I am (in) Indy, 2

INDIANÁPOLIS _ O carro da Delta Wing ficou exposto ali perto do que eles aqui chamam de Pagoda, um prédio ao lado da torre de imprensa que serve basicamente para aparições publicitárias e da imprensa durante o fim de semana da Indy 500. É estranho demais, muito diferente do que se vê e do conceito que temos de monoposto.

Mas ele estava lá, e todo mundo olhando.

Daí havia um tiozinho imbuído um amarelo-ovo e uma planilha. Chegou ao senhor que estava a seu lado, e Pedro Martinez, 60, respondeu a duas perguntas daquele questionário. A primeira: qual sua reação ao ver o chassi da Delta Wing de perto, e havia três opções.

Vi ali que o pesquisador fez uma bolinha na cara feliz. Daí ele juntou a um bolinho, que tinha só a opinião daqueles que o julgaram positivo.

Os americanos são mesmo diferentes.

Comentários

  • Isso aí (recuso-me a chamá-lo de carro de corrida) é a coisa mais feia que já vi em minha vida.

    E posso dizer que já muita coisa feia…

  • Ja vi que sou minoria por aqui, mas adorei esse carro, é bem diferente, por isso causa estranheza mesmo, se der mais chances de ultrapassagens na pista e ainda inovar no visual, ta dez!

  • Isso aí parece aqueles carrinhos de autorama que eu corria na Sebring junto com o Flavio Gomes. Só falta passar “grubs” nos pneus e colocá-lo na fenda pra fazer as curvas…

  • Acho que este modelo esta para record de velocidade em reta. Ou as famosas corridas do lago salgado de Nevada. Corridas de arrancada drag racing, curva so se for voando igual a um caça da força aerea.

  • achei muito interessante e fico imaginando uma tentativa de ultrapassagem pois o piloto que vem atras nao ficara limitado pelo vacuo podera embicar de lado ate meio carro na proximidade da curva e se esse carro fizer curva teriamos interessantes disputas em pistas mistas e principalmente os travados e estreitos

  • Esse negócio ta mais pra compeonato de arrancada ou carro pra fazer teste de velocidade em deserto. Não vejo aerodinâmica que permita esse negócio fazer curvas…

  • Isso é um Dragster de Oval pensado para os padrões americanos de pilotagem estilo braço duro. Isso responde a pergunta do por que a “nação do automóvel” não tem um piloto sequer na F-1, o “Oscar” do automobilismo.

  • Nada a ver esse carro ai como novo indy… já estão querendo estragar a indycar de novo…. primeiro foi a separação, ainda hoje temos uma pontuação que ninguem lembra, e agora um novo chassi ridiculo…

  • Isso deve ser pra competir com Dragster… e digo com certeza.. nao faz curva, entre-eixos muito grandes e se nao for menos que a metade o eixo dianteiro e na melhor das ipóteses a metade do trazeiro…. nao faz curva mesmo…
    é física… a nao ser que vá andar no vácuo…. kkkk

    queria ver evoluir um F1 ou Indy até o limite da tecnologia… o limite da fisica…pra ver a qto faz a curva 3 em Yás Marina

  • Desculpa pela falta de conhecimento, isso ai e so chassis e rodas projetinho barato de construir, parece a tentativa de uma empresa de designer ganha publicidade gratuita, eles sabem que esse carro nao e compativel com as pistas atuais no maximo estao interessasdos em promover o debate, nao seria interessantes ver uma competicao de altissima velocidade ?
    Vai que cola e um louco banca, eu gostaria de ve e vc? Pronto ja valeu fazer o projeto pelo debate

  • Uma bicicleta faz curva, um triciclo também faz curva…
    Vocês são todos muito burros,o projeto DeltaWing é muito inteligente e acredito que bem melhor que os carros de F-1 e F-Indy atuais. Tá aprovado !

  • Que carro mais lindo, dá até pra ficar encostando lateral com lateral sem enroscar rodas, coisa de Oval mesmo… adorei, quero ver este tréco na pista, se não fizer curva não vai fazer pra ninguém, então toso mundo corre igual…legal mesmo, tomara que dê certo, alguma coisa tem que mudar, tá tudo muito igual…

  • cheira a golpe de marketing, infelizmente…
    eu acho muito bonito mas não tem como imaginar isso aí em uma corrida de automóveis.

  • O negócio deles é divulgar, se venderem bem o peixe, depois decidem como funcionará. Já que aquela animação simulando ele correndo não engana.

    • Eu acho o carro horrendo, mas honestamente, o desenho do chassi até o cockpit é praticamente o mesmo de um monoposto tradicional, ou seja, ele de cabeça pra baixo fica exatamente igual e proteje da mesma forma que um monoposto tradicional, com a diferença que as rodas embutidas correm menos risco de se soltarem e voar na cabeça do piloto ou do público.
      Nesse aspecto é interessante, mas é muito esquisito.

  • Uai, e por acaso moto não faz curva? Por que este não faria?

    Vocês tem de pensar mais fora do quadradinho a que estão acostumados…

    Este é um carro de corridas do século 21, finalmente.

    Com um motor de 2 litros deve passar dos 400 km/h em Indy…

  • Se for esse o próximo chassi, vai acabar de destruir a Indy, altera totalmente os padrões da categoria, tomara que o novo da Dallara seja escolhido!

  • a proposta é por ultrapassagens, pra ter ultrapassagens os carros precisam de um pouco de desequilkíbrio e é bom não fazerem muita curva…

  • Uma coisa tenho certeza, se este “carro” for o escolhido, não vou ver mais a Indy, gosto de corridas com carros, com essa coisa a Indy vai virar Red Bull Air Racing.

  • Eu acho que deveriam criar uma NOVA categoria para estes carros correrem (tipo Formula Rocket) e não metê-los na INDY, o que não teria nada a ver e desfiguraria o campeonato por completo.

  • Se botarem asa nisso, com certeza vai decolar, se for um chassi de dois lugares vai dar pra montar uma empresa de táxi aéreo.

    • Isso não é problema, se esterçar o suficiente, faz sim. Até por que se vc ver, o giro de um monoposto não é tão grande assim.

  • Que trambolho… E também faço a indefectível pergunta: isso aí consegue fazer uma curva?
    Mas hei de convir: é algo bem diferente, e bonito até… Talvez da mesma forma pela qual um ornitorrinco seja bonito: apenas por ser diferente…

  • Essa coisa pára com freios ou reverso ??? Faz curvas com a direção ou com flaps ??? Tem volante ou manche ???
    Parece ser tão real e verossímil quanto à nati-morta US F1…
    Êêê, Estados Unidos, vá entendê-los !