelizmente a “responsabilidade” que usam que levam tantas pessoas ignorantes que nao acompanham o esporte e se contentam em apenas ler o que eh escrito, eh o que as levam a xingar e fazer brincadeiras idiotas, deixando de lado os meritos do piloto…
    Lembre-se que o que vc acha nao eh a verdade necessariamente… Nenhum fa do Barrichello perdeu admiraçao por ele qdo ele abriu o Twitter… Fora que o cara nao precisa abrir conta sabendo tudo… Eu mesmo abri a pouco tempo so para acompanha-lo e nao sei mexer direito naquela porcaria. E se ele quisesse abrir um Twitter apenas para amigos, qual seria o problema??? Vcs tentam ver tudo so pelo lado negativo. Ninguem eh obrigado a gostar do Barrichello, mas pelo menos sejam mais honestos e digam logo em vez de ficar tentando direcionar as pessoas.
    Certa vez lancei um desafio para o Flavio Gomes de utilizar seu blog para aproveitar e explicar como funciona a F1 para os leitores, para que entendam como funciona este esporte COLETIVO e nao individual como muita gente acha, mas ele preferiu ignorar pq qdo escreve suas ditas “criticas” ao Barrichello, recebe mais visitas.. E depois diz que nao tem nada contra ele…

    VM responde: Acho que vc não entendeu. Ninguém deixou de ser fã do Barrichello por causa do Twitter. A empatia ele perdeu pelo que diz em relação à carreira.

  • É impressionante como o senhor Victor fala bobagens. Quer quando critique, quer quando tente lamber. Empatia perdida que deverá ser recuperada? Isso não enche barriga de ninguém e não alimenta um ego de veterano que, aliás, já sofreu tanto com a má qualidade de setores da imprensa brasileira.
    O jeito é não perder mais tempo lendo essas pérolas do jornalismo automobilístico.

    VM responde: Já vai? Puxa.

  • realmente victor. o começo foi confuso e até compreensível as críticas que recebeu. apesar de eu acha-las sem sentido. de qlqr forma é legal ver que o povo q nao se interessa muito por automobilismo manda mensagens de apoio a ele.

  • o rubens sempre foi um cara do bem. o problema dele foi e é prometer demais, mas ninguem é perfeito né? :-)
    outro q esta me surpreendendo pela empatia é o piquetzinho….achava ele um mala, mas até que ele é um cara gente fina! ;-)

  • Quanto a cor do capacete do Barrichello, certamente deve ser a “original” branco/vermelho/azul. Além de tradicional é muito bonito e marca toda a carreira do grande piloto.
    Quanto a dança, que ele capriche muito, pois a “sambadinha”, cá entre nós, é muito feia e desengonçada…

  • Meio estranho o @grandepremio criticar as atitudes do Barrichello no Twitter, ao passo que “compra” seguidores oferendo prêmios quando atingir determinada quantidade de followers…
    Um bom twitter se faz com informação, e não com suborno. Parece aquelas revistas de péssima qualidade que vendiam a até pouco tempo, que davam brindes como fitas de video, e o consumidor comprava por causa do vídeo, e não da informação da revista…

    VM responde: Meia estranha sua resposta e a tentativa de professorado, mas mesmo assim, a gente segue em frente.

  • Depois de um começo confuso o Rubens (@rubarrichello) conseguiu reverter a situação. É interessante e prazeroso ver o Rubens frequentemente postando seus comentários, criando vínculos com os seguidores, pedindo opinião sobre qual capacete usar, comentando fatos do dia, brincando com outros pilotos (chamando o Tony Kanaan de anão, por exemplo) dentro de uma normalidade confortável. Naturalmente, ganhou respeito e admiração de todos que frequentam o Twitter. Já estava na hora dos “dois lados” (nós e ele) se entenderem. É bom quando participantes de um conflito reconhecem seus erros e acertos. Vamos ver a performance do Rubens no moonwalker.

    (Para quem quiser acompanhar o Twitter do Tony Kanaan – @TonyKanaan – também está muito interessante)