Stock em Interlagos: o motor volta a falhar

INTERLAGOS | A chuva que veio hoje minou a última chance que os pilotos tinham para ter um treino apropriado de pré-temporada, mas pode ter camuflado o problema que a Stock Car encontra em seu motor ajustado ao álcool. Em meia hora, quem andou mais deu oito voltas, e mesmo assim houve pelo menos quatro pilotos que lidaram com falhas.

Felipe Giaffone, o proprietário da JL, a empresa que fabrica e fornece os carros da categoria como um todo, afirmou logo cedo ao iPod da Evelyn Guimarães que a questão fora solucionada com a troca da bomba de combustível. À tarde, numa pista convidativa à aquaplanagem e ao erro — e que, portanto, não pedia pé embaixo em quase nenhum momento —, Cacá Bueno, Allam Khodair, Ricardo Zonta e Constantino Jr. mostraram que ainda há trabalho a ser feito.

Cacá, segundo “mais rápido” do dia, minimizou a falha que teve, disse que já houve o conserto, e que “uma melhor avaliação só pode ser feita, mas vimos alguns pilotos com problemas no motor, ainda que em menor número do que aquele do primeiro teste”. Khodair demonstrou preocupação porque, “quando acelerava, percebi que havia alguma falha”.  Zonta teve uma quebra na correia durante o treino. Constantino também relatou problema e disse que foi algo “semelhante ao que aconteceu nos primeiros testes”.

Comenta-se que algumas equipes optaram por nem ir à pista porque já sabiam que o motor não suportaria e que a solução poderia estar, agora, na troca de óleo. Amanhã começam os treinos. Que podem novamente mascarar todo este contratempo, já que a previsão é de que a chuva volte a vir com força.

No ano passado foi o capô; neste é o motor. A Stock Car tem tido inícios de campeonato um tanto quanto atribulados.

Comentários

  • que beleza hein!… o motor do valdeno brito fundiu então, os urubus de plantão vão ter que arrumar outra carniça, pois só essa não vai dar pra todos………seguiremos trabalhando!( e cochilando nas corridas de f1 )

  • Acredito que isso foi provocado pela a baixa temperatura,que os motores estavam resistindo.Pra mim a Stock deveria ter feito uma mistura de Gasolina e Ethanol,podia ser até 90% de Ethanol e 10% de Gasolina,assim eu acredito que não eria ocorrer problemas como esse.Mas com a adptação dos motores com o tempo,os problemas vão acabar.

    • Nos anos 80 a Stock corria com os Opalas à álcool e não davam problemas desse gênero. E em condições climáticas piores, pois disputavam provas em Curitiba ou em Tarumã no inverno.

  • tenho a infeliz impresão de que a stock car não é admirada por alguns jornalistas deste site, pois não é a primeira vez que me deparo com críticas sem sentido, e acredite que sei do que estou falando, contudo a f1 seja sempre exaltada com todos os problemas que todos nos conhecemos.

  • Eu digo que quebrarão motores este fds, infelizmente, pois sinceramente, torço muito para estar errado, mas o problema é muito mais sério, e não é bomba de combustível não, é lubrificação, ele esta fundindo mesmo.
    Poderemos, num quadro mais pessimista, termos um fds a ser esquecido dentro do evento stock car, tomara eu esteja errado!!

  • e como sempre a jl é a maior culpada pelas cagadas. Empresa incompetente que se quer é capaz de testar sua inocaçoes em uma pre temporada independente. Entao a pergunta , e se os motores voltarem a quebrar???

  • No site da Stock tem uma foto da RCM com o Lico, Feldman e tal. Aí na legenda está assim ” Boettinger Competições”. Além de errarem a equipe, inventaram uma, hahaha… que varzea aquele site.

  • Motor que nasce ruim, não tem gambiarra que resolva.

    Óleo não reduz falhamento.

    Bomba, pode ser, mas nesse caso, eu duvido que
    não seria detectado em um simples teste de bancada,
    ou com o carro parado mesmo.

    Isso tem cara de folgas erradas e combustível
    descendo pro cárter.
    Vamos ver na corrida, se fundir, é por aí.