Honra ou vendetta

SÃO PAULO | Garantia. Pressão e terror. Vendetta. Delação premiada. 

A história de Nelsinho Piquet e Flavio Briatore em Cingapura no ano passado deve resultar em algo pesado. Principalmente porque no cerne da questão está alguém que “todo mundo quer matar”, cuja cabeça foi entregue por alguém que sabia de muita coisa a gente que de fato tem o mesmo desejo de vê-la como prêmio.  

É fato que houve um delator, e especular quem foi fica a cargo de cada um. Antonio Pizzonia, vizinho e amigo de Nelsinho Piquet, e Lucas Di Grassi, piloto da Renault, haviam indicado que uma artilharia das mais pesadas estava por vir.

Remontando o caso: 2008 para a Renault foi muito ruim, mesmo tendo de volta Fernando Alonso. O R28 era um carro fraquíssimo, e a montadora, via presidente Carlos Ghosn, vinha dando claros sinais de que só estava na F1 como plataforma de venda de seus carros de passeio. Sem vitórias, simplesmente sairia da categoria. Havia toda a especulação de que Alonso poderia ir para a Ferrari. E Piquet vinha numa temporada de mediana para baixo, só com aquele pódio irreal em Hockenheim, e uma série de batidas, rodadas e maus desempenhos no bolso.

Considerando que houve a armação, coloco uma hipótese que considero plausível: a trama não deve ter sido idealizada minutos antes da corrida. Já que Alonso, com problemas no treino de classificação, largava em 15º, o plano foi bolado no sábado da noite e nas primeiras horas do domingo. Notem que os pilotos que hoje largam de 11º para cima geralmente estão pesados para se beneficiarem das paradas dos ponteiros, que sempre partem mais leves. A estratégia feita para Alonso foi justamente inversa: estar leve, parar mais cedo até que os primeiros colocados, pegá-los de surpresa com um safety-car arranjado.  

O que quero dizer com isso é que, se isso aconteceu, Alonso também é cúmplice da história. E isso me remete ao caso de doping dos cinco atletas brasileiros às vésperas do Mundial de Atletismo realizado em Berlim. Todos eles podem até não saber a substância dopante e não terem tido nenhuma intenção de se beneficiarem, só que, na ingenuidade ou na tentativa de esperteza, estavam envolvidos em um plano que poderia trazer a eles benefícios.

Para Nelsinho, sofrer mais um acidente em condições normais resultaria, naquele momento, uma substituição por Lucas Di Grassi. É possível pensar, então, que espatifar o carro no muro daquela forma, voltas depois de Alonso ter trocado os pneus e reabastecido, para entrada do SC e consequente ascensão do espanhol às primeiras posições, representava uma garantia de que Piquet ao menos continuaria até o fim da temporada na equipe e seria um ponto cabal para renovação do contrato para 2009.

Acordo garantido, ainda que com cláusulas de performance, Piquet sofreu nas mãos de Briatore. Várias foram as vezes que, como contei aqui tempos atrás, o dirigente lembrava das linhas e alíneas do contrato ao brasileiro momentos antes da largada. Veio a demissão, ou num eufemismo, a separação mútua. A vingança sempre esteve nos pratos dos Piquet. E aí houve a ebulição do fato em Cingapura.

Não pensar que a história vai espirrar além de Briatore pode indicar um caso de delação premiada. Só assim para imaginar que haja um escudo em Nelsinho, para que sua carreira não ganhe uma mancha que já existe pelo que apresentou em 28 corridas. A Alonso, é de se duvidar que sobre algo, mesmo, repito, tendo sido peça do benefício de uma armação. E para a Renault, bem, o resultado desta investigação, cujos documentos e provas parecem ser passadas, é o mote mais do que suficiente para que mande esse negócio de F1 definitivamente às favas.

Comentários

  • Concordo, delação premiada. O Piquet não ia soltar o verbo sem garantias. O Max já ta de saco cheio com o Briatore. Do Max ele se livra este ano então faltava apenas mais um. Agora ele fica com poder total o que também não será nada bom. O Zé das medalhas só inventa ideais estúpidas e ainda de quebra esta eliminando todas as provas tradicionais do calendário. É esperar para ver os resultados.

  • Será que as “batidas” que Shumacker deu para ser campeão contra Damon Hill e que não deu certo contra Jackes Vileneuve não tinha o dedo do Flávio Briatore?

    Ele poderia ter acertado com o jovem Michael para provocar uma “batida” sutil para tirar as chances do opositor.

    Se fosse Airton Senna no Carro de Hill, a história iria terminar diferente, com certeza

  • Covardia e ficar falando do Nelsinho e do Briatore . Como se o Alonso fosse o anjinho da historia, se aconteceu algo do tipo certamente os tres estao envolvidos.

  • E o Alonso ltem culpa no cartório sim.
    Apesar da “pressa” de alguns “jornalistas” em dizerem que era o único inocente.
    A Marilia disse que no fim das contas vai sobrar só para o Briatore.
    Se for assim, está certo. Ele é que é o chefe e sem ele ordenar, nada acontece.

  • O maior prejuízo quem tomou nesta história foi o Massa, pois liderava a corrida. Claro q a Ferrari errou na parada, mas caso fosse uma parada normal não haveria uma correria tão grande no Box e talvez este erro não tivesse acontecido e o Massa hoje seria o Campeão

  • Caro Victor,

    concordo plenamente com o que escreveu o MSS o Briatore da FOTA é a gde pedra no sapato da FIA e FOM.
    Um detalhe importante a ser considerado é o fato que desde que a FOTA foi criada pipocaram escândalos e mais escândalos sempre vindo de uma equipe e outra. Acho que a intenção é fragmentar e enfraquecer a FOTA e aí o Bernie volta a negociar com um a um e acumular novos milhões. Acontece que a realidade da F1 hoje é outra, ninguém mais está disposto a pagar milhões pra estampara suas marcas nos carros e GPs e o Bernie já percebeu isso e quer a qualquer custo diminuir os valores distribuídos entre as equipes, daí a pressão pelo teto orçamentário, um certo desprezo (velado) pelas montadores (que gastas e exigem retornos milionários) e apoio aso “garagistas” que são bem mais baratinhos. Esse escândalo vai passar assim como passaram outros e o resultado (já esperado) será a saída da Renault e Briatore.

    Abraço a todos
    JCS

  • – Caro Victor, a sua analogia é correta, e só lembro de uma coisa: o Alonso é sujo. Lembram do célebre caso dos e-mails trocados entre ele, o Pedro de la Rosa e… alguém mais (alguém da Renault?), em que eram revelados segredos técnicos da McLaren em 2007, ano em que o Alonso foi arrasado pelo Hamilton?

    – Qualquer armação nesta corrida só pode ter sido concebida bem antes da largada. Por que o Alonso sairia tão leve dos boxes?

    – Flavio Briatore é um notório sem-vergonha e todos os poderosos o odeiam há muito tempo. A sua defenestração talvez sirva para compensar a “mudança de cargo” de alguém que deveria continuar ativo na F1: Ron Dennis.

  • Briatore sempre armou. Com Schumacher, então, nem se fala! Carros burlando o regulamento e armações para manipular resultados de corridas. E a Ferrari também sempre manipulou resultados com o mesmo piloto. Ensinamentos levados por ele para a equipe italiana. A Ferrari foi punida? Agora querem a cabeça do Briatore! Todos merecem punição. Não é só a McLaren e Renault.

  • Na opinião se o caso tivese acontecido esse ano eu não acreditaria nisso pois Nelsinho ja estava insatisfeito com Renaut, mas no ano passado vinha fazendo uma temporada muito ruim, e se o acidente o mantece até o final do ano ele era bem capaz de aceitar, lamentavel para o Nelsinho .

  • VM, acredito que aconteceu isto mesmo. É triste ver um cara com o talento de Alonso participar de tamanha pilantragem. Me faz lembrar a situação de Maradona/cocaína na copa. Pra que? É lamentável e seria injusto se não sobrar nada para ele. E bom revermos os palpites; Alonso na Ferrari 2010?

  • Outra coisa: se foi o Piquet mesmo que denunciou isso, pq que qdo ele foi perguntado sobre o assunto ele negou tudo? Ele negou tudo! Ele disse que Alonso teve sorte, só isso. Não ta vendo que essa estória não bate com nada…

  • Eu prefiro ficar com a opinião de Coulthard. Ele disse que é impossível armar um negócio desses sem o conhecimento de mais integrantes da equipe fora os pilotos e Briatore. Seria impossível os 2 engenheiros dos pilotos não terem sabido de antemão dessa suposta armação. É muita gente que teria que ficar sabendo dessa coisa…eu duvido que tenha acontecido. Outra coisa: pq Piquet se vingaria entregando o Briatore e ele mesmo? Seria muita burrice junta. Delação premiada? Mesmo diante dessa hipótese absurda eu duvido que algum dirigente contratasse Piquet depois dessa. E duvido que os brasileiros continuariam torcendo pro Piquet retornar a F1. Não subestime a inteligência dos brasileiros. Outra coisa: Pq Piquet só resolveu bater o carro 3 voltas depois de Alonso ter reabastecido? Pq não bateu 1 volta logo depois? Não foi logo depois, minha gente! Foram TRÊS VOLTAS depois. É muito tempo. Outra coisa: o fato de o Alonso ter largado com menos gasolina do que o Piquet só comprova uma coisa: que ele era o primeiro piloto da Renault. Eu mesma já vi esse ano o Hamilton e o Kovalainen largarem lá atrás e a McLaren decidir botar mais gasolina no Kovalainen e deixar o Hamilton bem mais leve. Isso quer dizer que eles iriam tramar alguma coisa? Ah, me poupem! Isso quer dizer que Hamilton é o primeiro piloto da McLaren e só, minha gente. Não fiquem pressupondo coisas ruins onde não tem, pq isso é muito feio.

  • Então, o Briatore vai negar até a morte, com cara de playboy e mafioso que ele tem vai tentar se safar de qualquer jeito. O ditado é certo a corda arrebenta do lado mais fraco, no caso, do lado de Nelsinho Piquet, outro playboy, que pelo fato de sair com lagrimas no olhos antes das corridas, depois de sentar no colo do chefe de equipe. O problema foi o pai, sempre ser dono de equipe desde quando o filho tinha 9 anos. Quando chegou na F1, percebeu que não era brinquedo de criança e com um chefe de equipe como o Briatore, um déspota. Essa historia vai longe….

  • Sinseramente, acho meio dificil tudo ser verdade pois por melhor que o Alonso seja coloca-lo na ponta faltando 2/3 da corrida não é garantia de vitoria e arriscar desse jeito apenas por uma chance é muita loucura, alem disso so falta dizer que a Ferrari tambem estava envolvida pra dar problema no Massa, fora que pra Renault acho que uma vitoria não valeria um carro destruido.

    E mesmo que provem que aconteceu, do jeito que a FIA ta sem moral de uns tempos pra ca vai acabar em multa e olha lá, Nem na Indy quando o Michael Andretti forçou um piloto da equipe a rodar pra provocar amarela e o filho Marco vencer a primeira na categoria não deu em nada e foi muito mais discarado que essa da F1.

    F1 ta sucateada, vamo tirar logo esses valhos do comando que como dz o Nelsinho “Não entendem P**** nenhuma de automobilismo!”

  • Acho que você deveria ter começado assim: A história de Nelsinho Piquet , Flavio Briatore e Alonso em Cingapura no ano passado deve resultar em algo pesado.

  • Mas, sabe, Victor, tem uma coisa que vc tocou, que o fato de que o Alonso também estaria envolvido na bagunça que implica outra que ninguém parece lembrar: se o Alonso entrar na roda e for punido, quem pode ter seus problemas resolvidos é…a Ferrari, que poderia manter o Kimi no ano que vem, não despediria o Massa que tá em recuperação e, depois de um ano, aprontaria um retorno glorioso pro Fernandito sem gastar as quantias absurdas de pagamento para o espanhol e o finlandês. Seria possível?

  • Eu já acho que essa armação é para derrubar realmente o Briatore mas com a meta de recuperar o espólio da Renault pelo Piquet pai e mais alguns possíveis parceiros com um “ok” do presidente Carlos Ghosn.
    Com isso Piquet-filho não ficaria sem cockpit em 2010, apesar de se queimar no escândalo.

    Abs.

  • Victor,

    Já pensou em escrever um filme de ficção???

    Criatividade e imaginação não te faltam…

    VM responde: Não de ficção, Denise. Mas tenho umas ideias aqui. Beijo.

  • Eu quero é que o Briatore se exploda!
    Espero que o Piquet não vá junto. E os funcionários da Renault não mereciam essa mancha a mais.
    Bem q fazem os Piquets de botarem a boca no mundo(se realmente foram eles).

  • O mais engraçao disso tudo é que SE o Briatore for defenestrado da F1 e SE NAP conseguir uma vaga para o ano que vem, ele (NAP) terá colocado o chefe pra rua. kkkkkkkkkkkkkk

  • A declaração de Eclestone dizendo que, se o caso for verdadeiro, Nelsinho dificilmente terá algum futuro na categoria é um grande exemplo de 2 pesos e 2 medidas, porque:

    1. Na mesma declaração, disse que “teme” pela saída da Renault. Ora, a postura do piloto é condenavel e a da equipe não?

    2. A diferença entre o que Nelsinho fez (se é que fez) em Cingapura e o que Schumacher fez em Monaco 2006 é apenas a intensidade da batida. Aliás, o que Schumacher fez foi pior, já que Nelsinho teria o atenuante de ter sido coagido pela equipe, enquanto Schumacher agiu por conta própria.

  • Acredito que nem Nelsinho nem Alonso irao sofrer punicao alguma.Lembram dos episodios de Senna e Prost,um dando porrada no outro e modificando resultados de Campeonatos???
    Nao deu em nada!! Abs Dado Andrade.

  • Não vai ser fácil provar! Apesar das investigações estarem sendo feitas por uma empresa idependente, vai ser muito difícil haver uma conclusão se houve ou não intenção do Sr. Briatore para manipulação do resultado. Acredito que não vai dar em nada e ainda acabar como uma grande Pizza na qual estamos acostumados no nosso mundo politico aqui do Brasil. Caso haja alguma punição, podem ter certeza que estourará no lado mais fraco, Piquet! Torço muito por ele para que tenha um futuro promissor como o do pai, que alem de pilotar bastante ainda teve a sapiencia de se livrar de situações difíceis, detalhe, não havia ninguem para ajudá-lo!

  • E se isso for verdade podemos dizer que Nelsinho tirou o título de Massa, pois talvez nada daquela lambança teria acontecido.
    Se ele pensava que iria sair de vítma dessa confusão, errou. É melhor ele ir buscar espaço na Indy.
    Provar isso não vai ser fácil, se eles não encotrarem provas reais o negócio vai ficar muito mal pro lado do Piquezinho, é capaz de nos próximos dias ele retirar as acusações.

  • se for verdade..Briatore é causador do maior buraco de todos os tempos na face da honestidade da F1. Ate que se prove o contrario ele destruiu a imagem do esporte automobilisco fraudando e agindo mau carater nao somente ele, mas todos devem ser punidos

  • Quem fez a cena foi o Piquet Jr. ou um doublê?

    Se foi o Jr., vai ter coragem assim lá na pqp!

    Não seria esta cartada muito arriscada? Para o Jr. ou para outro piloto que poderia ter sido envolvido? Ou para terceiros?

    Um carro de F1 é sabidamente seguro, mas um acidente premeditado é uma boa opção?

    Conseque-se controlar todas as variáveis?

    O Jr. precisava de um artifício destes?

    Será que a vontade de ficar na F1 é tanta?

    Dinheiro, acredito, não é o caso.

    Ou será que a F1 é isto mesmo?

    Pois, agora todo mundo já sabia. Todo mundo já estava esperando.

    O Pizzonia sabia!
    O Di Grassi sabia!
    O Alonso sabia!

    Acho que só o Coulthard não sabia e não acredita … Ou não?

  • Corrigindo
    Rapaz, lembrando aqui alguns fatos, houve tambem uma grande confusão com os Piquets, na f3 Brasil(sempre o carro dele era melhor e todos acusavam de trapassa),, outra coisa é o alonso esta igual ao Lula,, “nunca sabe de nada” eu sempre disse que a F1 nos ultimos tempos, é uma grande farsa e uma grande maquina de gerar grana.. alguns exmplos.. Mclaren não foi Punida, Hamilton não sabia de nada.. Alonso tambem não! (caso Mclaren)
    Outros, a Brawn (falinda) vira o melhor carro da F1, ai aparece os primeiros interessados em patrocinar!! agora a ForceIndia (um carro riduculo, que esta falindo) me aparece na pole-position!! .

    Agora Piguet, trama com Briatore e Alonso, ganha contrato novo, ai é manddo embora e abre o bico.. vem o Pizzonia e diz que é so o começo.

    Briatore é Dickvigarista a muito tempo , veja os titulos do Shumi com a Benneton, veja o Shumi jogando o carro emcima dos concorrentes.. Benetton andou de controle de tração um ano inteiro quano era proibida..

    Amigos é duro, fico desiludido com a F1

  • Rapaz, lembando aqui aulguns fatos, houve tambem uma grande confusão com so Piquets, na f3 Brasil,, outra coisa o alonso esta igual ao Lula,, “nunca sabe de nada” eu semore disse a F1 nso ultimos tempos é uma farsa e uma grande maquina de gerar grana.. alguns exmplos.. Mclaren não foi Punida, Hamilton não sabia de nada.. Alonso tambem não! (caso Mclaren)
    Outros, a Braw (falindo) vira o melhor carro da F1, ai aparece os primeiros interessados em patrocinar!! agora a ForceIndia (um carro riduculo, que esta falindo) me aparece na pole-position!! ..

  • O Coulthard confessou que tirou o Schumy de propósito da corrida em Spa, quando ia tomar uma volta na chuva. Neste época o título ficou na mão do Hakinen, e embora suspeito à época, o autor só confessou muito tempo depois, perto da aposentadoria. O alemão bateu na traseira do escocês pq este diminui de propósito. Alguém aí se lembra.? Se não, utilizem o google. Abraços

  • É simples, foi armação, ficou mesmo agora bem verdade pois eu tinha imaginado isso no ano passado, mas é aquilo, visto o Briatore e seu Histórico é até facil de falar, mas tem que ser visto nas entrelinhas mesmo, pois ai podem vários a dançar e pensando bem, vocês acham que o velho Nelson sabendo disso não iria usar como trunfo para algo que ele pretendia para o nelsinho, esse é cobra criada e sempre se deu bem no mundo sujo da F-1 sendo piloto do Bernie Ecclestone e tendo até um bom relacionamento com o Balestre, então é melhor esperar essa investigação que é bizarra.

  • O Silêncio do Briatore com os constantes ataques do NAP a ele fazem sentido agora. Ainda acho que tem coisa de gente grande nessa história, leia-se Mad Max e Bernie que tirariam o Briatore da F1. O NAP esta blindado como foi dito aqui, ele não seria louco de se queimar desse jeito, só se quisesse queimar a terra que nunca mais plantaria nada e ir para outro lugar (IRL na Ganassi). Só sei que é o segundo caso estranho envolvendo o Alonso, deve ser normal isso, já que todos os grandes campeões tiveram seus maus momentos como Senna, Prost e Shummacher dos que eu acompanhei!
    Abraços

  • Na boa! Acho que não tem nenhum cordeirinho nessa história.
    O elo mais fraco é realmente o Piquezinho, mas, mesmo assim, elel poderia simplesmente não fazer o que lhe foi solicitado, por uma simples questão de ética. É difícil julgá-lo, porque se ele não obedece, poderia perder seu posto de piloto, o que é importantíssimo para quem está começando. Tem que ter um cockpit para mostrar resultados.
    Alonso já mostrou quem é no episódio da McLaren, faz de tudo e mais um pouco para ser campeão. Aquela história de delação premiada caiu no colo dele, mas…
    Briatore é raposa velha – assim como Jean Todt, Brown, e muitos outros -. Décadas de F1 e métodos de tratar pilotos e todos que o cercam altamente anti-éticos. Acha que é a própria lei.
    A Renault, sei não. Já não estavam com muita disposição de continuar gastando tubos na F1, agora então que deve sobrar uma punição pesada – se não ocorrer vai ser uma prova de que o dinheir compra absolutamente tudo na F1 -, deve cair fora no final da temporada.
    Quem viver, verá o que vai acontecer…

  • Nelson pai conhece muito bem as entranhas da F1, no início da carreira do filho disse claramente que não ia acompanhar as corridas pessoalmente, neste ano, de uma hora para outro passou a frequentar todas as corridas, desde então começaram a ficar mais fortes os rumores da saída do Nelsinho da Renault.

    Eu acho que o Nelsão estava cavando algo, vocês lembram quando foi anunciada a demissão do Nelsinho a quantidade de informações sobre a possibilidade do Nelsão comprar uma equipe?

    Pois bem, quem garante que isso tudo não é para derrubar o Briatore e a Renault cair no colo da família Piquet?

    Acho que ainda vai rolar muita água e boato, vamos ter de aguardar mesmo…

  • então pelo que entendi.
    todos estão envolvidos, pilotos,chefe de equipe.
    sou jovem, acredito em justiça aqui ou em qualquer outro lugar, mas será que o Prost vai devolver um titulo para o Senna, e o Senna vai ter que devolver um para o Prost, O Shumi, tem que dar um pro Damon Hill,Agora uma coisa não pode se iguinorar, o Briatore é um mal carater.

  • Saudade dos velhos Eddie Jordan, Jackie Stewart, Ken Tyrrell, Alain Prost, Peter Sauber…. Pessoas que faziam as corridas por amor, suas equipes seu sangue. Pessoas que faziam o dinheiro um MEIO, e não um FIM.

    Saudade desses “dinossauros” que amavam o que faziam, mais do que tudo. Salve Salve Frank Williams.

  • Todos sabem do caráter de Briatore desde os tempos de Benetton;
    eu acho q a historia é verídica sim.
    Pena que será mais uma equipe fora.

    Isso me fez lembrar 2 provas da IRL: Indy 500 de 2000 e Sonoma, acho que em 2007, esta vencida por Marco Andretti após seu companheiro de equipe provocar uma bandeira amarela.

  • “A vingança é um prato que se serve frio” — Kahn, personagem de Ricardo Montalban em “Jornada nas Estrelas II – A Ira de Kahn”.

  • Isso está parecendo até coisa do congresso nacional…… Se for verdade, e tudo leva a crer que seja, a RENAULT estará envolvida em um dos maiores escândalos da história da F1…… E tudo isso causado por um Briatore que ROUBOU pacas em 1994, com as benditas bombas de gasolina que despejavam o combustível mais rápido que o permitido no regulamento…… com o BENNETON que foi desclassificado por desgastar a placa de madeira que era fixada embaixo do carro, o mesmo Flávio que perdeu o Shumacher para a FERRARI, um diretor de escuderia que desenvolvia uma operação conflitante, sendo empresário e chefe de pilotos (deixar a rapoza cuidar do galinheiro…..). O cara provou em várias oportunidades e declarações que o seu nível de caráter é totalmente SUSPEITO……. Mas como diria meu velho e bom pai, José Ribamar, quem se omite, tem tanta culpa quanto o que promove o erro….. Portanto quem irá pagar a conta por mais este ato imoral será a RENAULT e o Alonso……. São omissos…….

  • Se a história é verídica, após a investigação a punição deveria cair severamente sobre os detentores do poder, quer dizer, os chefes, neste caso Briatore e Renault. Os pilotos, apesar de ter algo de culpa, são “obrigados” a fazer um papel sob pena de não ser renovados ou qualquer outra incomodidade…
    Nessa história ninguém é santo, mas alguns são menos santos que outros…

  • Se essas hipóteses todas se confirmarem, seria uma burrice escandalosa da Renault simplesmente tirar o time de campo.
    Correto seria mandar para rua todos os envolvidos, abrir processo por danos à imagem da empresa, decretar persona non grata o Briatore, Piquet e cia para qualquer estabelecimento comercial da marca no mundo e por aí vai… Deixar uma mancha dessa na marca por conta de uma armação insana de meia dúzia de picaretas?

  • Dois pesos, duas medidas: o Nelsinho pode se prejudicar nessa, mas vamos aos fatos sobre Schumacher:
    – Bateu sozinho e interrompeu a classificação do GP de Mônaco
    – Bateu no Damon Hill e no outro ano no Villeneuve para evitá-los de ganhar pontos e daí se tornar campeão
    … não aconteceu NADA
    Pois é, isso indica que o que vai pesar é a política nos bastidores, nada mais.

  • aff e lembrar qts levantaram a questão de conspiração naquela época… e eu achava que era um bando de loucos. Peço desculpas aos comentadores deste blog.

    agora tocando diretamente no assunto, fato lamentável, e do jeito que a hipocrisia tomou conta da F1, vai sobrar só pro Briatore. Piquet vai alegar q estava obedecendo ordens, Alonso vai fazer aquela cara de boi-sonso, engenheiros tb vão alegar q ordens são ordens… daí uma boa multa a Renault e tchau Briatore.

    Bernie e Max não precisam fazer nada contra seus desgotos, os mesmos dão tiros no pé!!!!

  • Victor,
    Imagino que o NAP está blindado. As tais ‘idas constantes’ do pai, Nelson, aos GPs devem estar ligadas a essa blindagem e à garantia de uma vaga prá ele numa escuderia mediana no ano que vem … Verdade seja dita o Nelsinho, via Twitter não costuma mentir, e ele dá mostras de estar tranquilo apesar de não garantido para 2010. Do mesmo modo o Bernie já veio hoje prevendo um futuro negro para o garoto; típica cena, ao meu ver, para não caracterizar exatamente a delação premiada.
    Não acho que Nelsinho seja banido da F1 … Pelo pai que tem, e pelos outros casos até mais graves ( ele bateu em um muro. Mudou o resultado de uma prova. Prost, Senna e schumacher bateram em carros pilotados por seres humanos, para mudar o resultado de campeonatos mundiais…) que não resultaram em posturas tão rígidas.
    O Briatore que está sendo investigado e ,ao meu ver, será punido é mais o Briatore da FOTA, que tem sido uma pedra no sapato da FIA doque propriamente o Briatore da Renault, malandro incorrigível e por diversas vezes anti-ético.
    Restará à Renault decidir se usa o caso como desculpas prá sair da categoria sem a saraivada de críticas das Honda’s, BMW’s , Audi’s e Subaru’s da vida …

  • Eu acredito na hipótese da delação premiada e venho escrevendo isso no meu twitter, além disso, a FIA têm um histórico de punir as equipes e aliviar os pilotos em casos de ordens anti-desportivas vindo das equipes.
    A FIA sabe que os pilotos são presos a contratos que os obrigam a fazer o que a equipe manda.
    Por exemplo, na Áustria em 2002, o Barrica não foi punido, mas sim a Ferrari, na Austrália, esse ano, tiraram os pontos do Hamilton e da McLaren, mas eles estão aí, meio arranhados, mas firmes. Além disso, pelos indícios que vêm pelo twitter dos pilotos, parece que o próprio Nelsinho está colaborando, o que serve muito de atenuante, é só lembrar do caso da espionagem em 2007, em que o Alonso foi “poupado” porque colaborou com as invertigações e o peso caiu todo sbre a McLaren.
    Acho que os Piquet vão usar esta história pra ilustrar de que forma o Nelsinho era pressionado e menospresado dentro da equipe em benefício do Alonso…
    A Barbara Gancia levantou, agora, no twitter dela que o caso tem a ver com jogo e apostas. Se for, a coisa é ainda mais séria. Imaginem o quanto devia estar pagando uma vitória do Alonso em Cingapura….

  • No dia seguinte da corrida um dos meus amigos levantou essa hipótese e concordei na hora. Todas as peças se encaixam.

    Não acho que devem culpar Nelsinho. Ou ele obedecia o chefe, ou o Nelsinho e a própria Renault estariam fora da F1.

  • É Victor, acredito que independentemente de ser verdade ou não essa história, a Renault já está de saco cheio da F1.

    E a F1 já está de saco cheio de Briatore.

    Enfim, acredito que quase todos sairão felizes deste episódio… menos o Briatore.

    A Renault vai se livrar do abacaxi no qual a equipe se transformou, a F1 vai se livrar do Briatore e o Nelsinho se “vingará” do italiano…

    O mais irônico nessa história toda é que o cara era empresário do Nelsinho… Tava bem acompanhado ou não hein??

  • Delação premiada ou não, se confirmada a armação, a anti-desportividade da Renault é MUITO pior que a da McLaren, e se aquele rolo deu multa de US$ 100 milhões, não duvido que a FIA dobre a quantia e use a grana para financiar a entrada de novas equipes no campeonato.

  • Uma mancha no automobilismo mundial, uma vergonhosa página dessa categoria que ja vêm em decadência há tempos. Resta aos fãs da F1 lamentar e torcer mais uma vez por justiça e pela renovação da máfia que se tornou sua direção. Perco a vontade, aos poucos, de acompanhar corridas. Lamentável!