Um lugar a Indicar, o traçado

SÃO PAULO | Sobe som. As trombetas fazem o anúncio.

Ao que parece, agora, sim, está definido o traçado da corrida da Indy em São Paulo. O site oficial da corrida divulgou o desenho da pista contígua ao sambódromo e à Marginal Tietê.

Apesar da longa reta formada à margem do nada límpido rio, a largada e a chegada vão acontecer na passarela do samba paulistano. Pegam a avenida Olavo Fontoura e antes que chegue à redonda Praça Campo de Bagatelle, contornam o estacionamento do Anhembi e caem na marginal.

A pista terá 4.180 metros e a corrida, 75 voltas. Serão 11 curvas e uma velocidade máxima de 310 km/h.

Indy_circuito

Comentários

  • Se fosse no pais de origem (USA) fechariam campo de Marte por algumas horas e fariam a corrida dentro do aeroporto.
    As retas longas devem exigir bastante dos carros

  • OOOOO bando de pessimista sô!!!!!!!!!!!!
    vamos deixar as coisas acontecerem e depois vamos as criticas.
    O que não falta neste país é critico de obra alheias!
    Duas ponderações a curva (grampo) no fim do trecho de alta vai ter muita estampada ,no resto um circuitinho digno da F Indy , e o aproveitamento da praça Camposde Bagatelle ( 14Bis) daria uma outra caracteristica no circuito

  • Continuo achando a curva 10 perigosa, não há área de escape. Creio que tem que montar uma chicana lá. Até já contactei a organização falando sobre isto. Espaço há para se fazer uma chicana mais ou menos decente. Tristeza e vergonha vai ser aparecer, no meio do evento, uma chicana de pneus, por exigência dos pilotos… “quem tiver ouvidos, ouça”…

    • E acho que vai ter mesmo. A reta da Marginal tá me parecendo muito longa. Sei não…

      Fora isso, o traçado tá ótimo. Muito melhor que pelo menos 50% dos da F1. Circuito de rua é muito melhor que qualquer outro. E olha que esse tem pontos de ultrapassagem.

  • Passei agora a pouco na Olavo Fontoura e estão reduzindo o canteiro central da mesma, no sentido santana. O trecho que está em obras é do palácio das convenções até provavelmente a entrada da churrascaria. Provavelmente por que estão colocando cones vermelhos até a churrascaria. Obviamente a obra para alargar a pista. Vão ter que derrubar o portão da churrascaria, é muito estreito…
    Muito trampo pela frente.

  • Parece legal mas sei lá, ainda acho que deveriam ter escolhido fazer em Interlagos. A não ser que exista mesmo alguma limitação contratual com a F1.

  • Durante o feriado eu passei na rua do lado do Anhembi,que da acesso a marginal Tiete,e convenhamos estava muito esburacada, com a data do GP ja logo ai do lado, dara tempo para fazer esse recapeamento?Corre galera!!!!

  • O grande problema vai ser se voltar a chover como agora , é claro.
    Achava potencialmente perigoso, mas aqueles carros são feitos pra resistir a pancadas em muros, e imagino que vão cercar todo traçado com muros, óbviamente. Só não vejo muita segurança pro público, mas, até aí, carros de F1 a 300 por hora na reta curva e ondulada de Interlagos não é grande exemplo de segurança, não é mesmo?
    Também imagino que os norteamericanos vão fornecer as receitas do que fazer para montar o traçado – desmontável, é claro, o que é habitual lá na terra deles. E tudo em poucos dias.

  • Pelo que entedí do traçado, os carros vêm pela Olavo Fontoura e entram no estacionamento do Anhembí pela porta de saída ao lado da churrascaria. Pergunta: será que as “primas” vão estar lá distribuindo santinhos?

  • Para um traçado DE RUA, até que não ficou ruim. Está melhor que a pista que a F-1 corria em Detroit, por exemplo, e o gancho antes de entrar no Sambódromo é a versão paulistana da curva Adelaide de Magny-Cours. O que eu quero saber é o seguinte: onde ficará o cais para as lanchas de Powerboat – sim, nessa época do ano, corrida alí só se for de barco… Aliás, já lí no blog do Fabio Seixas um nome ótimo para a prova: São Pedro 300…

  • Tomara que dê certo apesar de tudo mas acho o Sambódromo um pouco estreito para corrida de carros, pode ser impressão minha mas…..

  • Apoiado meu amigo Jackson do blog da Indy, esses mauditos “formulaunzistas” não tem nada pra fazer a não ser ficar metendo o pau, circuito de rua é isso aí, a gente faz do jeito que dá, e acho até uma bobagem por parte da prefeitura em fazer circuitos alternados pela cidade, aí eu ja acho que é forçar a barra, esse pra mim ja ta ótimo, pontos de ultrapassagens vão aparecer mais de acordo com o talento dos pilotos , e chato pra reclamar sempre vai sobrar!!!!!

  • Vejo como boas escolhas e com um custo otimizado…Se a cidade deveria se preocupar com uma corrida ou não é outra história, mas a escolha do traçado foi bastante racional.

  • Enfim um traçado que preste. Apesar de não ser uma 8° maravilha do mundo, dá pro gasto. Felizmente é mais uma chance de voltarmos a ter um corrida da Indy no Brasil depois do assassinato que fizeram com Jacarepagua.

  • Os jornalistas dão as noticias, pela metade.
    Quando a gente fala o que sabe e o que acha , caem de pau na gente! Ou censuram nosso dialogo!
    Qual é?
    Essa corrida merece ser tratada com muito mais respeito do que está sendo no momento!
    Até agora definiram o sambodromo como local a data e a dersa pra fazer a pista, o resto até agora nada.
    Também o que importa mesmo é que será mais uma inauguração com um baita showmicio..
    O resto é o resto, se chover é culpa de são pedro, se um piloto se matar lá e culpa dele mesmo…
    Colocar tapumes de madeira na parte da marginal, onde tem 1,4km de comprimento, é sacanagem, um calombinho de nada que aparecer na pista na hora da corrida e carro vai voar! Como é que ficam os ingressos, o acesso do povão, que vai ter povo vai, os ingressos serão vendidos a preços bem populares, Órdem da prefeitura e do Governo do Estado. Já tem subsidio ai!
    Já começou o carnaval da indy….
    Lógico que quero ver a corrida, e quero ver um show, corrida da indy em SP nunca teve, e ainda de rua? É inédito, e muito legal, quem teve essa idéia tá de parabens. Meu unico medo é que isso se torne um evento exclusivamente politqueiro, só isso…

  • Concordo em parte com o Jackson, se esta pista fosse em em Buenos Aires, o FG e o Victal estariam se derretendo pela saga dos portenhos em trazer e Indy para a América do Sul.
    As vezes eles tem razão, mas vai gostar de reclamar assim ….

  • O Victor bem que poderia colocar mais informações neste espaço. Os ingressos serão vendidos a partir de 01/02 é o que está no site. Ao vinicius, é claro que tem gente ganhando dinheiro com essa corrida. Muita gente vai mamar nesta teta. Como qualquer evento esportivo, cultural, social promovido por algum orgão publico. Agora comparar esse circuito com o de salvador é não entender nada de automobilismo. Um circuito que tem uma reta com 1400 metros já da para impor um minimo de respeito e com 15 metros de largura pelo menos. Fuji na F1 era a maior reta de um categoria Top.

    • VM responde: Meu caro Jackson, de que vale colocar que os ingressos serão vendidos a partir de 1/2 se não tem UMA informação a mais? Não tem preço, não tem forma de pagamento, não tem local…

    • A maior reta no automobilismo moderno era em Paul Ricard, na França: a Mistral, com cerca de 1800m (Fórmula 1 usou a Mistral até 1985, vitória de Nelson Piquet).

  • Um traçado tosco numa região feia. E faltam apenas 2 meses para se colocar tudo no lugar. Pelo jeito vai ser uma corrida tão boa quanto foi a Stock em Salvador… Tsc tsc…

  • e facil fazer um traçado “com graça”… “basta” por abaixo o anhembi e o sambódromo, dai vai sobrar espaço pra fazer um autodromo… francamente, o pessoal de cima deve achar facil fazer uma pista com limitações de trajeto como essa…

  • Só reclamam….
    Dúvido que no calendário tem um circuito com média de velocidade maior que este aí. Surfer’s Paradise que não está mais deve ser a única que tem média maior.
    Serão 2 pontos claros de ultrapassagem e um terceiro (sambodromo) com grandes chances tb.
    esses que metem a boca são os que estarão lá no local primeiro ou na tv…
    é a turminha da pipoca que não faz nada de construtivo

    • Uma corrida não se faz do dia pra noite. Não é questão de ser turminha da pipoca mas sim de avaliação. Acho que o papel do Vitor não é ficar torcendo, ele é jornalista, está certo em reportar o que é claro pra todo mundo.

      Mas pelo que parece a turma que não aceita críticas não tem argumentos e parece até que está sendo paga. Essa sim deve ser a primeira a aparecer lá e receber regalias da organização se a corrida acontecer.

    • Da-lhe, Jackson. Eita, povo que só sabe criticar!!!

      O dia que um brasileiro elogiar algo dentro do Brasil, será o fim do mundo!!!

      E não to falando do Victor, nao. Ele é jornalista e tem que expor a opinião dele (embora eu ache que ele exagera, as vezes), mas sim, dos “apaixonados” por corridas.

      Se São Pedro deixar, vai ser uma corridaça!!!