Renault Brasil acaba com Copa Clio

SÃO PAULO | A Renault do Brasil vai aproveitar o anúncio que sua matriz francesa vai fazer para esta quarta-feira em torno da F1 para anunciar uma reviravolta em seus planos em terras canarinhas.

A montadora pretendia manter sua categoria de turismo por aqui, até apontando uma evolução. Os Clio dariam lugar aos Sandero. Só que não vai ter nem Copa Sandero, que fosse esse o nome, nem Copa Clio, me afiançou um pavão estufado.

É um realinhamento de estratégia, dirão. Mas a verdade é que aos poucos a Renault vai se retirando das competições. A tendência é que o comunicado das próximas horas aponte que a equipe da F1 seja repassada por um grupo de Luxemburgo e que só conserve, de início, 25% de suas ações.

Comentários

  • lamento por esta decisão da Renault aki no Brasil, pois sabemos que a competição tem diversos fatores positivos resultantes, a competição é o verdadeiro laboratorio de testes de todos os componentes que compoem um carro,pois no mesmo momentos todos estao sendo expostos ao limite máximo de sua resistencia, portanto destes resultados, a montadora, tem muito a ganhar.
    em termos de desenvolvimento, ´bem como as exibições em autodromos onde sempre temos um grande publico, e uma ótima midia,o resultado, são as vendas e participação de mercado.Se os Clios, ja possuem um mercado solido, podem ter certeza que a copa clio teve uma grande participação.portanto seria a hra de se fazer o mesmo com os sanderos, mas enfim, as equipes da copa clio tenhe certeza irao continuar com a copa clio, pois eles ja viram este filme antes, e são todos profissionais e competentes para dar a volta por cima.

  • É infelizmente no Brasil nada acontece de concreto, sou piloto desde 1983, corri de Dodge, Opala e Gols, tive 4 carros que alugava e tive que vender toda equipe e todos os carros pois percebi que no Rio de Janeiro a CORRUPÇÃO o ROUBO, e as FALCATRUAS estão em primeiro lugar, acabaram com nosso Autódromo e por sua vez a CBA e a FAERJ sempre foi omissa em termo de tentar protejer suas corridas. Deixo minha crítica e simples “opinião”.
    Um FELIZ NATAL a todos!

  • ACREDITO EM TODOS OS ENVOLVIDOS NA COPA RENAULT CLIO, EM ESPECIAL, OS VERDADEIROS APAIXONADOS, QUE SÃO OS PILOTOS. ESTIVE PRESENTE NO DESAFIO 2006/2007 E, TENHO CERTEZA QUE ACONTECERÁ O MELHOR PARA TODOS, QUE TÊM MUITA FORÇA E SÃO CAPAZES

  • é esperar e torcer para as copas Fiat darem certo, ou nosso automobilismo vai viver das bolhas da Vicar(arg!)
    ainda bem que temos algumas otimas copas multimarcas de classics!

  • Essa notícia me deixa meio que triste… pois essa era a categoria mais acessível do automoblismo nacional, e era um sonho meu, ser piloto na copa clio.

    Talvez o brasileiro que está na presidencia da Renault tenha tomado apenas uma decisão estratégica e temporária, não sei… ou não sabe bem o que está fazendo. Prefiro crer que haverá o retorno e que não fomos “abandonados”.

    Apesar disso o sangue automobilistico tem que seguir fluido, quente, consistente e forte nas nossas veias! Animem-se e vamos em frente!

  • Me lembro que quando a Copa Renault veio para Salvador, foi um evento que atraiu grande público e lotou o local de corrida. Principalmente porque Salvador é carente deste tipo de evento. É lamentável que no meio de tantas oportunidades como esta de fazer eventos que proporcionem lucro, não consigam manter nem a Clio.

  • Fico triste com o fato se realmente ter acabado a clio ,depois de tantas vitorias e titulos da equipe officermotorsport na categoria espero que os amigos da categoria consigam resolver da melhor forma esse triste fato para automobilismo. Abs a todos Vini .

  • Lamentavel, mais a Renault ja abandonou a categoria no auge quando tinha 35 carros no Grid. Os pilotos continuaram bancando o evento com uma merreca da REanult. Foram pro lixo Formulas Renaults, e Super Clio sem maiores escrupulos…
    Infelizmente a vaquinha dos pilotos foi por agua abaiso por incompetencia de seus dirigentes atuais,
    Ou seja faz mal feito, paga a conta.

  • Na condição de membro da Associação de Pilotos e também piloto da Copa Renault Clio, respeito todas os comentários e postados neste Blog, entretanto, acho que estão subestimando a capacidade dos envolvidos em nossa categoria. Basta atentar para situação semelhante ocorrida no final de 2006, quando a Renault anúnciou a saida da Copa Renault Clio, Super Clio e Fórmula Renault, e nem por isso deixamos de estar nas pistas nos anos seguintes. Gostaria de lembrar aos pessimistas, que antes de mais nada temos um grupo de profissionais envolvidos (pilotos, preparadores e equipes), detentores de muita garra, vontade e competência. Portanto, não se surpreendam com o que esse pessoal é capaz de fazer.

    “O maior patrocinador de todos está sempre presente e não desiste de ninguém, por pior que pareça a situação”.

    Grande abraço a todos.

  • Uma pena a saída da Renault. Estava torcendo para ver o Sandero na pista (o carro montado ficou lindo) e seria a categoria mais barata e competitiva do Brasil.

  • concordo, ninguem faz nada pelo automobilismo(digo montadoras, que lucram absurdos no nosso mercado), a saida seria um brasileiro de marcas com varias categorias com preço acessivél( espero que esteja correto), tipo 1.0, 1.4, 1.6, 1.8, 2.0, ou força livre, o que seria legal é ver as montadoras brigando entre si para promover seus produtos, quem vence é o melhor, não é? Seria tão simples e valeria mais que os milhões gasto em propagandasd bobas via TV, acho que vou lançar uma campanha com recursos próprios, e depois dependendo da adesão expadi-lá e envciar as montadoras, Salvem o automobismo BR já. Assim que tiver elaborado a ídeia mando pro GP>

  • Acertada e lógica decisão da Renault…A estratégia foi claramente alterada e convenhamos, manter esta competição seria desperdiçar dinheiro..Eu penso assim, agora dizerem que é uma vergonha a marca ou para não comprarem mais renault’s, sinceramente, é completamente ridiculo!
    Que fique por muitos e bons anos na F1, isso sim seria importante, até porque ao contrário das outras montadoras a renault manteve-se!

  • É uma pena, primeiro que o automobilismo brasileiro “dependa” (com raras exceções) do suporte de montadoras, segundo que a Renault, depois de alavancar as vendas do clio, nos 3 primeiros anos de Formula Renault e Copa Clio, não tenha a mesma intenção de repetir a estratégia com o Sandero. Infelizmente, se fosse na Argentina isso não aconteceria.

  • A Renault é sim uma vergonha… Deixa muito a desejar no atendimento aos clientes da marca, além de seus carros terem uma manutenção cara por conta do alto preço de suas peças e componentes. A imagem competitiva da marca foi cruelmente arranhada com o episódio de Cingapura. No Brasil, a alguns anos atrás, a Renault demonstrou uma enorme falta de respeito ao automobilismo brasileiro ao se retirar súbitamente das competições acabando com a Fórmula Renault e com a Copa Clio e Super Clio depois que as equipes de competição gastaram tubos de dinheiro para adquirir os carros. Pode -se dizer que essas três categorias citadas acima, eram as categorias- escola do automobilismo brasileiro tanto para os monopostos qto para as principais categorias de Turismo. Pela falta de respeito ao automobilismo brasileiro, a renault vai tarde…

  • poucas são as competições que sobrevivem sem público. A copa Clio estava quase abandonada nos autódromos. Sem divulgação adequada e sem incentivo nenhum, normal. Quem vai patrocinar um carro que ninguém vê correr????

  • A Renault é uma vergonha mesmo. Não bastasse simplesmente fazer carros tão feios, agora está pedindo arrego das competições. Bem feito seria se fosse logo à falência.

  • Já fui assistir a Copa Clio em Interlagos e era realmente divertido. É uma pena mesmo.
    Desse jeito o automobilismo brasileiro vai ficar fadado a viver das bolhas da Estoque, infelizmente.

  • Olha, na semana passada nos treinos livres aqui em sampa lá em interlagos, tinha um Sandero pronto e o comentário é vai mesmo ter essa categoria, o carro tava pronto e dividindo os treinos com a gente, ficou até q bonito, e os preços pelo q comentam será de 20 mangos a etapa, salgado né…. mas agora nao sei mais…
    Abraços

  • Acho que foi certo. Afinal, os Mini Cooper são bem mais avançados e bacanas. O preço de temporada é muito próximo…. Nao tem massa critica no Brasil para 2 categorias tão parecidas.

  • A Renault, já foi, so soube f… com o automobilismo, se bem que quem manteve a Clio, não foi a Renault, ano passado equipes e pilotos fizerem o campeanato sem a renault sequer dar bola, derepente eles voltaram, e o mesmo vão fazer esse ano, ou seja, só voltam quando estiverem por cima da carne seca, senão abandonam o barco… normal, mas traira…

  • É uma pena que seu Carlos Ghosn não saiba da história da Renault. Louis Renault, com a ajuda de seus irmãos, construiam seus carros para participarem de corridas de estradas. Começaram a vender automóveis vencendo corridas e mostrando para todos que seus carros eram rápidos e confiáveis. Louis deve estar se revirando no túmulo agora porque a marca começou justamente nas competições automobilísticas.

  • A BMW se retirou da F1 mas mantém a F-BMW e continua no WTCC e vai investir em participações em corridas de longa duração.

    Agora a Renault é uma vergonha, será que isso é só mesmo reflexo da crise? Penso eu que tudo é culpa desse tal brasileiro presidente da Renault que não gosta de automobilismo.

  • Não acho uma vergonha a renault acabar com a copa clio, pq as quatro principais montadoras do brasil não fazem nada pelo automobilismo, pq a renault tem q fazer?????