Senna e 21, a única certeza

SÃO PAULO | Cá estou pensando alto aqui, depois de ler e reler as declarações e receber algumas informações sobre Bruno Senna e seu futuro a curtíssimo prazo na F1.

Uma afirmação do competentíssimo assessor Márcio Fonseca dias atrás a respeito desta boataria toda que tira Senna da Campos e põe na Toro Rosso, mais precisamente a final, é o motivo da divagação. “[Bruno] reitera a certeza de que estará no grid do Bahrein ao volante do carro 21”, foi o que disse Fonseca a nós.

Analisando o que Márcio nos falou, e digo que ele seguiu o que Senna lhe permitiu dizer neste momento, posso até duvidar da manchete que o Grande Prêmio colocou, e nisto estou incluso, como editor, de que Senna reitera que vai estrear pela Campos. Fonseca confirmou que a Campos passa por problemas financeiros, destacou que são absolutamente normais neste noviciado, mas em nenhum momento mencionou literalmente que Bruno vai correr no Bahrein pela equipe espanhola. A certeza, repito, veio na forma do número do carro, o 21.

Conversei com uma fonte das mais sabidas há pouco, que me garantiu que esta boataria tem, sim, um fundo de verdade e que uma transferência para a Toro Rosso é consequentemente possível. A informação de destaque, no entanto, foi a de que Bruno “deve ter até perdido os US$ 13 milhões dados à Campos”.

A notícia, precisamente na questão do valor, bate com a que ouvi durante o GP do Brasil de uma outra fonte extremamente sabedora de toda a negociação. Em 29 de outubro, escrivinhei aqui que eram R$ 22 milhões. Que são aproximadamente US$ 13 milhões.     

Então imaginei a Campos desistindo do Mundial pela dificuldade orçamentária já difundida e Bruno, sem o cambau ou com o dinheiro de volta, partindo para a Toro Rosso. Que hoje tem os números 16 e 17. Mas Senna garante que vai correr com o 21. É bem possível, mesmo.

No fim de novembro, a FIA divulgou a numeração de 2010, ainda mencionando a Brawn, sem a BMW e a Toyota, e com uma mudança interessante e até então imperceptível por mim na posição das novatas. A Lotus, última confirmada, foi a primeira a aparecer na lista. Depois vem a Campos, e segue a ordem alfabética com USF1 e Virgin. O normal seria a Campos vir com o 18 e o 19. Ainda no comunicado da entidade, é ressaltado que a Toyota havia assinado o Pacto da Concórdia, um significado de que sua posição no grid estaria garantida.  

Senna1

Dias depois, a FIA vinha a público para informar que aceitava a inscrição da BMW no Mundial deste ano. A Sauber assumiu seu espólio. É um caso similar ao da Brawn com a Mercedes, tirando o caráter da desistência dos bávaros. Daí a Mercedes ficar com 3 e 4. Assim, sexta colocada em 2009 e então sem a Toyota no grid, a BMW subiria um posto e correria com 9 e 10. São os números que usariam Kamui Kobayashi e, provavelmente, Pedro de la Rosa.

A Stefan, grupo sérvio que ficou com a massa falida da Toyota, está trabalhando como se estivesse inscrita para o campeonato. Teve interesse em Nelsinho Piquet — e o assédio, ao que soube, ainda não terminou. Um tanto quanto estranho, há de se imaginar. Só espera alguma novata pedir arrego para pôr os TF110 prontinhos para correr. Saindo a Campos, a Stefan entra na brincadeira no posto deixado pelos nipônicos. A Toyota foi quinta no ano passado. A Stefan, então, pegaria os 9 e 10 para si e passaria 11 e 12 para a Sauber. E ambas jogariam a Toro Rosso para 20 e 21.

Evidente que todos os meandros de toda esta situação só são de pleno conhecimento de seus protagonistas. Vai que esta seja uma viagem quase interplanetária, e tudo esteja em curso para uma estreia plácida da Campos. Vai que haja um problema de tal forma que esteja fazendo a Toro Rosso deixar Jaime Alguersuari de stand-by justamente para negociar com Bruno. E vai que a ida para a STR já seja questão de detalhes, coisas de só por a assinatura no papel. O que se delineia, a dois meses do início da temporada, é que está inserida num número a resposta por toda essa charada que se transformou a vida de Senna na F1.

Comentários

  • Quem está afogado, está afogado “de” ou afogado “em”?
    Caro. Ninguém cobra vocabulário de Machado de Assis,mas alguns cuidados são necessários.

  • Muito consistente a analise. Entretanto ver os numeros nos carros atualmente é uma tarefa das mais dificeis. Parece que as equipes fazem questão de esconder a numeração. Será que o patrocinador vais insistir tanto assim?

  • Antes de fechar com a Campos ele teve a sua disposição lugares na Force India e na própria Toro Rosso, mas ele optou por ir para Campos porque ele não precisaria pagar, o dinheiro viria diretamente dos patrocinadores (palavras dele).
    É obvio que para um piloto que só tem 4 anos de carreira, ele precisa de dinheiro e/ou um sobrenome forte.
    Para mim ele não deveria ter arriscado sua carreira indo para uma equipe incerta, já que tem sobrenome e dinheiro para ter optado uma uma equipe já formada.
    O pior é se a Campos não desistir antes de começar o campeonato, o pior será se ela não aguentar correr o campeonato todo. Aí ele ficará a pé e possivelmente terá que dar adeus a F1.

  • Victor, Se isso realmente acontecer, seria muito melhor para o Senna, iiso poderia até ser decisivo na carreira dele, pois a STR sem dúvida terá muito mais a oferecer como equipe.
    Mas se a Stefan realmente entrar no lugar da Campos, USF1, que seja, existe mesmo a chance do nelsinho vir junto??? Qual seria o prazo limite para iso ser aceito pela FIA?

  • Se realmente isso acontecer de a Sauber voltar e conseguir os numeros da BMW, e a Campos conseguindo continuar. Então seria a Lotus que correria com os numeros 20 e 21, ou eu entendi errado o raciocinio? do jeito q vc falou está mais certo o Senna correr pela Toro do que pela Campos

  • Tá cheirando um calote de U$ 13 milhões…
    A Campos não corre, não tem como devolver o dinheiro, e a Toro só pegaria o Senna pelo dinheiro… resultado, CALOTE!

  • Interessante teoria. Mas o que aconteceria no caso da USF1 desistir, a Campos ficar e manter o Bruno, e a Stefan entrar na vaga deixada pela USF1? Eles herdariam a numeração da Toyota e a Campos iria pra 22 e 23… Ou não?

  • ACHO QUE O MAIS IMPORTANTE SERÁ O BRUNO ESTREAR, SEJA NA CAMPOS OU STR MOSTRANDO SERVIÇO E O MAIS INTERESSANTE SERÁ O NUMERO 21, OPOSTO AO FAMOSO 12 DE AYRTON! SÓ FALTAVA O CARRO SER PRETO E DOURADO!

  • Cara, você sim é o “cara”…
    Seus comentários são muito melhores que os de um mal educado “FG”.
    Profundo, contundente e direto ao ponto!
    Meus parabéns!

  • Aos que não acreditam que essa história não seja verdadeira,analisem algumas questões:O chefe da STR disse que estava a procura de um piloto bom para pilotar pra ele em 2010,mas em momento algum ele disse se era um piloto experiente ou não,então nessa faixa o Bruno Senna entraria,pois ele é um piloto nitidamente muito bom,rápido e que aprende as coisas rápido.E amigos pode até ser coincendencia,mas a STR e RBR os carros delas nitidamente vão melhor na chuva,eu não sei se é impressão minha ou é verdade,mas é a impressão que eu sempre tive,e levando em consideração isso,o Senna seria a melhor opção,já que o mesmo como nós vimos na GP2,e ele mesmo declara se sente mais a “vontade” na chuva,assim como o Tio.
    Minha opinião,como disse no outro comentário:Eria ser muito bom o Bruno Senna ir para a STR,pois ela está desenvolvendo um carro,e é bom lembrar que o carro de 2010 será inteiramente indepedente do RBR,e isso pode ser uma vantagem(ou não),pois ela tem o motor Ferrari,que apesar de consumir mais,em testes realizados a uns anos atrás,o carro dela foi 20 segundos mais rápido do que o RBR,e isso é uma larga vantagem,e se caso o carro for realmente competetivo,quem sabe ela não ganha mais alguma prova,mas vai depender do piloto,porque o Buemi não consegue.

  • informações tão erradas e especulativas como essa só servem para confundir a todos..não existe nenhum fundamento nessa história do dinheiro enviado a Campos..voces deveriam trabalhar com informações seguras antes de passar para o publico …

  • a Campos sem $…ser um Senna não o ajudou…ele precisaria de currículo…e isso ele não tem…acho q ele não dura na F1,
    infelizmente…só com sobrenome não dá…

    agora, se toda essa tua viagem numerológica-automobilística-adivinhatória, a base de nhoque se concretizar, tu merece um prêmio!!!! :D

  • Vitor ,pensando bem,acho que vc tem toda razão!!!!
    Vai ser muito bom ver o Bruno Senna em uma equipe que não vai partir do “zero”!Tomara que ele consiga repetir os feito do tio ,que começou em um Toleman e deu o maior “vareio” no Prost em Monaco.
    Parabéns pelos seus textos!!!!

  • Silly Season não é nada perto disso! :-D
    Agora, falando seŕio, sua análise é interessante, e se até o Schumacher voltou…

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
    Atenágoras Souza Silva.

  • Nossa que belissima conta,e se realmente ocorrer isso,a Campos sair(na minha opinião seria uma pena).E a Toro Rosso realmente correr com o 20/21.
    Engraçado isso,pois dez que o Bruno Senna foi anunciado pela a Campos,eu pensei assim:Putz porque a STR não ficou com ele?Ele é melhor do que o Alguersuari.Tomara que isso vire realidade,pois quem sabe o carro da STR não seja competetivo?Quem sabe não seja rápido?Quem sabe não consigua enfrentar a Irmã RBR novamente?Quem sabe o Bruno tenha um ótimo carro o esperando lá na Itália?Tomara que vire realidade :D

  • O Victor, se toda esta sua “engenharia” mental sobre a ida do Bruno Senna na Toro Rosso vier a se concretizar, seu codnome, à partir de então, será “Pai Dináh”! Um abraço e parabéns pelos seus textos.
    E/T.: Você poderia me informar a razão pela qual o Reginaldo Leme não está mais neste espaço, uma vez que já fiz tal indagação ao Flávio Gomes e ele não respondeu?

  • Wow! Se isto for verdade depois de toda esta ginástica mental e ligações de fatos, acabará recebendo o Pulitzer 2010 do jornalismo “número-adivinhológico automobilístico”.
    Mas para ganhá-lo todas estas alterações dos números e equipes terão que bater, e não só o 21 que já é pule de 10.
    E se estiverem corretos ninguém vai ter chances de te bater no BRV 2010…
    :-)

  • Nossa… essa foi loooooooooonge… mas muito boa…

    Quando comecei a ler, achei que ia apenas concluir que a Campos pode ser vendida e entrar com outro nome – “Vou estar lá com o carro 21”, independente de qual o possível novo nome da equipe… É uma teoria menos “profunda” mas que faz sentido também… rs

    Mas quando tem dinheiro envolvido, mexer na numeração não é nada pra FIA… eles colocariam até o numero 13 de volta se fosse do intere$$e da F1…

    Obs: Achei que nessa salada sobraria o carro 11 pro Rubens, que ele tanto gosta… mas não ia dar também… rs

    Pergunta: O Senna não declarou que não precisou entrar com um tostão pra equipe (que o patrocínio pessoal seria o seu “salário” apenas)?!?
    a) A coisa mudou de figura no meio do caminho (?);
    b) tinha cláusula no contrato, para caso não pintasse o esperado “patrocinador brasileiro”, ele que teria que entrar com a grana;
    c) N.D.A. – foi tudo ladainha pra que ele ficasse “bonito na foto”…

  • Cara, piloto pagante nunca gosta de reconhecer o fato, pois é uma coisa chata, a não ser pros fanfarrões que não tem nenhuma chance pelo talento.

    É óbvio que o Bruno tem patrocínio e ajuda a equipe, mas como ele é um piloto sério e, até agora, se não provou ser gênio, pelo menos mostrou-se razoável, não gosta de falar que tá trazendo dinheiro. O duro vai ser se a Campos embolsar a grana, mas não acredito nisso, deve ter cláusulas no contrato que condicionam a grana do patrocínio ao fato do Senna correr a temporada inteira na equipe. Se a Campos naufragar, ele não deve perder o dinheiro. E se conseguir uma vaga de emergência na Toro Rosso, é muito bom, tá no lucro.

  • Agora sim estamos falando de piloto. Não botando o nome SENNA (que deus o tenha em uma equipe de ponta fazendo muitas poles e podios), mas pelo curriculum dele que é curto e não é mau não.
    Se for pela toro quem sabe daqui a uns 2 anos não pode subir para a red (nunca se sabe)
    Agora oque me interessa e ele alinhando o carro, se for entre o 11 ao 15 ta otimo.

  • Bom, eu não sei se tem fundamento. Pq eu vejo a questão de Stefan/ Toyota e Sauber/ BMW mais similares à Brawn/Honda, eis pq:

    a Honda, ano passado, não estava pre-inscrita. Logo, havia desistido do Mundial. A Brawn assumiu seu espólio e pegou os últimos números do grid, 22 e 23. Como vc disse, a FIA divulgou a primera lista SEM Toyota e BMW. Então, acredito q Sauber e Steafn (esta se entrar) vão ficar com os últimos números do grid.

    • VM responde: Raphael, divulgou a lista sem Toyota porque a Toyota já estava fora! Não teria cabimento. E logo depois que publicou a lista, lançou que a BMW teve sua inscrição aceita por todas as outras, meio que a recolocando no mesmo patamar em que estava.

  • Uma história (in)crível !! Realmente o Bruno não está querendo falar pessoalmente para não cair em contradição, pois realmente as coisas devem estar confusas no momento. É uma grande pena ele não ter tentado logo de cara a Force India ou a Toro Rosso. Acho que a Toro mudou de idéia depois de ouvir algo do que o Berger acha do Bruno Senna.

    • Opiniões do Berger na Toro Roso? Acho que não procede por dois motivos:
      1) O Berger já não faz parte da equipe. E, logicamente, não tem poder de decisão;
      2) Berger já cansou de falar pela imprensa afora o que ele acha do B. Senna: tem seus lampejos de grande piloto, mas também faz coisas incríveis, a ponto de pedir pro moleque não correr mais.

    • Eu sei que o Berger não faz mais parte da equipe, mas é claro que ele ainda conhece a maioria dos dirigentes, que, em dúvida, poderiam se aconselhar com o antigo dono. (é claro que são hipóteses)

  • Parabéns pelo raciocínio. A F1 tem dessas situações sim, e ainda mais qdo as circunstâncias vão de encontro aos interesses políticos. Senna não trará um “charme” apenas pilotando um carro da Campos ou da STR e sim para a F1 !! (Senna, Schumacher, Alonso, Hamilton, Button, Rosberg, Massa, Vettel… só falta o Raikkonen.)

  • cara !!!!!!

    ROBERT LANGDON (Codigo da Vinci) perde !!!
    continuando assim vais concorrer com o DAN BRAWN !!

    Mas como na F-1 tudo acontece (até batida proposital ), e entendo que o que vc fez for “tentar” entender a simbologia do ” 21″.

    Como disse um colega acima.. o que vale é o B.Senna na F-1. pena que se ahistoria for verdadeira ele vai perder um $$$$$ danada !

    AXÉ

    continuando assim vais concorrer com o DAN BRAWN

    assim

  • Das duas, uma: ou tu fumou maconha estragada, ou eu realmente preciso ir o mais rápido possível ao oculista fazer novos óculos (que, aliás, estão quebrados).

    Agora, falando sério: a Williams já não foi anunciada com os números 9 e 10?

  • O bruno colocou US$ 13.000.000,00 na Campos e vai perder o dinheiro. To pobre demais!!!! Isso daria para comprar uma vaga na Force India ou Renault. Mas as declarações dele era que não era pagante!!!!
    Mas para vc chegar nessa conclusão tu comeu cogumelo no almoço.
    Espero que ele corra!!!!

  • Partindo da premissa que sua viagem interplanetária esteja correta, pergunto: porque não procurou a STR logo de primeira? Pra que inventar moda?
    Com certeza tinha chances reais de pegar o lugar do Jaiminho… com treze milhas, entrava frouxo!

    Off-topic: li no blog do António Lobato (o cara que segue o Alonso até no banheiro) que Fisico, durante o Wroom, negociou com a BMW Sauber e que a coisa ficou complicada para o de la Rosa

  • Depois dessa, vou até jogar na megasenna . . . (tá eu sei, foi fraca). Suas divagações fazem bastante sentido. Só não me ficou claro o motivo da Lotus aparecer em primeiro entre as novatas. Aliás, qual é o critério para que estas sejam ordenadas assim?