Massa: Alonso sabia da farsa

SÃO PAULO | O assunto do caso que, no fim das contas, mexeu com a disputa do título de 2008 — e que para muitos inverteu o campeão da temporada — ainda perturba Felipe Massa. Ao falar da armação em Cingapura no ano passado, passando por Nelsinho Piquet e chegando a Fernando Alonso, o brasileiro revelou tristeza pelo episódio costurado pela Renault que “alterou o resultado de pelo menos dez carros na corrida”. E garantiu: o espanhol tinha total conhecimento do que aconteceu na noite daquele 28 de setembro.

Durante a entrevista que deu na tarde desta quarta (14), o resgate do tema se iniciou com a pergunta sobre o relacionamento com compatriota. Nada mudou. Já não eram muito chegados antes. “Não tem nenhum problema. Todo problema que aconteceu não foi só culpa do Nelsinho. Ele fez parte da culpa, mas foi da equipe em geral”, declarou Massa. “Eu nunca tive uma amizade grande com ele, mas está normal.”

Nelsinho, nunca é demais lembrar, aceitou — a Renault alega que a ideia partiu dele — bater deliberadamente o carro durante a volta 14 do GP de Cingapura da temporada passada para beneficiar Alonso, que já havia feito parada nos pits, e ajudá-lo, com a entrada de um safety-car, a ganhar posições e consequentemente a corrida.

Perguntei a Massa se havia mágoa ou raiva. “Cheguei a sentir tristeza por tudo que aconteceu”, confessou. “Se você for pensar, foi uma coisa muito grave. É você pensar que ninguém mexeu no roubo da corrida. O resto… mandar o Briatore pra casa, o piloto, o engenheiro, que seja, é outra coisa. Primeiro tinham que ter ido atrás do que foi roubado. E não foram.”

A Ferrari, segundo Felipe, foi atrás para tentar reaver o título. Um dar de ombros mostrou que nada vai mudar. “Mas se você for pensar do jeito que eu penso, não é a Ferrari que tinha que ir atrás, era a FIA que tinha que trabalhar direito”, disse.

Aí mencionaram o provável envolvimento de Alonso. “De todos, ele é o de menos no problema. É mais a equipe e o Nelsinho, mas o Alonso é parte do problema.” Lembrado que o espanhol é parte da Renault, Massa deixou de livrar o futuro companheiro de culpa. “Ele sabia”, assegurou. “Não tem como ele não saber. Lógico que ele sabia. Certeza absoluta.”

No fundo, Massa não se conforma em não terem anulado a prova. “Se você olhar no esporte, no futebol, cancelaram jogo; na Itália, a Juventus foi para a Série B. Na Olimpíada, se um cara falar que correu dopado, vão cancelar. Aqui estamos falando de uma corrida de 20 carros, e um safety-car pode mudar a corrida de pelo menos dez carros. E na minha opinião, tem que cancelar a corrida.”

E se fosse cancelada, Massa seria campeão. “Isso não interessa no momento.” Não? “Até porque, se me falassem que eu seria campeão depois de tudo isso, de uma coisa tão chata, ia ficar escrito no meu currículo. E seria muito chato.”

Comentários

  • Acho muito errado ficarem falando que essa corrida tirou o título do Massa porque não é verdade. O Hamilton chegou em Interlagos precisando de um quinto lugar pra ser campeão. Correu com motor com giros limitados com cagaço que o motor não aguentasse e chegou em quinto. Depois picaram o motor e viram que aguentaria mais 2 corridas sossegado.
    Se precisasse vencer pra garantir o título, deixaria o cagaço de lado, correria com o motor sem limitação e venceria.
    O Felipe perdeu o título por pura incompetência da Ferrari. Não fosse as inúmeras merdas durante o ano, ele ganharia com uns 20 pontos de vantagem. Disso ninguém fala…

  • Ta certo…..bola pra frente. Alem disso “se” nao existe. Se o Hamilton nao tivesse sido punido injustamente na Belgica, se Massa tivesse pontuado nas duas primeiras corridas, etc.