Du Monacô, 5

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SÃO PAULO | Enfim, a corrida. A Red Bull demorou seis provas no ano, quase um terço da temporada, para estabelecer a verdade da atual F1.  Os dois pilotos, em igualdade de condições e sem privilégios, 3 a 3 na disputa do grid, 78 pontos cada, e uma vitória a mais para Webber ocupar o posto de destaque na classificação geral.

E Webber  levou oito anos na carreira para ver pela primeira vez seu nome como líder do campeonato. A vitória de hoje foi maiúscula e impávida, e não fossem os safety-cars da vida, não duvido que a diferença superasse os 30 segundos de vantagem para Vettel tamanha a facilidade de fabricar voltas rápidas em sequência — ainda que a melhor de todas tenha sido registrada pelo alemão.

Mark não fez lá a mais perfeita das largadas. Se fosse num circuito com uma reta maior, digamos que Barcelona, mesmo, Vettel teria conseguido a ultrapassagem. Mas ao alemão bastou passar Kubica e cuidar dos freios para que fosse o melhor do resto.

A corrida só não foi um sonífero completo porque a Williams resolveu fazer companhia às novatas R3+Sauber (grupo das relegadas) e apequenou-se. Hülkenberg teve problema de embreagem, teve de largar em último e disse que do nada foi parar no túnel. E Barrichello perigosamente foi parar no muro com um problema na roda. Foram duas paralisações que só serviram para agrupar o pelotão, bem como o boaueirot, mais conhecido como bueiro, que perdeu sua tampa. E a última entrada do SC foi a que provocou todo o rebu do fim da prova, com Trulli perdido na corrida e na carreira tentando superar Chandhok à força na Rascasse. O italiano passou raspando, literalmente, o indiano.

Massa veio muito bem, diferente do que ocorrera há sete dias, só que não teve como conseguir algo melhor. Aliás, se a punição de Schumacher para mim não é motivo de discussão, tem uma que poderia ter sido aplicada ao Massa. Ou só eu que notei que ele passou sobre a linha amarela assim que deixou os pits?

Rosberg era um que parecia se dar bem com sua parada tardia, mas a volta de Webber à sua frente quando o australiano parou foi minando sua possibilidade de andar mais rápido que os seus rivais mais próximos. E a Ferrari mandou bem demais ao chamar Alonso para os pits assim que Hülkenberg se espatifou.

Aliás, Alonso andou reclamando de Di Grassi, que o segurou por três voltas. Diriam os espanhóis que não torcem por ele que se trata de um mimadito. Lucas, como se sabe bem, não tinha obrigação nenhuma de abrir passagem, e pelo que pude perceber, só acabou sendo superado porque a Virgin não tem estabilidade alguma na curva de saída do túnel, e, deslizante, não teve como prolongar a disputa. Coisa que Trulli, Glock e Kovalainen nem esboçaram. Fracos.

No fim das contas, a Red Bull agora vai a galope para a Turquia em duas frentes. Kurtkoy/Istambul é um circuito bem diferente dos dois últimos, e por mais que tudo ande conspirando a favor de Webber, Vettel deve voltar. Em termos de velocidade pura, o alemão é melhor. Mas confesso que estou achando legal um cara tão bacana quanto Webber ser rei por, pelo menos, duas semanas.

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35 Comentários

  • Realmente o Massa passou por cima da linha amarela na sua saida do box.

    No site G1 no vídeo GP Monaco Parte II aos 0:54s mostra bem a imagem do Massa passando por cima da linha.
    Também tem o comentário equivocado do Reginal falando que a Willians tem que trabalhar bem para devolver a posição que Rubinho perdeu para o Shumi no box.

  • “Ou só eu que notei que ele passou sobre a linha amarela assim que deixou os pits?”

    Não, eu vi também. Aliás, foi zica do cara do Speed Channel, que naquela hora (ou foi na saída do piloto anterior segundos antes, talvez?) falou que tinha de tomar cuidado com a linha amarela… A pisada do Massa foi bem rápida, mas pra mim ocorreu. Acho ainda que outros pilotos também esbarraram de leve na tal linha, aliás.

    Agora, o que teria de ser punido mesmo, pra deixar de ser mané, é piloto que fica nervosinho e joga o volante do carro na pista, arriscando os outros. Né, Barrichello?

  • Eu tb acho que o massa pisou na linha na saida dos pits, e acho qeu a´té o Galvão percebeu isso, pq na hra ele ficou uns 3 segundos calado com medo de falar o q viu e os comissários ouvirem e punirem o seu querido massa… aguardemos…

  • E o Rubinho se deu bem nessa! A ultrapassagem do Schumacher monopolizou os comentários. Os poucos outros falam do Massa passando a linha, e do domínio do Webber. Só que o fato do piloto ter jogado o volante na pista e acertado o carro do Chandhock ninguém fala. Se fosse qualquer outro piloto, o narrador oficial abriria um bocão pra falar mal durante uns 10 minutos.

  • Putz…
    ..parece q o lance do Massa foi a coisa mais extraordinaria q aconteceu na corrida.
    Ta doido!
    Vcs deviam mandar a imagem p’ros comissarios da FIA!
    Aproveita e manda tambem a imagem do Barricas jogando o volante (joystick) na frente do Chambinho!!
    Ou melhor… facam uma campanha p’ra punir o Lucas tambem por ter segurado o todo poderoso Alonso!
    Como pegam no pe….

  • O massa pisou na linha, mas acho q só tem punição se as rodas ultrapassarem totalmente a linha. É igual a futebol: só é gol se toda a circunferência da bola cruzar a linha de gol.
    Não gosto do Weber como pessoa por ter sacaneando alguns pilotos brasileiros: sempre falou mal do Barrichello e limou o Pizzonia na Williams. Mas sacanear o próximo faz parte de ser piloto.
    O Vettel tá meio perdido com o Weber. Deve ser psicológico. Se cobra muito pra superá-lo e acaba não rendendo.
    O Kubica deveria estar numa equipe boa. Ou a Renault podia melhorar um pouquinho que ele faz o resto.
    Schumacher fez o que sempre fez de melhor além de pilotar: Vigarice. Mas no Alonso até que os comissários deveria deixar por isso mesmo. Ladrão que rouba ladrão…

    Abraço!!!

  • tembem vi que o Massa pisou na linha amarela, mais acho que a punição não veio porque ele apenas tocou e não passou totalmente o limite dela.

  • Se fosse o Alonso que tivesse passado na faixa amarela, ou qualquer um que estivesse na frente do Massa, ia ser assunto pra xilique do narrador até o final da corrida.

    Percebe-se que sempre fazem vista grossa quando é pra punir Ferrari. Sempre dão um jeito de nos lembrar disso.

  • Victor, além do Massa ter passado em cima da linha amarela, o Alonso passou o Chandock antes da linha branca no restart do 1o Safety Car.

    Pode conferir no começo da corrida, ele estava a frente do Bruno e atrás do Chandock, assim que deu o restart, apareceu a classificação com ele a frente do Chandock, assim que deu o restart.

    Abraço.

  • Vi o Massa queimando a linha, como vi o Weeber e o Vettel tbe mais alguns, pq só falam do Massa queimando? Não entendi…

  • Webber, bacana? Não é o mesmo que infernizava a vida do Pizzonia, e não perde uma oportunidade para falar mal do Brasil?

  • Não foi só você não, pelo jeito. Também percebi as duas rodas dele sobre a linha amarela. Mas seria ingênuo imaginar que GB, RL e companhia ficariam martelando isso na transmissão. Estranho foi nenhum comissário ter visto…

    Sobre o bueiro, ninguém viu nenhum bueiro aberto porque não tinha bueiro aberto. O que aconteceu foi que a tampa havia se soltado, e não que tivesse sido arrancada do chão…

  • Não pude ver a corrida mais charmosa e chata do ano. E se já recorro ao blog para ler os comentários com a prova fresca na memória, imagine agora… Lendo tudo posso entender o que se passou.

    Mas nessa hora o insuportável do Galvão até que tem razão. A regra não é clara, Arnaldo!

  • o Lucas já inha comentado que ia brigar por posição com Alonso como qualquer outra concorrente, e fez bem, Fernando não deveria ter sido tão soberbo dizendo que “até parecia que o di Grassi estava na disputa do campeonato”. E por acaso Michael está concorrendo tanto assim? (sem favoristimos, rs)

  • Deveria ir para a Mclaren e ai sim, o Button ia ver a coisa ficar preta para o seu lado! Apesar de arrojado o Hamilton está deixando a desejar.
    Estou falando do Kubica que esta merecendo uma equipe melhor, está com 59 pontos, com esta Renault, se estivesse numa Red Bull, certamente seria o provável campeão desta temporada!

  • A RBR sempre foi a melhor equipe e por alguns erros bobos deles mesmos, mais do qUE meritos dos outros ja não lideravam os 2 campeonatos a mais tempo.
    Agora tudo normal.
    Deveria ir para a Mclaren e ai sim, o Button ia ver a coisa ficar preta para o seu lado! Apesar de arrojado o Hamilton está deixando a desejar.
    Sorte o Alonso tem, porque aquele safety car, deu-lhe a chance de fazer o pit-stop, e retornar naquele posição confortável, até o final da corrida.
    Era para ter ficado mais atrás.
    Mas ser o campeão de 2010, está ficando difícil, para o Alonso, a cada corrida terminada, suas chances diminuem.
    Prefiro o Mark Weber ou Sebastien Vettel campeão, do que o mimadinho bancado pelo multimilionário grupo espanhol, que deve ter feito um contrato a prova de erros, precavendo-se de ocorrer quando enfrentou um estrante, levou pau dele e precisou apelar, não aguentou e se escafedeu de volta para a Renault, onde pouco fez, o Kubica está mostrando que é melhor que o Alonso.
    Ao contrário da maioria, o regulamento tem de ser cumprido, esqueçam essa de vingança do Damon Hill(teve o carro albarroado depois de já estar bem à frente do Schumacher, naquele gp), pois o Schumy é desleal como o Alonso, que faz tudo pela vitória!

  • Também notei que Massa pisou na linha amarela. Engraçado que isso sequer foi comentado durante a transmissão. Talvez seja pq Massa atualmente é o ídolo-mór do GB no automobilismo mundial.

    Imaginem só se fosse com algum outro piloto? Seria tema de discussão a cada 5 voltas da transmissão…

  • Eu também percebi que o Massa queimou a faixa, mas torci muito para que ninguém mais notasse rsrsrs.

    E como o Alan disse acima, não vi bueiro nenhum aberto, suspeito isso…

  • Eu também vi o Massa passar pela linha amarela na saída do pit lane, mas não deu em nada, ainda. A Red Bull é o carro do momento mesmo, mas acho que os touros vermelhos não têm nada garantido. São líderes, mas e daí? A McLaren foi muito superior em 2005 e ficou em 2° nos dois campeonatos, tudo por causa da falta de confiabilidade. E a Red Bull vem sofrendo com esse problema também. Pelo jeito, só se quebras e azares continuarem ocorrendo o time austríaco não leva a taça. * E que corridinha mixuruca da McLaren em uma pista onde ela sempre andou bem, o que deu neles, afinal?

  • Tudo bom, tudo bem, mas… Alguém viu o bueiro aberto? Alguém viu o bueiro que causou o SC? Será que as televisões do mundo inteiro insistem em tratar os telespectadores como alienados idiotas? Pensei que isso só acontecesse aqui, ingênuo né.

  • Victor,
    E a punição do MASSA? Veja a replise na volta 20.Ele colocou as duas rodas na linha amarela no momento que saia dos PITs!!! Isso está claro na imagem. Porque não houve uma punição? Niguem viu? Estão investigando? Vou mandar uma copia da imagem para os comissarios!

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O dono da bola


É jornalista, palmeirense, dinamarquês por opção e sempre pensou que ia ter de cobrir futebol antes de chegar ao automobilismo, que acompanha desde os 7 anos. E desde que se formou, está na Agência Warm Up e no Grande Prêmio, isso há mais de 13 anos. Neste tempo, foi colunista do iG, escreveu para 'Folha de S.Paulo', 'Lance!' , 'Quatro Rodas' e 'Revista Audi', foi repórter da edição brasileira da 'F1 Racing', cobriu F1, Stock Car, DTM, a Indy e quatro edições das 500 Milhas de Indianápolis, e outras categorias ‘in loco’. Agora também é comentarista dos canais ESPN. Conheceu cidades como Magdeburgo, São Luís, São Bento do Sul e Nova Santa Rita, traduziu um livro da Ferrari e já plantou um monte de árvores. Tem quem fale que seria um grande ator, mas ter ganhado o Troféu ACEESP 2011 como 'Melhor repórter' da imprensa escrita mostrou a escolha menos errada. Adora comida japonesa, música eletrônica e odeia ovo, ervilha e esperar. “Necessariamente nessa ordem", diz.
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