Dinheiro de volta

SÃO PAULO | O assessor Rafael Durante avisa que a ANPPA, Associação Nacional de Patrocinadores e Pilotos de Automobilismo, vai indicar a seus membros que peçam o dinheiro de volta das inscrições para o Campeonato Brasileiro de Kart, realizado em Goiânia há duas semanas. Problemas referentes a regulamento, brigas entre pais, polícia e censura à imprensa protagonizaram o primeiro evento de kart organizado pela nova gestão da CBA.  

Segue na íntegra o comunicado:

Um fato inédito na história do kartismo brasileiro pode ocorrer nesta semana através de uma iniciativa da ANPPA, a Associação Nacional de Patrocinadores e Pilotos de Automobilismo. A entidade, que teve origem no kart, vai orientar seus filiados que participaram da primeira fase do Campeonato Brasileiro da modalidade em 2009 a pedir de volta à Confederação Brasileira de Automobilismo o dinheiro gasto em inscrições para o evento.

A competição ocorreu entre os dias 07 e 10 deste mês no Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia, e foi considerada uma das piores de todos os tempos em termos de organização e estrutura oferecida aos participantes. “Como entidade representativa de um grande grupo de pilotos, especialmente do kart, a ANPPA fez pedidos públicos e privados de esclarecimento sobre as condições de disputa do Campeonato Brasileiro de Kart”, disse o advogado Luiz Travassos, presidente da entidade.

“E em nenhuma das vezes fomos atendidos. Mesmo assim, nunca propusemos nenhum tipo de boicote ao Campeonato Brasileiro, e deixamos a decisão de compactuar ou não com essa tragédia anunciada com nossos pilotos. Mas, diante de todos os problemas enfrentados por nossos associados em Goiânia, vamos orientá-los legalmente a fazer valer seus direitos como consumidores. Como foram mal atendidos e receberam um serviço não condizente com a oferta inicial, todos têm o direito de pedir de volta o dinheiro gasto nas inscrições”, acrescentou o advogado.

A ANPPA não aceitou as melhorias anunciadas para as próximas edições do Campeonato Brasileiro como justificativa para os erros cometidos na semana passada, e garante que vai trabalhar de forma ainda mais organizada para que as decisões sobre os rumos da modalidade de base no Brasil fiquem nas mãos de quem, de fato, faz o espetáculo.

“A CBA endossou o trabalho a meu ver amador do Sr. Ney Lins, que é o presidente da Federação Goiana de Automobilismo. Por isso tem grande parcela de culpa pelo verdadeiro fiasco que foi o campeonato. Já entrou em pauta a discussão sobre as sedes da competição no ano que vem, mas no nosso entendimento isso tem como objetivo apenas desviar o foco dos problemas ocorridos em Goiânia”, acrescentou Travassos.

O presidente da ANPPA disse que a entidade vai fazer campanha para que os pilotos, e não somente a Comissão Nacional de Kart da CBA, escolham a pista sede dos próximos Campeonatos Brasileiros.

“Vamos fazer nossa parte enquanto associação, na organização de idéias e na orientação aos pilotos. Mas, precisamos de união e é isso que pedimos a nossos associados. De nada adiantará construirmos um plano de melhorias para o esporte, se ele não tiver o apoio dos pilotos. Só a união dos atletas pode melhorar essa modalidade tratada com tão pouco caso pelos dirigentes”, completou Travassos.

Erros começaram no Open – A diretoria da ANPPA revelou, ainda, que os erros na organização do Campeonato Brasileiro deste ano começaram já no Open de Kart, competição realizada semanas antes do torneio nacional, e que serve como treino para o evento principal. Luiz Travassos disse que a Federação Goiana obrigou os pilotos de outros estados a pagar pelo pacote inscrição, aluguel de motor e jogo de pneus mesmo para quem fosse apenas treinar no circuito e não participaria, efetivamente, do Open. “Outro abuso praticado foi a cobrança de R$ 200,00 extras dos pilotos vindos de outros estados. Se o Open tem como objetivo justamente preparar os pilotos que vêm de fora para o torneio nacional, já que os locais conhecem bem o circuitos, por qual razão há diferenças no que é cobrado de cada atleta, questionou o presidente da ANPPA.

Os dez maiores equívocos – A Associação Nacional de Patrocinadores e Pilotos de Automobilismo enumerou os dez itens que mais desagradaram seus associados na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart de 2009 – e que servirão de base para os pedidos formais de devolução do dinheiro gasto nas inscrições. São elas:

1. Kartódromo precário e sem condições para a competição
2. Falta de segurança na pista
3. Falta de mão de obra qualificada no parque fechado, que acabou sendo improvisado
4. Diretor de prova sem experiência e despreparado
5. Ausência de punição aos pilotos que burlaram regulamento da flange do escapamento, ato detectado pela equipe técnica
6. Limpeza inadequada do recinto durante o evento
7. Falta de estrutura para abrigar a imprensa especializada
8. Ausência de profissional especializado na pesagem
9. Falta de material para lacração dos tanques de combustível.
10. Erro na montagem de grid as categorias Junior e Novatos

Comentários

  • Tem gente que diria ao ler isso tudo…ENGULA e DIGIRA . E eu concordo , paguei assim como todos os outros e todos conhecem o risco do automobilismo . Acho que todos deviam deixar de lado todas essas ofensas à nova diretoria e principalmente ao diretor de provas . Experiência adiquire-se com o tempo , portanto é muito cedo para cobranças aos novatos .
    Já pensou se a moda da devolução pega , tem muito advogado que vai começar a devolver dinheiro de causas perdidas , principalmente os recém-formados , que como em qualquer profissão , comete algumas inexperiências .
    Portanto , na minha humilde opinão , vamos deixar de maldades e julgamentos , pois seria ótimo se daqui para frente não houvesse um erro sequer e tudo seria uma maravilha . São meus mais sinceros desejos . E a vida de pai fanático por automobilismo continua , teremos Centro-Oeste este final de semana . Presente .ABÇs à todos .
    OBS: SE A PROVA DO SCHIN REALMENTE NÃO DER CERTO , ITUMBIARA OFERECE UM BOM KARTÓDROMO COM AMBULANCIA , MEDICO , SEGURANÇAS , BANDEIRINHAS , e OUTRAS COISAS QUE SE FIZEREM NECESSÁRIAS e QUE ESTEJAM AO NOSSO ALCANCE DE GRAÇA PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO . PARA OS PILOTOS APENAS O RATEIO DE MOTORES , ETC… OU SEJA , DESPESAS NORMAIS QUE TÊM EM TODAS AS CORRIDAS.

  • Acho totalmente válido o pedido de restituição. Tambem temos que deixar claro que diretores da ANPPA sabiam da real situação da pista, quanto a segurança e as medidas que estavão fora das especificações CIK-FIA e nada fizeram para empedir a realização do Brasileiro, ficando sempre em cima do muro, pelo contrario levaram seus filhos para competir. Acho agora um pouco tarde.

  • Perfeito!

    A inscrição é cara demais para condições tão ruins. Já estava na hora de uma reação enérgica assim.

    Dinheiro de volta!

  • É profundamente lamentável!!! O kartismo brasileiro está INVOLUINDO ano a ano.
    O automobilismo brasileiro em geral é uma piada de mal gosto.
    Onde estão as categorias multi masrcas. Onde estão as categorias de monoposto???
    É melhor os meninos irem competir no kartismo da Europa ou nos EUA.

  • AS COISAS AQUI EM GOIÂNIA SÃO ASSIM E SEMPRE SERÃO, ENQUANTO O NEY LINS FIDEL CASTRO NÃO SAIR DO PODER O “CARROÇAMOBILISMO” EM GOIÁS NÃO MUDARÁ. ELE AINDA DIZ QUE É PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO POR AMOR AO ESPORTE. PERGUNTE A ELE SE QUER SAIR. DE QUALQUER FORMA ESSA ATITUDE É VÁLIDA, VAMOS MINAR ESSAS BATATAS PODRES DO AUTOMOBILISMO NO BRASIL

  • A unica CBA que funciona bem é a companhia Brasileira de aluminio (CBA) do grande mestre dos empresarios Antonio Ermirio. A CBA do automobilismo sempre foi uma porcaria, só quer saber de pegar o percentual dela, se der lucro ela ta dentro, se não, esta fora e os associados que se f…. Isso é uma vergonha!!!

  • O jornalista Claudio Reis escreveu uma materia no dia 14/7/9 no Planet Kart sobre a 1 etapa do Brasileiro em Goiania muito interessante este artigo-Uma leitura sem paixoes da 1 fase do Brasileiro

  • Uma lastima o trabalho feito pela CBA. Ao que parece, ainda temos Associações sérias que querem ver alguma coisa melhor nas pistas. Parabéns à ANPPA pela iniciativa e tomara que tenham a adesão necessária.