O campeonato dos coadjuvantes
SÃO PAULO | Um terço de campeonato se foi. E um campeonato um tanto esquisito quando a gente olha que em três das quatro equipes que compõem o grupo das protagonistas o piloto que deveria colocar o outro no bolso está atrás na classificação.
Ninguém apostaria um centavo de dólar australiano em Webber na comparação com Vettel. O mesmo ninguém, se tivesse de escolher entre os ingleses da McLaren, fatalmente apontaria para Hamilton. E entre Schumacher e Rosberg, por mais que o alemão mais velho estivesse deixando a aposentadoria de lado, o mais novo não seria capaz de enfrentá-lo no mesmo nível, diria o ninguém.
Webber e Vettel estão empatados, e as últimas corridas, aquelas que apontam quem é o melhor piloto da atualidade, sorriem entregues para Mark. Hamilton não conseguiu vencer e Button, novato na casa de Woking, já tem duas no lucro. E Rosberg tem dois pódios e 34 pontos a mais que Schumacher.
Só na Ferrari que a coisa é mais ou menos parelha, com vantagem para Alonso — o que, para muitos, já era algo esperado. E se fosse Massa quem estivesse na frente, também não seria fato a se surpreender.
A F1 mostra, por enquanto, que os coadjuvantes são capazes de fazer o papel principal.
De fato é interessante Weber e Button, dois dos menos cotados no início da temporada, estão no topo. Isso é bom para os críticos jornalistas de plantão não ficarem fazendo apostas toda a semana, desconsiderando pilotos como esses. Alonso, Hamilton, Vettel e Xumarques estão muito abaixo das expectativas se considerarmos as previsões da maioria da mídia.
O mesmo pode se dizer do Senna com o Chandok. Quem diria que um Senna levaria pau de um indiano?
Interessante que niguém percebeu que Felipe Massa andou quase 1s mais rápido que o Show Man e 0,5s mais rápido que o bicampião Fernando Alonso, bem na única corrida que Massa se diz feliz com o carro. Só mais uma coisa, o Senna andou a maioria das vezes na frente do Chandok, é só analizar cada corrida inclusive a última.
Alonso não foi coadjuvante na MacLaren. Foi protagonista, ao lado do Hamilton, durante todo o ano. Pelas disputas nas pistas e fora delas. O coadjuvante do ano foi o Kimi, que, ironicamente, acabou campeão.
Ah, Massa é bem menos piloto que o Alonso. Me espantaria muito se andasse na frente do espanhol.
Me metendo no assunto, a McLaren pode ter dado tratamento de coadjuvante ao Alonso (ninguém esquece o “we were racing Alonso” do Ron Dennis), mas ele chegou na última corrida com chance de título e terminou com os mesmos pontos do Hamilton. No mínimo um “also starring”, não? =)
Realmente so a situacao do Alonso ja era esperada pois o Massa esta longe de ser um piloto no nivel dele. Se o Massa terminar o campeonato na frente do Alonso sera por sorte, por quebrar menos ( o Alonso ja teve seus dias de azar esse ano e continua na frente ) mas nao por ser melhor que ele.
“A F1 mostra, por enquanto, que os coadjuvantes são capazes de fazer o papel principal.”
Está chamando um campeão do mundo de coadjuvante.
Na boa…
VM responde: Na McLaren, Alonso, bicampeão do mundo, foi coadjuvante. Ou não foi?
Não. Não foi. Disputou o campeonato até o fim. Tanto que, no final das contas, o campeão foi o Raikonen.
Tivesse o Alonso sido coadjuvante, e o Hamilton ganharia o título com o pé nas costas.
To certo, ou to errado?
Certo
A F1 por quase toda decada deixou muito mal acostumados nós ,os apaixomados pela categoria para analisar os pilotos.
Acredito que o dominio absoluto de Ferrari e Mclaren (e Renault quando tinha os pneus franceses) nos deixava poucas opções de pilotos para analise em time de ponta ,achavamos que os demais não eram pareo e esqueciamos que seus carros eram limitados perante as duas maiores forçar da categoria.
Isso ficou claro ano passado quando Button deixou a todos espantados ,mas como um piloto mediocre pode vencer corridas?Ah! mas em 2010 vai levar um banho do melhor piloto Lewis Hamilton .Era a previsão mais logica e escrita em muitos comentarios.
Pois a F1 ,graças as ultimas mudanças no regulamento tecnico , trouxe de volta muitos pilotos que estavam esquecidos ou eram muito mal analisados por causa de uma f1 que estava chata e previsivel.
E a Williams, que vexame, pobre Hulkenberg e Barrichello, pois Frank mesmo disse que sua equipe tem menos dinheiro que as grandes, para investir nesta temporada, e com este motor que não rende, vão sofrer!
excelente comentário, pelo menos uma pessoa lúcida aqui. Não quer dizer só porque um piloto que não está na melhor equipe e não consegue resultados, ele é ruim.
A F1 é cruel com os pliotos que não estão na equipe de ponta. Chega ao nível de induzir os pseudo-entendidos de automobilismo a concluir que Jacques Villeneuve, Juan Pablo Montoya e alguns outros são ruins. Quem diz isso não sabe a besteira que está dizendo. Como pode alguem como o Villeneuve ser campeão da Indy, campeão da F1 e campeão da Indy 500 ser ruim?
Quem acompanhou a CART sabe do que o Montoya é capaz. Pelo menos ele fez a escolha certa e foi ganhar dinheiro sem pressão na NASCAR. Melhor que ficar mendingando vaga em equipe média na F1
Nao concordo com o fato de colocar Massa, Weber, Button e Rosberge como coadjuvantes. Na minha opiniao, coadjuvantes sao os pilotos da Toro Rosso, Virgin, Lotus, Hispania e Force India. Esses nao mudaram em nada as previsoes.
O QUE REALMENTE VALEU FOI PERCEB QUE, EM MÔNACO, MASSA ANDOU TÃO BEM OU MELHOR QU ALONSO. FEZ SUA MELHOR VOLTA MEIO SEGUNDO MAIS RÁPIDO QUE A DE ALONSO. SINAL DE QUE O PROBLEMA É MAIS PELA MÁ ADAPTAÇÃO DE MASSA AOS PNEUS DUROS DO QUE UMA DIFERENÇA DE BRAÇO. ESPERA-SE QUE A FERRARI CONSIGA SOLUCIONAR O PROBLEMA PARA QUE MASSA NÃO FIQUE PARA TRÁS.
Ah, se Kubica tivesse esse Red Bull nas mãos este ano, ia dar dó da concorrência…
Ia dar dó do Alonso, que ficaria mais uma temporada sem título! Rs…
É bom o Webber aproveitar em comemorar esta, por que ainda tem muitos gps pela frente, e a disputa vai ser intensa, pois as equipes da frente, não vão querer ficar atrás dos concorentes. E nesta temporada a partir do Rosberg tudo pode acontecer.
Alonso vai ter que pilotar brarbaridade, para pegar o título em 2010, e não por causa só do Felipe, não. Pilotos bons a safra de 2010!
Mania de brasileiro, Ficar ofendendo o Felipe, o Rubens, o Di Grassi e o Bruno, não vai ajudar em nada! Critiquem o piloto mas sem apelação e partindo para os pejorativos!
Pronto. Bastou esse australiano, papudo que só ele, ganhar em Monaco e assumir e liderança, mesmo que empatado em pontos com Vettel, para dizer que teria vencido na Malásia se não fossem os retrovisores. Acreditem, falta pouco para Webber dizer que é o melhor piloto de todos os tempos. Vai ser mala assim…