O cabo e as fotos da F2

SÃO PAULO | No Grande Prêmio, costumamos ter um espaço que se chama Tamanho Real, para realçar uma foto marcante de um fim de semana ou de um fato expressivo. No começo desta semana, foi colocada uma imagem de um fiscal com uma roda solta do carro de Alex Brundle durante uma das provas da F2 em Ímola.

O assessor da categoria, Simon Melluish, entrou em contato para fazer uma observação. “A foto está em nosso site, mas faz parte de uma sequência, que mostra que o cabo funcionou bem. Ele foi cortado pelos fiscais como parte do processo de recuperação”, disse.

“Não é uma questão grande”, adiantou Melluish”, mas a foto poderia sugerir que a roda foi perdida como parte de um acidente, e isso pode às vezes levar a uma incorreção, particularmente depois dos tristes acontecimentos desta temporada.”

Henry Surtees morreu em decorrência da gravidade do choque de uma roda que se soltou do acidente de Jack Clarke em Brands Hatch, há dois meses. Abaixo, a sequência de fotos:

Comentários

  • Posso parecer teimoso, mas… Ao aproximar bem a foto, o cabo parece muito esgarçado e não cortado. Pelo que sei, o material do tal cabo é o kevlar e, exceto por dois ou três “fios” bem no centro do pneu que parecem ter pontas mais regulares entre si (o que confirmaria o corte), a maior parte está esgarçada e até embolada (o que indicaria o rompimento). Vale dizer que aquele acidente do Surtees é estranho pra mim até agora. Porque se o material usado é realmente o kevlar, não era pra ter acontecido (a não ser que fosse constatada uma falha de fabricação do cabo), em função da capacidade de esforço do material.

    Engenheiros que passam por aqui, por favor, me corrijam se falei muita besteira.