Ah, o Rio

A

SÃO PAULO | E foi o Rio.

E confesso que gostei. E não é preciso repetir todo um discurso que já tá mais do que maçante, aquele de que não é torcer contra, mas que, ao que o histórico de nossos gloriosos dirigentes e aspones aponta, os eventos são meros panos de fundo de desvio financeiro. É legal quando literalmente a gente se torna o centro do mundo. Justamente pelo que Lula falou após o anúncio da sede, algo na linha de que não nos sentimos colônias e que chegamos ao topo.

Copa e Olimpíada. Os dois maiores acontecimentos esportivos no espaço de três anos. Goste-se ou não de Lula, é uma vitória pessoal e história de um político muito mal visto por parte da população por sua origem humilde, que não aceita sua ascensão à presidência por um preconceito do qual todos têm ciência. A simbologia de ter ganhado de Barack Obama é a confirmação de sua influência no cenário mundial, principalmente por ter mantido o país relativamente no eixo diante da crise mundial. Tivesse o Brasil sofrido consequências devastadoras, o resultado de hoje teria sido diferente.

Não que uma eventual derrota teria resultado diferente, mas o 2 de outubro é a eutanásia do grandioso autódromo de Jacarepaguá, relegado pela própria CBA, na gestão anterior, de Paulo Scaglione, e assim mantido pela atual (?), a de Cleyton Pinteiro. Aliás, Pinteiro e seus asseclas andam meio perdidos, e por isso seus vices na entidade não andam muito contentes. E quase todos estão bem descontentes com outras pessoas que acharam que ganharam poder. Todos coniventes, enfim, com o fim de uma história de três décadas daquele que para muitos era a grande praça do automobilismo nacional. Canalhas.

O resto do dia vai em no ritmo de feriado. Depois, é trabalho. Principalmente nosso. Para fiscalizar aqueles que há tempos acham atalhos rumo às caixas fortes da vida.

Sobre o Autor

43 Comentários

  • Péssimo esse post. Devemos nos concentrar no que realmente importa, automobilismo. Quem dera se o Lula fosse um santo/herói brasileiro que resolveria os problemas do nosso país. Ele é como todos os outros políticos brasileiros, faz um nepotismo com os seus filhos, mesmo que seja pedindo agrados a empresas de seus pupilos. Tem um jogo de favores escandaloso com distribuição de cargos em empresas estatais.
    Então santificar o Lula e falar que ele ganhou do Barack é ridículo. O Rio está a anos tentando sediar as olimpíadas, desde 2000. Conseguiu o Pan e tentou, mesmo capenga e cheio de buracos e superfaturamento nos orçamentos das construções, aprender alguma coisa para que pudesse ter chances de sediar uma olimpíada. E conseguiu. Está de parabéns.
    O pior foi ver o bando de desocupados na orla de Copacabana em plena sexta feira pulando na praia para comemorar. Trabalhar que é bom, nada. Nada a fim de contribuir para o crescimento do país. Só viver pegando parte da aposentadoria dos avôs. Essa mentalidade deveria mudar para o bem de nosso país.

  • É, alguns comentários postados pelos visitantes dão mostra exata da ignorancia da classe mérdia alienada que ainda insiste em jogar m*rda em tudo de bom que foi feito pelo barbudo, impressionante como ele incomoda

    Aliás, um adendo; o Victor não fez propganda alguma, falou o que pensa e foi criticado, e os imbecis, blogueiros e jornalistas famosos até, que chamando pra si o manto da imparcialidade, usam seus blogs e colunas pra descerem o pau no governo e fazem campnha pro candidato vampiro sem a menor parcimonia, a esses voces não dão uma palavrinha sequer, não é ? A isso se da o nome de cinismo e covardia, temperada com uma pitada de conveniencia e ma intenção

  • O ‘preconceito’ é referente à alguém que vive cercado de picaretas e que orgulhava-se de nunca ter estudado. Foram as ações, palavras e companhias os problemas, não a origem.

  • A Zelite nao abomina o LLula por causa da origem humilde dele. Nunca nesse pais se roubou tanto. Ja se esqueceram do que todas as prefeituras, governos e agora presidencia do PT? Quando pensavamos que o que havia por ai era esquema chegam esses caras e WOW, holy shit. Maior esquema de arrecadacao de todos os tempos. He nisso que a Zelite bate.

    Novamente…qualquer um com 3 minhocas no cerebro sabe o que sao politicos nesse pais……mas esse ai, o federal, bateu todos os recordes. ….

  • Olha só, só agora q mandei a msg anterior q apareceu q a primeira ainda estava aguardando moderação, nesse caso desculpe a última msg, desconsidere-a, me precipitei. É q como deve ter percebido, tô tão revoltado com essa galera q atribui tudo o q acontece de bom ao Lula q às vezes me descontrolo. Pode apagar todas se quiser, a anterior realmente eu errei, mas na primeira q comento sobre sua parcialidade é isso mesmo q acho. abs

  • Pra defender o Lulinha desse jeito só pode estar na folha de pagamento do PT.
    Não foi o Lula quem inventou o avião também não???
    E não foi o Lula que inventou a internet também não???

    Esses petistas são mesmo uma piada…

  • Você está (como sempre) feio pra cacete no video…..assim acaba com a audiência. Mas melhor você do que o careca do FG. Brincadeira
    Vídeo ficou bom….já vale um lugar na Globo (lá deve pagar bem).

  • “Para presidente, falar em corrupção na organização dos Jogos Olímpicos de 2016 rebaixa o Brasil” – iG Esporte, 04/10.

    Ora, neste país onde tudo – tudo mesmo – que se refere a dinheiro público é desviado ou superfaturado, independente de governo ou partido, como acreditar que quase 30 bilhões de reais serão bem aplicados? Ainda mais em um conjunto de obras que, tal como aconteceu com o Pan, serão até fiscalizadas mas jamais paralizadas, afinal, quem vai embargar as obras olimpicas com irregularidades?

    Não duvido que os jogos serão o máximo, mas vai ser mesmo a festa de Babete com o dinheiro público. Nem falo do uso político-eleitoral que tanto governo quanto oposição farão destas obras de copa/ olimpiadas porque já faz parte do pacote, infelizmente.

    É torcer pra não ser uma nova Atenas.

  • Boas, Victor.
    Diante da notícia de que o Rio (ou ainda, o Brasil) vai sediar as Olimpíadas, vejo a preocupação de bastante gente sobre as obras e sobre o super-faturamento (ainda não aprendi direito se leva hífem).
    Mas acho que as obras, bem ou mal, ficarão prontas.
    O que questiono e não vejo muita gente questionando é: será que teremos equipes competitivas?
    Terão os atletas o investimento que as obras vão ter?
    Projetos para as construções existem. E os projetos para a formação de atletas?
    Abraços

  • Victor, eu enviei um comentário sobre os Mega Eventos de 2014 e 2016, ele foi publicado, e depois desapareceu.
    Qual seria o motivo?
    Seria porque eu considero que o Brasil entrou na Era do Pão e Circo?
    Que o Pão é a Fortuna de R$ 95,00 mensais, uma forma de compra de votos, já que as pessoas tem medo de perder o beneficio?
    E o Circo serão esses Mega Eventos que distrairão as massas?
    E que os palhaços do Circo serão os contribuintes que pagarão a conta com seus impostos?
    Com todo respeito, não estou aqui para brincar de polêmico, mas publicar, e depois apagar é meio estranho, ou não?

  • Ahhh campanha pró-Lula??? Q decepção com esse blog, na boa. N precisa falar mal, dizer q é um semi-analfabeto q mesmo depois de ter subido na vida jamais pensou em fazer uma faculdade ao menos pra aprender a falar. Tb nem precisava dizer q o bolsa-esmola, uma prática assistencialista q compra votos a preço de banana n melhora a distribuição de renda, só aumenta a preguiça de mta gente q se limita a ter o q comer e q jamais pensará em votar noutro partido enquanto tiver a esmola do governo do pt. Tb n precisa dizer q pra classe baixa q vê um semi-analfabeto ser presidente da república e distribuir favores aos pobres o pensamento q resta é: Estudar pra q? Mas se quiser, tudo bem, basta ser negro e conseguir uma bolsa. Só acho q vc deveria ser imparcial, mesmo pq se temos estabilidade hj é pq temos uma moeda forte e já esperávamos alguma colheita de uma semeadura bem anterior ao Lula. Pra ser marketeiro e garoto propaganda, de fato, ninguém faz melhor q ele. Agora, pra assumir erros de seu partido, de seu governo e da corrupção dos seus, ninguém sabe e ninguém viu. Pra mim vc perdeu a credibilidade e a impacialidade de um bom jornalista.

  • A alegria de Lula, seus ministors e governador e prefeito é pela vitória do Brasil sim, mas sobretudo porque se imaginam no poder em em 2014/2015/2016 e estão com os dedos estalando para por as mãos na dinheirama desviada das obras superfaturadas.

    Exemplo? Os jogos Panamericanos tiveram o orçamento estourados em MAIS DE 500%, E é isso que vai se repetir: As obras vão em banho maria e aí faltando pouco mais de um ano, vão abris as torneiras do dinheiro público porque, “ocorrema imprevistos”, “mudanças de projeto” e por fim vão ver que “se as obras continuarem nessa velocidade não vai ficar pronto a tempo”.

    Escrevam e verão.

    E Victor Martins, o que o Rafael disse está corretíssimo. Só não ver quem não quer, é ufanista, bobo ou desmiolado.

  • Jornalismo de quinta categoria, do tipo que se julga dono da verdade… igual nosso amado presidente, que está acima de tudo e todos, inclusive da lei…
    Você vive no Rio? Se sim, me ajude a achar o legado do Pan que estou procurando até hoje, por favor.

  • Victor, diante da tenebrosa expectativa de desvio da verba publica (no Brasil se desvia até a verba da merenda das creches! quem dirá desses 30 bilhões!), é dificil ficar feliz com os Mega Eventos que virão em 2014 e 2016.
    Infelizmente o Brasil entrou na fase do PÃO e CIRCO.
    O pão é o Bolsa Familia, que jamais vai alavancar a vida de ninguem, só é uma forma de comprar o voto do povo que tem medo de perder a “FORTUNA” de R$ 95,00.
    E o Circo serão a Copa e os Jogos Olimpicos, que além de enriquecer os não poucos corruptos do nosso país (independente de partido), vai servir para distrair o povão.
    E os palhaços do Circus Brasilis, serão os contribuintes.
    Bra-sil-sil-sil…

  • Olimpíadas no Rio foi uma escolha ruim, cidades como Madrid e Chicago teriam condições de dar um espetáculo muito maior, e possuem estrutura muito melhor para tal evento. Mas os ufanistas acham que tudo tem que ser pro brasileiro ganhar, e ainda em solo brasileiro. O que querem mais? Que até os competidores sejam todos nacionais?

  • Lula chorou primeiro. Nós vamos chorar depois. Vai ser uma festa para os corruptos, e não se enganem até lá nada vai mudar. Lembrem do caso recente com o Sarney e sua quadrilha. A corrupção e os desmandos não vão desaparecer em tão poco tempo. Ficará o saldo de poucas medalhas e muitas dividas para nós, o povão.

  • Acabou de perder um leitor…
    Resumir que as criticas a tal governante é puro preconceito é ridiculo sem base de argumento. Não passa de ideologismo

  • Acho impressionante o quão pusilânime é esse senhor que ocupa a cadeira de presidente da CBA. Vai ser um fantoche bem manipulado lá na casa do baralho. Até esses dias eu tava relendo uma entrevista dele na RACING, quando estava a assumir a presidência do pretérito e rotundo ex-presidente. É incrível o tanto que não fala nada com nada, embromation TOTAL, três páginas de falta de coerência , de coesão, enfim…..mais uma vaca de presépio que está a ocupar a cadeira do mandatário (em tese) supremo do automobilismo no Brasil.

    Um boneco dessa estirpe, foi marionete perfeita para cobras criadíssimas como as que mandam e desmandam no RJ (Cabral, Paes, e a hiena mais venenosa de todas, que atende pela graça de Nu$$man), somada a uma FAERJ que só existe no papel, só poderia dar no que deu. Ingênuos daqueles que acham que um autódromo novo será reconstruido em Deodoro. Só não esqueçam de chamar o Hermann Tilke e marcarem corridas noturnas lá praqueles lados de Bento Ribeiro…..

    Jacarepaguá infelizmente já era. Lembranças agora, só no youtube, nas fotos da galera que lá ia, e o funeral do autódromo, agora marcado.

    Queria ir lá e talhar um pedaço do asfalto da reta dos boxes, pegar um retalho daquela cobertura dos boxes…….

    É uma pena a falta que faz um presidente com P maiúsculo, que sabe a hora certa de dar soco na mesa, e que não mande nossos autódromos à PQP.

    Isso com uma categoria de monopostos a nascer no Brasil…

    Felipe, em tempo: Não se misture com gente que não presta, tenta fazer tuas categorias, com a FIAT, independente da CBA.

    Como diria um amigo meu: Já Elvis!

  • rafael, tu é muito, mas muito mal informado e tosco, isso pra não dizer preconceituoso e ignorante

    Vai se informar sobre os porques da Nação ter quebrado 3x entre 1999 e 2002, tenta saber tambem o que que a mega quadrilha de ladrões do psdb fez com os 210 bi gerados pela “privataria” que dilapidou o Patrimonio Publico nacional

    E se tu for de São Paulo, se informe sobre os 1150 contratos e aditamentos cujos numeros foram rejeitados pelo Tribunal de Contas do Estado entre 2000 e 2007, com superfaturamentos e desvios estimados em mais de 15 bi, sendo 3 bi na CDHU, 3 bi no “roubo” anel (alias o Ministério publico proibiu mais repasses de verba as obras de um dos trechos, não passou em rede nenhuma a noticia) 590 milhoes no metro e 1 bi na calha do rio tiete

    Só aí nesses contratos irregulares apontados pelo Tribunal, já da metade da grana das Olimpiadas, isso é obra da quadrilha tucana da qual voce, so pelo seu papinho, deve ser mais um alienado eleitor

    Quem tem uma classe mérdia dessas não precisa de inimigos

    • Caro R/T, que nem nome tem coragem de colocar. Tucanada é boa. Não defendo partido político não, o infame, sou contra o FHC tanto quanto contra o porco do Lula. Você sim é mais uma ofendida do PT, que não aguenta ouvir as verdades a respeito do partido. O Pan foi só roubalheira rapaz, o mensalão mais um monte de roubalheiras, olha agora o que aconteceu com o Sarney e o Lula defendendo o impossível de defender. Classe “mérdia”é você quem faz parte. Isso foi aniquilado no Brasil, desde os governos anteriores e agora com o Lula acabou de vez. Ou é pobre, ou nada em dinheiro. Aliás, quem já era rico se acabou de ganhar $$ com o barbudo.
      Quando você quiser discutir sobre os problemas do Brasil me avise, enquanto quiser ficar ofendido por causa do Lula ou PT, melhor ficar quieto no seu canto. Aliás, nao sou de São Paulo não. Brasil é mais que Rio e SP seu mané, prepotente.

  • Pegou a doença do patrão é? Lula é mal visto por todos os escândalos dos quais ele naturalmeente que votou nte não sabia. É mal visto por muita gente que votou nele. Gente mais humilde que ele. Aliás, alguém ainda se lembra da origem humilde dele? Se um dia já foi humilde, hoje não mais, especialmente pela graninha que vai levar da França com a compra dos caças. Que ele decidiu comprar como Imperador que é, sem ouvir mais ninguém. De qualquer forma, provavelmente este bando de canalhas estará longe do poder nos dois eventos esportivos (copa e olimpíadas). Mas ele sempre vai dizer que ele ganhou as olimpíadas. Ah, ele também achou o pré-sal (como se a Petrobrás tivesse começado a trabalhar nisso em 2002). Ai ai…

  • O Pan foi inicialmente orçado em 300 milhões e gosto final foi de 4 bilhões !!!

    Nenhuma obra de melhoria real da infra-estrutura da cidade foi feita só maquiagem e um monte elefantes brancos.

    Aliais acho um absurdo que as melhorias na só possam ser feitas mediante um evento de magnitude, e a população que aqui vive e trabalha ?

    Todos usam o exemplo de Barcelona, mas estamos falando de outro país com outra realidade e principalmente outro tipo de visão e cultura, que soube aproveitar.

    Mas se esquecem de outros países como Grécia, Sydney e outros que passados os jogos o legado olímpico não foi essa maravilha toda.

    Espero que o Rio seja como Barcelona que aproveitou a chance, mas tenho minhas dúvidas pela experiência pregressa do PAN, além da a nossa digníssima classe política, que nessa hora devem estar todos, dando “duplos twists carpados” vislumbrando a grana envolvida e contando com a inesgotável paciência da “Viúva” com os estouros de orçamento para assim fazerem o seu pé-de-meia.

    A população tambem é um ponto que me deixa reticente pois anda muito mal educada sem o mínimo de civilidade fazendo o que bem entende sem ligar para os outros e como diria o Gerson querendo levar vantagem em tudo.

    Retificar e corrigir estes pontos vai ser uma tarefa digna de Hércules, espero que sejamos capazes de faze-la.

  • Só sei de uma coisa Victor, a luta não terminou agora, Jacarepaguá cairá em pé lutando para que sua herança renasça em outro lugar, cabe agora aos que realmente se importam com o automobilismo brasileiro lutar pelo novo autódromo, e que enquanto ele não for construído, Jacarepaguá continue funcionando.
    Ainda há tempo para resolver isso, são seis, anos, considerando que tudo no Brasil é feito às pressas e na última hora, creio que em 2010 ainda tenhamos corridas em Jacarepaguá e lá pra 2011 é que a nova pista esteja pronta.
    Posso estar sendo otimista demais, mas é fazerem isso ou desmascarar toda essa gente que diz que manda no automobilismo nacional e não faz nada por ele.
    Aguardemos.

  • Sempre me posicionei contrariamente a o Brasil receber e organizar eventos desse porte justamente em função da necessidade de se investir verbas vultosas para atender as demandas sociais básicas da população.
    Não obstante, é possívil sim que o Rio se transforme e nesse caso, sem dúvida, o prestígio internacional do Presidente foi decisivo para a vitório da cidade que continua linda.
    Se Lula é o cara, Dilma será a coroa à frente do País em 2014 e 2016.

  • Com o aperitivo do Pan, dá pra imaginar o que vai sumir de grana. Para nós, dinheiro público está destinado a ser de ninguém e o que vale é a festa. Mas eu fico do lado dos que fazem o discurso maçante. Quanto ao autódromo, não passa de mero detalhe num imenso mar de lamas.

  • O exemplo do Pan ainda está muito vivo e presente.
    Esse dinheiro ajudaria muito o Rio em outros aspectos. Agora só me resta torcer para que as Olimpíadas ajudem a cidade e tragam oportunidades, prosperidade e melhorias para os moradores e visitantes, como aconteceu em Barcelona.
    Duas sessões de roubo, ou três se incluirmos a Copa, vai ser demais e imperdoável. Aí é rezar para o Brasil não ganhar mais nada.

  • Legal as olímpiadas. Enquanto isso tem gente no Rio e em São Paulo que não tem sequer luz elétrica e saneamento básico. Sem contar os hospitais sem médicos, (in)segurança pública e uma gigantesca parcela da população que é analfabeta. Sério mesmo, foi lastimável a vitória do Rio. Isso só demonstra a falta de serieade do governo, que prefere gastar dinheiro suado do brasileiro com festas e outras amenidades que não tem a menor importância.

  • Não sou petista como você e seu chefe. Mas gosto do trabalho do Lula. Jacarépagua vai ficar linda em fotos de museu. Que venha um belo autódromo novo para que o Rio possa receber F1, Indy e outras mais.

  • Fala Martins !

    Eu tambem gostei justamente por esse lado, lembra que em 1997 tentaram o “Rio 2004″ e nada, depois, não lembro mas acho que em 2001 tentaram tambem e nada, era uma Nação falida, quebrada e sem prestigio internacional, obra de fhc e sua quadrilha tucanalha, reconheça se isso

    Hoje, queira ou não, é uma Nação respeitada, mais influente, e que se firma internacionalmente em assuntos nos quais nunca era ouvida

    Parabens ao Presidente !

    Valeu

  • Olha, dizer que o preconceito contra Lula é por ele ser humildade é chamar muito gente de idiota, nao acha? O fato do Brasil não ter quebrado não se deve ao Lula não. Quantos países emergentes, como o Brasil, quebraram? Quantos em situação pior que a nossa foram extermidados pela crise? Acho que só você acredita que foi o Lula. E nem seria ele, e sim a excelente equipe econômica que o cerca. O cara só sabe falar de Corinthians rapaz. E como o Arnold falou, com 30 bilhões, que seram delapidados por estes políticos sem-vergonha, dava para fazer muita coisa. O país está extremamente violento e com problemas graves na saúde pública, para citar dois dos problemas. Aí pagar para os bandidos não descerem o morro e matar atletas, é mais um ato ridículo. Saiba o que acontece no país antes de sair falando besteira rapaz. Parece aqueles adolescentes abobados que vão no que os outros falam. E olha que você é da mídia, deveria saber que o que aparece na TV é bem menor do que a realidade.

  • Porém, prezado Victor, o agora falecido Autódromo de Jacarepagua, que começou a ser mutilado no Pan, já estava com os seus dias contados. Localização privilegiada, em terreno plano, com ótimo acesso… O automobilismo nacional não tá com essa bola toda. Muito pelo contrário . Agora, independente de quem fosse a administração da CBA, o governo estadual e o governo federal iam passar tratator de qualquer jeito na pista. A CBA não apita nada ! E não recebe 1 centavo do governo, ela sobrevive das carteirinhas e da organização das provas. E viva o RIO !

  • Sai urubusada ! Parabéns pro RIO ! Parabéns pro LULA ! Eu também estou muito feliz com mais estas conquista. Os benefícios de sediar um mega-evento como este, são infinitamente maiores que qualquer argumentação pessimista.

  • Adeus Autodromo Nelson Piquet. Vai deixar saudades!

    Olimpiadas 2016 no Brasil?? Que piada.
    Cuidado para o PCC não matar os atletas internacionais.

  • É tdo muito bonito, mto emocionante…mas a gnt sabe 30 bilhões daria pra resolver mta bucha nesse país….é a velha política do pão e circo!

Por

O dono da bola


É jornalista, palmeirense, dinamarquês por opção e sempre pensou que ia ter de cobrir futebol antes de chegar ao automobilismo, que acompanha desde os 7 anos. E desde que se formou, está na Agência Warm Up e no Grande Prêmio, isso há mais de 13 anos. Neste tempo, foi colunista do iG, escreveu para 'Folha de S.Paulo', 'Lance!' , 'Quatro Rodas' e 'Revista Audi', foi repórter da edição brasileira da 'F1 Racing', cobriu F1, Stock Car, DTM, a Indy e quatro edições das 500 Milhas de Indianápolis, e outras categorias ‘in loco’. Agora também é comentarista dos canais ESPN. Conheceu cidades como Magdeburgo, São Luís, São Bento do Sul e Nova Santa Rita, traduziu um livro da Ferrari e já plantou um monte de árvores. Tem quem fale que seria um grande ator, mas ter ganhado o Troféu ACEESP 2011 como 'Melhor repórter' da imprensa escrita mostrou a escolha menos errada. Adora comida japonesa, música eletrônica e odeia ovo, ervilha e esperar. “Necessariamente nessa ordem", diz.
ASSINE O RSS

Arquivos

Categorias

Tags

Twitter

Publicidade

Facebook

Publicidade