O campeonato dos coadjuvantes

SÃO PAULO | Um terço de campeonato se foi. E um campeonato um tanto esquisito quando a gente olha que em três das quatro equipes que compõem o grupo das protagonistas o piloto que deveria colocar o outro no bolso está atrás na classificação.

Ninguém apostaria um centavo de dólar australiano em Webber na comparação com Vettel. O mesmo ninguém, se tivesse de escolher entre os ingleses da McLaren, fatalmente apontaria para Hamilton. E entre Schumacher e Rosberg, por mais que o alemão mais velho estivesse deixando a aposentadoria de lado, o mais novo não seria capaz de enfrentá-lo no mesmo nível, diria o ninguém.

Webber e Vettel estão empatados, e as últimas corridas, aquelas que apontam quem é o melhor piloto da atualidade, sorriem entregues para Mark. Hamilton não conseguiu vencer e Button, novato na casa de Woking, já tem duas no lucro. E Rosberg tem dois pódios e 34 pontos a mais que Schumacher.

Só na Ferrari que a coisa é mais ou menos parelha, com vantagem para Alonso — o que, para muitos, já era algo esperado. E se fosse Massa quem estivesse na frente, também não seria fato a se surpreender.

A F1 mostra, por enquanto, que os coadjuvantes são capazes de fazer o papel principal.

Comentários

  • De fato é interessante Weber e Button, dois dos menos cotados no início da temporada, estão no topo. Isso é bom para os críticos jornalistas de plantão não ficarem fazendo apostas toda a semana, desconsiderando pilotos como esses. Alonso, Hamilton, Vettel e Xumarques estão muito abaixo das expectativas se considerarmos as previsões da maioria da mídia.

    • Interessante que niguém percebeu que Felipe Massa andou quase 1s mais rápido que o Show Man e 0,5s mais rápido que o bicampião Fernando Alonso, bem na única corrida que Massa se diz feliz com o carro. Só mais uma coisa, o Senna andou a maioria das vezes na frente do Chandok, é só analizar cada corrida inclusive a última.

  • Alonso não foi coadjuvante na MacLaren. Foi protagonista, ao lado do Hamilton, durante todo o ano. Pelas disputas nas pistas e fora delas. O coadjuvante do ano foi o Kimi, que, ironicamente, acabou campeão.

    Ah, Massa é bem menos piloto que o Alonso. Me espantaria muito se andasse na frente do espanhol.

  • Me metendo no assunto, a McLaren pode ter dado tratamento de coadjuvante ao Alonso (ninguém esquece o “we were racing Alonso” do Ron Dennis), mas ele chegou na última corrida com chance de título e terminou com os mesmos pontos do Hamilton. No mínimo um “also starring”, não? =)

  • Realmente so a situacao do Alonso ja era esperada pois o Massa esta longe de ser um piloto no nivel dele. Se o Massa terminar o campeonato na frente do Alonso sera por sorte, por quebrar menos ( o Alonso ja teve seus dias de azar esse ano e continua na frente ) mas nao por ser melhor que ele.

  • “A F1 mostra, por enquanto, que os coadjuvantes são capazes de fazer o papel principal.”

    Está chamando um campeão do mundo de coadjuvante.
    Na boa…

  • A F1 por quase toda decada deixou muito mal acostumados nós ,os apaixomados pela categoria para analisar os pilotos.

    Acredito que o dominio absoluto de Ferrari e Mclaren (e Renault quando tinha os pneus franceses) nos deixava poucas opções de pilotos para analise em time de ponta ,achavamos que os demais não eram pareo e esqueciamos que seus carros eram limitados perante as duas maiores forçar da categoria.

    Isso ficou claro ano passado quando Button deixou a todos espantados ,mas como um piloto mediocre pode vencer corridas?Ah! mas em 2010 vai levar um banho do melhor piloto Lewis Hamilton .Era a previsão mais logica e escrita em muitos comentarios.

    Pois a F1 ,graças as ultimas mudanças no regulamento tecnico , trouxe de volta muitos pilotos que estavam esquecidos ou eram muito mal analisados por causa de uma f1 que estava chata e previsivel.

    • E a Williams, que vexame, pobre Hulkenberg e Barrichello, pois Frank mesmo disse que sua equipe tem menos dinheiro que as grandes, para investir nesta temporada, e com este motor que não rende, vão sofrer!

    • excelente comentário, pelo menos uma pessoa lúcida aqui. Não quer dizer só porque um piloto que não está na melhor equipe e não consegue resultados, ele é ruim.

      A F1 é cruel com os pliotos que não estão na equipe de ponta. Chega ao nível de induzir os pseudo-entendidos de automobilismo a concluir que Jacques Villeneuve, Juan Pablo Montoya e alguns outros são ruins. Quem diz isso não sabe a besteira que está dizendo. Como pode alguem como o Villeneuve ser campeão da Indy, campeão da F1 e campeão da Indy 500 ser ruim?

      Quem acompanhou a CART sabe do que o Montoya é capaz. Pelo menos ele fez a escolha certa e foi ganhar dinheiro sem pressão na NASCAR. Melhor que ficar mendingando vaga em equipe média na F1

  • Nao concordo com o fato de colocar Massa, Weber, Button e Rosberge como coadjuvantes. Na minha opiniao, coadjuvantes sao os pilotos da Toro Rosso, Virgin, Lotus, Hispania e Force India. Esses nao mudaram em nada as previsoes.

  • O QUE REALMENTE VALEU FOI PERCEB QUE, EM MÔNACO, MASSA ANDOU TÃO BEM OU MELHOR QU ALONSO. FEZ SUA MELHOR VOLTA MEIO SEGUNDO MAIS RÁPIDO QUE A DE ALONSO. SINAL DE QUE O PROBLEMA É MAIS PELA MÁ ADAPTAÇÃO DE MASSA AOS PNEUS DUROS DO QUE UMA DIFERENÇA DE BRAÇO. ESPERA-SE QUE A FERRARI CONSIGA SOLUCIONAR O PROBLEMA PARA QUE MASSA NÃO FIQUE PARA TRÁS.

    • Ia dar dó do Alonso, que ficaria mais uma temporada sem título! Rs…
      É bom o Webber aproveitar em comemorar esta, por que ainda tem muitos gps pela frente, e a disputa vai ser intensa, pois as equipes da frente, não vão querer ficar atrás dos concorentes. E nesta temporada a partir do Rosberg tudo pode acontecer.
      Alonso vai ter que pilotar brarbaridade, para pegar o título em 2010, e não por causa só do Felipe, não. Pilotos bons a safra de 2010!
      Mania de brasileiro, Ficar ofendendo o Felipe, o Rubens, o Di Grassi e o Bruno, não vai ajudar em nada! Critiquem o piloto mas sem apelação e partindo para os pejorativos!

  • Pronto. Bastou esse australiano, papudo que só ele, ganhar em Monaco e assumir e liderança, mesmo que empatado em pontos com Vettel, para dizer que teria vencido na Malásia se não fossem os retrovisores. Acreditem, falta pouco para Webber dizer que é o melhor piloto de todos os tempos. Vai ser mala assim…