Anti-stall, a mangueira de 2009

SÃO PAULO | É tudo muito bonito, bem iluminado, caprichadinho, uma nova praça que já ficou muito mais falada do que muitos locais que recebem a F1 há zilhões de temporadas, mas Cingapura não tem lá corridas das mais animadas. Aliás, é quase um dogma em relação às provas de rua. São alguns momentos interessantes, mas disputas e trocas de posições são artigos em falta.

É por isso que, dadas as condições normais de temperatura e pressão, a pole de Hamilton ontem, mais pesado, já delineava que sua vitória seria fácil, “simples”, como o próprio definiu. É bem verdade que Rosberg e Vettel trataram de deixar sua vida mais mansa, com erros que lhes trouxeram punições, mas dificilmente alguém conseguiria demover o redentor Hamilton.

Lewis, aliás, seria uma grande pedra no sapato brawniano se a McLaren tivesse este carro desde o começo da temporada. A partir da Hungria, quando praticamente colocou um novo modelo na pista, Hamilton conseguiu 28 pontos, menos apenas do que Raikkonen, que fez 30 e nadinha, absolutamente nadinha, hoje. Barrichello, com o sexto lugar, foi a 25. Button, quinto, somou 16.

Button, aliás, sai como vitorioso do fim de semana (oh!, não diga?). Digo. Antes Barrichello precisava tirar 3,5 pontos por corrida. Sua meta agora é de mais de 5, visto que não adianta empatar na classificação geral — são 15 pontos mais um que Jenson tem pelo número de vitórias a mais. E só em uma corrida durante a temporada toda, a de Valência, Barrichello conseguiu somar mais do que cinco pontos que o companheiro.

Apesar do discurso otimista, “pra frentex”, como diria Ivan Capelli, e do “barrichellocentrismo” que permeiou a transmissão — todos os ocorridos tinham de beneficiar Rubens —, o resultado de Cingapura é um baque. Barrichello, ainda, revelou o que a TV acabou não mostrando: um problema no segundo pit-stop.

A transmissão da prova mostrava por diversos ângulos o problema que tirou Webber da corrida, com o disco de freio, e só pegou a saída dos pits de Barrichello, sem resgatar as imagens dos segundos anteriores. Disse o brasileiro que não conseguiu engatar o ponto morto e não entrou o anti-stall, que já havia o atrapalhado nas largadas da Austrália, da Turquia e da Bélgica, e o motor se foi. “Perdi uns 10 segundos”, lamentou.

Não foram bem 10 segundos, mas foram, de fato, decisivos. Em sua primeira parada, na volta 19, Barrichello gastou 25s101; Button, 25s845 quando parou na 29. Na segunda, na 46, o tempo perdido por Rubens foi de 27s438; o inglês, 22s408, na 51, mais ou menos na linha das últimas paradas dos demais. Isto é, Barrichello perdeu 5s030 em relação ao companheiro. Ao retomar o ritmo de prova, o brasileiro tinha cerca de 25s de desvantagem para Button antes da parada deste. Se tivesse, portanto, não perdido tempo no pit, provavelmente voltaria à frente de Jenson.

Semana que vem no Japão, Button já pode ser campeão, embora a tendência seja que Barrichello salve o match point e tente nova sobrevida em Interlagos. No caso de não ficar com o título, os problemas com o anti-stall serão responsabilizados. Do mesmo modo que a mangueira do pit de Massa recebeu a culpa, injustamente sozinha, em 2008.

Comentários

  • Acho que Rubens foi sempre mal visto, quer perca quer ganhe, mas eu sempre torci por ele, e acho que ele é sensacional, pois nunca ninguem viu um piloto ficar tantos anos na F1, este ano esta claro que a Brawn quer que o Buton ganhe, então para azar do Rubinho ( mais uma vez ) vai perder, mas na realidade é um grande piloto.

  • todo mundo fala de Rubinho mas é o unico Brasileiro que se mantem na F1 esse tempo todo ninguem conseguiu um feito desses de ficar tantos anos na F1…se ele é ruim pq as equipes o querem?? 2010 quase acertado para Willians, creio que os jornalistas sao duros demais com Barrichello…e tome acidez…PARABENS SEMPRE AO RUBINHO orgulho de nosso Brasil.

  • Ohhh Victor, para acidez demais vai um antiácido. Vamos no processo inverso então… O Rubinho é ruim pacas, chorão, os números vieram por acaso , o carro dele quebra porque ele não sabe tocar direito e a equipe só erra com ele porque fica nervosa….Nada. O cara é bom e ponto. Eu tenho bronca pacas do Rubinho, pois acho que ele tem muitas e excelentes qualidades e pelo tempo de pista devia ter resultados melhores. Tocando como agora, o campeonato teria vindo com o tempo e a grana também… esteja rico ou não. Como sempre, falou mais do que devia, chamou responsabilidades demais, agora é isso… paulada no Guri, Se ganha demorou, se perde é ruim… O vice do Massa, na raça, na briga, na disputa, com uma sequência irreconhecível de erros da Ferrari, é lembrado com glória, como campeão por “tantos” segundos, enquanto os dois vices do Rubens arrepiam… Talvez o terceiro traga a lembrança do PiquetGate… A Cesar o que é de Cesar… nem que seja para torcer pelo Hamilton, com comentários repletos de “se”….

  • Difícil colocar a culpa em algo ou em alguém tanto na temporada do Felipe em 2008 quanto na de Rubens em 2009…
    No caso de Massa lembrem que ele perdeu 10 PONTOS quando o seu motor Ferrari o deixou na mão faltando 3 voltas para ele conseguir uma vitória que o deixaria quase que com a “mão na taça” e que caiu no colo do fraco Heikki Kovaleinen;
    Agora com o Rubens o problema que vi foi que ele demorou pra pegar a “manha” do carro e viu Button estraçalhar tudo na primeira metade da temporada o que lhe deu muita vantagem e deu tranquilidade a ele para guiar rumo ao título, mas ninguém pode negar que nas ultimas 4 corridas o Rubens vem andando melhor que o Button e que ele pra mim ainda está muito na briga pelo título;
    Com pratiotismo ou não confio no Rubens e acho que ele será um dos 3 primeiros em Suzuka e irá brigar pelo título!
    Abraços!

  • Olha, a bem da verdade, com Anti-stall ou sem Anti-satll, o Barrica tem um longuíssimo histórico de problemas com pit-stops e largadas. Desde os tempo da Jordan, onde quando não queimava a largada, largava mal. Chamem de azar, ou do que quiserem, mas isso é fato. Não há como culpar o dispositivo pelas amarguras do brasileiro. Button tem um igualzinho no carro dele.

  • Isso que me deixa P…. porque isso nao acontece com o Butão ? As largadas do Barrica sem esses problemas foram ótimas, sempre ganhando posições.

  • Hoje em dia qualquer um pode escrever um monte de besteiras na internet.
    até eu,
    Nã importa o que aconteça, se será campeão ou não, nesta altura não importa. o que importa é o que ele está fazendo na pista. mas alguns cegos não conseguem enxergar,

  • Me desculpe amigo, mas uma cara que perde o campeonato por 1 ponto e tem 10 jogados no lixo por culpa da equipe, e você diz que é desculpa.
    um piloto a trezentos por hora, já computa contra sí um possível erro, agora um erro como a Ferrari cometeu em Singapura, nem Deus poderia pensar.
    Outra vez te peço desculpa, mas seu comentário tá furado,

  • Certamente problemas aparecem. Não acredito em teoria da conspiração, mas o Ross Brawn conhece muito bem o Barrichello e sabe que ele é muito mais pilote que o Button. Como explicar que levaram oito provas para trocar o sistema de freio do carro dele? Como explicar que o anti stall só deu problemas em uma carro? Gente, equipe inglesa, dono inglês e patrocinador inglês. A Brawn precisava do Rubinho para desenvolver o carro. Button é muito rápido, mas péssimo de acerto. Vamos ver o próximo ano sem os acertos do Rubinho como será a Brawn.

  • O Keke Rosberg foi campeão uma unica vez, o titulo despencou na cabeça dele, e fez um filho que é um bom piloto. O Piquet ganhou 3 campeonatos com esforço e determinação, fez um filho que aprontou uma lambança vergonhosa na F1. Sorte ou azar, cada um segue uma rota, que talvez não é a melhor. Bom ou ruim Fica à critério de cada um. Os resultados de Barrichelo pertencem a ele e seus detratores deviam respeitar isso. Porque não falam mal, por exp. de algum alemão?

  • Lembrando que não foram nem esses 5 que ele perdeu. Tem que levar em consideração que o Rubinho parou muitas voltas antes do Button, então teria que botar bem mais gasolina…

  • Certo Victor… como você explicaria o fato do Jenson Button não ter tido NENHUM problema mecânico durante o ano? Por que vocês comentaristas nunca falam sobre isso?
    .
    .
    Amigo eu te digo que isso nada tem a ver com sorte ou azar.

    abraço.

    • Silvio, o Victor é da geração Flavio Gomes e Cia, não há como escapar disso. Isso é fato. Assim como também é fato que Button não teve nenhum problema mecânico ou de estratégia este ano. Isso é fato. Os comentaristas brasileiros são tão inocentes que nunca acham que sacaneam com pilotos. Isso também é fato, não é mesmo Victal?

      • VM responde: Fato é que tudo que acontece contra brasileiro é visto como sacanagem. A Brawn adora sacanear. Daí achou a pérola no anti-stall. Eles sacaneiam, Barrichello tem problema, e fica na conta dele. Puxa, como somos inocentes e não vimos isso…

        • Tudo não, né Victor? Mas muita coisa é manipulada sim. Exemplo é agora o Brawn fazendo esse ceninha de que tudo é igual na disputa entre os dois pilotos. Não foi o que vi na Espanha e em Nuburgring, e outras que não me lembro. Isso também são fatos. Ah, tem o episódio Cingapura. Aquilo foram apenas fatos. Sim foram fatos –manipulados–. Mas não deixam de ser fatos.

          • VM responde: A única destas que eu achei que poderia ser algo de carta marcada foi na Alemanha. E até porque Barrichello disse que, se sentisse que há privilégio ao Button, cairia fora, creio que não haja sacanagem. E como vc pode dizer algo sobre manipulação em Cingapura se nem viu o que aconteceu no pit? Não é por aí.

  • Voltou ao normal, Rubinho chorando no jornal. Após cada corrida, uma desculpa desferida. Se ele ganha, logo se assanha. Se todos tiram sarro, a culpa é do carro…

  • Gente, ser campeão são circunstâncias, mas ter o reconhecimento de suas qualidades é competência.Se um piloto da qualidade técnica do Rubens Barrichello, fosse de nacionalidade européia, no minimo teria sido tricampeão.A se confirmar, o Rubinho estará em 2.010 de Willians e a BrawmGP sem êle, o que evidenciará as qualidades dêle.O Brawn já está matutando em como irá se virar sem êle, por outro lado o Michael da Wllians, já está tendo melhores sonhos para a próxima temporada com êle..Rubens Barrichelo, excelente piloto, técnico, rápido o suficiente e principalmente um dos melhores, senão o melhor, acertador de carros para a pista..

    • É realmente um paradoxo o “melhor acertador” ser o cara que tem mais problemas mecânicos. Não sei de onde veio essa fama do Rubinho, mas o fato é que quando ocorre alguma modificação no carro, ele demora bastante pra se adaptar.

  • Fatos sim …. São fatos agora se o jogo virar TODO MUNDO vai esquecer tudinho que falou e os FATOS de AGORA não valerão mais de NA DA … kakakaka, mas é assim mesmo.

  • Ivan,
    O Victor assim como o Flávio Gomes assistem muito o Casseta e Planeta, e acreditam de fato que o Barrichello é um péssimo piloto, que tinha o mesmo carro que o Shumi, etc. O Flávio até deu uma forra e foi menos ácido no último TVIG…Não digo que isto é certo ou errado.São somente fatos.

  • Sera que no GP de 2010 teremos a mesma cena piloto saindo
    e levando mecanico e mangueira juntos.Parece tradição no GP
    de Cingapura, lembra ano passado Felipe Massa levou um e este ano cena se repete .

  • Ótima análise. Se o barrichello perder mesmo, ele tem q culpar os 4 problemas (se não tiver mais) que teve com esse sistema. E desculpe, mas depois do segundo problema, ele passa a ter culpa tb pq ou ele deveria aprender perfeitamente como funciona pra não repetir ou ele tinha q pedir pra mudar. Pq o Button não tem esse tipo de problema? Então ele é culpado tb.

  • Ninguém ganha ou perde um campeonato por um só motivo, evidentemente, mas também é verdade que os motivos entram na conta. Não entendi o tom de ironia, até parece que a culpa dos problemas mecânicos é dele…

    Não, não parece que vá ganhar o campeonato, mas sim, está fazendo uma ótima segunda metade do campeonato. Pode até ganhar, mesmo não sendo provável. Ver as coisas sem prevenção evita escrever besteira.

    É normal torcer por um piloto brasileiro do qual se conhece a carreira. O que não é normal é esse tipo de discurso desqualificador. Não há nada de mal em torcer pelo Rubinho. O esquisito é torcer contra.

    • Vai ser azarado assim lá no quipropró do norte…

      Mais de dez anos ganhando uma baba de grana, em dolar e euro, por ano e ainda “brincando” de autorama de verdade e ainda no meio de um monte de gatas de primeirissima qualidade e dirigindo Ferraris…

      Morando em Monaco, Italia, San Marino.. Uns lugarzinhos ruim a bessa..

      Ô azar danado..

      Eu é que sou sortudo…

      Não tenho que pensar em pit-stop, anti-stall, consumo de combustível, tipo de pneu, kers, milésimos de segundo, aerodinâmica, aderência e uns malas me chamando de azarado…

      :-)

  • Victor. A perda de Barrichello não foi de 5 segundos, acredito eu, porque, independente do erro, sua parada, por ser feita antes da de Button, teria duração de 1 segundo a mais.

    Eu calculo uma perda de 4 segundos. Até porque, ele tinha essa vantagem para o Kovalainen antes da parada e se perdesse 5 segundos nos pits a mais do que o finlandês, consequentemente perderia também a posição, o que não ocorreu.

    O que me intriga são esses “problemas” que Rubens diz serem do carro.

    Até onde eu saiba, se um carro morre na largada, ou no pit, é porque o piloto fez algo errado que levou o carro a morrer, certo?

    Se o anti-stall foi acionado em 3 largadas – e curiosamente só nos momentos de largada, que é quando existe a maior possibilidade de um piloto deixar o carro morrer – e se a função dele é justamente evitar que o carro morra após algum procedimento indevido, não quer dizer então que ele foi acionado porque o próprio Rubens talvez tenha tirado o dedo cedo demais da embreagem, ou sei lá o que, e assim o sistema tenha reconhecido que o carro iria morrer e acionado o anti-stall?

    Por que, então, se o anti-stall apresenta tantos problemas, nunca aconteceu algo do tipo no meio de uma prova? Poderia haver uma interrupção na transmissão no meio da prova e o anti-stall ser acionado indevidamente, no meio de uma reta, a 250 km/h. Mas não: ele só “apresenta problemas” justamente nos momentos em que o piloto tem a maior chance de deixar o carro morrer. Coincidência, não?

    Hoje Rubens alegou que “não conseguiu mudar para o ponto morto” e o anti-stall não funcionou. Não acionamento do neutro é problema de câmbio, e, se fosse problema no câmbio, ele teria sentido isso em outros momentos da prova, certo?

    Será que não foi simplesmente ele que errou ao tentar selecionar o ponto morto, encaixando assim uma marcha qualquer e, assim que o carro parou, houve o apagão do motor (aí sim, poderíamos dizer que o tal anti-stall não funcionou)?

    Suspeito disso pelas razões apresentadas acima e também porque sei que Barrichello não é dos mais delicados ao apertar os botões de seu carro e ao carcar os pés nos pedais.

  • Victor, o Rubens é médio na F1 (o que já é ótimo no mundo normal). Mas pra ganhar este ano vai ser difiícl. Nada impossivel. Vimos o Kimi ganhar quase da mesma forma.
    Não vou entrar nesta entre vocês e outros meios de comunicação. Só deixo a opinião que vocês falam mais da transmissão do que do transmitido.
    Se o objetivo é ser um meio de comunicação sobre F1 não tem que ficar falando de outro meio.
    Se fosse futebol o que vale é o jogo e não o narrador da rádio.
    Considero seu trabalho muito bom. O do FG também, mas ele tem uma linha sempre de jogar pedras, de falar que não vai dar certo e outras coisas mais.
    Mas no caso dele tem uma história toda. Quem rompe um modelo fica com as marcas. Você é a geração que veio depois do rompimento. Assim crie caminhos próprios. Veja a corrida sem audio. Ou melhor e mais profissional solicite ao FG a transmissão direta da FIA, com as escolhas de cameras e tal (estou falando de uma coisa que eu acho que deve existir em, mas se não existe desculpe. É só uma idéia).
    Espero sempre poder contar com o trabalh de vocês. Mas “de vocês”. Na situação que está se algum dia o narrador morrer você vão ficar sem assunto? Bem pra mim assunto é automobilismo.
    Abraços

  • Eu percebi que tinha acontecido porque estava vendo os tempos. Ele parou na mesma volta que o Kovalainen e o Nakajima. Ele perdeu 27s, e os outros dois, 23s.

  • Nessas horas ninguem lembra que equipamento dar problema sempre aconteceu e vai acontecer..

    Ninguem lembra do Mansell que perdeu titulo com pneu furado na ultima corrida..

    Dos motores mercedes fumegantes do Hakkinen em 2000 e do Kimi em 2005…

    Da quebra do motor do Schumacher em Suzuka.. jogando o campeonato pela janela…

  • Sobre o fato de a Globo não mostrar o problema de Rubens no 2o. pitstop, a BBC UK também não pegou. Acho que quem comeu bola foi a geradora das imagens, que se eu não me engano é a F1 Management (??), não sei.

    De qualquer forma, o ritmo do Rubens não foi bom. Em alguns momentos antes do 1o. pit stop o ritmo de corrida dele era até parecido com o do Button, apesar do Rubens ter largado bem mais leve.

    Enfim, Rubens perdeu uma grande chance de descontar um pontinho, e acabou vendo a vantagem do Button aumentar.

    Abraços…

  • É como disse um consciente aí mais embaixo: se não fossem os problemas o pé-de-chinelo seria o multimegacampeão. Só ele é prejudicado por problemas, mais ninguém os tem. É brincadeira?!?

    Barrichello é um piloto médio, como muitos e muitos que passaram na F1, falta algo a ele pra ser campeão e não adianta o burrão bueno emprenhar os incautos pelo ouvido que isso não muda resultado na pista.

  • Victor, eu andei comentando com algumas pessoas, queria saber a sua opinião também: você não acha que o número de voltas do Gp de Cingapura deveria ser diminuido? Nas ultimas voltas, boa parte do Grid estava virando acima de 1:50, a Toro Rosso recolheu os carros (me pareceu que por medo de um acidente). A pista exige muito dos freios, no fim estava todo mundo no osso, poderia ter acontecido um acidente.

    Sidinei Gadelha

    • VM responde: Eu sinceramente gosto dessas corridas mais longas, Sidinei. Aí é mais questão de saber poupar o equipamento, de estratégia, mesmo.

  • Tenho notado algumas coisas no twitter e aqui e não vou me furtar de comentar, espero que o dono do blog não faça como o seu chefinho petista e fique dizendo “vá tomar no cu”. Primeiro, ficam criticando a imprensa brasileira, mas esquecem das palhaçadas das imprensas espanholas e inglesas, principalmente a primeira, se bem que para o Flavio Gomes, o Alonso assim como o Lula não sabe de nada. Quanto a mangueira, também, poderíamos falar na biela, né? Mas para o pessoalzinho medíocre do grande prêmio o título foi perdido na Malásia, esquecem que Lewis, também, errou e a Mclaren não teve problemas de organização ou confiabilidade como a Ferrari. Adoram falar que ass transmissões da Globo e a Folha de São Paulo são parciais, esquecem que o IG, também é parcial, assim como seu chefinho, tudo parcial defendendo o Lula, e falo disso, pois os ataques que tenho visto de sua parte e do FG a folha são no âmbito político e são nojentos.

    • Vai, Lauto, tocou na ferida do rapaz e ele não gostou. Oras, Victor, deixa de responder atacando as pessoas, estamos aqui para discutir o assunto do seu blog, estamos dando moral para você de graça, e você deveria agradecer, isso sim. Você é da escolinha do FG e está encontrando dificuldades para lidar com isso. O seu chefinho é mal visto por muita, mas muita gente mesmo no Brasil, porque como se diz, escolheu o caminho dele, mandando os outros a merda, vai tomar no…, já me mandou plantar batatas, e por aí vai. Você sabe disso, seu chefinho revoltado contra tudo e contra todos, alérgico a **brasileiros idiotas patriotas** como ele diz. Então somos contra ele. Ele é um porre e sua carreira está fadada ao GP cheio de estagiários. Pois gente de respeito está em outros lugares e você sabe quem são. Posso citar?

      • VM responde: Moral de graça? Escolinha do FG? Menos, cara, menos. Vc veio com ironia. Respondi normalmente. Respeito quem me respeita. E é bom parar por aqui. Abraço e até mais.

  • O Barrichello é o melhor piloto de todos os tempos. Toda corrida que ele perde é por ter havido algum problema. Se não fossem esses problemas, teria ganho todas as corridas que participou.

    • O Barrichelo é o pior piloto de todos os tempos. Toda corrida que ele perde é por ter havido uma barbeiragem. Se não fossem esta barbeiragens, teria ganho todas as corridas que participou.

  • Victor

    alguns internautas precisam se atualizar melhor, essa de querer arrumar situações insinuando que Barrichelo está sendo prejudicado deliberadamente pela equipe é demais, para quem não sabe o freio do carro dele é diferente de Button por estilo de pilotagem e opção do proprio, alias é muito engraçado essa de brasileiro não desiste nunca, quem acompanha F1 sabe que o carro faz toda a diferença e não adianta não “desistir” sendo assim por ele não foi campeão de Jordan? como piloto ele é muito bom, mas nada de genial, está em sua 17° temporada e não existe essa de injustiçado, sua trajetória é reflexo de suas escolhas,

  • A pista de Cingapura para mim é uma das piores do circuito. Ponto. De armaçãozinha em armaçãozinha o Button enche o papo inglês dele. Ponto. Em vez de devolver o troféu do ano passado, o Alonso ainda teve a cara-de-pau de dedicar ao Briattore o deste ano. Ponto final.

  • vitor, nada na vida de piloto do Rubens tem sido fácil, e este ano , curiosamente quando ele obtinha resultados inferiores aos de Buton, todo mundo culpava a incompetencia dele, sem saber que os freios que seu carro usava eram inferiores aos do companheiro e prejudicavam o bom desempenho das frenagens. no caso do anti stall, este foi só um dos vários que atrapalharam ele, como vc bem sabe, além da caixa de marchas com defeito que custou a ser identificado, etc… o que gosto no Rubens , é que além de grande piloto, ele não entrega os pontos. este é o típico brasileiro. eu ainda tenho muita fé nesse cara. se ele encerrar a carreira sem ter sido campeão, será , a meu ver , uma das grandes injustiças deste esporte. Grande Abraço.