X-Glock

SÃO PAULO | O Ivan Capelli, futriqueiro oficial, veio me falar que nasceu uma discussão sobre quem teria dado o ‘xis’ em Michael Schumacher após a saída do primeiro safety-car do GP da Austrália, que cogitavam ser Lucas Di Grassi.

Fui buscar o comunicado enviado pela assessoria do brasileiro, em que claramente atribuem a manobra a ele. O título é “Lucas faz bela corrida, duela com Schumacher, mas abandona”, e no meio do texto há a citação.

O ponto alto da corrida do brasileiro foi uma disputa pela 16ª posição com ninguém menos que o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, na quinta volta da corrida. Com a pista parcialmente úmida, o piloto da Mercedes ultrapassou o VR-01 de Di Grassi, mas o estreante retomou a posição com uma manobra por dentro da curva seguinte – conhecida no jargão do automobilismo como “xis”.

“Ele teve de parar para trocar o bico do carro (Schumacher havia se envolvido em um acidente logo após a largada, na primeira curva com Fernando Alonso e Jenson Button) e tivemos uma boa disputa”, lembra. “Foi um bom começo, mas ainda temos muito o que fazer no carro para começar a disputar para valer com as outras equipes que já estão estabelecidas há mais tempo na F1.”

No momento em que vi a corrida, reparei no tal ‘xis’, não mencionado pela transmissão da TV Globo, e lembro bem que Fernando Alonso vinha na frente. A câmera da reta principal vinha acompanhando o piloto da Ferrari, e foi possível ver que, ao fundo, o carro da Virgin e Schumacher.

Capelli tirou dois ‘prints’ que apontam que o carro da Virgin em questão é o de  Timo Glock. Estão abaixo, em que se dá para perceber pelo capacete do alemão.

Se ainda persistir a dúvida, há duas outras provas: o lap-chart da FIA aponta que na volta 5, o piloto que está imediatamente à frente de Schumacher é Glock, e o link está aqui. E uma foto da Getty Images mostra em que ponto após a bandeira verde Di Grassi foi ultrapassado por Michael: após a primeira curva.

Acréscimo: E para finalizar a questão de vez, diz o site da Virgin: “(…) Okay, so it lasted for around half a lap, but at one point Timo definitely overtook Michael (…)”

Comentários

  • Qual a importância de x, y ou z? Fico imaginando a repercussão se fosse o citado “xis” dado por Bruno Senna. Aguentaríamos as viúvas eternamente.

  • E o di Grassi ficou quietinho, né ? Ainda tentou capitalizar. Cuidado, isso pode denotar uma falha de caráter pior que o Nelsinho em Cingapura(pressionado com medo de perder o emprego) ou Hamilton na Austrália 2009(pressionado pelo chefe de equipe)

  • Que coisa feia fez o Di Grassi, agradecer os parabens pelo x que não deu e depois dizer que não foi ele e se declarar humilde. Não vai a lugar algum assim, é fraco

    • Cristiano, é justamente isto que estou começando a pensar… ninguém inventaria algo que pudesse ser descoberto tanto com a cor do T-cam como o lap chart… hehehe isso me fez lembrar da música da Xuxa… “e o Xis de quem que é?” rs

  • Bastava que os carros “voltassem a ter número”….Onde estão os números dos carros???? Porque todo mundo quer ter o número 1…o Schumacher mudou o número..etc…se o porra do número nem aparece????????

  • Na moral, no meio dessa história toda só fico com mais dúvidas.
    1º Se uma vezinha só já deu confusão, seria bom alguem trocar as cores do capacete (se bem que a Virgin tá adorando todo mundo mostrando fotos e falando dela…)
    2º Ontem, na reprise do Sportv, tive a certeza que era o di Grassi, agora nem sei. Olho pra os prints e não consigo identificar com precisão.
    3º O di Grassi não seria tão crápula pra assumir ter feito sem ter feito. Bom ouvir ele e todo mundo fica feliz.

  • Só um detalhe… esses prints foram tirados na volta quatro… o número que aparece em cima (5/58) significa que o líder abriu a volta cinco… o alemão e o carro da Virgin ainda estão na quarta volta (provavelmente completando) e quem completa a volta 4 na frente do Schumacher é o Di Grassi… e se comparar a primeira foto com a última que você postou, a frente do capacete é bem parecida… Sei lá, não me importo com quem deu ou não o xis… só acho que foi o Di Grassi (a cor da camera ainda não faz sentido)… como eu disse, sei lá…

  • Um pequeno detalhe mata a charada.A camera onboard de Lucas é amarela,e quem dá o x no Dick é uma camera preta.Portanto ,Glock com certeza!!!

  • Se alguem tiver duvida com relação ao capacete, reparem na T-Cam ( câmera que fica logo acima da entrada de ar do motor) no carro do Glock é vermelha !! E no do Di Grassi é Amarela, dificil de confundir..

  • Um dos problemas da F1 é justamente a dificuldade de se identificar os pilotos. Alguns mudam de capacete várias vezes na temporada. Fica difícil tentar identificar por isso, e a depender da iluminação, a cor parece diferente, sem contar que tem carro com cores parecidas também.

  • Victor, desculpe discordar de você, mas tem algo errado com as fotos, pois o Bruno Senna que estava em 13º, parou durante a primeira bandeira amarela, antes da largada, essa foto dele e do di Grassi, foi antes do Schumacher entrar nos boxes para trocar o bico, eu acho…

  • Que coisa hein, como o Di Grassi pode dizer que deu o xis se a TV mostra que foi o Glock? Cara de pau ou o piloto ta ficando louco? Eu já não to entendendo qual é a do brasileiro. Se eu sou o piloto o mínimo que eu espero é ter gravado na cabeça algumas coisas que eu fiz durante a prova.. vai entender..

  • Ficou feio para o Di Grassi…em todo caso o Senna já tomou “x” do Prost, Mansell, Alesi ! O Alonso já levou, Schummy, Hamilton, Kimi etc…muitos estão comemorando a toa, faz parte das corridas, se ninguém forçar uma ultrapassagem o “x” nunca ia existir.

  • aki da pra ver que é glock quem da o famoso XIS em michaell..
    mais na transmissão.. apareceu o nome de di grassi.. até agora achava que foi ele.. pois foi oq eu li.. ta to é que aparece di grassi dps atras de michael em outra imagem.. que ele tinha ultrapassado novamente..

    http://www.youtube.com/watch?v=_RC2-xx6ius&feature=related

    ai o video.. msm assim.. ainda acho que di grassi tem um grande futuro.. só precisa de um grande carro!

  • VMT, meio q off-topic mas “tudo a ver”, poderia ir preparando um placar Indy X F1T para ver qual será o resultado de corridas boas. Pela minhas contas tá 2 a 1 para a Indy, em compensação no seu outro placar (das transmissões) vt e ao vivo estão no empate.

    • Pior que é verdade, assisti a corrida, foi um lapso da minha memória… mas… sempre tem um mas…. só foi ao vivo pq São Pedro trabalhou em demasia no domingo, senão ia ser um VTzinho bem chinfrim no final do paulistão.
      No meu placar, vou considerar o 1 a 1 porque o que vale é a intenção e a intenção era fazer em VT.

  • Acho que a assessoria do Lucas nem o consultou antes de publicar isso – devem ter tirado da mídia, pois Globo, BBC e RTL (da Alemanha) erraram e informaram que havia sido Di Grassi quem deu o “X” no Schumacher. Era o que eu também achava, antes do Capelli me abrir os olhos.

    • Discordo, se saiu pela sua assesoria, tá configurada mentira do próprio Di Grassi. Esta história de que a assesoria falou por conta é uma desculpa mto cômoda. Ponto BEM negativo pra Di Grassi em seu início na F1, querendo se aproveitar de dúvidas na transmissão pra fazer moral com chapéu alheio…