Not so clean

SÃO PAULO | Na condição de país de primeiro mundo, isso na velha avaliação que se fazia da geopolítica nos anos 90, e no topo de listas que avaliam condições sócio-econômicas, o Canadá também tem seu valor por conta de sua higiene. Muitos dizem que o país ao norte dos EUA é tão limpo quanto um hospital. Dá para comer no chão.

Mas não é o que acontece em Toronto, justamente no fim de semana que recebe a Indy.

Os lixeiros estão em greve. Isso há longas três semanas. Para ser mais exato, a sexta-feira é o 19º dia em que os catadores cruzaram os braços. Aliás, no total, são 24 mil trabalhadores que estão em auto-férias. O centro da cidade apresenta lixeiras grandes de coleta que, de tão lotadas, já foram lacradas com filme plástico. O povo, que é educado, coloca o lixo no canto destas lixeiras.

E o lixo que vai ser produzido nas imediações do circuito de rua ficará aos montes espalhados em diversos pontos. Dizem que está pior que o centro do Rio.

Como nunca fui ao centro do Rio, não confirmo. Mas imagino.

Comentários

  • Eu completarei 12 anos que moro no Canada no final deste mes,e sempre morei in Toronto.A greve esta dando um pouco de dor de cabeca,mas como ha um pouco de organizacao,a cidade nao esta tao suja.As lixeiras no centro estao lacradas,e as pessoas poem pequenos lixos do lado,e a prefeitura esta usando alguns estacionamento publicos como deposito.Eles fazem um cerca ao redor para que nao seja tao exposto,e eles jogam um tipo de liquido para que o odor nao fique tao forte.Esta brincadeira ja vai para tres semanas e ambas partes esta jogando duro,sindicato e prefeitura.Eles sempre fazem a greve no verao por causa da temperatura e e a epoca que a cidade mais recebe turistas.O sindicato permite a prefeitura a contratar companias particulares para fazer a limpeza depois de algum evento especial.Exemplo:Molson Indy,Gay Parade,Jazz Festival,etc.Os contratados so limpam depois de evento nada mais.Os moradores nao podem por o lixo na rua,eles devem jogar o lixo no locais depositos criados pela prefeitura.Se voce coloca na rua,voce paga uma multa muito alta.Se nao fosse esta multas muita gente iria por na rua porque infelizmente nao sao todas as pessoas aqui que sao tao educadas como dizem no Brasil,mas devemos dizer que aqui esta bem a frente do Brasil em varios setores,e devemos lembrar que…a colonizacao aqui foi Irlandesa e Inglesa e eles vieram para povoar,e no Brasil os colonizadores foram para explorar o maximo que puder.

  • Ou, subdesenvolvido, né, Lauda? Dizer que a Somália, por exemplo, é um país em desenvolvimento chega a parecer piada. Mas, enfim, etnocestrismos e blá blá blás à parte… Duvido que Toronto esteja mais suja que o Centro do Rio. Dá uma passadinha no terminal rodoviário atrás da Central pra ver o que é sujeira de verdade. O que dizer dos mijódromos então? Dá até nojo de passar perto.

  • Não existe isso de país de primeiro mundo. Essa nomenclatura está extinta desde o fim da URSS. Ou é país desenvolvido ou em desenvolvimento.

  • Lixo é um problema que está presente em qualquer cidade grande brasileira. Devida a falta de educação das pessoas, quase sempre. Tem cidade que não tem nem onde depositar lixo. Tanto São Paulo quanto Rio têm bairros (de classe média-alta, geralmente) que são bem limpos, por isso sou contra essas generalizações de dizer que as cidades são imundas em sua totalidade.

    E fico imaginando a maravilha que São Paulo e Rio virariam com uma greve de 19 dias…. Eu é que não quero estar aqui caso isso aconteça, rs

  • O Centro do Rio só tem lixo em assim durante a madrugada, horário da coleta.

    Até os garis pegarem fica horrível. Os catadores espalham tudo (espalham mesmo!!!) para pegar o papel. No início da manhã os limpadores da COMLURB arrumam a bagunça.

    De resto é normal, nada diferente do centro de Sampa durante o dia. Cheio de papelzinho de “Dinheiro na hora” e “Duaszinhas por 10 real” :)

    Mas já foiiiii MUUUITO pior. Quem viu e quem vê hoje, sabe!!!

    Abraços.

  • Estive em Toronto ontem…nao esta tao ruim assim. A foto que vc postou e de um dos centros de coleta provisorio que a prefeitura criou…os moradores levam seu lixaos ate la. As latas de lixo foram lacradas pelos proprios lixeiros (que sao sindicalizados) no primeiro dia da greve. A cidade nao esta tao suja porque “a maioria” das pessoas nao joga lixo no chao…mas tem sempre os porcos. tudo por conta do nosso prefeito… demagogo….que se elejei (e assim que se escreve, nao sei mais) as custas dos sindicatos e agora nao quer cumprir o que prometeu.

  • Morei 4 meses no Canadá há alguns anos atrás. Realmente é um país exemplar em todos os aspectos. Passei bastante tempo em Toronto, a cidade funciona como um relógio. Mas se os lixeiros entram em greve, não tem lugar no mundo que não fique sujo.

    Ainda assim, deve estar mais limpa que a maioria das capitais brasileiras.

  • Estive no Canadá no começo do ano, morando por 2 meses. o povo é educado, preocupado com o meio ambiente ao ponto de as sacolas de supermercado serem vendidas. Eles aconselham utilizar caixas de papelão para levar as compras para casa, ou ainda sacolas ecologicas

    O centro do Rio é bem sujo sim, mas nada comparada a imundice de qualquer lugar que você for em SP.
    é mt gente fazendo M. ao mesmo tempo, ai nao tem como.
    Por isso, que é a cidade mais poluidora e suja do Brasil e uma das maiores do mundo.

    VM responde: Aqui é uma porcaria total, mesmo.