As fotos do autódromo de Santa Catarina

A

Sobre o Autor

18 Comentários

  • Pessoal , sou de Balneario Camboriu, tenho uma equipe de caminhoes de corrida , na nova categoria http://www.formulasul.com.br , nao vejo a hora de poder colocar meus caminhoes nesse autodromo , e para quem dis que nao temos tradição em asfalto , estao enganados , minha equipe foi campea de 2009 , e eu ja sou lider do campeonato 2010 !!! um abração a todos que fazem parte desta conquista para nosso estado !!!!! PARABENS CANELINHA !!!!!!

  • Posso contar minha experiência. Mandei um e-mail, em novembro de 2008, para o secretário de esportes de SC e ao governador reclamando do excesso de curvas do traçado, que simplificado ficaria melhor.
    Na mesma semana, fui chamado pelo responsável pela pista para conhecê-la pessoalmente. Fui até o local e tive contato com as obras, e vi as plantas técnicas que orientavam o trabalho.
    Da pista posso dizer. Há dois trechos, um plano e outro que circunda morros. No primeiro há um reta de 800 metros seguinda de uma variante a esquerda num aclive de 28-30 metros e depois numa chicane que desvia para a direita. Segue um S leve em outra subida, de mais ou menos 10 metros. Mais uma curva para a direita (apertada) que é seguida por um S longo em descida no declive de mais ou menos 25 metros até a parte plana do circuito, seguida de uma pequena reta e outra curva variante até outra reta minuscula e o curvão que leva a linha de chegada. Esse é o circuito 1, de mais ou menos 2800 metros cujas obras de terraplanagem estavam sim a pleno. Faz cerca de 1 ano que estive lá. Esta parte do circuito me pareceu sim muito factivel de ser concluida. Há inclusive dinheiro privado para boxes, arquibancadas e hoteis.
    Mas, o há o circuito 2, que não pode ser utilizado sozinho e seria um prolongamento do primeiro. Quanto este havia apenas o projeto, mas nenhuma obra – nada mesmo, nem limpeza do suposto traçado. Esse seria, pelo que percebi, formado por curvas que acompanham a lateral dos morros ali presentes; portanto, travados. Mas fiquei com serias dúvidas quanto a execução dessa parte do traçado.
    Assim, haverá circuito? Provavelmente sim. O traçado é travado, em alguns trechos, sim, e até excessivamente. Há trechos interessantes? Sim, do curvão até o aclive e, talvez o S de descida. Dá para fazer melhor? Sim, faltou um técnico que entendesse de fluxo de corrida.

  • Esse autódramo será asfaltado SIM! Está confirmado, pois em nosso estado ainda não temos um autódramo asfaltado, porém Santa Catarina é o estado do Brasil com maior número de autódramos de terra.

    A reta de largada será a primera a ser concluida para receber provas de arrancadas, o restante do traçado percebemos que não possui retas longas, mas acredito que veremos varios pegas em Canelinha.

    Lembram de Donigtom Park em 1993? o que aconteceu? diceram que não tinaha ponto de ultrapassagem! VAI SER LEGAL apesar de que tenho saudade das retas de Hockeihein na Alemãnha e acho legal longas retas mas rumo a Canelianha GO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Jailson. Se vc tem tanta certeza que tem alguem enriquecendo com este autodromo e ele não vai dar em nada. Peço que antes de falar bobagem, de uma passada lá na federação, olhe o projeto, peça pra ver os acompanhamentos financeiros da obra e dados técnicos…..cronograma. Pare de falar “M…” e antes de sair destilando seu veneno, vá ver como as coisas estão acontecendo, para aí sim tirar suas conclusões definitivas.

  • Caro Victor. Este Autódromo será asfaltado até ofinal de 2010. Ele tem um projeto original, que pode ter até 3 variações de pista. Está programado o asfaltamento de 2800 metros que estão em fase final de terraplanagem e os outros 1100 metros deverão ficar para uma segunda etapa. Para quem está duvidando, explico que esta demora se deu ao fato dos trâmites burocráticos nas liberações das licenças ambientais, e as mudanças que tiveram que serem feitas, após algums contratempos, com o solo “podre” em alguns locais, e que tiveram que ser removidos, para colocação de aterro com barro vermelho. Podem ter certeza. Este projeto sempre foi tocado com responsabilidade, e dentro da velocidade que se podia fazer. Para final de 2010, ou inicio de 2011, teremos corrida, pelomenos na primeira parte da obra copm 2800 metros de pista. Para os linguarudosd de plantão……….mordam a lingua, e falaremos mais tarde na inauguração. Abraços e parabens pelo blog.

  • Incrível como sempre tem gente pra criticar. SC não tem autódromo, precisa de um, os caras dão um jeito de contsruir, ou pelo menos tentar alguma coisa e já aparece alguém para criticar, pasme, o traçado. É incrível mesmo como tem sempre uma ave de agouro no poleiro.
    Mudando o assunto, vou deixar aqui dois pitacos, para anotar dia e hora.
    1 Sabe qual o nome que as autoridades de SC querem dar a este autódromo em Canelinha? Anote aí, não é outro Ayrton Senna, nem Piquet, nem Fittipaldi. É Autódromo Internacional Reginaldo Leme. O que acha? A classe dos jornalistas agradece a lembrança.
    2 SC poderá ganhar um autódromo Classe 2 FIA com inauguração em 2011, antes até que o de Canelinha. Não é esse não, é outro, negociações acontecem e a chance é enorme. Onde seria? Uma dica: Começa com Join e termina com Ville.
    E não adianta consultar seu pintassilgo lá, ele não sabe de nada, ainda. Abraço.

  • Apenas reparando, a cidade aí é Canelinha (no singular). O campeonato na terra aqui de SC é muito legal mesmo, dá uns pegas interessantes, em minha cidade – São Bento do Sul – também tem um desses circuitos de terra. Pra esse aí, em construção, ser asfaltado, sei lá, tá com um traçado meio estranho, muita curva e pouca reta, tá parecendo mais com os circuitos de terra mesmo.

  • Se for pra andar na terra, ok. Se forem asfaltar, o traçado parece muito travado. Pouquíssimos pontos de ultrapassagem, mas é um traçado aparentemente técnico, com bastante variação na velocidade das curvas.

    • Concordo com você. No desenho mostrado não se vê nenhuma reta ! Ao contrário de todas as pistas de verdade. Até Mônaco tem reta. Seria bom que alguem que entende de corridas, revisse o conceito projetual. A proposta me parece bem intencionada, porém amadora.

  • Ei o nome da cidade e CANELINHA sem S no fim esse ano já teve uma etapa do mundial de motocross lá onde fica o mais tradicioanal motodromo do Brasil a cidade fica a cerca de 70 Km de Floripa

  • O “Rafa” é um dos grandes talentos do Automobilismo Catarinense, e assim que tiver uma boa oportunidade ($$$) irá deslanchar na carreira.
    Victor, você deveria vir pra cá conhecer o Catarinense de Terra. Tenho certeza que iria gostar.
    Abração e muita POEIRA NA VEIA!

    PS: O correto é “Canelinha” (sem o “s” no final).

  • Eles sabem como andar na terra, será que vão asfaltar esta pista? Se não tiverem dinheiro para asfalta-la é só usar no campeonato de velocidade na terra e tudo bem, mais um quase autódromo no Brasil.

  • Durante anos acompanhei o Campeonato Catarinense de Velocidade, e conheço bastante gente que faz parte desse “meio”. Sou do time dos céticos, só acredito nesse autódromo quando ele estiver realmente pronto!! Acho que será mais uma obra que ficará pela metade, e gente com os bolsos cheios da grana!!!

Por

O dono da bola


É jornalista, palmeirense, dinamarquês por opção e sempre pensou que ia ter de cobrir futebol antes de chegar ao automobilismo, que acompanha desde os 7 anos. E desde que se formou, está na Agência Warm Up e no Grande Prêmio, isso há mais de 13 anos. Neste tempo, foi colunista do iG, escreveu para 'Folha de S.Paulo', 'Lance!' , 'Quatro Rodas' e 'Revista Audi', foi repórter da edição brasileira da 'F1 Racing', cobriu F1, Stock Car, DTM, a Indy e quatro edições das 500 Milhas de Indianápolis, e outras categorias ‘in loco’. Agora também é comentarista dos canais ESPN. Conheceu cidades como Magdeburgo, São Luís, São Bento do Sul e Nova Santa Rita, traduziu um livro da Ferrari e já plantou um monte de árvores. Tem quem fale que seria um grande ator, mas ter ganhado o Troféu ACEESP 2011 como 'Melhor repórter' da imprensa escrita mostrou a escolha menos errada. Adora comida japonesa, música eletrônica e odeia ovo, ervilha e esperar. “Necessariamente nessa ordem", diz.
ASSINE O RSS

Arquivos

Categorias

Tags

Twitter

Publicidade

Facebook

Publicidade