China out box, 4

SÃO PAULO | Primeira coisa que fiz assim que a corrida da China se encaminhava para as voltas finais foi pegar a tabela de apostas do BRV, o glorioso bolão da F1, para verificar quem tinha apostado nele. Não pelo fato de conferir pontuação, mas para dar base ao que imaginava: o quanto nós todos subestimamos Button e achamos intrinsicamente que o título do ano passado foi uma aberração destas que acontece uma vez em cada década. Só dois indicaram sua vitória no BRV, e Alexandre Scaglia e Felipe Schiavo podem até admitir que resolveram arriscar.

Enquanto piloto, Button é um lorde. Trata o carro com um refinamento que é difícil de encontrar tal habilidade com outros pilotos. Soube chegar à vitória com uma condução cerebral, contando com o único erro de Rosberg enquanto o germanesco venha na ponta. Não se intimidou com o crescimento brutal de Hamilton, e quando este era segundo, passou até a virar mais rápido. E não que Button seja mais rápido. É que Button é constante. Hamilton, o melhor piloto em chuva que a F1 tem, dá o show sabendo que ele tem um momento para acabar. Ou porque ele acaba com os pneus ou porque ele vai cometer um erro.

E Hamilton, hoje, não cometeu erros. Mas foi autor de manobras que, fosse outra época ou outro piloto, mereceriam aquele puxão de orelha da FIA. Tipo a do toque em Webber antes da relargada. Até porque Hamilton não podia estar emparelhado com o australiano da Red Bull daquele jeito. E se o que ele fez com Vettel no caminho para os pits é permitido — da mesma forma que Alonso com Massa —, a questão que fica, então, é a função daquela linha que delimita a passagem. Só posso pensar que a ausência de punições se deve à influência dos comissários-pilotos, mais vividos que os homens que a FIA aponta para isso.

Por esse não punido Hamilton endiabrado e porque Button é subestimado que muita gente, como eu, pensou que a aproximação provocada pela entrada daquele safety-car safado e mandrake seria o rito de passagem da vitória de um piloto da McLaren para o outro. Button não foi nem ameaçado por Rosberg. Foi inteligente ao se manter na pista enquanto a maioria dos rivais corria para os boxes com medo da chuva que nunca chegou a cair com força. E com essa cabeça é líder do campeonato num carro em que ainda não se sente 100% bem.

Com um Button imperial e um Hamilton plebeu, a McLaren lidera o Mundial com 19 pontos de vantagem para a Ferrari, à frente de Red Bull e Mercedes. A chuva presente em três das quatro etapas deu uma camuflada na F1 e uma mistura para a entrada da fase europeia bem interessante para a disputa.

Porque a McLaren ainda não tem o melhor carro. O desempenho da Red Bull hoje foi tão irreconhecível quanto o de Schumacher. Não andou no ritmo que se esperava, nem mesmo quando os carros austríacos tinham pista livre. Em condições normais, que é o que os pilotos devem encontrar se conseguirem voltar para a Europa um dia, a corrida das rivais é para segurar Vettel. A Ferrari notadamente é a terceira força. Só a Mercedes está num posto condizente, embora seja uma equipe que sobrevive às custas de Rosberg — quem diria…

‘O que acontece com Schumacher?’ foi a matéria que fiz para a Revista Warm Up — e para quem não a acessou ainda, saibam que, como Irmã Selmã, eu rezo, e acontece —, ouvindo muita gente gabaritada, tirando Flavio Gomes, que aposta que é questão de tempo e que ele não encontrou as melhores condições nas corridas anteriores, também em virtude da chuva e de azares. Hoje Schumacher demonstrou claramente sua ferrugem, que realmente não é e talvez nunca mais será o mesmo. E já ouço de muitos que o Schumacher de hoje já demonstra que o Schumacher de antes era irreal e fabricado, moldado por uma equipe que só sabia pensar nele e auxiliado por rivais que não o incomodavam, o que é besteira. Schumacher foi um piloto primoroso. Hoje Schumacher é de mediano para baixo, um arremedo de piloto, um esboço. Esqueçam aquele piloto heptacampeão, colecionador de títulos, dominante e imponente.  Schumacher, hoje, não é inteligente como Button nem arrojado como Hamilton. E portanto não pode nem ser comparado com estes pilotos.

Alonso plantou a primeira malagueta no quintal de Maranello. Face o esforço da tentativa de criação de polêmica, o dizer que “tá tudo bem”, como Massa falhou ao expressar depois da corrida, bem como os panos quentes que a Ferrari pôs, revelam que o tempo a mais que eles vão passar em Xangai vai servir para uma conversa bem mais acalorada. Se Massa não sabia ou achava que Alonso se encaixaria no livro de regras da equipe, o episódio da entrada dos pits foi o exemplo do cada um por si. E como não tem sangue de barata, haveremos de ver um Massa mais aceso daqui em diante. Bem mais aceso do que foi hoje, com suas claras limitações em pista molhada.

Três pilotos tiveram performances notáveis, mas oscilantes. Sutil, por um momento, poderia se tornar líder se não resolvesse trocar tanto de pneu. Ora entre os primeiros e ora entre os últimos, o 11º lugar foi muitíssimo pouco pelo que fez. Alguersuari tem se mostrado ótimo. Outro que poderia sair de Xangai se a Toro Rosso se concentrasse numa estratégia, e se ele não tivesse quebrado a asa dianteira na traseira de Senna. E Petrov foi excelente. Um errinho ali, tal, mas a recuperação no fim da corrida, em que foi o mais rápido nas voltas finais, aponta que o russo é muito melhor do que se supunha.

Barrichello fez uma má corrida para um piloto de tamanha bagagem em pista molhada. Ainda assim, deu trabalho para Massa nas disputas. Mas estranhamente sua melhor volta foi bem mais lenta que a de Hülkenberg, o piloto mais perdido na corrida. Deve tá dando volta até agora no circuito. Ninguém acha.

All in all, as corridas na Europa devem dar uma murchada na expectativa geral,  principalmente esta primeira em Barcelona, pródiga em nos deixar emburrados e macambúzios. Os comentários vão resgatar os bons tempos do trio Austrália-Malásia-China e a busca por chuva será católica. A F1 entra em sua fase certinha. Pena.

Comentários

    • Mas não era para o Schumacher ir tão mal assim!
      Quem foi rei nunca perde a majestade! Pelé retornou ao futebol no Cosmos e deu shoen de bola! Até o Ronaldo, jogando pelo Corinthians, também faz os seus golzinhos!
      Nunca gostei do Schumacher pelas picaretagens que ele aprontou na F1, contra o Damon Hill e ao Jacques Villeneuve, além de ele se achar o máximo, onde pode tudo e seu companheiro nada, só ganha quando ele não está concentrado ou seu carro enguiça! Com o dele nunca acontecia nada apesar de ele sentar a bota no acelerador seu carro estava fantástico ao fim das corridas.
      Não gosto do Schumacher e pronto!!!!!!

  • “E já ouço de muitos que o Schumacher de hoje já demonstra que o Schumacher de antes era irreal e fabricado, moldado por uma equipe que só sabia pensar nele e auxiliado por rivais que não o incomodavam, o que é besteira”

    Besteira é o que você falou! Schumacher não é nem nunca foi nada! A prova taí hoje. Sem carro irregular, sem monopólio de pneu, sem a máfia que rouba para a Ferrari fora da pista e sem um BUNDÃO como companheiro de equipe, SCHUMACHER NÃO É NADA!

    Não tem desculpa de idade, tempo parado… nada! Ele corria sozinho. Eu dizia que se aparecesse 1 (um único) “pilotinho melhorzinho”, ele já era. Surgiu Alonso e o Schumi foi embora ADMITINDO NÃO TER CONDIÇÕES DE COMPETIR COM O ESPANHOL.

    Senna, Prost, Mansell, Piquet… NENHUM DELES HOJE, MESMO COM 50 E TANTOS ANOS TOMARIA “X” DE DI GRASSI COM CARRO SEIS SEGUNDOS MAIS LENTO. NENHUM DELES SERIA ULTRAPASSADO POR PRATICAMENTE TODOS NA PÍSTA (COMO OCORREU NA CHINA).

    SCHUMACHER SEM TRAPAÇA NÃO É ABSOLUTAMENTE NADA!

  • Ué.. não estou entendendo esses comentários em relação a Button. Só porque ele está na frente de Hamilton no campeonato já começam a chamar o cara de racional e cabeça. Pois vou dar minha opinião. Butto só está em primeiro no campeonato porque sabe que não tem CONDIÇÕES técnicas de superar Hamilton. Acontece que em 3 das 4 provas choveu na corrida e mudou todo o panorama dela. Button arriscou 3x e se deu bem em duas. Na verdade foram estratégias basicamente suicidas que deram certo. Pra mim, de cerebral ele não tem nada. Ele está arriscando tudo e, diga-se de passagem, no improvável, assim está obtendo êxito. Mas isso é mera questão de probabilidade e não iremos ver este tipo de aposta dando certo outras vezes.

  • Por ultimo,

    Acho que o Massa nao tava com a cabeça no lugar certo nesse fim de semana. Estranhamente ele errou no Q3 com a ultima curva na desgarrada. E possivelmente faltou muita postura para ser o cara que naquele GP com o Kubica, brigou ate a bandeirada pela sexta posiçao. Alguem lembra, acho que estao desqualificando o cara a pouco troco. E li isso em um blog de um cara de um grande jornal que esta a menos de 20 anos acompanhando a F1.
    Mas vale a pena ver o pega do Massa com o Polones, condiçoes de chuva extrema e valeu ate grama para ganhar o sexto lugar. O pega da china so valeu mesmo nos boxes. Ele vai voltar com esse tipo de troco do video ai.

    http://www.youtube.com/watch?v=5qjQiOJpHBM

  • Na minha modesta opinião, achava que o F.Massa não tinha a sorte necessária a um campeão,más agora tambem acho que não tem a garra e determinação.Ninguem gosta de piloto top que não tem arrojo,que não corra para ganhar .Tenho certeza que os mecânicos que trabalham com o massinha(dimin. propos)ficaram muito decepicionados tambem afinal ele é ORIUNDI,Já tivemos um oriundi capacho de um tedesco agora outro capacho de espanico,o pessoal de corrida gosta do que se impõe custe o que custar .Tenho certeza que dentro da Ferrari no seu alto escalão a falta de combatividade e arrojo determinaram quem é o primeiro piloto(e isto foi pela não defesa da sua posição).É so lembrar quem é o piloto mais amado pelos italianos,pode ter certeza que não foi um alemão mas sim um canadense é só procurar no youtube a disputa Gilles x Rene´Arnaoux,para ver porque aos Tifosi o adoravam

  • Bom. Que Alonso é mais completo que Massa ninguém tem dúvidas. Porém Massa, embora ruim de chuva, vai dar trabalho para o espanhol durante todo o ano. E mentalmente o Massa é um piloto forte. Vale lembrar a reação dele em 2007, após duas primeiras corridas ruins, e em 2008 onde zerou as duas primeiras corridas. Penso, também, que não podemos jogar Massa no lixo e nem chamá-lo de segundão, como já vi alguns. Jogador de futebol nem sempre joga bem, assim como piloto de Fórmula 1. Acho que as duas Ferraris ainda vão se bater em alguma corrida.
    Barrichello é um dos melhores na chuva, mas creio que a má posição de largada junto com o carro precário da williams o fizeram fazer uma má corrida.
    Button está calando a minha boca. Nunca achei ele um grande piloto, mas está batendo Lewis com relativa facilidade. Não é um piloto espetacular, mas está mostrando eficiência.
    O Kubica é um grande piloto, mas nunca teve um carro tão bom quanto Vettel tem nas mãos desde o ano passado. Penso que ele anda até mais que o alemão. Posso estar enganado, claro.
    Schumacher é o maior vencedor?É. Mas o grid dos anos de ouro dele na Ferrari era mais fraco do que o atual. Claro que isso não apaga seus méritos. Vale a lembrança que Nick Lauda quando voltou, voltou andando bem.Então Schumi não está acima das críticas. Corrida lamentável.
    Barcelona será a mesma procissão de sempre.

  • Concordo com você quando diz que o Massa não vai deixar barato ou pelo menos vai ficar mais ligado, apesar de todos os comentários (ou quase todos) falarem que o Massa é fraco. Na chuva OK, não é o melhor, mas torço pra que ele já dê um chega pra lá no espanhol lá no país dele na próxima corrida.
    Abraços.

    • É o que eu também espero. E que vença esse gp, pois a imprensa já colocou o Kubica no seu lugar!
      Eu prefiro um Hamilton, com o seu impeto e erros, do que Button da vida, campeão.
      Campeões que não empolga ninguém!

  • Quanto ao Shumi, é vero que a ferrari fabricou o cara para tantos e tantos resultados e desempenhos. Quanto ao Alonso, creio que a malandragem e a arrogancia do Asturiano, pode levar a um fracasso no resultado final de pelo menos a Ferrari ter o Titulo Mundial.

  • Não me considero shumyquete, mas respeito-o muito. Não voltou bem, é fato, mas acho muito cedo pra dizerem que ele é sem ter sido ( genio, extraterrestre, etc ), como alguns comentários deste post. Acho que ele foi genio bla bla bla etc. e que ainda vai voltar a disputar corridas. Disputar título me parece dificil, mas corridas, uma aqui outra acolá, ainda acho que vai dar pra ele. Em nome de todo mundo que gosta de automobilismo, tomara que eu esteja certo!

  • Já houve punição em Valência ano passado, com alguma Ferrari se não em engano. Acho que com o Kimi. Por ter sido largado dos boxes de maneira “insegura” tipo Hamilton. E o Kimi foi punido, pq Hamilton não?

    []’s

  • A ultrapassagem de Alonso sobre Massa foi normal.. pela camera onboard do Alonso da pra ver claramente que Felipe escorregou e o espanhol já estava lado a lado com ele na entrada dos boxes. Qualquer um passaria ele. Até mesmo Felipe faria o mesmo se alguem cometesse o mesmo erro. Não acredito que a Ferrari irá olhar Alonso com outros olhos.

  • Schumacher nunca existiu de fato, foi fabricado. Hamilton tem coragem e arrojo, mas está se tornando o herdeiro do Schumacher, o novo dick vigarista, com conivência da FIA. É a segunda que ele deveria é ser desclassificado. Drive thru era pouco pro que ele fez.

    Agora.. entrada do Safety Car sem vergonha hein.. Foi quase igual aos famosos ghost debris da Nascar.

  • Só uma coisinha. Se olhar direitinho as imagens, vai ver que o Vetel faz a curva junto do Weber e Hamilton. Vetel joga o Hamilton a zebra e Hamilton joga Weber na grama. Pra mim, lance de corrida, nadegas a declarar.

  • “Hoje Schumacher é de mediano para baixo, um arremedo de piloto, um esboço. Esqueçam aquele piloto heptacampeão, colecionador de títulos, dominante e imponente. Schumacher, hoje, não é inteligente como Button nem arrojado como Hamilton. E portanto não pode nem ser comparado com estes pilotos.” Digamos que você ficasse 03 anos sem editar uma matéria sequer, será que ao retornar teria toda a habilidade de antes?

    • Digamos que se depois de 4 revistas WarmUp o Victor não conseguisse escrever uma matéria decente com toda a habilidade que ele tem, eu lhe diria o mesmo que ele disse sobre o Schumacher.

      Não tem desculpa. O alemão teve todos os testes de inverno mais 4 corridas pra voltar ao ritmo. Até quando o ano de 2010 vai ser marcado como o retorno do Schumacher? Independente de as coisas estarem bem diferentes do que eram em 2006, não dá pra encarar com naturalidade um 10° lugar dele na 4a corrida do ano.

    • Testes, treinos são diferentes de corridas. Fique três anos longe das funções do seu emprego e me diga se vc terá o mesmo desempenho de antes, depois de participar de 4 atividades práticas envolvendo produção, resultados, ….

  • Victor, o Schumacher virou um piloto normal, e ate mesmo uma pessoa normal, acho que nao veremos mais o arrojo e inteligencia do Schumy, será uma pena para os mais novos, que terão que viver com os ‘arrojos’ do Hamilton, que chama o radio para falar que está chovendo mais forte….ou seja, pura falta de pensamento no que está acontecendo na corrida em si, onde o negocio dele é correr em demasiado, tipo Forest Gump, porem, sem se importar que existam mais 23 carros na pista.
    O Massa é fraco, isso todos nós sabemos, perdeu para o Kimi, vai perder para o Alonso sem dúvida, ele nao tem coragem para ir em cima do Alonso, se for, vai cometer erros, e nao tem motor para isso.
    O Button tem tudo para ser bi-campeao, porem, o Vettel vai incomodar e muito, porque tem o melhor carro em qualquer pista seca…e na europa as coisas voltam a ser chatas e secas.

    • Vi Senna, vi Prost e todos os outros que vieram depois deles (e alguns que vieram antes também). Cara, to muito feliz com os “arrojos” do Hamilton, o melhor do gird.
      E se o Massa criar coragem pra ir “em cima do Alonso”, vão empatar sempre, né?
      Cada um que me aparece. As viuvas de Senna durarão para sempre?

  • Belo comentário, mesmo! Se eu estiver entre os 60 no BRV, me sentirei muito feliz. Mas sei q me fo…
    Jornalismo dinâmico agora só daqui 3 semanas??
    #EstFodatium

  • Perfeita a sua análise sobre o Schumacher. Os fanáticos parecem que não querem acordar para a realidade. Não se desaprende a dirigir. Sabe ou não sabe. Essa história de que ele não encontrou o acerto ideal é desculpa! E das piores… revendo as duas últimas corridas já percebemos alguns comportamentos mais traseiros do carro, como ele supostamente prefere. Nem assim ele consegue. Os fanáticos dizem que ele não precisa provar nada, pois tem 7 títulos. Eu digo melhor: mesmo com 7 títulos, nem ficar na frente do companheiro que não tem nenhum ele consegue! E eu faço parte da parcela que acha que o Schumacher de fato nunca existiu. Teve vida fácil a maior parte do tempo.
    Fanáticos Schummyquetes, acordem enquanto é tempo e mudem seus discursos.

    • Acho que carro influencia muito. O Vettel não desaprendeu em 2 semanas, e não foi nem sombra do que foi na ultima corrida. Não há quem não considere o Rubinho um pilotaço ( exceto parte dos brasileiros) e ele tomou um vareio do alemão. Ele é bom ‘com força’, como se diz por aqui. Eu acho que ele ainda ainda chega no Rosberguinho, depois no podio e que ainda ganha uma corrida este ano. Tomara!

    • É, agora que mr. Schumy tem sim, que provar o piloto exepcional que era. Ou mostrar que foi um campeão “made in Ferrari” , de Jeant Todt e Ross Brawn!
      Está abaixo da expectativa esperada!
      Ele é muito tarimbado, prá essas coisas de que precisa desenferrujar!
      O choronso gosta que só ela apareça na fita, se for o mesmo Massa de antigamente, essa do Alonso teria resposta lá na pista, só que na Ferrari ultimamente, há muito diplomacia e não existe essa coisa de um revida daqui, outro revida de lá, o Felipe deve simplesmente sentar e pilotar, e ganhar algumas corridas, principalmente, a próxima, se não sua situação vai se complicar, pois a imprensa já tá colocando o Kubica no lugar do Felipe!
      Eu prefiro um campeão como o Hamilton, com todo o seu impeto e os erros, pois ele não sabe “aliviar”, do que o Button, que mostra que é mais um Prost da vida!
      Campeões que não empolga ninguém!

  • Repito o que escrevi no blogo do Gomes

    O que eu vi da China …

    – O Alonso confirma que não lida bem sob pressão … ansioso fez barberagem na largada e depois se jogou pra cima do Massa na entrada do pit . Tão falando “… tudo bem é lance de corrida …” de fato é, mas as imagens são claras, se o Massa não tira o carro os dois bateriam com certeza.

    – O Massa mostro que não se dá bem no molhado fazendo uma corridinha bem sem vergonha. Com isso perdeu uma ótima oportunidade de botar mais pressão no espanhol, o que certamente o levaria o espanhol a loucura (haja visto o que o fez hoje).

    – O Hamilton é o cara … pilota muito e faz o que todo mundo pede na F1 … dá show !!! Esse moleque é f…….

    – O Button reforça a idéia de ser um piloto muito inteligente … e com muita categoria faturou mais uma … vai dar trabalho ao longo do ano !!!

    O Schumi, ficou devendo e se levarmos em conta o que se diz que nessas condições fica tudo igual pra todos e se nivela a coisa toda por baixo … o alemão ou tava com muito problema no carro ou desaprendeu !!!

    O Webber mostrou que é realmente um baita bunda mole … tem muito carro mas falta talento … errou sozinho mais de uma vez e não fez nada de bom pro time !!!! Como dizem (com razão) é o próprio MARKeting Webber … o pilotinho ruim !!!

    O resto é resto !!!!!!!!!!

    • Alonso só fez uma barbeiragem, e não foi a da largada.
      Ele queimou a largada porque sabia que em condições normais (sem chuva) não conseguiria passar as Red Bull, então resolveu arriscar. Mas foi punido…

      []’s