Fumaça japonesa

SÃO PAULO | Dias atrás, falou-se que a FIA estava para anunciar a entrada de duas novas equipes para 2010, provavelmente a Pendrive e a Cumpadi, e isso poderia e deveria significar que uma das que estão garantidas junta-se à BMW na opção do abandono.

Duas notícias interessantes hoje:

1) A Williams quer romper o acordo com a Toyota, que lhe fornece motores. A Toyota não faz objeção alguma à quebra do contrato.

2) A Toyota não deve ter Jarno Trulli, que parecia certo na equipe. O italiano adianta que a questão se encontra na grana — não que ele queira receber mais, até topa em redução salarial, mas disse que a equipe/montadora passa por um corte de custos. E Trulli encerra: “A Honda caiu fora, a BMW caiu fora, e elas não serão as únicas.

Aí olha-se para o grid e se vê Timo Glock em 13º e Trulli em antepenúltimo, e nenhum sinal de evolução para o carro.

Hum.

Comentários

  • É oficial, a Toyota confirmará sua saída da F1 logo após o GP Brasil deste ano, garantiu-me uma fonte do 1o escalão da montadora. Podem ir preparando as estatísticas porque ela se juntará à Honda e BMW.

  • Fico pensando, não foi a mesma Toyota que já falou que sem vitórias em 2009, sem equipe em 2010?

    Então nada mais obvio, a não ser que um milagre aconteça.

  • Relação piloto/vagas pra 2010
    Vão faltar vagas pra tantos pilotos, senão vejamos:

    Quem já tem, em tese, vaga garantida:

    Massa;
    Alonso;
    Hamilton;
    Rosberg;
    Button;
    Vettel;
    Webber;
    Buemi;
    Grosjean;
    Sutil;
    Glock (se a Toyota correr em 2010);
    Alguersuari.

    Quem tem muita chance de conseguir vaga para 2010:

    Kubica;
    Kovalainen;
    Raikkonen;
    Barrichello;
    Piquet;
    Heidfeld;
    Nico Hulkenberg;
    B. Senna;
    Trulli (Talvez se aposente?).

    Quem quer correr e tem menos chances (segundo meus critérios olísticos):

    Vitaly Petrov (boatos dizem que ele já estaria na Campos F1);
    De La Rosa (boatos dizem que ele também já estaria na Campos F1);
    Di Grassi;
    Nakagima (se a Toyota sair da F1 e portanto da Williams ele estaria na rua);
    Fisichella (deve ser dispensado da Force-India, mas deve se aposentar)
    Klien;
    Villeneuve;
    Wurz;
    Sato;

    Agora vejam, ainda que a BMW saia e alguma assuma e se a Toyota sair, imaginemos também que outra assuma, mantendo portanto o mesmo numero de vagas, seriam 26 lugares para 30 pilotos

    Num primeiro grupo, 15 já estariam estão garantidos ou praticamente garantidos, (os 12 primeiros + Kimi, Kubica e Kovalainen, que certamente terão vagas se quiserem correr em 2010).

    Então sobrariam 11 vagas para 19 pilotos. Se Kimi for para o Rally, sobrariam 12.

    Desses 19 pilotos restantes, vejo bem pragmaticamente chances reais para Barrichello, Heidfeld, Piquet, Senna, Hulkenberg e Trulli, partindo do presuposto que eles vão querer correr em 2010, logicamente.

    Além desses, já num degrau mais abaixo, vejo Nakagima com chances SE ele tiver dinheiro em patrocínios para uma equipe pequena, novata. Alem dele, segundo os boatos (sempre eles) De La Rosa e Petrov devem conseguir lugar também na Campos F1.

    Correndo por fora, esperando uma zebra, vejo, nessa ordem:Di Grassi, Fisichella, Klien, Villeneuve, Sato e Wurz.

    O que você acha Victor?