Cypher Group (WTF?)

SÃO PAULO | Foi o velho colaborador e habitué deste espaço Marcos Smirkoff, vendedor de vodcas alternativas nas horas não vagas, que levantou a bola para um movimento, digamos assim, que pretende colocar uma nova equipe americana na F1.

A informação surgiu, basicamente, em um fórum de internet e fala de um tal Cypher Group. Numa pesquisa rápida nestas Barsas da internet, pouco, quase nada, se acha. Não há um site. Tudo que se tem é um Twitter, cuja biografia revela “um time de profissionais do automobilismo dedicado a construir um time sustentável, amigável e principalmente competitivo em solo americano”.

Ao passo em que há menções frasísticas a Henry Ford, Thomas Edison e Dylan Thomas, não se fala em planos ou pessoas. A ‘base’, ao que parece, fica na Carolina do Norte, a mesma que tinha a USF1. Diante da possível informação de que a Stefan teria comprado o projeto do Type 1, da equipe que não saiu do papel, o comentário foi de que “isso significa que potencialmente somos a única equipe nos EUA querendo competir em 2011?”, e por aí vai.

A FIA já reabriu seu processo de licitação para encontrar uma 13ª equipe, e mesmo tendo falhado gravemente no ano passado em suas escolhas, não deve ser tão aberta e mostrar quem são, de fato, as participantes deste ano. O Cypher Group disse que depositou o dinheiro da inscrição e a fez em 13 de abril e que recebeu a confirmação da entidade de que caiu tudo certinho em sua conta-corrente três dias depois.

Este Cypher Group é uma incógnita, ninguém o conhece. Tentei um contato, sem sucesso. Falei com uma fonte ‘made in USA’ que até brincou: “Nunca ouvi nada deles. Parece algo do ‘Arquivo-X’.”

Um tanto quanto estranho e um tom de Stefan que não é muito propício para o estilo americano de viver as coisas. É muito mistério. E nada que deva, por enquanto, ser levado a sério.

Comentários

  • Devem ter feito um pacto com o Louis Cypher, personagem do Robert de Niro em “Coração Satânico”, em uma encruzilhada qualquer…

  • Mas uma das doidas invenções dos Norte-Americanos.O unico(unico) mesmo,do autobolismo atual que poderia entrar na F1 seria a Penske,ela sem duvida eria entrar com um projeto muito bem feito,e eria entrar como uma Equipe Intermediária,mas o “Tio” Penske não quer nem saber de entrar naquela confusão,mesmo já tendo passado por lá num passado não muito recente.Acho que agente nunca vai ter uma equipe Norte-Americana na F1.

    • O Roger Penske já disse que no dia que a F1 tiver teto de orçamento e que com 40 milhões de libras (ou dólares) ele entra. Mas isso nunca vai acontecer, pois ele quer participar de uma competição de pilotos, não de quem gasta mais dinheiro.

  • Porque a FIA não cria um teste pré temporada, com as equipes interessadas? Assim poderiam averiguar quem realmente tem condição de competir no mundial. Não dá pra colocar carros “GP2” no meio da F1.

  • Eu sempre quis ver uma equipe americana na F1. Se esse tal de Cypher Group for sério e tiver infraestrutura, que venham. Mas será mesmo só uma equipe nova ano que vem? Será que a Hispania vai conseguir correr em 2011? Por que não, no ano que vem, ter Stefan GP e Cypher GP, ou qualquer outro nome?

  • Tinha postado algo sobre a Cypher no meu blog anteontem, ou ontem, não me lembro.

    O boato surgiu no fórum do Speed. Como a equipe ficará sediada na Carolina do Norte, estado que está para a Nascar assim como Indiana está para a Indy, não duvidaria da participação de alguém da Nascar. Um palpite apenas.

    De resto, as informações que eu encontrei foram as mesmas que as suas, só com o adendo de terem informado que “já tem uma infraestrutura pronta”. Eles andaram perguntando no Facebook “quais pilotos americanos vocês gostariam de ver no grid”. E foram pretensiosos a ponto de postarem uma frase do Henry Ford sobre crescer e trabalhar juntos.

    Tô seguindo eles no Twitter pra ver se aparece alguma novidade. E, por acaso, acabei encontrando seu pedido de entrevista a eles por lá.