Sobre FIA e Indy

SÃO PAULO | Sobre a matéria da Folha de S.Paulo de hoje, que fala que a FIA pode não reconhecer a corrida da Indy em São Paulo, digo o seguinte:

Em 19 de janeiro chegou um comunicado à CBA que já dizia claramente que a FIA não apoia a prova da Indy em São Paulo — e tem, sim, envolvimento com o desgosto de Bernie Ecclestone por a cidade já receber a F1. 

A chancela da FIA pouco muda na realização da corrida. No fundo, ela só quer que a CBA não se envolva.

A FIA, entre outras coisas, achou estranho que a cúpula da entidade tenha decidido contrariar a norma de que não poderia fazer uma corrida de rua num lugar que já tem autódromo na base da canetada, sem convocar uma assembleia para definir sua realização.

E a FIA tem achado esquisito também essa história de estão anunciando que o presidente Cleyton Pinteiro tem um lugar no Conselho Mundial…

Comentários

  • Sei lá pra mim,é a mior bobiça realizar a Indy em São Paulo.Eu lhes perguntos:Não seria mais vantagem se fazer um circuito oval de verdade????E fazer as corridas da Indy e Nascar aqui no Brasil????E criar uma nova categoria na Stock Car,ou uma etapa pra correr nesse circuito oval?????Por que ainda não consturiram ainda um circuito oval aqui no Brasil!???????

    • Não, a CBF consegue ser superiora a CBA, por mais criticas que possa ter, ao menos tem jogos oficiais de futebol nacional por alguma série ou pela Copa do Brasil em praticamente todos os estados, existe uma organização (mesmo fraca) nacionalmente, mesmo que longe de ser a ideal. Existem campeonatos e torneios.

  • Quem ele pensa que é, pra mandar no Brasil ?

    A indy não depende da FIA pra nada. Não precisa de aprovação pra coisa nenhuma. Ele que se meta com a F1.

    Vai pro inferno, Bernie. E quando for, já foi tarde.

    Cordiais saudações

    Ricardo
    Recife

  • tb acho que a norma é apenas da CBA, não tem a ver com FIA, não. Até pq, pra FIA, não vejo qual seria o interesse em priorizar autódromos, sendo que alguns, inclusive, são particulares.

  • Li a mesma informação – de que a FIA não autorizou porque não há interesse do Bernie Ecclestone – em alguns blogs (aqui, no do Fábio Seixas e no do Teo José). Só não consegui entender ainda que prejuízo essa corrida poderia causar ao manda-chuva da F1. Você sabe me dizer? Tem certeza que isso não é implicância com o velinho?

  • Eu de novo!!!!

    É que to “PÊ da vida”,, com esse cara da CBA.. Não sabe e não faz nada, e quando faz era melhor nem fazer, só faz é cagada..

    Acho que é caso de intervenção federal do Ministério dos esportes da União em cima dessa CBA hoje capenga e acéfala!!!
    Cade os advogados pilotos que também não fazem nada!

    Vamos! Vcs conhecem as leis, vcs falam em nome dos outros perante a lei. Falem, façam, mudem isso que está ai, e tornem isso em confederação de novo!!!

  • Alguem aqui no Brasil saberia me informar se o presidente da CBA herdou a possição de membro do conselho da Fia do Dr. Paulo?
    Pelo que eu sei esse cargo não é da CBA !

    Ou o “””pintor””” acha que só cuidando de bandeirinhas ele ia conseguir esse cargo da FIA?

    Essa posição de mebro da FIA é por merecimento trabalho e reconhecimento!
    Coisas que a presidencia atual da CBA nem sabe o que é!

    Outra pergunta: Falta muito pra ter eleição lá? Porque se demorar muito os pilotos vão é criar uma federação própria!
    Eles estão de saco cheio dos desmandos e do abandono!!

    Sabem porque?
    São eles quem bancam a festa que é lá na CBA!

    • Eleição?! Xiii… vai demorar. O Pintor e seu pequeno curumim beegolito acabaram de entrar na CBA… e já parece que faz uma eternidade que estamos na m*rda!

  • Se fosse numa cidade na China, a FIA não só toleraria mais de uma competição como concorreria para uma parceria. Como o bolo tupiniquim tem menos recheio e não dá para dividir em pedaços grandes, ela quer o bolo inteiro. Isso é política e não automobilismo, por isso estamos falando da FIA.

  • Tecnicamente a FIA e a FOM não tem poder algum sobre a corrida da Indy em São Paulo. Essa história de “aprovação” não existe.

    Digamos que ele mandaram o seguinte recado: “faça, mas saiba que nós não gostamos”.

    Aviso dado.

  • A FIA, entre outras coisas, achou estranho que a cúpula da entidade tenha decidido contrariar a norma de que não poderia fazer uma corrida de rua num lugar que já tem autódromo

    E como funcionou com Valência?

  • Acho que a FIA começou a notar o que vários brasileiros ligados ao automobilismo já notavam da CBA. Isso pode ser até muito bom, pois talvez force a ocorrer mudanças de cima para baixo na entidade.

  • Assisto F1 desde meus 9 anos, hoje tenho 42, estou muito triste com os acontecimentos dos ultimos anos nesta categoria e se ainda não bastasse tudo que ja aconteceu, agora a FIA vem com essa palhaçada de querer barrar a Indy em Sampa… oh Bernie vê se acorda voce não é o dono do mundo!!!! Ainda tem a pirataria e bacharia da Stefan GP causando de todo lado, e as equipes de araque USF1 e Campos…ninguem merece!!! Assinei um pacote de TV paga para acompanhar outras modalidades de automobilismo, poke a F1 já era!!!!!!!!!!

  • No fundo, a culpa é do Bernie. FIA vai dando corda pro tampinha, dá nisso. Afinal, muito dessa corrida estar sendo feita na pista de rua, é por culpa dos contratos de “exclusividade” dele.

    • A culpa da Indy ser o que é hj, nem sombra do que era em 1995, é desse boca aberta (pra não dizer palavras bem “bonitas”) do Bernie. O cara plantou discordia e conseguiu dividir a categoria… invejinha é coisa de criança mimada. E olha que a idade dele tá um pouquinho avançada pra ficar com essa criancisse.