O colapso da F3

SÃO PAULO | De volta ao batente, após um punhado de dias de sol e calor, e vamos lá.

F3 Sul-americana. Foi realizada neste fim de semana em Santa Cruz do Sul. Sem muito alarde. Aliás, muito menos alarde do que pretendia fazer. Ninguém soube, ninguém viu.

Primeiro que ninguém soube porque a categoria não iria realizar inicialmente a corrida neste fim de semana. O calendário previa a rodada dupla para os dias 12 e 13 de setembro. E passou a ser evento convidado do glorioso Campeonato Gaúcho de Pilotos e Marcas.

A F3 enfrenta uma crise financeira braba. As equipes não dão dinheiro ao promotor do campeonato justamente por o calendário não estar organizado e não conseguirem patrocinadores. E a organização da F3, por sua vez, não tem honrado seus compromissos com os fornecedores. Tipo a Master TV.

A Master, geradora das imagens da categoria, recusou-se a ir a Santa Cruz. Como já tinha ameaçado a não levar seu equipamento para Jacarepaguá, na etapa anterior — foi de última hora. A empresa tem dois cheques de R$ 90 mil retornados por falta de fundo. Não à toa, o público não viu as corridas do fim de semana pela TV a cabo.

A F3 tende a esquecer a história de ir à Argentina e ao Uruguai e tentar realizar as provas marcadas nestas praças em solo nacional. Isso se temporada conseguir chegar a seu término.

Acréscimo: vale muito ler os comentários de Guilherme Ferro, Henrique Lambert e Eduardo Bassani a respeito da F3.

Comentários

  • Gostei muito do que foi esplanado pelo Sr. Guilherme. Penso que os alvos de criticas não sejam para a desmoralização ou destruição da F.3, mas sim, para que os seus dirigentes corram atrás de parcerias construtivas e interessadas no automobilismo Brasileiro. Quando a reportagem nos mostrou a falta de calendário e a falta de crédito por parte de seus mandatários, logo imaginei, está faltando uma Marketing sério por trás disso tudo. Quando o Sr Guilherme toca no assunto da categoria do Felipe Massa, pergunto, por que não foram atrás de pessoas do nível do Felipe para alvancar a F.3?. Vaidades devem ser deixadas de lado, e parcerias sérias devem ser buscadas, senão a vaca vai pro bejo, mesmo.Parabéns Sr. Guilherme, muito boa suas esplicações sobre a categoria F.3. Tomara que tudo de certo para aqueles que investiram e ainda acreditam na Categoria.

  • Perdoe minha ignorância, mas aonde eu vejos os ” comentários de Guilherme Ferro, Henrique Lambert e Eduardo Bassani a respeito da F3″ ? Estou bastante curiosos para ler a do Edu, Campeão com sobras no ano passado com Nelson Merlo e que não alinhou carro novo nesse ano grid. E olha que o Gigante voltou a trabalhar com ele! Gente competente não falta, falta piloto bom e (claro) grana (eu sei, os custos altos… isso é outro discurso).
    Abração.

    VM responde: Estão nos comentários deste post. Abraço.

  • Caros :

    Mesmo sendo Campeão da F3 em 2008 com Nelson Merlo, fiquei fora da Fórmula 3 este ano por não conseguir fazer investimentos simultâneos nas duas categorias que participei ano passado. Num momento de crise internacional a troca dos carros tanto na Fórmula 3 quanto na Stock Car foram decisões bastante arrojadas.
    Este último final de semana estive em Santa Cruz para participar com um carro na categoria light. Gostaria de reportar aqui uma outra visão.
    A crise financeira vivida pela fórmula 3 tem como sua maior causa a falta de matéria prima , ou seja, pilotos bem formados que tenham iniciado no Kart, com aporte financeiro e empresas patrocinadoras para tentar carreira rumo a F1. Este é o problema.

    Tenho por justiça defender o atual promotor da categoria Dilson Mota, que se não fosse pelo seu esforço e amor pelo esporte nem no ano passado teríamos um campeonato decente. Se o Dilson entrasse alguns anos antes, hoje cetamente estaríamos bem estruturados.

    Em Santa Cruz, com 16 carros no grid o final de semana foi bem competitivo e as provas tiveram ótimas disputas. O carro novo é fantástico.

    A Fórmula 3 tem um papel fundamental na criação de novos pilotos. Sem ela iremos mandar cada vez mais pilotos despreparados para fora. Isto todos precisam ver.

    Para nós revitalizarmos o processo de formação de novos pilotos a nova categoria do Massa, assim como a Fórmula 3 são imprescindíveis.

    Apenas iniciativas de empresas sérias investindo em programas de carreira para pilotos poderão reverter esta situação. Lembro-me de quanto importante foi o programa da PETROBRAS. Com ele pilotos como Ricardo Zonta, Bruno Junqueira, Max Wilson, Duda Pamplona, Ricardo Sperafico, Antônio Pizzônia entre outros conseguiram se estabelecer como profissionais no Automobilismo.
    Hoje esta empresa só está preocupada com investimentos no Automobilismo na Argentina e na F1, que inclusive este ano acabou ficando de fora. Por que não voltar a fazer um plano de carreira com pilotos ?

    Acho que devemos ter a responsabilidade de não meter o pau na F3, e fazermos todos os esforços possíveis para salvá-la, ou no futuro a ARGENTINA no automobilismo será aqui……..

  • Boa Lambert!
    Concordo com você… e reforço!

    Temos hoje uma lacuna enorme entre o kart e a F3.

    Como ja falei antes, essa lacuna deverá ser preenchida quando essa nova categoria estrear… vamos aguardar.

    Sobre os carros novos, bem ou mal, certos ou errados, estão ai, e de qualquer forma, mesmo com a crise (já cansei dela!) o grid está maior.

    Embora eu pense que foi arriscado, o resultado dessa renovação está ai para todos verem. E isso só tem sido possivel graças ao esforço dos organizadores/promotores/patrocinadores, de pilotos como o Lambert, e das próprias equipes, que como bem frisou o Lambert, tem se ajudado bastante. Até onde teremos fôlego eu não sei, mas precisamos continuar batalhando.
    Não temos um super evento, mas é o que temos; e é nesse evento que temos que segurar as pontas para atravessar essa turbulência
    Muitas coisas ainda precisam ser melhoradas, mas penso que discussões sadias como essa é que vão mostrar o caminho das pedras.

    Abraços a todos!

  • Victor..post de sucesso…gente boa falando no final…vale refletir…o seu “chefe” gosta de malhar grid pequeno mas deve-se avaliar né

  • Grande Victal,

    Por ser novato na categoria, não sei detalhes dos bastidores do evento, no caso, a “realidade” da Formula 3. Por estar muito empolgado com essa temporada de estréia – minha e do Dallara 309 – o meu olhar é muito positivo.

    Como disse o Guilherme Ferro, que esta dando uma força na Bassan este ano, Santa Cruz surpreendeu pelo grid. Acho que vale o esforço de todos. Estando mais envolvido com a categoria agora, percebo boa vontade em muitas pessoas para que aconteça tudo da melhor maneira possível. Desde os esforços do Dilson até a ajuda entre as equipes em relação a peças reservas e etc.

    Ano passado em minha primeira corrida de F3, 6a e 7a Etapa no Rio de Janeiro, em Setembro, junto com a GT3, eu fui o 11o carro no grid, eu corri por conta do apelo de ser uma corrida em “casa” e fiz somente esta etapa.

    Ou seja, quase um ano atrás, a F3 tinha apenas 10 carros no grid, participando 100% do campeonato. Hoje, temos 16, com a expectativa de 20 na preliminar da F1 em Outubro.

    Vejo muita gente falando que a F3 cometeu um grande erro em não permanecer com a GT3 em 2009. Mas será que era tão bom assim em 2008? Nossos horarios de treinos e corridas eram péssimos, muito cedo ou muito tarde, autodromo vazio sempre.

    Claro que questões de patrocinio e contrato regulavam isso, nós abriamos o evento, a Clio fazia a verdadeira preliminar e a GT3, o evento top.

    Este ano, na etapa do RJ, o evento era somente F3, em Santa Cruz estivemos com o Gaucho de Marcas, que eu confesso ter gostado, o autodromo estava bem cheio e movimentado.

    A expectativa na Argentina é andarmos com o TC Light e em Piriapolis com a F Chevrolet Uruguaia, logo depois, preliminar da F1 em Interlagos.

    Com esse assunto de crise…crise… crise, acho que no balanço geral a situação é bem positiva, considerando a parte técnica. A parte do evento eu não posso comentar, até porque não conheço. Soube em Santa Cruz que por um problema de “link”, não foi viável a transmissão, uma pena, as corridas foram ótimas.

    Vejo em muitos lugares, comentarios desmerecedores em relação aos formulas no BR, fato que estamos “a pé”. Eu na condição de piloto que precisa de patrocinio, andei enquanto pude na Formula Sao Paulo, visando aprendizado, conhecimento e até uma exposição no meio automobilistico, considerando a minha condição, era o melhor custo beneficio.

    Por uma série de motivos, principalmente financeiros, só pude estreiar por aqui na F3 a partir da 3a rodada dupla, enfim, vamos ver no que dá.

    O curioso é ver muita gente comentando o que só é conviniente – gente eu digo, corneteiros de autodromo – ou seja, “a Formula Sao Paulo é fraca, ultrapassada e etc – até concordo – , a F3 é muito cara, fora da realidade, tem que ir pra Europa ou EUA”. Aí o piloto vai pra Europa/EUA e toma um ferro daqueles e todos criticam.

    “Ué, mas o certo não é ir pra fora, sem nunca ter andado num Formula aqui no BR?” Penso eu ironizando os corneteiros.

    Na minha opinião, acho que o certo é andar por aqui a principio, pra aprender aqui, rodar aqui, bater aqui, ganhar aqui e etc, chegando lá mais completo.

    Acho muito importante dar os passos certos, sem pular etapas, por isso meu foco em 2009 era F3, pela categoria que é, e pelo conhecimento técnico que poderei desenvolver este ano. O que não entendo é muitos sempre olharem pelo lado negativo – muitos eu repito, os corneteiros – considerando uma hipótese. Que garantias um piloto tem após um título de Formula Renault na europa ?! Um programa de desenvolvimento? Testes na F3 ou WS ? Ok, pode ser, mas sem grana não vai, simples. Mas é grana MESMO, 1…2milhoes de Euros ou até mais.

    Tomara que F Fiat dê certo, mas vai continuar sendo caro. Afinal, um bico de fibra de carbono, custa pelo menos uns 15mil. Mas finalmente teremos algo entre o Kart e a F3, concordando novamente com o Gui, acho que só tende a fortalecer a F3.

    Muitos pilotos, até 2004, 2005, faziam F Renault e depois Formula 3 aqui, só depois iam pra Europa. Salustiano, Razia, Di Grassi, Hellmeister, Valério, Diego Nunes e vários outros. Vai ser um caminho natural, assim eu espero.

    O problema é que a maioria dos pilotos não tem grana pra seguir na Europa, né ?

    Não tem ?! A maioria não tem.. aí, Stock da pra fazer, 300mil a Pickup, 500mil a Light, e quando isso acontece todo mundo cai de pau!

    Tem coisas que simplesmente não são viaveis. Andar de formula aqui, ir pra Europa e EUA, voltar pra andar de Formula gastando uma grana forte por gastar ou por simplesmente correr, é melhor tentar algo na Stock, principalmente pela chance de correr ganhando salário – simplicando o assunto stock – ; muuuuitos pilotos hoje em dia pensam assim.

    Assumo que sou um deles, sem um patrocinio grande pra me empurrar pra Europa, não dá, então, que mal tem tentar me profissionalizar por aqui ? Mas aí ja entra no mérito da relação com a Globo e a forma ridicula que ela trata a categoria.

    Por ser piloto e não jornalista, acho que embaralhei minhas idéias, mas pra tentar resumir, acho que novamente o ‘olhar positivo” merece ser dado para a F3 a partir de agora, muito pela sua igualdade em relação a categorias da Europa.

    Acabei de assistir no Speed Channel a ultima rodada da F3 em Silverstone, é o MESMO carro, detalhe, mais lento =].

    Enfim, seu post se deu em relação as “entranhas” da categoria, só vim fazer um desabafo como piloto em relação a essas cornetadas que sempre escutamos nos autodromos.

    Um grande abraço e te espero no RJ meu camarada.

    Fui

    Afirmo que esse meu comentário e posicionamente não tem nenhuma influencia de idéias da minha equipe ou coisa parecida, apenas como piloto.

  • Ola Pessoal.
    Achei bastante interessante todos os comentários. Sou engenheiro e trabalho com carros de corridas desde 2004. Já trabalhei em diversas categorias, dentre elas Formula Renault (2004-2006, sendo vice-campeão nessa ultima temporada com o piloto Douglas Soares), Stock Car Light e Principal (2006 até o momento – atualmente, copa vicar e copa nextel, respectivamente), GT3, mas nunca deixei de estar envolvido diretamente com a F3.
    Pois bem, seria hipocrisia negar que a F3 está passando por dificuldades.
    Todos sabem que a crise mundial (sempre ela!!) fez diversas vitimas no automobilismo mundial. Basta lembrarmos o que aconteceu com a própria Fórmula 1, que já perdeu a Honda no fim de 2008, vai perder a BMW no fim de 2009; Toyota ameaçando, e por ai vai.
    Na Indy mesma coisa. Muitas equipes menores fecharam as portas. A Fórmula Atlantic, que já foi uma das mais prestigiadas categorias de acesso nos EUA tem largado com pouquíssimos carros também.
    Isso sem contar outras equipes de fabrica na motovelocidade e no mundial de rali que também se retiraram. Enfim, como ja disseram acima, essa dificuldade toda não e privilégio da F3.

    ENTRETANTO: Na corrida de Santa Cruz disputada nesse ultimo fim de semana, haviam 16 carros inscritos, sendo 10 A (Dallaras 2009) e 6 light (Dallaras 2000). Algumas informações que talvez muitos não saibam:
    Em 2004 a F3 largava com uma média de 10-11 carros. Houveram corridas que largaram 9!!
    2005: idem 2004
    2006-2007-2008: média de 11-13 carros por corrida
    Por mais absurdo que lhes possa parecer, 16 carros em Santa Cruz, me foi uma surpresa. Outro detalhe: em todos esses anos pode-se dizer que não havia a categoria LIGHT, e hoje temos.
    Concordo em partes com aqueles que criticam os promotores. Penso ter sido bastante arriscado empurrar goela abaixo os carros novos (que são absurdamente caros!). Quando nasceu a idéia de trocarem os carros (inicio de 2008), a economia mundial estava às mil maravilhas, crédito fácil, etc etc etc, e portanto a iniciativa foi bem recebida por todos no meio. Porem ao final de 2008 o bicho pegou para valer. Acho que o mais sensato seria esperar e, no máximo, tentar atualizar os dallaras geração 2000 (ex, trocar o cambio H por seqüencial), o que representaria um investimento muitíssimo menor do que o que foi feito com a compra dos novos carros. É preciso dizer também: os carros são fantásticos! Um F1 em menor escala!
    É verdade que a F3 é uma categoria bastante cara. A F3 sempre foi (e infelizmente, sempre vai ser) muito cara mesmo…
    É verdade também que falta apoio das entidades que regem o automobilismo no brasil e na america latina.
    Mesmo assim, não creio que a F3 vá acabar. Não mesmo, afinal já vi a F3 atravessar fases muito mais dificeis do que agora. Não vai acabar pelo simples motivo que ela é única (não temos nada similar, nem abaixo dela, menos ainda acima). Ah sim, temos a Formula Sao Paulo (so corre em interlagos – tem largado com cerca de 6, 7, 8 carros; ou ainda a Formula RS com 10-12 carros). Além disso, não existe uma categoria de fórmula que prepare tanto um piloto como a F3 prepara.
    Sei bem que muitos pilotos que hoje estão na F1 não tiveram passagem significativa pela F3 (por exemplo o Massa, o Raikkonen). Mas outros, tiveram e, na minha modesta opinião os mais completos (Hamilton, Button, Barrichelo, dentre outros).

    Acho ótimo que exista essa categoria do Massa. Primeiro porque não se pode dizer que essa nova categoria vá “roubar” pilotos da F3. Os motores Berta da F3 tem cerca de 280 cv! Pelo que ouvi falar (talvez esteja mal informado…) os formula fiat terão cerca de 150, 160 cv. Ou seja, são nichos distintos. A categoria do Massa, vem para ser o 1o carro de um piloto após sair do kart. E acreditem no que vou lhes dizer agora: pilotos que estão saindo do kart não estão prontos para pilotar um F3!! De jeito nenhum…. O F3, além de ter cerca de 280 CV, é um carro que tem muito downforce, e portanto uma velocidade de contorno de curvas absurdamente alta, o que exige muito fisicamente de um piloto. Enfim… é um baita carro de corrida.
    Ao contrario dos que dizem que a Formula Fiat vai enterrar a F3, eu já penso que essa categoria pode (e vai) alimentar a F3 a médio prazo, pois após 1 ano (ou 2) andando de Formula Fiat, o piloto estará muito mais pronto e maduro para sentar num F3.
    Me extendi demais pessoal…
    Abraços a todos!

  • Victor não “chuta” notícia. A categoria esta morrendo sim. Mas falar que não vai ter corrida….sem embasamento direto. Indício é pouco. Mas acredito que a categoria deve piorar com a chegada do “pacote Massa”….Boa a matéria sobre o Moreno e coisa toda da Renault

  • BlaBlaBla, parece que todo mundo aqui é expert em automobilismo, falam um monte de besteira sem ter a mínimo conhecimento de fatos e a veracidade sobre assuntos, falam de uma categoria que nem existe ainda como se fosse certeza absoluta ,categoria que nem apresentou carro ainda, ah pofavor.

  • Acredito que a F3 receberá seu tiro de misericórdia quando da entrada da F-Fiat.
    Para não morrer, poderia passar por uma UTI do tipo Regional Paulista ou Paranaense onde terão redução de custos aproveitando as estruturas já montadas.
    Só relembrando, hoje no Regional Paulista competem monopostos que um dia já foram chamados de Formula Ford.

  • Enquanto for praticado no Brasil um automobilismo de equipamentos caros e manutenção caríssima, sem olhar para as categorias formadoras, que tenham baixo custo, de modo a reeducar o público a freqüentar os autódromos, continuaremos assim. A fórmula ford, nos seus melhores anos, tinha um regulamento rígido que não permitia alterações custosas nos motores. Quando permitiram, pouco tempo depois acabou. E isso é recorrente no nosso automobilismo. Mesmo o kart tem custos altíssimos. E dele nossos pilotos tem de passar direto para categorias ainda mais caras. Acaba-se caindo no círculo vicioso de espetáculo pobre (ruim)-público desestimula-patrocinador desinteressa-espetáculo piora. Ou acaba.

  • Olá Victor,

    Já ouvi algumas conversas que existe a possibilidade da F3 no próximo ano juntar-se a Copa Renault Clio, que não recebe um tratamento digno no evento da GT3, mas deverá apresentar novidades em 2009, com duas categorias Copa Renault Sandero , cujo carro está pronto , para pilotos graduados e Copa Renault Clio para novatos com baixo orçamento.

    Parece que não vai conflitar com a categoria dos amigos do Massa, pos o Sandero deve custar perto de R$ 30.000,00 contra os R$ 100.000,00 do Linea e o custo da temporada puco mais de R$ 150.000,00, contra os R$ 300.000,00 da categoria dos amigos.

    consegui essas informações na última corrida em Interlagos-SP, daqui a pouco peço um emprego para você.rsrsrs. O Nelsinho anda tão queimado que talvez consiga uma vaga na Copa Renault Clio.

  • A Formula Fiat vem para ser o que era a formula renault, em teoria não vai brigar com a f-3 até pq o equipamento é “inferior”. A f3 ja ta mal tem muito tempo, creio que desde 2003, está acontecendo o que ja era esperado a muito tempo, uma pena. Automobilismo no Brasil está acabando, e parece que a cba ou não quer fazer nada ou não tem capacidade e $$$ para fazer nada.

  • Estava também em Santa Cruz. infelizmente foi o menor grid do ano no Marcas, estamos alinhando sempre mais de 40 em nossas etapas. A prova foi simplesmente fantástica.
    A F3 tem mais problemas, ela já começou com alguns percalços, e os carros, embora maravilhosos, estão meio que fora da realidade financeira do Brasil.
    Na nossa gloriosa F-1.6 alinhamos 12 carros. na F-3 tinhamos 15, se me lembro bem.

  • É uma pena. Concordo que a chance de ir pro buraco é enorme. mais um motivo, para vc liderar um dossie sobre a carga de taxas que a CBA e Federações locais impõe sobre os promotores. O dinheiro que poderia ir para divulgação, estrutura ou até mesmo ajuda as equipes, vai para o bolso de quem não faz nada. Faça uma entrevista com os 4 principais promotores de corrida no país (Stock, Truck, GT e F3) e vc verá que eles “largam do box” de cara por ter que pagar para esses corruptos.
    A F3 está de pé ainda, pois não tem concorrencia. Agora e que a Fiat vai lançar um campeonato de formula, vai enterrar de vez a F3.
    Volto a dizer, que não adianta nada você ficar pondo posts sobre a falta de publico, area vip, etc, se o basico que é a Confederação ou federação apoiar o esporte não está sendo feito.
    Alem disso, chega-se ao absurdo de ser cobrado um aluguel de pista MAIOR para se promover uma corrida de carros, do que um evento de bicicleta ou festa rave. Autodromo é feito para corrida!!!
    abraço!!!!

  • Quem viu o grid da F3 no fim dos anos 80 tem vontade de chorar. Tenho belas memórias de grids cheios em Tarumã, com pilotos de ponta de Brasil, Argentina, Uruguai… incrível como o automobilismo local se despedaçou desde então.

  • A culpa é dos donos das equipes, que cobram um absurdo por temporada. Veja a TopRace da Argentina, tem custo barato e bastante carro no grid.

  • É dose. De qualquer maneira, meus parabéns pro pessoal do Sul, que consegue reunir 38 carros (de acordo com o rze) num grid. Aqui no interior de SP já vi briga feia em provas de kart por conta de bobagem e sujeito jogando adversário pra fora da pista de maneira criminosa pra defender posição. É grave a crise. Falta piloto, carro e caráter.

  • Prezado Alberto, a Globo não vai abandonar a Stockcar porque o Galvão Bueno tem dois filhos na categoria. O que vai enterrar a Stock são os custos absurdos.

  • Concordo com o comentário de Alberto Allatere . Na observação sobre a Stock Car , me lembro de algo muito parecido que aconteceu com a “Hot-Car´ nos anos 80´, onde se divulgou mundos e fundos na “poderosa´´, e deu tudo pra trás , praticamente enterrando a categoria . O chato disso tudo , é que os erros são antigos e repetidos . O que adianta tanta alta tecnologia ???

  • Pelo que vi, ouvi e percebi acompanhando a F-3 em 2008 – as corridas aconteciam juntamente com as da GT3 e sou locutor de arena do evento -, Dilson Motta é um sujeito cercado das melhores intenções. Mas entrou numa barca furada, não há dúvida.

    Diante da rica história da F-3 na América do Sul, pode soar como demérito a condição de categoria convidada de uma competição regional, como o atrativo Gaúcho de Marcas. Mas talvez seja esta a solução mais viável para que a temporada seja conduzida até o fim.

    Infelizmente, o caminho da falência no automobilismo brasileiro não é privilégio único da F-3.

  • Eu tava la. Havia 16 carros de F3, 10 da Formula 1.6 do RS e 38 do Marcas gaucho. Olha, a F3 nem ocupa tantos boxes, deveriam ter ficado com a GT3, nao da pra entender porque se separaram…nao faz sentido nenhum…..mas os carros sao lindos, o do Cantelli, pintura nota 1000

  • Tudo corre como o previsto, ou seja, na m*****. Estava mais do que claro desde quando começaram a surgir os boatos de um novo carro na categoria que a brincadeira tinha tudo para fracassar. Como pensaram em fazer um grande investimento, trazendo carros recem lançados na Europa para uma categoria que esta na UTI a tanto tempo? Quem foi o “gênio”que imaginou que isto daria certo? A formula 3 sul-americana a tempos deixou de ser uma categoria de revelação de talentos para ser uma categoria de riquinhos que sonham em ser este o caminho para eles chegarem em algum lugar, influenciados logicamente por alguns gaviões que pensam sempre no lucro “para ontem”e não em um futuro sólido e próspero da categoria.
    Acabou. O automobilismo no Brasil acabou totalmente, desde o kart até as categorias de fórmula e turismo.
    E podem esperar que o dia que a rede globo decidir passar “Xuxa” nas manhãs de sábado ou domingo, a stock também vai rolar ladeira abaixo.

    VM responde: Só a ressalva: o comentário do Alberto é de quem entende porque vem de alguém que está totalmente ligado ao automobilismo brasileiro e a seu “andamento”. Abraço, Alberto.