A demissão de Nelsinho

SÃO PAULO | Oficialmente, Nelsinho Piquet deixa de ser piloto da Renault a partir desta segunda (3). O Blog Victal confirma a informação de que o GP da Hungria foi o último do brasileiro na equipe.

A assessoria de Nelsinho vai emitir um comunicado nas próximas horas ratificando sua demissão. A saída de Piquet foi decidida no meio da semana passada, entre quarta e sexta-feira.

Paul Gilham/Getty Images

Brasileiro, mas nascido na Alemanha, Piquet foi anunciado piloto de F1 em 10 de dezembro de 2007, na condição de companheiro de Fernando Alonso, que quebrava seu acordo com a McLaren para voltar à Renault. Mal em suas primeiras provas, provocou rumores de que seria dispensado. A situação foi anestesiada com um segundo lugar casual no GP da Alemanha do ano passado. Mas novos desempenhos módicos vieram, e com a chegada do fim da temporada, a possibilidade de uma substituição por Lucas Di Grassi quase se tornou real. No GP do Brasil, que encerrou o ano, uma reunião entre o pai Nelsão e Flavio Briatore em Interlagos selava a surpreendente continuidade em 2009.

Mas a Renault impôs condições para a permanência de Nelsinho. Até o meio do Mundial, o brasileiro teria de atingir ao menos 40% da pontuação que Alonso conquistasse. Com o R29, modelo de mediano para fraco, e ainda sem os mesmos desenvolvimentos aerodinâmicos contidos no carro do espanhol, Piquet ficou no zero. Fora da pista, ouviu críticas constantes do chefe Flavio Briatore, que chegou ao ponto de pressioná-lo 15 minutos antes da largada da corrida em Nürburgring, lembrando-o da cláusula de seu contrato.

Nelsinho chegou a ser demitido após o citado GP da Alemanha, em que largou em décimo — a primeira vez que conseguia sair à frente de Alonso na carreira — e terminou em 13º. Na terça-feira seguinte, de manhã, os Piquet se reuniram com Briatore, e novamente conseguiram manter o piloto na equipe, então para a prova na Hungria.

Lá, Nelsinho teve o mesmo carro que o parceiro. As críticas seguiram. As alegações por seu desempenho foram transformadas em desculpas pelo dirigente italiano, de forma irônica. Piquet, enfim, desabafou. Respondeu que Briatore não entendia “porra nenhuma” do que acontecia na Renault, escancarando o cenário do inferno. Para piorar, ficou com o 14º lugar no grid, enquanto Alonso obtinha a pole. Foi 12º em sua corrida final na equipe francesa.

Em números, foram 28 GPs, 19 pontos, uma sétima colocação como melhor posição de largada e um pódio.

Blog Victal apurou que, por ora, a chance de Nelson Piquet adquirir uma equipe — no caso o espólio da BMW, em parceria com Peter Sauber — é zero. 

Atualização: Nelsinho confirmou a saída. Chamou Briatore de “carrasco”. Ao repórter Felipe Motta, sobre os rumores de que seu pai vai comprar a BMW, disse que “não caga dinheiro”.

Comentários

  • Esta é facil, vejam o que fizeram com os pneus de Alonso em 2007.
    http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Motor/0,,MUL147367-1311,00.html
    So que ele sacou e não ficou calado. Até hoje não se sabe o resultado mas uma coisa é certa o favorecido na Maclaren era o Hamilton e “incidentes” só acontecem com o numero 2. Queria ver se os carros da equipe fossem iguais e sorteados minutos antes de cada GP. O cara so teria tempo de por seu setup o banco e pronto.

  • Fiquei chateado com a saida do Nelson A. Piquet. O rapaz toca bem e é limpo! Não teve sorte com aquele ” manager”… mas acho que encontrará outra equipe. Vamos esperar… Até!

  • Pedro, se o Alonso com o mesmo equipamento coloca 2 décimos em qualquer piloto do grid como você diz, me explica como o Hamilton bateu ele logo em sua primeira temporada na F1 porque até hoje não entendi…

  • Ao contrário de alguns, torço pra ver o Nelsinho no grid em 2010. Acredito que seja impossível fazer uma comparação de desempenho entre ele e Alonsito porque obviamente o segundo manda na equipe. Depois de ter ficado atrás do estreante Hamilton, acho muito difícil o Alonso ser TÃO melhor que o Nelsinho como mostram as estatísticas.
    Se ele for mal em outra equipe aí pode vir pra Stock Car logo!

  • Quem sabe o Nelsinho não arruma uma vaga na Copa Renault Clio aqui no Brasil..rsrsrsrs, corre o risco de andar lá atrás.

    Quando o Rubinho soube que o Schummi ia correr, tratou de encomendar 03 (três) sacos de molas.

  • Se com o mesmo equipamento Alonso consegue meter 2 decimos em qualquer piloto hoje do grid. Imaginem com um carro pelos menos 2 decimos mais lento. Hoje na F1 tem pelo menos 10 carros na classificação dentro do mesmo segundo. Piquet não tinha a menor chance, sempre ficava no Q2 não tinha o que fazer. Ai o mafioso do Briatore enchia o tanque até a boca e mandava o menino correr. Se isso não é sacanagem e favorecimento o que seria? Os unicos que não foram massacrados por esse cara Schumacher e Alonso…. nem poderiam. Independente de sistema de pontuação o fato é que o Jr. foi o nosso melhor estreante na F1 até hoje com 19 pontos. Este ano não serviu de avaliação já que desde o começo a intenção de Briatore sempre foi queimar o garoto pra colocar o Grosjean. Espero que Piquet tenha a chance de calar o Briatore, ou alguem acha que este boy suiço tem potencial?

  • Bourdais e Nelsinho demitidos e Nakagima correndo, sinceramente. Seria muito bom as montadoras sairem de vez e leverem junto os donos das bolas. F1 atualmente esta repleta de pilotos mediocres, e não é por falta de talentos em categorias de base, tem gente esperando uma oportunidade faz tempo. Bastou o alemão dizer que esta de volta e todos ficam se borrando com medo de terem seus “passes” desvalorizados. Uma comparação dos atuais piltos com o vovô é inevitável. Desejo sorte ao Nelsinho e torço para Schumacher arrasar na sua volta relembrando a todos do circo o valor de um grande piloto

  • Graças a Deus, um Brasileiro ruim a menos no grid, é vergonhoso ver esse grid de largada pra quem viu correr Emerson, Senna e Piquet, não adianta achar que um dia vai ser como era a formula 1 para o Brasil… e tem mais o último piloto fantástico da era, Senna, Mansell, Prost… é Schumacher.
    O Nelsinho, só estava lá por causa do pai dele, ele é péssimo… Senna com uma Toleman deu um show, com uma Willians em seu primeiro treino quebrou o record da pista… sem comentários para esses corredores de hoje em dia, não preciso dizer mais nada !!! Nelsinho, tem que correr de stock car pra se divertir… ou de kart.

  • Otávio Mesquita já informou que Piquet comprou a BMW/Sauber. http://twitter.com/otaviomesquita

    # FICA ESSE LENGA LENGA .. EU JA CHUTEI PO BALDE ! COMPROU SIM, E EU AJUDEI COM….TORCIDA.. VOU TRABALHAR UM POUCO E JA VOLTO.
    about 16 hours ago from web
    #
    gente resumindo : O piquet pai comprou a equipeBMW SAUBER e o nelsinho vai correr la! é isso
    !about 16 hours ago from web

  • Victor, vou te dar um presetinho: um lápis e um caderno de desenhos… pq tem uns caras aqui q tão precisando q vc desenhe

    eu não entendo o Briatore-carrasco usar a clausula de desempenho para justificar a demissão, afinal, o q nos chega é q na maioria das vzs o carro de Piqet-pimpolho não era igual ao de Alonso.

    e tb não entendo um manager pisar no managerado (huahuahaua 3:06am, dá um desconto)

    sem mais, despeço-me, cordiais saudações, bjmeliga

    fui

  • Que rancor velho!
    Não precisamos de “jornalistas” como você!!!
    Tu deve ser sócio do FG…Que azar!

    p.s: o Livio está mentindo???

    VM responde: Mas é cada um… Cara, o Livio tem uma informação. Respeito. Eu tenho outra. É difícil de entender? Tchau.
    Acréscimo: já que vc não precisa de mim, apenas reflita no seu comentário agora… e não precisa comentar.

  • é fácil comentar a demissão de alguém que não marcou ponto e não mostrou tudo o que sabe… Já vi corridas dele defendendo posição, e muito bem, diga-se contra o barrichello na Espanha ou contra o trulli na hungria, sem comentar a ultrapassagem no hamilton.

    Quanto ao Site do GP, e ao conteúdo dos blogs dos editores, concordo com o fernando, tem muita coisa que é copiada de sites estrangeiros e traduzidos, e pouca informação exclusiva, afinal vcs são tradutores ou jornalistas? isso não é exclusivo de vcs. muitos sites brasileiros fazem isso, é irritante, 5 notícias dizendo a mesma informação mas com editores diferentes.

    Na internet Quantidade pode ser audiência e dinheiro, mas está longe de ter qualidade.

    VM responde: Abraço e até algum dia aí. Ou não.

  • Eu tenho horror a linhas como “brasileiro, mas nascido na alemanha”. Esse fato o faz menos brasileiro que os outros? O que essa informação acrescenta à notícia?

  • Victor, só teremos Barrichello disputando o GP de Valência, fica a curiosidade, Qual foi a última vez que havia apenas um brasileiro
    no grid de largada de um GP?

  • Caro Victor , como sou um torcedor de piloto brasileiro e atleta nacional em qualquer esporte, mesmo estes se batendo para provar alguma coisa que as vezes não são, gostaria de acreditar no Nelsinho, mas sinto em dizer largue mão esse esporte pelo menos na formula 1, não é o seu balé. Espero queimar a minha lingua, mas é só vendo pra crer. Um Abraço

  • Hahah não caga dinheiro é foda. Vamos ver, acho que quem assumir o lugar do Nelsinho não deve se queimar, porque o carro não é lá essas coisas e o companheiro é o Alonso. Logo terá todos os porens a favor. Pro ano que vem é outra história.
    To torcendo pro Nelsinho conseguir uma vaga, mas a Renault se o Alonso sair e ela realmente continuar.. vai se fuder, em resumo.
    História da BMW não sei não, imagino que se o Kubica for o companheiro de equipe do Nelsinho, vai ser outro ano difícil pra ele. Agora se for o Japa na Williams tá tranquilo.

  • Repetindo o comentario que fiz no Blog do Flávio Gomes:

    Falar sobre o TALENTO dele é muito complicado no ambiente que criaram pra ele lá dentro, desde o início. E seu patamar de comparação, de cara, um Alonso com suporte integral da Renault/Briatore.

    Talento por talento, lembro dele na pista, fazendo aquela ultrapassagem maravilhosa no Hamilton, esse ano. Ou no Trulli e Glock ano passado, no Canadá. Ou Bourdais e Button na Malásia. Ou segurando as duas McLarens na França… ou mantendo um ritmo de corrida absurdo na Alemanha, como fez ano passado em seu “2° lugar ocasional”. Ou em seus bons resultados na Hungria, no Japão e em outras corridas onde, ou ele foi forçado a abandonar – Canadá por ex. – ou em Silverstone – onde aquaplanou e teve de abandonar.

    De qualquer modo, nunca fez uma barberagem de novato – apenas um escorregão na linha branca em Spa -, mostrou um bom ritmo de corrida, qndo teve carro competitivo.

    Enfim… não dá pra dizer com certeza que ele é lento, porque a Renault tirou essa opção, ao dar carro ‘antigo’ e prioridade total ao Alonso. Mas dá pra dizer que ele nunca deu uma de Nakajima com aquele carro medíocre.

    Enfim.

    O que acho, é que ele é um ótimo piloto e tem MUITO pra mostrar ainda – até por conta de seu histórico. Sou torcedor dele, pois vi nele um potencial realmente interessante – não sou NADA ufanista ou patriota. Mas não vou gostar nem um pouco, se ele tiver de mostrar serviço na F1, com a equipe do Pai, ou coisa similar.

    Agora… se a Williams pegasse ele pra brigar com o Hulkemberg, aí sim teríamos uma comparação real pra comentar. Pq Piquet x Alonso e Briatore, seria complicado até se o Hamilton tivesse lá, no lugar do Pimpolho.

    Em suma, acho essa demissão digna de Francês – nojenta – e espero realmente pelo retorno do Piquet Jr.

    Comigo, pelo menos, ele tem torcida em qualquer posição no grid.

    Abraços

  • Nossa, o Nelsinho tá um verdadeiro boca suja da porra….tomara fque ele consiga um lugar no ano que vêm….assim ele pode provar para todo mundo que é um piloto bom, sabe correr com boas condições e provar para o bosta do Briatore que ele tem que ficar de fora da formula 1, pois só sabe fazer merda……

  • Victor,

    Quase nunca leio o seu blog e cade vez leio menos o grande premio e te digo uma coisa muito disso eh por culpa de vcs que nao fazem um bom trabalho.
    Veja o Livio Oricchio , Felipe Motta, Ico enfim, que vivem a F1 e estao cobrindo in loco cada GP.
    INfelizmente vcs nao fazem isso por falta de $, por pensar que sao super bons e tem os melhores contatos enfim … sei que perdem muito e muitas vezes saem desacreditados.
    Tenta mudar de agencia de noticias ou investe na sua carreira criando uma boa reputacao e nao inventando coisas…
    Boa sorte e que realmente as noticias da equipe brasileira na F1 seja uma notica apenas dada por jonralistas e reporteres serios.

    Fernando

    VM responde: Continue não lendo meu blog. Prometa isso, hein?
    Acréscimo: Fernando, caso você tenha teimado em voltar aqui… puxa, cadê a equipe brasileira? Não responda.