Jacarepaguá e o Rio-2016

SÃO PAULO | O Pablo Carrilho, um dos caros internautas deste blog, estudante de Jornalismo no Rio de Janeiro, me escreveu ontem à noite para falar sobre uma entrevista que ele fez com Ruy Cézar, nomeado Secretário Especial da Prefeitura para as Olimpíadas 2016 e que pertenceu ao governo do ex-prefeito César Maia, também na função de secretário, “um dos carrascos do autódromo de Jacarepaguá”, como define o Pablo. Pedi a ele que colocasse seu e-mail na íntegra. Ei-lo:

“Há três meses entrevistei o Ruy Cézar. A conversa foi deprimente, cada palavra proferida pelo secretário me doía, mas somente agora, após ouvir esse papo vergonhoso de trazer a Indy pra um circuito gambiarra no Aterro, resolvi dividir com outros apaixonados pelo automobilismo essa frustração. Nessa conversa percebi o tamanho do descaso que existe da prefeitura em relação ao Autódromo.
 
Após perguntar bastante sobre o planejamento para as olimpíadas, consegui chegar no Centro Olímpico de Treinamento, que, segundo Nuzman, substituiria o autódromo independentemente da confirmação do Rio como sede dos jogos. Perguntei sobre esse projeto para Ruy Cesar e a resposta foi diferente do que o Nuzman havia anunciado. De acordo com o secretário, se não houver olimpíadas, teremos um mini-COT “mantendo” o autódromo:
 
“Se o Rio de Janeiro não for escolhido vai acontecer o Centro de Treinamento Olímpico, mas em menor dimensão, e preserva-se o autódromo na Barra da Tijuca. E aí nós faremos uma obra de remodelagem do autódromo, (…) com pista padrão internacional sendo homologada. Ela perde apenas cerca de 1 km . Só faríamos uma derivação dela onde existe hoje a arena esportiva e o velódromo, em vez de passar por trás dos dois, ela passaria na frente.”
 
Como eu estava cansado de ouvir aquela papagaida de “unidade” entre os três níveis de poder e o COB, questionei sobre a declaração do Nuzman. O secretário não gostou nada e foi categórico: “Uma coisa é o discurso do comitê, e outra coisa é o discurso de quem é proprietário do terreno.”
 
Lindo, não? Dá até impressão de que estão ligando para o autódromo…

Quando percebi que o teatrinho estava indo longe demais, quis saber se haveria risco de a prefeitura não cumprir mais uma promessa e destruir a pista (lembrando que, quando era secretário do governo do César Maia, Ruy Cesar prometeu que o autódromo não sofreria alteração alguma com as obras para o Pan). De repente toda aquela simpatia forçada de político querendo fazer média deu lugar a uma indignação injustificável. Para Ruy Cesar, as obras para o Pan não afetaram em nada a pista:
 
“A pista está lá! Se quiser fazer, é só fazer! Só que você vai passar na porta da Arena, mas isso não tem problema nenhum. Pô, em Mônaco eles passam na porta de quantos? Cafés, Tabacarias… A pista está preservada, a redução é opção da CBA. Pra gente estava tranquilo. Eles é que propuseram essa redução.”
 
Descaradamente querem nos fazer de idiotas. Se ele realmente acha que aquelas construções não atrapalham em nada, imagina como será esse “Centro de Treinamento Olímpico em menor dimensão”? Como ele acha possível construir algo dentro do autódromo sem atrapalhar a pista? É inacreditável…

Inacreditável não é, Pablo. Porque isso aqui, ô, ô…

Comentários

  • Eu sou da opinião de que político deveria ser pago pra ficar em casa, sem fazer p… nenhuma, literalmente rascando o porta-objetos natural masculino.
    Porque quando eles se metem a fazer alguma coisa – literalmente qualquer coisa – sempre resulta em algo, no mínimo, nojento.
    Até o lixo deve ser melhor que político, porque o lixo pelo menos você pode reciclar, gerar energia… Se você tentar fazer adubo a partir de político, acaba virando agrotóxico.

  • A CBA nunca fez nada pra preservar o autódromo. Pelo menos nada que fosse eficaz. Depois de tanto bater e não conseguir porra alguma, deixou o COB e a prefeitura do Rio fazer o que quisesse.

    A culpa não é da nova gestão da CBA. Ela nada tem a ver com isso. A culpa é desses nojentos do COB e da prefeitura, que vão fazer coisas inúteis, tipo um velódromo, só pra dizer que tem. Porque atletas pra isso, tá difícil…

  • Esse maluko, é mais um que acha que é esperto……………..por isso esse país esta nesta situação. Graças a esse tipo.

    Deplorável, ridículo.

  • Sempre me pautei em colocar o nome completo nos pitacos que dou em varios blogs.Por achar que nós como cidadãos temos que assumir nosso papel de cobrar das autoridades.Portanto acho que com pseudonimo jamais conseguiremos atingir nosso objetivo.Mas vamos ao assunto:a visão deste cidadão sobre o autódromo de Jacarepaguá é a mesma de todos os envolvidos em administrar os “restos de autódromo” que ainda temos pelo Brasil.Aqui em Goiânia não é diferente.Agora eu pergunto: onde está a CBA com seu novo presidente,que quando foi eleito,disse que iria dar incentivo ao esporte nacional e reginal.Até agora não vi nenhuma iniciativa e olha que eu leio muito sobre automobilismo.