Campos Parte, extra, extra

SÃO PAULO | Sobe o som do plantão da Globo.

É a história mais surreal e curiosa dos últimos tempos da F1. A Stefan vai lançar seu carro. Uma equipe que, oficialmente, não tem vaga se programar para correr. Vai ser em Algarve — ou Portimão, se preferir — em 25 de fevereiro. E testa até o dia 28.

No mesmo período, as outras equipes vão treinar em Barcelona.

Os sérvios estão tripudiando sobre o cadáver da Campos. Acreditando na informação que me foi passada, de que a Campos corre no Bahrein, a única situação que se encaixa é que haverá uma substituição a partir de determinado momento da temporada, já que os testes não são permitidos no desenrolar do campeonato.

E mais: a Stefan brinca de mistério. Disse que um dos pilotos que vai testar já tem dois anos na categoria. Ora, dois anos só podem significar três opções: Kazuki Nakajima, Nelsinho Piquet ou Sébastien Bourdais. Bourdais não rendeu, e não seria na mão da Stefan que renderia. Nakajima tinha vínculos com a Toyota, que teve o espólio comprado pela Stefan. E os sérvios queriam o brasileiro. 

De que forma a Campos vai reagir? Como a FIA vai se pronunciar diante disso? E Bruno Senna?

Como diria Everaldo Marques, “temos um jogo”.

Comentários

  • Ou vai ter um final triste: cada dia é uma coisa nova.

    Parece que a Dallara vendeu o projeto do carro da Campos para a StefanGP. cada pre temporada tem um novela.

  • Victor, vc que parece ter as melhores fontes do momento na F1, se a Stefan alinhar, como o pr´prio Bernie disse estar trabalhando para isso … e pinta o convide oficial pro Nelsinho correr de verdade – pq antes não existia a possibilidade real, então entendo que ficar no “se” ou correr nos EUA é melhor correr nos EUA – Vc acha que ele toparia???

  • E ai martins, te mandei pelo twiiter a noticia daquele jornal finlandes (que geralmente é bem informado) jornalista deles está em Valencia e disse que a Stefan comprou o projeto da Dallara, deixando assim a Campos sem saida, e que Villeneuve, que vem sendo treinado fisicamente por um cara cujo nome não lembro, entraria ao lado do japa na equipe

  • Victor, tudo pode ser uma armaçao, mas que existe algo de extranho no ar existe. O carro da Stefan ja esta para ser lançado o da Campos ainda esta em construçao e por incrivel ate o site da Stefan ja esta no ar e o da Campos ainda esta em construçao.rsrsssrsr. Acredito que o Senna foi enrolado pelo Sr: Campos e vai ficar de fora desta temporada infelizmente. Os camaradas Russos nao brincam em serviço quando o assunto é trabalho. Abraços.

  • Apenas algumas verdades:
    Stefan ou Campos? Tanto faz as duas vão andar no fim do grid pelo pouco tempo que terão pra testes, ainda arrisco dizer que se a stefan entrasse andaria na frente de todas as novatas em virtude da compra da estrutura Toyota… pelo que andou o Rubica ou o Motor Ford é fraco em relação aos demais ou ele está escondendo o jogo(torço para a segunda hipótese, mas acredito na primeira)
    Do jeito que a Fia é, acredito que a Campos não corre, A stefan não entra e a US F1 também não … O Bahrein terá 22 carros no grid …. pode apostar .

  • Victor. Você foi no tal jantar que Adrian Campos deu a jornalistas brasileiros? Tento entender porque só ouvi falar bem da Campos a partir dos jornalistas que foram neste jantar, para 1 mês depois ver os jornais estamparem que a Campos tá falida e ninguém, mas ninguém mesmo, reavivar sua antigas impressões para defender a Campos?

  • Victor, averigue essas informações:

    A Stefan comprou os direitos sobre a Dallara. E um franco-canadense poderá ser o companheiro do japonês. Campos out.

    A Campos já tem carro e motor prontos e estará no Bahrein. Só não tem dinheiro algum e não participará dos testes. Mas estará no Bahrein, não será vendida e a Meta não deixará a sociedade. Campos in.

  • Porque a budega da FIA não libera logo espaço para mais uma equipe, e pronto acaba logo com essa lenga lenga ?

    Não vejo porque não se pode criar mais uma vaga, tem gente que ao invés de facilitar complica !

  • Supondo que seja uma “marca proposital” da Stefan em ser “polêmica”, essa revelação de que irá colocar os carros para treinar e irá à corrida combinariam com outra polêmica… caso seja a intenção: Contratar Nelson Piquet.

    Se eles querem tentar uma imagem de “descolados”, “desobedientes à Fia” e “ousados” para conquistar fãs e chamar atenção… estão conseguindo. Rs

  • Música do plantão da Globo?

    Certamente está se referindo àquela musiquinha que em outros tempos era sinônimo de AUMENTO DE PREÇO DA GASOLINA.
    ; )

  • Como eu disse outras vezes, o bom senso não anda imperando nas decisões da F1.
    Para começar a PALHAÇADA comandada pelo tio Max, de só colocar equipes novatas que andem de COSWORTH, deixando momentaneamente de fora equipes mais profifssionais como Prodrive (David Richards), Epsilion e a própria Stefan.
    Não seria muito mais interessante liberar TODO MUNDO, e voltar com a PRÉ-CLASSIFICAÇÃO, como nos bons e velhos tempos?
    Ah, sim. Uma vez mais eu me esqueci… Por que facilitar quando se pode COMPLICAR??? : /

  • Que negocio estranho provavelmente entra no lugar da USF1, so sei que vai ficar bonito pra presidenta dos hermanos explicar oque aconteceu com os milhões que ela jogou fora pra colocar o hermaninho que nem nome tem no ramo da f1

    • Ela e o marido são o casal Garotinho argentino, só que em nível federal.
      Assim como seus congêneres brasileiros, dado o desastre de suas “administrações”, vão sair pela porta dos fundos, e ninguém mais votar neles.
      A única coisa que preocupa é a eventual volta da UCR ao poder. Alfonsín e De La Rua destruíram a economia argentina, com reflexos negativos até hoje.

  • O Kazuki Nakajima deixou em seu blog algumas pistas de que, estaria se preparando para a temporada.
    “……..para essa temporada algumas possibilidades , aos poucos começam a dar impressao de que estao movendo a favor”
    “ainda nao posso dizer nada, mas ja estou me preparando positivamente” atualizado em 19/01/2010.

  • Não sei de onde vem tantos comentários negativos sobre a USF1.

    O tópico não é USF1, e sim Campos-StefanGP…

    Enfim… Respondendo às perguntas, não escutamos tantos rumores negativos, sobre falta de pagamento de fornecedores, falta de patrocinadores e processo de venda da equipe, por parte da USF1. Este é o principal motivo pelo qual os analistas acham provável que a Campos não competirá.

    Vender algo que ainda não existe… Está parecendo o Eike Batista… CAMPOSGX

  • Será?Que a Campos não irá correr?Tem alguma coisa errada nessa história.Muito estranho a SGP,anuncair que irá lançar um carro em 25 de Feveirero,mas como???Se ela oficialmente não tem a vaga na F1…Ou então é a USF1 que não irá correr,uma possibilidade,pois ela não tá se movendo.
    E pilotos com dois anos na categoria?Só tem o Piquet,Bourdais e Nakajima?Xi,olha a nova Super Aguri ai,e coincedemente ambas começam com a letra “S”,só faltava o Aguri aparecer nessa equipe(rs.).

  • Bem, pelo que sei:
    -O chassis passou no teste;
    -Eles vão usar tudo da TOYOTA,inclusive motor, mesmo que possa ser chamado Stefan;
    -Li em algum lugar que esse russo não é de bravatas;
    -Bernie foi quem manteve a Stefan em contato com Nelsinho;
    -Nakagima é nome forte sim, pelo relacionamento com os japoneses, mas a TOYOTA não aparecerá tão forte na equipe;
    -Dizem que a TOYOTA estava muito adiantada em seu carro;
    -Nelsinho negociou com TOYOTA, que depois virou Stefan e negociou com Stefan tb, com a benção do tio Bernie;
    -Esses caras são o maior batarato na F1 dos últimos anos, anarquia geral …kkk;
    -Não interessa um união com a Campos, pois não ganhariam nada, já tem carro, motor e pelo visto piloto, uma união só pela vaga … é melhor a outra pedir pra sair. O mesmo vale pra a USF1;
    – Piquet não correu na Austrália nesse fim de semana segundo ele por problmas de logística em voltar pros EUA para correr dia 06/02 na NASCAR e por “coisas que aconteceram recentemente”. Uma semana? pra ir da Austrália para os EUA? só se dor de trem? Até onde sei ele tem um avião!!! Será que uma parada na Rússia estava no meio do caminho???
    – Por fim seja quem for que vá pilotar o carro é bom tomar cuidado com o acelerador, pode ser o do corola ..kkk… Abraços

  • Eu ainda acho que quem não vai dar o ar da graça é a USF1. Já vi foto do Bruno Senna em um cockpit de carro, mas da USF1 eu vi só um bico.

  • (em tempo)

    Ou então…

    Stefan USF1 GP:
    22-Kazuki Nakajima
    23-Jose Maria Lopez

    A Stefan GP por acaso foi aprovada em algum crash test da FIA?
    Eles poderiam treinar sem sequer estar inscritos?

    Três opções:
    1 – O negócio já está fechado, ou com a Campos, ou com a USF1, ou com a FIA (14a equipe);
    2 – Um grupo de hackers muito bem humorados (e bem informados) descobriu a senha para fazer postagens no site da Stefan GP;
    3 – Estratégia de marketing agressiva pra garantir um lugarzinho em 2011…

  • Eu ia me gabar agora… jurava que já havia comentado faz tempo… sobre aquela novela do Senna e o carro numero 21… mas nao achei o post (deve ter sido em outro blog):

    Stefan GP:
    20-Kazuki Nakajima
    21-Bruno Senna

    E assim, as duas novelas, pelo menos pro Bruno, terminam com um final feliz.

  • Gosto da ousadia dos Servios, estao botando lenha na fogueira. Pra ficar mais abusado seria legal se anunciassem o Nelsinho como piloto, ai sim o circo iria pegar fogo !!!

  • Porque só a Campos? Poderia ser a USF1 certo? Aquele videozinho xinfrin serviu pra todo mundo acreditar que dalí vão sair dois carros prontinhos pra disputar o mundial?

    Quem vai pilotar pra USF1?

  • Bom. pelo menos a Dallara ja deve estar em um estagio bem avançado do carro,e o Tony Teixeira teria comprado o que?
    To achando que quem nao entra e a USF1.aliaz nem usF1 pode ser usado como nome de equipe..

  • E tudo isso com direito a Mike Coughlan (o do caso de espionagem) no staff técnico da equipe.

    A lista de 2 anos de F1 teria Scott Speed, Sakon Yamamoto e Anthony Davidson também, mas ambos improbabilíssimos.

    Reza a lenda que é o Nakajima mesmo. E que o outro piloto também é japonês

  • O NAP disse a um jornalista da Jovem Pan que a Stefan Gp quase fechou com o Kobayashi, já que queria alguém com experiência com chassi Toyota mas a Sauber veio antes e fechou com ele…
    Um fato estranho é o brasileiro fechar com a Nascar Truck mesmo tendo uma oferta de um time garnde da Indy..Talvez seja o fato de ser mais fácil quebrar contrato com a Nascar do que uma Ganassi por exemplo e que segurar ele até o fim do ano.

  • Tá ficando legal isso ai… rsrs
    Se os caras somente conseguirem a vaga já devem se considerar vitoriosos… hehe
    E este ano será minha 2° equipe! rsrs

    #StefanGO

  • Bom, junta a fome com a vontade de comer, e ai aparece a Stefan com o Nelson Angelo Piquet. Para o Ryan Cooper isso parece demais até mente!

  • A bola é a USF1, e inclusive foi definido um numero de “no shows” pra essas equipes durante a temporada, isso saiu no blog daquele jornalista da ITV, James Allen

  • Será que nesta esfera em que se encontra a F1, teria espaço para loucos torrarem dinheiro, sem lógica? Acho que já existe alguma possibilidade séria, para a Stefan fazer o que está pretendendo. O Nelson disse que conversava com a Stefan… e o Naka com a Toyota, dá samba.

  • Victor, existe alguma possibilidade dessa equipe entrar na F1? Pergunto isso por todo processo de seleção que a FIA faz para escolher as equipes.

    • A Stefan se candidatou naquele “vestibular” que escolheu as quatro novas equipes. Perdeu, mas comprou toda a estrutura da Toyota. A FIA foi apressada e deu a vaga que era de direito da Toyota pra Sauber. Aí, os sérvios chuparam dedo.

  • Nelsinho Piquet??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Se for mesmo o Nelson Jr., eu quero ver a cara de pau dele pra desmentir toda aquela historia que estava cansado da F1 e iria dar a volta por cima na NASCAR.

    • Sinceramente vou ficar ainda mais puto com o NAP… que tipo de piloto gosta tanto de fazer seus torcedores de idiotas a ponto de mentir onde vai correr?!

  • E a USF1? Parece estar tal mal como a Campos e nem como alma penada se tem noticia direito, no máximo umas fotos e um piloto que leva algum dinheiro, mas mesmo assim é muito pouco.
    Ao menos no universo das tentativas de se manter vivas a Campos parece mais promissora (ou menos catastrófica), e a Stefan fica com a vaga dos norte-americanos.

  • Essa novela está cada vez mais emocionante a cada cena. A Campos precisa de um “Salvador da Pátria” e pelo desenrolar deve falar espanhol.
    O “Pecado Capital” de não ter cobiçado o Petrov pode ter custado a vaga na F-1. A “Felicidade” de Bruno Senna nessa história será se ao fim do ano a Lotus o contratar para ser companheiro do japonês para em 2013 fazer companhia a um bicampeão na Mclaren.
    Tirei onda mas estou torcendo muito para que a Campos consiga ir até o fim e que tudo isso que está acontecendo agora seja mais uma lição bem aprendida nesse caminho em busca de um lugar ao sol da F-1.

  • Esse capítulo tá bem animado! Eu ainda espero que a Campos consiga sobreviver, mas se for pra StefanGP entrar, que ele levem o Bruno Senna junto com o Nakajima, revivendo os tempos antigos.

    • “Stefan Campos com o Senna e Nakajima”

      Isso não tem quase nenhuma chance de acontecer, mas seria uma baita ironia do destino ver esses dois sobrenomes lado-a-lado de novo.

  • Uma pergunta: na época em que se ventilou a hipóteses de aprovarem a 14ª equipe, uma das desculpas para não acontecer era a falta de estrutura dos autódromos, falta de boxes etc.

    Como é que circuitos que recebem mais de 50 carros para provas de endurance não têm estrutura para 28? Qual é a grande dificuldade?

    E se todas as equipes inscritas confirmarem sua participação, quem pode garantir que – na última hora – alguém aparecerá com uma carta na manga que possibilite os 14 times?

    • Pelos regulamento atual os times precisariam concordar com a entrada do 14o time. É certo que não irão concordar, uma vez que o dinheiro da FOM é dividido entre as equipes participantes. Desta maneira cada equipe receberia menos recursos.

      Com relação à estrutura necessária, posso afirmar que equipes de F-1 precisam de muito (muito, muito, muito) mais espaço que equipes GT3. A comparação não é possível.

      Enfim. O empecilho principal é grana.

  • Mesmo sabendo de todos os problemas da Campos, não estão todos esquecendo da USF1? Eles vão mesmo correr? Eu sei que eles envolveram até um governo no seu plano, mas quem garante que é realmente à vera? O que eles mostraram além daquele vídeo estranho que mostra a fábrica?

    Está surgindo uma F1 muito estranha.

    • Sei lá… o pessoal fala bastante do fracasso da USF1. Não entendo o “por que?” disso. Americano, até onde conheço, não costuma investir de modo leviano não…
      …agora… cadê o segundo piloto?
      F1 tem seu lado obscuro, realmente…

  • acredito que seja o Nakajima a pilotar. o Nelsinho disse em entrevista, ou melhor, deu a entender que não correria pela Stefan GP e não teria aceito o pedido. Pergunta: as peças são da Toyota, certo. O motor também?

  • Porra FIA !!! Deixa a Stefan correr…. Já sou fã desses caras, só pelo oba oba promovido… mesmo que não tenham nem um parafuso projetado… vamos com 14 equipes, ou 13 se a Campos morrer… Mas FIA, deixa os caras correrem, já merecem.