A palavra, o pavio e a palmatória

SÃO PAULO | Felipe Massa é um cara bom de entrevista. O lado negro da força sentou-se à esquerda de quem entra no espaço reservado ao enche-pança-com-carne e esperou o brasileiro falar à beça ali no outro canto. Depois chegou sorrindo, mesmo sabendo que parte do que houvera falado anteriormente seria repetido à exaustão.

Ainda chama atenção a parte ocular afetada pelo acidente do fim de julho. O olho em si já não está tão fechado; lembra muito quem sofre de miastenia, uma doença que acomete os nervos e se caracteriza pela queda das pálpebras. A olheira é profunda. Sentou e colocou o fino celular na mesa. “Você vem sempre aqui?”, brincamos, e aí o papo fluiu por uns tantos 40 minutos, interrompidos pela vegetariana Vanessa Ruiz e seu afã de falar ao vivo em sua rádio.

E num TOC, respondeu a todos rodando o celular. Primeiro falou da tristeza pela ausência em Interlagos e em Abu Dhabi daqui duas semanas. E depois da tristeza que sentiu pelo caso de Cingapura, pelo envolvimento de Nelsinho Piquet e pelo não cancelamento da corrida.

Massa se sente totalmente apto a correr. Mas foi aconselhado a evitar. Um novo acidente pode trazer sequelas. A prudência falou mais alto. “Estou em condições”, falou umas tantas vezes, num tom de lamentação por não poder estar no carro daqui a dois dias.

O ponto alto, no entanto, foi a contudente declaração de que Fernando Alonso sabia da armação que a Renault aprontou em Cingapura no ano passado. “Não tem como ele não saber. Lógico que ele sabia. Certeza absoluta.”

Massa falou isso numa boa. Uma impressão normal, que segue a linha da grande maioria que tem o mínimo conhecimento do caso — embora a FIA aponte, em sua investigação, que Alonso não soubesse. Mas logo no fim da tarde, a Ferrari expôs em sua página uma espécie de retratação. Alegou que Felipe falou de cabeça quente. 

“O que disse é fruto de uma impressão pessoal que não está baseada em qualquer elemento concreto. O Conselho Mundial da FIA estabeleceu que não há nenhuma prova de que Fernando tivesse sido informado do que aconteceria e eu respeito essa decisão. É óbvio que eu tenha ficado desgostoso com o que aconteceu em Cingapura no ano passado. Já manifestei várias vezes minha opinião a respeito do ocorrido; agora é o momento de fecharmos definitivamente essa página e olhar para frente. O que é certo é que aquele episódio não condicionará de forma alguma o relacionamento que terei com Fernando quando formos companheiros de equipe.”

O esclarecimento da Ferrari soa mais incisivo que a própria declaração de Massa. A tentativa de quase desdizer uma opinião que notoriamente era uma impressão pessoal mexeu na ferida que não existia. A Ferrari apareceu com panos quentes agora sujos que já ganham as páginas de todo o mundo. Assumiu a culpa onde não havia culpado.

Deu o braço. E não vai chorar a palmatória.

Comentários

  • Ora bolas, e o Alonsito não sabia mesmo? Todo mundo sabe disso. O Massa falou o que todo mundo sabe, qual a polêmica nisso? Ah sim, o Alonso foi desmascarado, esse safado. O Massa tá certo, tem que se impor para esse canalha na próxima temporada, isso é pro Alonso ver que Felipe tá de olho e não vai aceitar maracutaias. Boa Felipe, já avisou o Malandro. Queria ver os que estão contra aqui ficar calados sendo sacaneados descaradamente como fez o Alonso, ai sim essa galera ia dar chilique mais que o Massa mil vezes.

  • Coitado do Massa. Coitada da Globo. Não se iludam, 2010 será ano de lamentação para os torcedores brasileiros.
    O Alonso não chega para disputar vaga , ele já é o primeiro piloto.

  • Já vi este filme em 2007. Mr Rapper Hamilton x Don Alonso de las Asturias. E neste ano deu Hamilton em quase tudo (a n ser pelo campeonato de Kimi Raikkonen). Na Mclaren, quem manda é Hamilton. O Massa na Ferraria até teve seu momento de chefe em 2008 e início de 2009, mas graças ao Pé de Chinelo (SEMPRE ELE!!!!), agora creio que o Massa tenha perdido tudo que conquistou e perderá seu posto de 1º piloto p/ o Alonso. Agora já estou vendo um outro filme. Veremos um novo Pé de Chinelo na Ferrari.

  • Engraçado, se o cara fala é porque fala muito, se corre muito e mete o carro no outro é porque é desleal, se não fala é boca mole, se não se impõe é um bosta….Brasileiros, o que vcs querem na realidade? Vão morar na Lua porra…

  • Desde a troca de gentilezas entre Alonso e Massa em Nurburgring em 2007 que o Massa está assim com o Alonso e resolve falar de coisas que não tem nada a ver com ele. Nao estou defendendo o Alonso, ele tem uma personalidade muito forte e sempre foi assim, mas o Massa deveria se preocupar com a mangueira que ficou presa no carro dele ao invés de ir falar do outro da outra equipe da outra situação.

    • Legal vc lembrar o episódio da mangueira, pois aquela lambança ele não comenta. E Nurburgring em 2007 , Massa tomou um passadão por fora

  • Boa tarde a todos, acompanho formula 1, há pelos menos duas decadas, e tenho certeza de que já esse filme, nenhuma equipe de ponta paga milhões para um piloto para ver o outro vencer, aliás diga-se Alonso trouxe um investidor de peso para a Ferrari, o destino de Massa na Ferrari é infelizmente ser o segundo piloto.
    A Renault se realmente queria limpar a sujeira toda deveria ter demitido também Alonso, seria um escandalo na F1 e provavelmente abalaria a carreira do Fernando e outras consequencias inclusive para a propria Renault, mas é melhor remediar do que fazer o correto.
    Espero que Massa saia logo de lá, porque ali agora é do Espanhol, mas antes de tudo a Ferrari vai ter de fazer um carro campeão, Alonsito já provou que não consegue desenvolver um carro como o fez Schumacher outrora, é só olhar os campeonatos de 96 e 97 em que pese ser o campeão Schumacher fez um trabalho digno de nota

  • As pessoas tem mania de diminuir o outro, falando que o cara é ruim, não é tão bom quanto o outro piloto.
    O cara fez um belo trabalho em 2008, perdeu o título pode detalhes, o atual campeão quase perde de novo o título deu a maior sorte que eu já vi desde que acompanho F1.
    Para mim o Alonso é mais completo que o Massa, só que o Massa não é esse roda quadrada que estão dizendo. Ano que vem promete muito essa disputa interna, e outra o Alonso não é o Shummy que centraliza as atenções.
    Por ser brasileiro e torcer por ele, acredito que o Massa será campeão!

  • Vou repetir o que escrevi no blog do Gomes

    A tempo escrevo que o Alonso (discipulo do Lula) vai azedar o ambiente na Ferrari. E juntando a incapacidade dos italianos em resolver os problemas na Scuderia … o negócio já começou antes mesmo de começar !!!

    Independente do fato de não concordar que o espanhol é um gde piloto, o fato é que ele chega na Ferrari cheio da grana (patrocínios espanhois) e na F1 o que vale é isso … Então o Massa vai ter que trabalhar em dobro … 1o. vai ter que lidar com o ego e “fama”do espanhol e 2o. vai te que mostrar tudo o que sabe e mais um pouco para se garantir como o 1o. piloto da equipe !!!
    E tenho dito !!!
    JCS

    • Sua opinião demosntra ignorância porque vc não entende de F1. Em nenhum momento de sua brilhante carreira, Alonso foi um piloto desgragador. Só quem tem uma vidinha mediocre como a sua não se importaria em ser rebaixado de posição. Imagine que vc, campeão do mundo é contratado par uma nova equipe e após ajudar com conhecimentos técnicos, descobre que todo o apoio da equipe vai para um piloto novato que é protegido do diretor (Ron Denis), demosntrando total falta de respeito. Qualquer um ficaria indignado (Menos você). Quanto à Ferrari, ela já queria o Alonso desde 2006, mas ele assinou com a McLaren e ela fez a besteira de fazer 2 contratos de longa duração com 2 pilotos medianos.

  • concordo com o Alberto Allatere.
    Massa perdeu uma boa chance de ficar quieto.
    desse jeito, caminha para ser um novo Rubinho – segundo piloto e falador de qualquer coisa que lhe venha à cabeça.

  • Massa, ao longo dos anos evoluiu extremamente como piloto e como pessoa. Esse é um cara do bem. Está na sua cara. Quando Kimi foi contratado, todos acharam que Massa seria engolido por ele. Ledo engano. Depois de algumas infelicidades, Massa se firmou como um piloto extremamente rápido, com baixíssimo índice de erros e que na soma geral, (apesar do título do Kimi) mostrou-se superior a este (Kimi) que considero ser um dos melhores pilotos dos últimos tempos. Vai ser uma batalha duríssima sem dúvida, pois Alonso além de ser um piloto excepcional (e antipático) vai querer toda a atenção da Ferrari para si. Mas Felipe Massa saberá domar a fera e no final vai mostrar que ele é mais. Mais rápido, mais determinado, mais persistente, mais inteligente, mais simpático, MAIS GENTE E, e por fim, MAIS PILOTO.

  • O Massa ja mostrou que eh um otimo piloto, deu pau no Kimi em 2008 e tava dando em 2009.
    Se a Ferrari favorecer o Alonso como fez com o Schummi eh melhor que o Massa saia o quanto antes da Ferrari e va correr em qq equipe ou em outra categoria, se ele não qer virar um
    Rubinho da vida, reclamando da Ferrari e de seu companheiro de equipe.
    Boa Sorte Massa!

  • Alguém duvida que o Alonso sabia de tudo? É como o Victor disse, a grande maioria que entende um pouco sabe que o espanhol estava a par de tudo, então Massa disse a verdade e é o que importa. Ou não????Aliás Allatere, gostaria de houvir parte da entrvista onde o Massa chama Alonso de safado….

  • Não sei porque massa esta falando de Alonso, quero ver se
    é tão bom fala a fazer comentários sobre Alonso, se ele for táo bom na pista quanto o Espanhaol. Pago pra ver esse duélo.
    Espero que Massa prove nas pista, porque ele fala muito.

    • Realmente o Alonso anda muito, mas que as chances de que ele soubesse da maracutaia da Renault também são grandes. Portanto o Massa emitiu a opinião dele (talvez já sabendo que o espanhol vai mandar e desmandar na equipe) e vai para outros ares em 2011.

  • Meus queridos, que isso? Eu acompanho a f1 desde Lauda, Laffite, Emerson, Piquet etc…Antigamente não tinha essa de segundo piloto, não havia essa de “deixa passar”…Era competição pura. Agora alguns “novos”, e inocentes reporteres, querem achar que o garoto “Massa”, esteja errado. Meus amigos, parem com isso! O Piquet deu uma no Mansell e foi campeão e foi embora da Willans. Esses problemas só começaram quando chegou o “Alemão”, e botou todo mundo da Ferrari a favor dele. Então a politica começou a se espalhar, e todo mundo começou essa de 1º piloto e etc. A f1 precisa voltar a ser competitiva, um contra o outro..claro se perceber que não tem chance aí é diferente..vai da cabeça de cada piloto. E outra, procurem ver vídeos antigos, vejam que disputas maravilhosas…abraços aos jovens jornalistas!

  • Tem que ser bocudo mesmo.

    Gostei da atitude do Massa, serve pro Alonso ver que ngm vai facilitar o caminho dele.

    Não acho que este desabafo seja “a la Rubinho”. O Barrica é mto chorão, o Massa só falou o q nenhum outro piloto tem coragem de dizer.

  • é galera….o bicho vai pegar……
    sou fã absoluto do Alonso…. mas o Massa não é fraco msm….
    se quiserem, liguem pro Kimi, o cara que perdeu o campeonato pro Alonso em 2005 por conta da não confiabilidade dos motores mercedes na época. Massa sempre o teve sob controle. Massa é tão rápido quanto Alonso, a diferença é o ímpeto e a constância.
    Estou louco pra ver esse duelo em 2010.

  • Quem conhece F1 há muito tempo sabe bem que esse é o jeito “Ferrari” de administrar a equipe: contrata quem quer, pisa em quem quer, quem não se adaptar que saia. É assim desde (e principalmente por causa de) o tempo do “Comendattore” Enzo. Na Ferrari sempre foi praxe fritar pilotos que não se enquadram – assistam ao antigo filme “grand Prix”, lá se vê como funcionam as coisas em Maranello.
    Para mim, Massa já deveria procurar outro time. Pode não ser um piloto fenomenal, mas é um top e, como tal, encontra lugar no mercado de pilotos. Na Ferrari, a partir de agora, vai ser sacaneado até não aguentar mais.

  • Que Felipe Massa é um excelente piloto, que tem condições de brigar de igual para igual com Alonso, Raikkonen, Hamilton ou quem quer que seja, desde que tenha um equipamento à altura não há dúvidas.
    No seu segundo ano de Ferrari já dispoutou o título, e não ganhou mais por problemas de estratégias da Ferrari que por erros próprios.
    Agora, precisa ter cuidado com o que fala. É claro que fica evidente, para quem está de fora, que Alonso – maior beneficiário da farsa montada em Cingapura 2008 – teria que saber dos planos da equipe. Mas, como todo mundo sabe também, parece ter algo sobrenatural blindando tal piloto na Fórmula 1, que é movida muito mais por interesses financeiros que por qualquer outra coisa.
    Não acho válido comentários ácidos detonando o piloto por isso, ou por qualquer coisa que tenha acontecido no passado. Se ele não teve equilíbrio entre performance e constância – era muito rápido mas ainda cometia erros básicos – no seu início de carreira, é verdade também que, depois que veio para ferrari, mostrou-se um piloto forte, rápido e constantemente rápido.
    Detonar os outros é muito fácil. Basta elencar uma série de características negativas da pessoa, esquecendo-se de suas virtudes. O oposto também pode ser feito.
    Mas, assim como massa teria que ter cuidado com suas palavras ao dizer o que acha, mas não pode provar, alguns aqui também deveriam pesar as palavras antes de sair jogando coisas não muito agradáveis no ventilador.

  • A língua não é de aço; mas faz um estrago danado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O Massa já arrumou um jeito de ser o segundo piloto da Ferrari!!!!!!

    • É… À ele resta apenas torcer para que Alonso cometa os mesmos erros que cometeu na McLaren, onde foi superado por um novato de extraordinário talento, mas inexperiente.
      Agora, se o asturiano der sinais de que ainda é o piloto que ganhou dois títulos mundiais nas costas de ningém menos Michael Shumacher, é bem possível que Massa viva o mesmo inferno vivido por Barrichello.

  • Apenas fazer uma correção ortográfica. Onde está escrito na penúltima frase do meu texto a palavra “alnçada”, quis escrever “lançada”.

  • Gosto do Massa e ele não me parece ser estúpido. Infelizmente, a imprensa brasileira (e outras tantas) adoram criar intrigas nesse mundinho podre que é a da F-1. Mas Massa, ao declarar “isso” e a Ferrari “vir com panos quentes”, mostra apenas que ele fará de tudo para manter seu status dentro da equipe. Ele sabe que será muito difícil se sustentar em igualdade de preferência com Alonso. Então,ele deu um “recado” à Ferrari: “Não sou Barrichello!”. Mas ao fazer isso, se igualou à ele. Pelo menos ele não veio com o papinho de ser o número 1B dentro da equipe. A sorte de Massa está alnçada. E quero demais queimar minha língua e estar enganado, mas não vejo muito futuro para Massa na equipe vermelha daqui prá frente.

  • É aquilo, uma frase não diz o contexto do que ele estava falando, lendo o post abaixo pareceu algo totalmente normal. Mas ai entra na home de tudo que é site a frase, fica dificil mesmo, o cara acaba sendo obrigado a vir se explicar.

    Francamente, acho que a imprensa tá mais preocupada com isso do que o Massa. Ele nunca foi de estender esses boatos, nem quando teve aquela discussão com o Alonso. Então a imprensa fica jogando lenha até o fogo apagar sozinho, mas acho que Massa está no português correto, cagando e andando pro bafafa.

  • Os italianos não tinham nada a ver com o escandalo da Renaut. O problema é dos franceses e ponto.
    Esse tipo de retratatação era completamente desnecessária . Uma atitude podre e artificial, pois não engana ninguém.

  • Hummmm… bem, não sei nem por onde começar, mas vamos lá.
    Quando Massa acidentou-se na Hungria, fiquei torcendo muito para que nada de mais grave ocorresse com ele, afinal eu gosto de automobilismo e quem realmente gosta e vive dentro do automobilismo nunca deseja que um piloto se acidente, se machuque, ou morra. Mas já que o acidente ocorreu, acho que teria sido melhor que a mola solta do carro de Rubinho tivesse atingido a boca do Massa , e não a cabeça, pelo menos assim evitaria dele falar tanta besteira e inconveniências como ele falou nessa fatídiga, e porque não dizer, fatal entrevista para sua carreira .
    Mas, pensando melhor, talvez seja por isto que ele falou tanta merda, o choque na cabeça talvez tenha deixado alguma sequela… ( com trema? sem trema? ).
    Primeiro precisamos lembrar que Massa já tomou um pé na bunda da Sauber, por incompetência. Acredito que hoje Massa seja um piloto bem melhor do que era na época da Sauber, e não vejo nenhum demérito em tomar um pé na bunda e dar a volta por cima, muito pelo contrário, acho isso uma grande lição a todos de que nunca se deve desistir de nossos sonhos, e que se deve lutar por eles.
    Quando Rubinho deixou a Ferrari a mesma precisava colocar um piloto brasileiro em seu lugar, pedido da dona da marca, a poderosa Fiat, afinal o Brasil é um dos maiores mercados mundias da marca e ter um piloto brasileiro andando pela Ferrari é um excelente e infalível marketing para a montadora italiana. Dito e feito, quem era o único piloto brasileiro na época que poderia assumir o volane da Ferrari? Massa. E assim foi feito, amém.
    Mas Massa nunca foi um piloto “top”, é um bom piloto mas esta longe de ser um Schumacher, um Alonso, um Senna, um Prost, e outros poucos realmente “top” que existem ou que existiram, Massa é um piloto do mesmo nível que Rubinho,Buton, Kubica, Rosberg, e tantos outros.
    Dei toda essa volta apenas para que fiquem claro algumas coisas.
    A Ferrari ficou alguns bons anos tentando contratar Alonso, e por fim conseguiu, e ele chega a Maranello como o grande astro, o substituto de Schumacher, o Cara . Chega ganhando tavez 5 ou 10 vezes mais que Massa em termos financeiros, traz com ele alguns patrocinadores interessantes tanto para ele como para a Ferrari, enfim… quem voces acham que vai mandar e desmandar lá dentro? Alonso, é lógico e justo.
    Acho também que Massa deveria contratar uma assessoria de imprensa, se já tem, precisa urgentemente de pessoas mais competentes ao seu lado para que se evite falar tantas coisas inoportunas e fora de hora. Quando Massa se acidentou ele fez “biquinho”porque o Raikonen não ligou pra ele, agora ele fala que Alonso nào fez nenhum contato com ele desde o anúncio do contrato… Oras, se você entra na casa de um amigo, este amigo, que é o seu cicerone, é quem tem que fazer as boas vindas da casa e fazer você se sentir bem na nova casa, e não ao contrario, ou seja, Massa deveria ter tido a educação e o bom senso de ligar para Alonso e lhe dar as boas vindas. Alonso não tinha que ligar pro Massa.
    O outro grave fato nessa entrevista foi ele dizer que Alonso sabia do ocorrido em Cingapura, que foi roubado, que todo mundo é ladrão, que ele ganharia o campeonato,e blá-blá-blá…. Será possível que ele não pensa que quando não se pode com o inimigo, a melhor tática é juntar-se a ele? Alonso mal chegou na Ferrari e Massa já chamou ele de safado e ladrão, resumindo é isso. Como ele acha que será o relacionamento dele com Alonso a partir de agora? se as coisas já estavam difíceis pro Massa com a chegada de Alonso, posso imaginar o quão pior será a partir de agora. Nào somente com Alonso, mas ele se indispôs também com a Ferrari.
    Não acho que Massa será campeão em 2010, como também acho que o futuro de Massa na Ferrari acaba em 2010, são fortes os rumores de que Kubica já tem um contrato assinado com a Ferrari para 2011, o que faz muito sentido, e é por isto que ele fará uma tempoada tampão na Renault em 2010.
    Tenho a enorme impressão que Massa irá viver os dias de pesadelo que Rubinho viveu, não somente por causa de Alonso, mas também porque já esta dando motivo para os humorístas começarem a pegar pesado com ele.

    • Concordo plenamnte. Muito antes da contratação de Alonso pela Ferrari, quando tudo não passava de especulação, eu pensei aqui com meus botões: Massa perdeu a grande e talvez única chance que jamais teve de ser campeão em 2008. Com o rendimento apresentado no início da temporada, ficou claro que em 2009 não seria possível.
      Enquanto Schumcher esteve ao seu lado, ele pouco pode fazer, era segundo piloto. Mas quando o alemão saiu, e ele era o piloto da casa, o favorito ao status de primeiro piloto, se viu andando atrás de Raikkonen e sendo obrigado lhe dar uma vitória e um campeonato.
      E agora, com o Asturiano em Maranello e Felipe tropeçando na língua, algúem acredita mesmo que será diferente? Terá ele outra chance?
      Eu duvido…

    • Ta certinho o Massa, é claro q o Alonso fazia parte da mafia, mas todos só criticaram o Nelsinho (boi de piranha), ele foi um dos protagonistas… mas e ai! quem foi o beneficiado?

      “Tamque c/pouco combustível, primeiro a abastecer, e querem dizar q ele não sabia” esta é boa… he, he, he…

      O massa tem mais é que comessar a berrar mesmo, ou acham q ele vai se prestar a fazer o q o nelsinho faz.

      Lembrem
      Um estreiante pulverisou o bicampeão…
      Já esqueceram?

      Saudações,

    • Me mostre onde, na entrevista Massa disse que todo mundo é ladrão e que chamou o Alonso de safado e ladrão. Qdo um piloto brasileiro reclama com razão e é este o caso, pessoas como vc os chamam de chorão e tal. Não vejo nenhuma menção a qualquer piloto de outro país qdo tbm reclama. (São chorões tbm? ou do lado de lá pode). Não tem nada de fatídica entrevista, falou a verdade e devia falar mesmo. O Alonso sabia de tudo mesmo…..

    • Como é gratificante ler um comentário sereno, realista, educado e pricincipalmente elucidativo. Parabens Alberto Allatere, o seu comentário é dirigido aos que são aficionado ao automobilismo e não se restringi ha um piloto ou uma equipe ou país. Deus te abencoe.

    • – Alô! Sr. Alonso? Gostaria de lhe dar as boas vindas aqui na Ferrari e lhe dizer que estarei sempre ao seu inteiro dispor.
      Se achar necessário posso até dar uma batidinha no muro e afirmar que o Sr. continua não sabendo de nada.

      – Sim, Sr. Alonso!

      – Não, Sr. Alonso!

      – Como queira, Sr. Alonso!

      – Tchau, Sr. Alonso! Se espirrar pelo caminho , saúde Sr. Alonso!

      Há quem goste de ter puxa-sacos. E há quem goste de ser.

      Eu sinceramente não sei qual é a pior espécie.

  • Quando Felipe Massa começou a querer “desesperadamente” mostrar que está bom e começou a treinar em um kart justo na mesma semana que Alonso é anunciado como novo piloto da Ferrari que sinto que a situação de Felipe Massa não é nada tranquila na equipe italiana.

    E agora mais essa… Sei não, mas acho que minhas desconfianças estão começando a ter algum sentido.