A Indy no Brasil, capítulo x

SÃO PAULO | Um telefonema, quinta-feira de manhã, e eu pergunto sobre a corrida da Indy em 2010.

Já ouço o cisne branco que navega no mar azul dar a informação: “Parece que não vai ser mais no Rio.”

Até silenciei. “O Eduardo Paes não quer mais”, comentou por cima, sabedor superfluamente da história. 

A conversa vai e vem, e pergunto, então, qual seria a solução, se tentariam Salvador ou Ribeirão Preto de volta. E a resposta veio rápida. “São Paulo.” Nada de Interlagos, é bom dizer. Até porque, oficialmente, a data está reservada para a A1GP, que está internada em coma quase vegetativo.

Aí entrei em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura carioca. Sérgio Braga falou que “as negociações estão acontecendo, mas não tem absolutamente nada fechado”.

Sobe som de suspense. Intervalo comercial. A novela volta a qualquer momento.

Comentários

  • O próprio Chico Rosa via Twitter logo que começou com essa história da Indy me respondeu que o autódromo não seria candidato por problemas contratuais com a F1! E não fosse por isso, por qual outro motivo estariam tentando fazer uma pista de rua?

  • Brasília é perfeita! As ruas são largas e o asfalto é ótimo.
    Além disso, temos aeroporto com muitas opções de vôo e duas pistas (para a carga), hotéis e restaurantes muito bons, um lago maravilhoso para fazer vista para a prova e 2010 é aniversário de 50 anos da capital.

    Além disso, O Piquet mora aqui e poderia dar a bandeirada final….

  • Por que não em Curitiba, Londrina, Brasília ou Goiânia?

    Circuito de rua, só Mônaco presta, mais pela tradição do que pela corrida em si. E olhe lá!

  • Fazer em Florianópolis. A indyCar não tem mais Surfers Paradise(Queensland, AUS.), então pode ser na capital catarinense, cidade linda, boa estrutura hoteleira, adequada ao turismo e que sem dúvida vai gerar dinheiro e também ter sucesso num evento desses.

  • O Rio continua sofrendo com a imbecilidade e falta de visão dos seus dirigentes… Perdemos a Formula 1, perdemos a moto GP, perdemos a Indy, perdemos o autódromo ( o que ta lá nem de perto se parece com o original)… Para uma cidade turistica cometemos erros demais… inclusive o de votar nesses governantes que temos faz anos…

  • Interlagos no sentido inverso! A FIA não permite que se use o traçado da F1, mas coloquemos os carros para o sentido inverso e resouveu-se o problema. Ah, pensem o café em descida, curva do sol depois da reta oposta morrendo aos “pés” do S do Senna em subida, ia dar vertigem em um monte de braço duro da Indy!

    • Não existe, nem nunca houve, nenhuma determinação da FIA proibindo o uso do mesmo circuito – com a mesma configuração – para eventos da Fõrmula 1 e de outras categorias (incluindo a IRL).

      Esta é apenas uma lenda surgida no tempo em que a Rede Bandeirantes transmitia o campeonato da então CART no final dos anos 80 (creio que a primeira menção errônea aconteceu em 1989).

      À época a FOCA, controlada pelo Bernie Ecclestone (a FOM e a FOTA não existiam então), fez sim pressão para que os ***promotores*** das provas de Fórmula 1 – e, por extensão na maioria dos casos daquele calendário, que os circuitos também – não se involvessem na organização de eventos da CART. A ação, que nunca foi uma determinação e que Ecclestone sabiamente jamais colocou em contrato (pois isto poderia configurar cartelização e é proibido pela legislação de vários países sediando provas) partiu de Ecclestone, não da FIA.

      Para “atualizar”, desde 1997 – há mais de dez anos – Ecclestone confirmou (por exemplo, em entrevista à revista inglesa Autosport) que qualquer circuito da Fórmula 1 poderia abrigar provas da CART (que depois se chamaria ChampCar, e fecharia as portas em 2008). A CART/Champ Car nunca utilizou estes circuitos por falta de intreresse, com exceção de Montreal – pois o (lógico) plano de sua gerência era formar a imagem de uma categoria distinta da Fómrula 1, procurando expandir internacionalmente em circuitos ovais. Por isso mesmo as provas da CART/ChampCar abroad foram realizadas em Motegi (Japão), Rockingham (Inglaterra, depois trocado pelo circuito curto de Brands Hatch pois os promotores de Rockingham não queiram mais bancar a prova) e Lausitzring-Eurospeedway (Alemanha).

      O resto é invenção do Luciano do Valle…

      Abraços!

  • Baixada Santista seria a solução

    Ruas de santos ou ate mesmo minha querida são vicente

    Ja qu tão jogando pra todo lugar … não custa eu sonhar tb hehehehehehehehehe

  • Quem conhece Ribeirão preto sabe que na cidade ia ser legal, o asfalto já é bom, e sempre que passo pelas rotatórias enormes me imagino nos ovais.
    Mas se não der certo, traz pra Penápolis-SP, no meio dos canaviais. Faria mais propaganda do etanol!

  • Absurdo, uma corrida da minha amada Fórmula Indy no centro de SP, a cidade não dispõe dessa estrutura e mobilidade sem que afete o nosso caótico transito, a solução seria deixar de lado essa corrida da Indy no Rio e deixar para quem pode pagar, sem sacrificar o dinheiro do povo, existem prioridades como saúde, educação e segurança, o carioca tem lumbriga de rico af!!!!

  • outro motivo pra ser em sampa eh o combustivel financeiro, o rio ja c embanano com o pan e as olimpiadas, duvido q uma cidade do interior como ribeirão consiga uma grana pesada pra sustentar a corrida (q com ctz vai da preju) ,salvador com aquele circuito d rua nem pensa e curitiba seria no maximo o plano “b”, abraçoss

  • ou eh em são paulo ou naum eh no brasil, esses autodromos espalhados por ai soh recebem a stock e a truck pelo simples fato d naum ser interessante pras categorias nacionais ficarem restritas a uma unica região, apenas são paulo tem estrutura hoteleira e um autodromo d nivel internacional para receber uma corrida deste porte, abraçoss

  • sem qquer tipo de bairrismo,mas eu qro que o Rio se lasque,não dão qquer valor ao automobilismo,assassinaram Jacarepagua ,melhor seria em SP ou Curitiba!

  • A Indy já correu em Montreal, mesma pista da F1. Porem, acho que Interlagos invertida seria mais interessante.

    Pista de rua em SP? Só se for para o pessoal do Rally WRC. Aqui só tem buraco.

  • Eu torço para que por um milagre a corrida possa ser realizada em Interlagos… Seria bom ver a Indy num autódromo misto com uma estrutura quase tão boa quanto a dos ovais…

    Se não der podem trazer para Curitiba que é garantia de autódromo lotado… Abraço

  • Seria cômico se não fosse trágico. “Matam” Jacarepaguá, prometem um autódromo bacana para até tirar a F1 de SP e cancelam a Indy que iria de bandeja nas ruas do RJ.

    É uma pena. Curitiba já assiste o WTCC, que é bem bacana. Desse jeito, só a Stock Car e mesmo assim fazendo um imenso favor para a detentora dos direitos de transmissão.

  • Com certeza esta corrida nao sera’ em Interlagos por um simples motivo: A IRL nao corre nos mesmos circuitos da Formula 1 para nunca compararem o quanto mais rapido a F1 e’ ! Pelo menos esta e’ a regra estrategica da categoria. Quando se pensa em F-Indy,logo vem a memoria a velocidade media de 370km/h que os carros atingem nos super-ovais! Ja pensou se um carro da Indy nao “virar” 1’25” que foi o tempo de um carro da F-3000 em Interlagos? Abs a todos

  • Pq não fazem no estacionamento do Mineirao?? rsrsrs Ja virou palhaçada!
    Alguém aí não se conforma com sua fatia do bolo. Ta querendo mais!!

  • Eu iria gostar de assistir a corrida aqui no Rio, mais os moradores estão reclamando muito desde que tiveram a noticia que seria aqui, vamos vê se o prefeito libera!

  • Pois é não é!! O Rio nunca vai ter condições de sedir corridas em nivel internacional de novo. Deteriorou Jacarepagua não foi por menos. Eles querem ser potência Olímpica. São Paulo tem espçao para receber não apenas F1, A1GP, mas outras também. A Indy vai estar em boas mão se correr em sampa.

  • me parece obvio q apenas são paulo tem a capacidade de retorno de imagem e capital q a indy esta procurando, a corrida pode ser realizada em diversas cidade brasileiras, porem nenhuma delas oferece a fatia lucrativa e estrutura q são paulo tem, abraçoss

  • Aliás, seria ótimo Interlagos receber as 2 categorias.
    Se fore verdade e em datas diametralmente opostas como parecem estar agendadas (F-Indy em março F-1 em novembro), acho que seria excelente, pois a F-1 é mais barata e da tempor do público juntar dinheiro para comprar ingressos até novembro com a caríssima F-1.

  • A F-Indy poderia correr em Interlagos? Pelo quen sei (ou sabia) a FIA proibe que uma pista onde corre F-1 possa receber a F-Indy, embora no Canadá isso ja tenha occorido. Ha proibições nesse sentido? Se for PERmitido, acha que é de interesse da prefeitura de SP? Acha que sai?

  • A Indy não está vegetando exatamente. Está longe de estar bem, mas está igualmente longe da falência.

    Quanto à essa corrida aí, duvido que dê certo, simples assim.

  • Cara, tem que ser muito positivista pra acreditar que esse fiasco será realizado.

    Já cancelaram em 2001 quando a CART tava por cima….hoje a Indy está em um quarto ao lado da A1GP…ta no coma induzido. A A1GP como vc disse, já foi, ta vegetando.

    • A corrida de 2001 foi cancelada por motivos vergonhosos… A dupla Luiz Paulo Conde e César Maia tentou extorquir – não há outra palavra a utilizar – a CART, fazendo exigências que aumentaria o custo da realização da prova no Brasil em mais de 200%. Assim a CART foi embora.

      A percepção da capacidade e seriedade dos brasileiros em trabalhar com categorias americanas ficou muito, muito manchada por aqui – o que explica tanta relutância “do lado de cá”. Nem o Emerson, extremamente respeitado nos círculos (sem trocadilho) da IRL, conseguiu mudar isto.

  • Circuito de rua nos arredores do Parque do Ibirapuera, usando a Avenida Pedro Álvares Cabral, República do Líbano, Avenida Ibirapuera, e por ai vai…

  • Victor, pelo visto você ficou conversando com os passasinhos informativos e acabou perdendo alguns capítulos. Este está mais para capítulo “cinco milhão”…

  • A essa altura dos acontecimentos, de mais de 3 meses e meio de enrolação, e faltando menos de 4 meses para a corrida, sinceramente, melhor nem fazer em 2010, deixa para 2011 em um local mais seguro e definitivo.

    Desde o início percebi que o Rio de Janeiro era furada, lá eles querem saber é de Olimpíadas agora. Acreditava que teria que ser em Salvador por lá já ter pista testada, mas o ideal seria no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, que deve fazer uma corrida de rua da StockCar em 2010.

    Se até o fim desse mês de novembro não definirem um lugar onde REALMENTE a Indy vá correr DECENTEMENTE em 14 de Março de 2010, então é melhor adiar tudo pra 2011…

  • hahahaha

    Só o que faltava. Mas do jeito que é a fórmula indy é bem capaz que usem a antiga curva 1 de interlagos. Não sei como estariam as condições do restante do traçado naquele trecho. Não vejo a Danica Patrick fazendo o S do Senna nem na bala!