De piloto a personagem

SÃO PAULO | Então é assim: Nelsinho Piquet concorda em participar de uma armação que só o beneficiaria a longo prazo, considerando a temporada 2009, erra propositalmente no lugar e na hora certa e dez meses depois, sob o escudo da FIA, resolve contar tudo o que aconteceu após sua demissão. E tem a consciência tranquila.

É, é assim.

Curioso que Nelsinho correspondeu às expectativas da Renault justamente quando não deveria. Fez certinho o que seus chefes pediram, volta 14, curva 18, levantando suspeitas, mas passando por elas à época de forma a entender que as teorias da conspiração fossem dissipadas. Nelsinho e seus chefes foram melhores atores que pilotos, e geralmente vilões costumam ter atuações muito mais convincentes do que os mocinhos protagonistas.

Nelsinho já notou que a reação do público, e de seu público, à sua delação foi extremamente negativa. Até mesmo aqueles que o defendiam como um dogma da moralidade e bons costumes não escondem a reprovação. A saída é tentar sair como o paladino da verdade, o piloto dentre tantos que sofreram nas mãos de Flavio Briatore que se viu na quase obrigação de aceitar um plano delineado a quatro mãos sórdidas e que guardou o deslize para revelar ao mundo a podridão que existe naquele lugar — e que porventura não seja exclusividade da Renault.

Ainda nos EUA, Piquet leva jeito de quem está tranquilo, mesmo, e a Renault, agora unida como um todo, pelo presidente brasileiro que tem, aceitou o pedido de guerra. Pelo que se sabe, vai perder no julgamento do Conselho Mundial e nos eventuais processos por danos materiais e morais que mover.

Herói ou vilão, este é o maniqueísmo que Nelsinho vai carregar. Talvez tenha sido sua escolha  para desviar o foco da avaliação predominantemente negativa que era feita dele como piloto.

Comentários

  • AAAAAAAAAAAAAAAAAiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Para com isso piazada…voces surtaram?
    Onde existe coisa séria neste mundo? só na Merd….da cabeça de voces…são milhões de dolares envolvidos…eu venderia até minha mãe (desde que ela batesse asas depois) para estar lá e fazer a “caca” que todo mundo faz…huahuahuahua
    rememorando:Nixon, Collor,Kennedy, João Paulo I, Bush, Sadan, Olimpiadas de Hitler, Atletismo, crise de 29, a atual crise, politica no Brasil, escandalos , pedras preciosas, petrobras, itaipu, pre-sal, sarney, , Lugo (pai da criançada toda no paraguai) tancredo, sua morte…pilattos, brutus, minha vizinha (linda) botou um par de chifres no coitado, afinal onde tem coisa séria…kkkkkkkkkkk na Universal , rede globo, silvio santos, gugu liberato, xuxa, ronaldão (gordo que só) SILVIO BERLUSCO huahuahua….eleições americanas passadas…Hugo Chaves…Bin Laden, Anões do orçamento….PRÉ-SAL……..Tiradentes e Joaquim Silvério dos Reis, Marechal Floriano (maior assanino da america do sul) e assim vai…quem realmente foi sério sifu…ex. Jesus, Ghandi, quem mais?????? ixi….Madre Tereza….huahuahuahua…….. o Nelsinho ta certinho,,,jogou o jogo…o cara traiu ele….agora que se foda…vamos todos juntos pegar um boing e vamos voando até aterrizar nas torres da malasia…agora só resta saber em Calcutá…….
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    abraços

  • Bando de hipócritas.

    Falando em “personagens”, vcs julgam o JOVEM como se fossem Deuses.

    Esquecem que o ser humano tem a capacidade de reconhecer seus erros e aprender com o tempo. Que existe o fator TEMPO, inerente às opiniões idiotas como a dessa coluna. Errar todos erramos. Entretanto não somos famosos para que tenhamos nossas vidas divulgadas por aí, em quaisquer atitudes negativas que cometamos no cotidiano.

    É exatamente isso que me faz ter vergonha de fazer parte desse país; de ler mais um texto desses – nada pessoal VM e com todo respeito possível. Li de diversos outros jornalistas e colunistas por aí afora, comentários similares: odiosos, impiedosos e em forma de julgamento – como se fossem alguem (mesmo sendo formadores de opinião… acho que vcs esquecem disso) para proferir uma sentença.

    Perderam mais meu respeito do que esse os envolvidos no episódio todo por parte da Renault…

    …pois é a partir desses julgamentos traduzidos em comentários, que vcs podiam demonstrar que são humanos e cresceram com o tempo… e de passar um bom-exemplo. É por causa dessas atitudes que temos um povo mal-acostumado, ignorante e alienado: pois encontram mal-exemplos em qualquer canto.

    NAP errou sim, isso é um fato e deve ser atenuado sim. O mal exemplo foi dado (mais uma vez, só que por outra pessoa) e isso é certo. Contudo, podiam estar elevando, TAMBEM, o fato dos Piquets terem, pelo menos a DECENCIA de reconhecer e deixar a limpo, uma história que passaria batido caso se omitissem. Inclusive, suas honras não estariam em cheque num momento como esse. Publicamente.

    E quem joga com a honra, merece respeito. Queiram ou não. Ao se expor desta forma – denunciando -, a honra da família Piquet foi posta publicamente em cheque. A troco de que?

    Vingança? Talvez… ou Tambem…
    Só saberemos quando um envolvido disser.

    A vingança é mesquinha? Antes de responder…
    Alguem já te passou uma rasteira que influenciou na forma como vc vive sua vida?!?

    O fato é que Briattore nunca foi digno, nem honrado. Sempre foi um marginal picareta mafioso; político como um desses em brasilia: todos sabem que faz m… mas ta tudo bem… ninguem sabe, ninguem viu…

    Então, por vingança ou não, o fato é que a VERDADE está aí pra quem quiser ver, porque os Piquets assim se expuseram e permitiram. Acho digno, se me perguntarem.

    To pra ver um Argentino que diga que a Copa de 78 não foi roubada…

    Os melhores comentários foram daqueles que viram o episódio como um episódio na vida de alguem. Aprende-se e segue em frente. Isso se chama experiência de vida.

    Foi revoltante? Sim, foi! Mas tem uma coisa que não sai da minha cabeça: NAP deixou bem claro POR TELEMETRIA – ou seja, deixou propositalmente a EVIDÊNCIA da infração – que bateu propositalmente o carro.

    Vejam bem: CASO ele não quisesse ser pego em uma suposta falcatrua, ou envolvido em qualquer escândalo desses, ele poderia FACILMENTE ter camuflado um erro desses com MUITA facilidade. Poderia ter sido muito mais suave, não concordam!?

    Isso me leva a crer que o PLANO na verdade, não era simplesmente bater propositalmente para que Alonso vencesse. E sim que, Briattore fosse realmente pego em um esquema.

    Portanto acredito sim, na versão de Pat Symonds, quando ele diz que Nelsinho teria dado a idéia. Visto a forma como a “delação premiada” de NAP veio a publico. Fato que deu a entender que ele já tem algum ‘suporte’ por tras de tudo. E sob essa ótica, poderia sim ser o Max Mosley.

    A situação de NAP era uma que nem eu, nem qualquer outro além dele viveu. Se eu tivesse na situação dele, não sei o que faria. NEM VCS. E digo o mesmo pro caso de Rubens, Schumacher, Prost, Senna,…

    Mas fez o que fez. Não foi legal… merece uma retaliação, uma punição. Mas tambem merece uma segunda chance.

    Caso NAP tenha vaga ano que vem, dentro de 1 ano (mesmo com resultados ruins), essa história não vai ser nada além de história. Bem como a batida de Senna, a de Schumy, a “multa” da McLaren… Se o dito cujo tiver bons resultados, na segunda corrida, ta todo mundo “revendo seus conceitos” mais uma vez. E assim seguem os alienados. O Povo.

    Bando de hipócritas.

    Seguir apenas em frente, não é Experiência: é tempo perdido. É necessário APRENDER com o caminho percorrido, para que se tenha Experiência.

    Agora vcs, parecem que não aprendem nada com a vida, puta que pariu.

    Ao admitir e confessar um crime, por mais hediondo que seja, vc dá o primeiro passo para reconhecer um erro. E isso é sim um gesto nobre, por mais interessante que isso possa parecer ser pra quem vê (julga) de fora.

    Julgam que o muleque tem a personalidade fraca. Mas que atire a primeira pedra aquele que, em sua situação, se expusesse desta mesma forma. É necessário personalidade forte sim, pra se jogar no mundo desta maneira.

    Abraços

    obs: VM, desculpe-me… mas tive de ser franco. Frequento teu blog pois gosto de seus textos e opiniões. Não é nada pessoal mesmo. Dessa vez, estamos em desacordo =)

  • Victor, como vocês já colocaram no proprio Grande Premio o Nelsinho já teria contato tudo para o Bernie desde maio de 2009, ou seja, antes mesmo de ter sido mandado embora!!

    Sendo assim, você está errado quando diz que ele só falou tudo quando foi mandado embora!

    • VM responde: Não, Rodrigo. Nelsão contou para o Bernie, que duvidou que fosse à frente com isso. Nelsinho só falou tudo quando foi mandado embora.

  • Punir Briatore e sua gangue é mais do que justo, mas deixar o Nelson Angelo Piquet impune é o mesmo que soltar o pistoleiro que cometeu homícidio só pq ele denunciou o mandante do crime. Eu não sei as circunstâncias que levaram o piloto a aceitar as ordens da equipe, se foi coação, ameaça de demissão ou algo do gênero, mas mesmo sob ameaça ainda foi dele, Piquet, que partiu a ação de bater naquela curva, e também estava nas mãos dele se recusar a fazer aquilo. Logo, sua parcela de culpa exige punição, já que por mais escroto que seja o Briatore não era ele quem estava dirigindo o carro em Cingapura. Deixar o piloto sair ileso mostra que na F1 mesmo no meio da pior sujeira e esterco, pode feder mais ainda… Sem contar o fato que ter denunciado logo após a demissão deixou um ar de despeito e dor de cotovelo inevitável…

  • PÔ, MOÇADA, VAMOS AÍ Ó: PARECE QUE BRAWN PODE TROCAR CAIXA DE CÂMBIO E RUBENS PODE PERDER CINCO POSIÇÕES. PARA QUEM SE VANGLORIA DE SER O MELHOR SITE SOBRE AUTOS, É UM COCHILO E TANTO, HEIN?

  • Eu sou um dos que “que o defendiam como um dogma da moralidade e bons costumes”, porém, depois desse papelão, minha opinião é que ele deveria perder a superlicensa e ser proibido de sentar novamente num F1.

  • Penso que o ser humano é extremamente envolvido pelo sistema em que vive e pelas pessoas que o rodeia, portanto, não me surpriende esse tipo de atitude, seja dele ou da equipe ou de quem quer que seja, pois isso já é antigo na F1 e no mundo. Porque o que importa não é competir; e mesmo a competição de certa forma é prejudicial, porque necessita sempre de um vencedor; é ganhar e ganhar a qualquer custo, e a Ética?, Bom a ética hoje significa dinheiro no bolso, o resto que se dane. Vale tudo, desde jogar o carro nos outros, como foi o caso de vários pilotos, exemplo: Shumacher, Prost, Senna, para não citar os mais antigos, etc…até dirigentes envolvidos com grandes encândalos. Acho que vivemos sesse mundo para sermos ou procurarmos ser melhores como pessoa a cada dia, portanto, creio que a África, o nordeste brasileiro, a América Latina como um todo, e outros países pobres e porque não dizer dos Índios, merecem muito mais atenção e ajuda do que comentar mais a esse respeito.

  • Sabe o que me dá mais raiva, Victor? Não é o fato de torcer pro Piquet (pai) e pelo Nelsinho e ver o que aconteceu. O que me dá mais raiva é ler a manchete do jornal aqui do meu estado (SC), o Diário Catarinense e ler apenas a palavra “Vergonha” em letras enormes.

    Sinceramente, vergonha de quê? Eu não tenho a mínima vergonha do que ele fez! Problema dele aceitar se vender por tão pouco. Minha raiva maior é ver o Nelsinho ser crucificado por uma atitude extremamente mercenária mas que está prejudicando apenas aos envolvidos (Piquet, Briatore e Pat Symonds). Aí então aparece minha raiva ao perceber que Nelsinho está sendo mais apedrejado do que muito político ladrão. Não vejo o povo reclamar tanto de Sarney / Collor / Lula & cia como estou vendo com Nelsinho.

    Ele que pague por aquilo que aceitou participar. E nós que exijamos que nossos políticos paguem por aqui que nos prejudicam.

    Nossos valores éticos e morais não nos dão condição de julgar ninguém enquanto não tomarmos atitudes condizentes.

  • após a confissão do piquetzinho … surgiu uma pergunta que não quer calar no meu juizo .. de cingapura até a última corrida do piquetzinho não teve outras maracutaias dele ?????????????? afinal .. quem faz uma .. faz 2, 3, etc ..

  • Com sinceridade?
    Se esse caso culminar com a saída do Briatore da F1, o Nelsinho e o Nelsão serão heróis, porque a “M” que o Filho fez, Dezenas desses caras já fizeram, mas se mostrar , mesmo que perdendo sua chance, a carreira e DETONAR o Mané que TODOS sabem que é uma célula cancerosa na F1, será muito bem vinda, pena que o Barrichelo que a cada dia se supera em bostejar, não tenha tido coragem de chutar o balde direito, aliás sno não teve coragem nem mesmo este ano, basta ver que depois de levar uma chupada do Ross Brawn, contemporizou…

  • Todos falam do Nelsinho, do Nelsão, Briatore, etc, mas estamos nos esquecendo de quem está no comando dessa bomba toda, Sr. Max Mosley. Como um sujeito que recentemente fez uma das maiores imoralidades esportivas de todos os tempos, pessoais ou não, terá MORAL para julgar qualquer ato imoral que apareça na F1?
    São todos farinha do mesmo saco, são todos imorais porque não medem consequências pra conseguir o que querem. E falo nao so dos atuais, Collin Chapman, Eddie Jordan, Alain prost, Sena, Shumacher, Barrichello e muitos outros. Crucificar o Nelsinho sob a espada da moral é no mínimo uma aberração. E essa merda vai continuar sendo o que é, infelizmente.

  • Pois é, Nelsão chamou de Senna de viado e agora ve o filho tomar do mesmo remédio uahuahauhauhua, na boa Nelsinho ta f¨$#dido, melhor correr de Indy e disputar pega com a Danica.

  • Acho que o certo para a Renault, como empresa, era o Sr. Carlos Goshn demitir Briatore e Symonds para manter o nome Renault limpo, já que quem tomou a decisão foram os 2 e Nelsinho, e não a Renaul. Na minha opinião o presidente da empresa se precipitou em apoiar os 2 antes da audiência do dia 21…

  • Acho que o problema não é quem vai querer correr com eles… eu não veria problema nisso. Quando algo sugerido for contrário a minha ética, direi não.

    O problema é.. Quem vai querer correr com o Nelsinho? Como o Briatore disse, é um garoto mimado que só vai conseguir vaga na equipe do papai.

  • Olha, dizer que a Renault vai perder qualquer ação que mova contra Piquet… Ele tem que provar o que disse, caso contrário, é calúnia e difamação.

    • Pergunta pro Di Grassi se ele não quer… Pergunta pro Bruno Senna… Pergunta pra qualquer um. Porra, todo mundo quer. Quem se ferrou foi o Jr, que nunca mais vai achar emprego na F1

  • Seria Nelsinho um novo Dom Quixote?

    Bom, pro Briatore baixar o nível desse jeito, é pq ele realmente tá apelando, de tão ameaçado q se sente.

  • e agora que o briatore tah falando que ele é gay, e que o pai nelsão pediu para o briatore afastar o nelsinho do suposto namorado, ahuehauhuhuaehaeuhauehaeuheau pqp q q isssso

    mas o pior é que faz um certo sentido, achava muuuito estranho nas reportagens, ele falando sempre desse “amigo”, que morava com ele hahauauhauhaua

    kcta velho rachei de rir ao ler o que o briatore falou

  • Bela visão VM. Mas nesse jogo de herói e bandido ele pode ter perdido a noção da razão.
    Felipe Motta da JP diz que Briatore acabou de acusar o Nelsinho de homossexual e que Piquet pai pediu ajuda ao italiano para acabar com esta “amizade”. Joquinho baixo nível, não é? Voltas da vida. Um dia o pai chama Senna de viado. Agora o chefe chama o filho da mesma coisa para a mesa imprensa especializada…
    E o mundo gira, gira…