A cereja do bolo

SÃO PAULO | Não foi surpresa porque o terreno foi preparado, em mais uma desta tentativa muitíssimo mal-sucedida de manutenção de segredos. Mas até que provocou algumas sobrancelhas erguidas porque ainda tinha quem duvidasse que Schumacher iria voltar, muito até em função da ameaça de retorno meses atrás no lugar de Massa.

O que mais causou espanto é a duração do acordo, três anos. Schumacher vai até 2012, 43 anos, pelo menos. Vai colocar Rosberg no chinelo, coitado. Pois essa relação resgatada com Ross Brawn não vai ser diferente daquela dos tempos de Ferrari. Rosberg, assim, vai viver dias de Barrichello. E vai ser bastante interessante como é que o alemão vai lidar com essa situação de ser estepe. Ou quanto tempo vai aguentar.

A verdade é que 2010 se mostra como o maior campeonato dos últimos tempos, bem como 2009 se mostrou depois do que foi 2008. Serão quatro campeões mundiais, Massa e Vettel como vices muitíssimo bem cotados, um Barrichello que vai tentar conduzir uma equipe de volta ao estrelato e se reconduzir como piloto de ponta, a volta de um Senna à F1, Kobayashi, quatro brasileiros e equipes novas.

Schumacher, neste cenário, foi o crème de la crème.

Comentários

  • O que que um cara com sete títulos mundiais, todos os recordes numéricos, reconhecimento incontestável de todos, ainda quer disputando um título mundial de F1?
    O que esse cara ainda tem a ganhar? Sinceramente é uma sede infinita de provar que é o melhor – que já foi provado -. É de um empáfia insuperável. E um exibicionismo sem precedentes.
    Além de ser uma vaga que poderia ser ocupada por um novo talento. Porque no mundo, tudo tem que se renovar.
    Simplesmente lastimável a volta desse imbecil!

  • Ryan Coope o Schumacher já venceu corridas sem reabastecimento, foram 38 corridas entre 91 e 93 que ele disputou, vc acha que ele se esqueceu de como se faz? Foi em SPA 92, largando em décimo sexto na chuva e ainda passando Senna, NA PISTA!!! Depois em Portugal 93 Schumacher era o quarto, quando todos pararam nos boxes, Schummy voltou líder a frente de Prost com o carro do outro mundo…e o Benetton era bem inferior nessa corrida, dava até dó, mesmo assim venceu segurando Prost por várias voltas.

  • Sinceramente? Estou é ansiosíssimo para ver o box da McLaren: Nicole Scherzinger + Jessica Michibata dando selinhos de cumprimento? Não vai prestar…

  • Fonte Motor21.com: Campos Meta ya tiene a su pareja de pilotos para el próximo curso, en la que no formará parte ningún piloto español como titular ya que, tal y como ha podido saber en exclusiva Motor21, Nelson Piquet ha firmado por la escudería española. El brasileño, ex de Renault e hijo del tricampeón mundial de F1, ha firmado un contrato para las tres próximas temporadas, dejando el sitio de piloto probador a un español, cuyo nombre todavía no se ha decidido.

    Finalmente, el dinero de la familia brasileña ha sido superior a la que presentaban el ruso Vitaly Petrov y el venezolano Pastor Maldonado, quienes también pujaban por ser compañeros de Bruno Senna, hasta hoy el único piloto confirmado por el equipo de Fuente Álamo. Además, la experiencia de Piquet en la Fórmula 1 (temporada y media con Renault) se ha tenido en cuenta en Campos Meta, ya que contar con dos debutantes era una opción un tanto arriesgada para la primera temporada en la máxima categoría del automovilismo.

    La opción de Piquet no es la primera vez que surge. De hecho, cuando la pasada temporada todavía estaba en curso, saltó el rumor de que el brasileño podría comprar un asiento en Campos, entrando a formar parte del accionariado del equipo, tal y como ha sucedido, ya que Piquet, con la inestimable ayuda de su padre, ha comprado el 15% de la escudería, además de llegar acompañado por varios patrocinadores, brasileños, que ayudarán económicamente al equipo. Días después de conocerse dicho rumor, el propio Adrián Campos aseguraba que Piquet era una posibilidad; posibilidad que hoy Motor21 puede confirmar.

    De esta forma, los dos pilotos españoles que quedaban en el aire con opciones a ocupar dicho volante, Pedro Martínez de la Rosa y Andy Soucek, se han quedado sin él y ahora deberán buscarse la vida en otros equipos, Sauber y USF1, además de contar Soucek con la opción Renault.

    Piquet, despedido de Renault el verano pasado por los malos resultados durante la primera parte de la temporada 2009, llevaron al brasileño a destapar el escándalo del crash-gate, que terminó con una sanción vitalicia para Flavio Briatore, sanción actualmente en recurso. Pese a crearse una imagen un tanto dañina para sus propios intereses, Piquet todavía confiaba en seguir en la F1, recibiendo el apoyo de Lewis Hamilton. Ahora este apoyo le ha llegado desde Murcia, y después de estar a la sombra de Fernando Alonso en Renault, Piquet gozará de una gran oportunidad en Campos Meta para demostrar su calidad como piloto de Fórmula 1.

  • Cesar, ACORDAAAAAAAAAA!!! O Rubinho nunca foi respeitado lá fora, o idiota do Galvão fala isso para FAZER TODOS ACREDITAREM, vc não percebeu? O Galvão fala isso para aliviar a barra do Rubens aqui..Lá fora ele é um piloto visto como NORMAL! Nem falam bem e nem falam mau…irrelevante falar dele! meu Deus vou começar a fazer estágio de Formula 1 e começar a dar aulas…rsrs

    Como brasileiro é manipulado pela tv…

    Ta feia a coisa por aqui, bem que o Gomes disse que a Globo é a grande responsável pelas xacotas do Rubinho. Se mostrassem a verdade, quem é o piloto Rubinho não teria essas brincadeiras, mas ele também dá bola para a Globo, gosta de ser bajulado! Rubens sempre foi um piloto NORMAL, tentaran fazer dele um HERÓI, deu no que deu…VIROU PIADA!

  • O que mais impressiona é que o brasileiro pensa que dar um “x” no alemão Schumacher é grande coisa! ACORDA CABEÇA MOLE!!! Dar “x” na pista é coisa normal…quero ver bater o recorde de títulos e vitórias, isso sim é RELEVANTE!!! Cada comentário hilário, DEPOIS FALAM QUE HOMEM SABE DE AUTOMOBILISMO!!! QUE VEXAME…

  • Victor, deixo claro que sou leitor efusivo do seu blog, e esse texto realmente ficou do caralho!!!!! Concordo com tudo o que escreveu, e deixo aqui meus parabéns pela forma com a qual definiu como será 2010. Parabéns… mesmo!

  • O Alonso ganhou dois campeonatos porque a FIA resolveu “foder” com a Ferrari, dominadora à época. Já o Hamilton é ainda muito inconstante. Button é cerebral demais. Se estiver na frente, ganha, senão…
    Ainda não entendi qualé a da FIA. A monotonia com a proibição dos reabastecimentos deve reinar. Melhor seria se a classificação fosse feita no cheiro e depois cada um larga como quiser. O salário de um engenheiro não deve ser tão grande pra ser considerada tamanha economia num mar de gastos!

    Agora, coitado do Rubinho… o Schumi voltou!!!!

  • Aconteceu com Rosberg o mesmo que aconteceu a Piquet, entrou na equipe para ser primeiro piloto e do dia pra noite se viu capacho da equipe inteira com a entrada de um campeão no time. Uma pena o destino desses dois garotos, que na minha humilde opinião mostraram mais do que o excêntrico Hamilton nas categorias de base, mas não tiveram chances reais na F-1.

  • Fora a época Pelé? Quer dizer que estamos vendo a segunda melhor seleção da história do futebol nacional? Cacildis, e 2002, não serve? Ou o time de 1982? Caramba, ser anti-brasileiro é f****a, mas ser ufanista também, né. O time atual nem tem um atacante dominante, como teve sempre quando ganhou uma Copa (Pelé em 58, Jairzinho, Romário, Ronaldo). Isso é o típico comentário de quem acha que o Messi não mereceu o título de melhor do mundo, simplesmente porque ele não é brasileiro, mesmo o Kaká não fazendo grande coisa no Real Madrid. E quanto ao Rubens, pode ser respeitado lá fora, mas com certeza o Schumacher é mais respeitado que ele.

  • O retorno do Dick Vigarista. Sem as falcatruas do banido mas com as falcatruas do Brawn.
    Não é mesmo Burt? lembra do tanque lastro que o Schumi usava? Ainda tinha um locutor de TV que eu não vou dizer o nome que falava assim: Lá vem o Schumacher numa volta fantastica, deve ir pro box. Claro, estava abaixo do peso permitido. Esperamos que a FIA esteje de olho nisso, mesmo porque não vai haver mais reabastecimento.
    Acho que ele nem vai completar o primeiro ano.
    Um abraço aos amantes deste esporte.

  • Eu tou muito ansioso pra que chegue o dia 14 de Março,pro o primeiro GP da F1 de 2010.Mas antes ainda tem os testes de Fevereiro,que já vão nos dizer que carro é o melhor.Pra mim os que vão disputar pelo o titulo são:Ferrari(com o Massa e o Alonso),Mclaren(Hamilton e Button),Mercedes GP(Shumacher somente,pois o Rosberg acho que não vai dá em nada) e RBR(Vettel e Werbber).

  • uma questão, com os fatos concretos: com a volta do schumacher não me parece tão equivocada a saída do BArrichello da brawn-Mercedes. De novo segundo piloto talvez é uma experiÊncia que já basta para o Brasileiro.

  • Calma minha gente!
    Schumacher voltou, que bom. Mas a F1 de 2010 é outra.
    Schumi é piloto da era do reabastecimento. Fazia suas estrategias em cima disso.
    Ano que vem acabou isso. E ae veremos mesmo se o Schumacher continua aquela maquina de vitorias.
    Eu tenho as minhas duvidas!!

  • Faltam 79 dias para o início da melhor temporadas dos últimos tempos de todos os tempos da F1.
    Concordo que só falta o Kimi. Além dos favoritos Alonso, Hamilton, Button, Vettel, Barrichello e Schumi, as corridas serão interessante pelas presenças de Rosberg, Massa, Weber, Kubica, Kobayashi, Di Grassi e Senna.
    2010… o ano promete muito.

  • Como é dificil ter que ler comentários de pessoas que não tem respeito com nossos irmãos Brasileiros, principamente com o Rubens, parem com isso. O Rubens é muito respeitado la fora, e nós aqui o fazemos!! Tem o exemplo Dunga detonaram, olha o resultado até agora, nunca vencemos e convencemos tanto, fora a época Pelé e companhia é claro. Voltando ao Rubens, se tiver um bom carro, não tenho dúvidas, fará uma grande campeonato. Da-lhe Rubens.

    • Rubens teve o melhor carro em 2009 e não fez o sufuciente para ser campeão. Button com o mesmo carro ganhou 6 das 7 primeiras corridas do ano.

      Rubens é um piloto mediano, não tem perfil de campeão. O fato dele ser brasileiro não muda a realidade.
      É um piloto perdedor, como foi Berger, como são Trulli, Weber.

  • Será que vamos ver um Shumacher faturando todas novamente, tornando a F1 um marasmo ou veremos um simples coadjuvante? Tomara que a F1 finalmente pegue fogo e deixe de ser um sonífero! Vamos aguardar o início da F1 com muita expectativa.

  • Uma das fachadas de bom moço mais sustentadas da F1, que é o sir Ross Brawn, vai manter a tradição e afirmar com categoria que não há predileção e que Michael e Nico estão livres pra brigar pelo título. Durante a temporada o Nico vai ter problemas de freio, embreagem na largada, jogos de pneus ruins, etc. E nenhum alemão vai ficar puto chamando o Nico de Fuß Hausschuh. E aliás, Schumacher merece mesmo babação de ovo porque é O cara. Não sou grande fã dele, mas o cara é foda.

  • A melhor noticia dos ultimos tempos na F-1. O monstro esta de volta !!! Out Post, O Nelsinho voltou a Twittar palavras dele: “Pro pessoal que ta perguntando sobre o ano que vem, estou bem perto de decidir. Tem coisas bem interessantes acontecendo graças a Deus! :)
    5:01 PM Dec 21st from web

    • Essas coisas interessantes devem ser tudo nos estados unidos. Mais precisamente na Nascar Trucks.

      Se ele conseguir algo na F1 vai ser pra aspo… ops, terceiro piloto.

  • Sem duvida, ele eh o maior recordista, mais rapido, eficiente, bla, bla, bla, bla, bla… mas Rubinho, Raikkonen e Montoya ja deram um X no Schumacher. Agora eh a vez de Kubika, Vettel e, com alguma sorte, Kobayashi e Lucas Di Grassi….

  • Ao Guilherme sobre Prost e Mansell, lembre-se que Prost por força de contrato com a Ferrari teve um ano sabático em 1992 e voltou ás pistas em 1993 para ser tetra campeão e aí sim se aposentou de vez, já Mansell, voltou apenas para tapar buraco, ganhou uma corrida e se aposentou novamente.

  • Lembro-me que Prost e Mansel tambem voltaram. E tomaram poeira dos “Alonsos” da epoca. Sinceramente nao acredito que o Schumi tenha ainda cacife para lutar contra Alonso, Massa, Hamilton, Vettel, e talvez o proprio Rosberg, se nao for boicotado ou condenado a tocar o segundo violino. Estou curioso, e nao aposto nada, so quero ver!

  • O tempo deve ter ficado ruim para o Rosberg. Deve estar feliz, mas ao mesmo tempo preocupado.
    Imaginem a cabeça do rapaz que imaginava ser o primeiro piloto de uma equipe de ponta vencedora. Lembrando que é uma equipe nova, que “por acaso” construiu um carro matador ano passado. Na F-1 não há muitas opções de banco. É um sonho.
    Agora com o Schumacher ao lado, mesmo que permaneça como primeiro piloto, certamente vai comer o pão que o diabo amassou com o alemão. Não pelo Schumacher, mas por tudo que roda em torno dele. Sem contar, que não seria surpresa se o alemão mais velhor chegar botando tempo no Rosberguinho logo de cara.
    Sinceramente, fico com dó dele pois sabe lá se sobrevivendo a Mercedes, aos tres anos de Schumacher como companheiro, vá conseguir outra oportunidade tão fantástica quanto essa. Então sabe-se lá como vai desenvolver a carreira do rapaz. Veremos.

    • Sempre foi fraco. Só deu pau em Wurz e Nakagima.

      E em 2009 não fez nada de grandioso, só andou leve nas sextas.

      Minha aposta é que o Schumacher coloca em média 1s por volta nele. Fácil.

    • A f1 só chegou neste ponto de esporte “Imortal” graças ao Eclestone. Hoje ela não precisaria mais dele, mas já dependeu muito do Berne, e só não se acabou com esta ultima crise graças a ele!

  • Surpresa se ele voltasse por apenas mais um ano. O primeiro ano dele será de readaptação.
    Mas acredito que se ganhar mais um título antes do 3º ano ele aposenta novamente.

  • Realmente a temporada promete muito. Se Ferrari, McLaren, Mercedes e Red Bull estiverem bem, com certo equilíbrio, será demais…Alonso, Hamilton, Massa, Schumacher, Vettel e Button lutando pelo título. Acho que 2010 vai compensar 2009, em que as notícias ficaram fora da pista…

  • Só falta o Kimi voltar no lugar do Alguersuari para assombrar o Weber, que para mim está nesta lista de possíveis vencedores de corridas.

    Primeira vez que escrevo aqui. Muito bom o blog!

  • sinceramente colocar barriquelo nesse post foi o seu unico erro… ele vai lutar pra entar no top10 das classificacoes e vai largar, em media, entre os 15 primeiros!

  • hehehehehe só quero ver…alonso…hamilton…esses caras que só viram…super pilotos lidarem com o schumy…apesar da idade a barra vai ser pesada…acho que no primeiro ano num vai ser facil … mas a partir do segundo sei não hein acho que vem oitavo titulo por aí.

    • bem amigos, vai ser uma baita temporada:
      * a Ferari, McLaren, Mercedes e RedBull com grandes pilotos, e espero que em pé de igualdade em equipamento.
      * Willians, Sauber e Force Indiia vao disputar a 5 força do campeonato, creio que em pé de igualdade
      * Renaul e STR vao brigar pra ver quem é a pior das não novatas e quem abandona a F1 primeiro.
      Temos ainda o campeonato paralelo das equipes novatas.
      26 equipes, sem reabastecimento, 4 campeões e Massa, Vettel e Weber na briga pelo titulo.

      Fortes emoções virão!