O novo ‘Blame Canada’

SÃO PAULO | Fazer isso com o Canadá é uma pena.

Porque Bernie e sua trupe recolocaram o Canadá, o país daquela moça que embarcou comigo no voo para Washington e tinha seus traços malaio-tailandeses, talvez indonésios, não sei bem distinguir, que seja, o Canadá volta à F1 só quando a F1, talvez, queira saber do Canadá.

Não conheço uma pessoa no mundo que fale mal do Canadá, mesmo quando queiram defini-lo como os EUA que deram certo, ou algo do tipo. Tiraram o Canadá do calendário por um ano, consertaram o erro, mas ainda aplicaram uma punição, ao que parece. Aquela coisa ecclestoniana, do tipo arrumem um bom patrocinador e organizador para que nunca mais ouse sair desta jornada chamada F1 por um bom tempo, então bem-vindos a ela, mas ainda não totalmente.

Porque botaram o Canadá bem no fim de semana de estreia da Copa do Mundo.

E o mundo está cagando para o Canadá, para Montreal, para a ilha de Notre Dame, para Québec e seu ar francês, e por mais que não se goste da Copa, cada respiro profundo que vamos dar a partir da próxima sexta terá moléculas de Jabulani, moléculas que não se partem, que não permitem mistura, é Copa, Copa e Copa, e a F1 poderia entender isso porque é de uma burrice inominável querer concorrer com um evento deste porte neste mês. Deveriam abolir F1 e outras competições esportivas, mas Bernie e sua turma resolveram até colocar uma corrida no dia da final, lá na Inglaterra, e nem quero ir muito além se os ingleses estiverem nesta final, pobre Silverstone, também.

Amanhã começa, mesmo, a regressiva na semana da Copa, e a F1 vai ter de viajar para o Canadá. Só que a F1 vai apresentar as equipes e suas rivalidades, pilotos se concentrando em meio aos plasmas, fazendo tiradas no Twitter preocupados com o que acontece na África, a África que é esquecida pela F1 que só vê olhos para o dinheiro, dinheiro que a cega e a impede de ver que Copa, cazzo, é Copa, e que suas decisões vão, entre outras coisas, relegar o Canadá.

Anos atrás, o desenho South Park apresentou o ‘Blame Canada’, 1998 ou 1999, que chegou a ser até indicado para o Oscar, ofensiva a muita gente daquele povo, as cantoras Celine Dion e Anne Murray, por exemplo. Bernie acabou sendo o compositor da nova versão da música.

Comentários

  • Deveriam mesmo é abolir o futebol em geral. Aquele esporte mixuruca sempre provoca brigas, discussões, pancadaria, coisas do terceiro mundo… Automobilismo é coisa de primeiro mundo, onde há civilização, onde há respeito. E, sobretudo, onde se exige muita inteligência para se chegar ao topo.

  • Você emula bem o estilo do seu chefe, mas ainda não chega perto. O que não é desdouro nenhum.

    Sobre o assunto, concordo plenamente. Absurdo ter qualquer prova de F1 no meio da Copa, especialmente uma no dia da final.

  • Ainda bem que tem corrida. Ninguem aguenta copa o dia todo, com as materias mais imbecis rolando em todos os canais. Limito-me a ver apenas um ou outro jogo, sem nenhum fanatismo, e já esta de bom tamanho.

  • Só quero saber, não teremos jogos do Brasil neste final de semana, será q a Sra. Globo irá transmitir o treino e a corrida?

  • gosto de futebol, os jogos da copa serão varios neste periodo, mas amo a F-1 ,e só tem 19 etapas por ano, então que se dane a copa, quem vai pra final, eu quero mais é torcer por otimos embates na F-1. da-lhe red bull, maclaren, ferrari , mercedes, renault….

  • Não sei não…Se a intensão for essa mesma Victor, a F-1 que tanto deseja se estabelecer na América do Norte (em especial nos EUA), pode estar dando um tiro no pé.

    O Automobilismo Canadense que tem influência muito forte do Americano, poderia servir de lição de casa para a F-1 começar a fazer as coisas direito para sua tão esperada e desejada (por Bernie e equipes) volta aos EUA…

  • O Canadá não está nem aí pra Copa… então todos estão quites, não…
    E de quatro em quatro anos é sempre assim… vários GPs já coincidiram com a Copa do Mundo e isso não vai mudar, porque os organizadores da Formula 1 têm que cuidar da categoria como se não houvesse nada ocorrendo.
    Só acho péssima ideia terem colocado o GP da Inglaterra no mesmo dia da final da Copa. Aí sim (como diria Zagalo) foi burríce…

  • Prezado, respeito suas opiniões, mas acho que estão longe de serem unanimidade aqui. Da minha parte, estou muito mais interessado no que aconteça na F1, no GP do Canadá ou em qualquer outro evento automobilístico. Se houver uma corrida no mesmo horário da final da Copa, assisto a corrida…

  • Pera lá Victor, o Canadá não pode ser tratado pela FIA ou pelo Bernie de maneira diferente ou com privilégios porque é um pais “legal” que “todos gostam” ( a maioria sem ter conhecido diga-se de passagem)

    Como todo mundo tá careca de saber F1 é business e assim todos devem ser tratados de maneira igual. Ou seja, tras dinheiro tá dentro, não tras tá fora! Lembre-se que em uma das ultimas corridas lá fizeram um remendo de asfalto dos mais ridiculos. Se acontece isso no Brasil ou em outro pais “humilde” , todo mundo ia descer a lenha e bradar sobre amadorismo, coisas de pais pobre, etc…

    Sobre ser “justamente” no final de semana da estréia da Copa também acho que não tem nada haver. O mundo , nem outros esportes, podem parar por causa da copa do mundo. Se alguem quiser deixar de ver F1 para ver noticias da Copa entào que vá! Cada um na sua. Acho que a F1 é forte suficiente para aguentar tal concorrencia.

    E se tem jornalista chateado porque não vai poder assistir jogos da Copa por estar trabalhando na cobertura da F1, então que vá procurar outro tipo de trabalho!

    Abraços

  • Eu acho uma tremenda palhaçada um país parar por causa de futebol. Não conheço mundo afora, na época da copa para saber se param como aqui, mas mesmo assim, acho essa atitude um lixo. Mas o povo merece, afinal, copa e ano de eleição. Eu quero mais que a copa se FODA, EFE O DÊ A, quando tiver jogo do Brasil, vou fazer como nos outros anos, vou ao cinema e pronto!!

  • Caramba, pensei que seria xingado por preferir a F-1, e vejo que o “país do futebol”, como sempre julgam o Brasil, nem é “tão país do futebol assim”. Talvez ele seja país do futebol mais porque a RG quer do que por ser mesmo… será que mundo afora fazem tanto “ai ai ai” sobre a seleção como fazem no Brasil? Dias atrás vi uma notícia super-hiper-ultra relevante: o Brasil estava treinando ao som das “gugunzelas”, ou sei lá como eles chama essas cornetas por lá. Nossa, realmente, faz uma diferença saber se a seleção treina com ou sem esses troços aí berrando no ouvido !!! Se acontece algo especial ou diferente com algum dos personagens, concordo que informem, mas ficar fazendo manchete pra cada vez que o cara vai almoçar ou treinar já é demais!

    • Amigo, eu acho que aqui ainda é o país do futebol sim, não é meu esporte favorito, mas, devemos considerar, que, num fórum sobre F1, os participantes prefiram corridas ao futebol, sem que isto reflita a opinião da maioria da população. Mesmo num país de apaixonados por carros, a F1 perde feio para a bola.

  • Ola Amigos!

    Bem, acho que há espaço para todos, na minha opinião nenhum esporte deve para por causa do outro, não posso me dar o luxo de achar que so eu tenho direitos, o meu amigo aqui do lado gosta de futebol eu adoro f1.
    Então porque eu preciso ser egoista, quando se trata do meu esporte tudo pode, e do meu amigo?

    Ótima copa do mundo a todos e com F1!!!

  • Para mim, não tem nada de Blame Canada, a cada 4 anos, a F1 tem arcar com o ônus de não ser o esporte mais popular do mundo, e ficar um mês em baixa. Não dá para ficar 30 dias sem corridas, além do recesso tradicional, sobretudo neste ano, com 19 GPs. Deste modo, as provas durante a Copa, terão que ser vistas por menos gente mesmo, sem choro, e sem teoria da conspiração, não busquem polêmica onde não existe.

  • Pergunta pra qualquer piloto o que ele prefere correr contra os melhores a 300 e tantos por hora, ou ficar na frente da TV …

  • Blame Canada, Blame all Sports

    Po Victor na copa so vejo os jogos que julgo ser interessante alem é claro do brasil, mas falando de coincidencias de datas e eventos, a Stock ta na decadencia com a RG, igual nesse fim de semana que dividiu e parou varias vezes para transmitir o basquete, imagino os fans que nao tem TV a cabo em casa e fica na mao da TV Aberta. NO caso da F1 acho que os caras nao vao fazer a cagada de parar para mostrar o futebol como a Band fez com na Indy 500 em varios momentos, fique tao P… que deixei de lado e vim no GRANDEPREMIO VER o que rolou na final.
    Mas é isso, quem paga mais ta na tela. Não é!?

  • Tem que proibir jornalista de falar que o mundo é só futebol. Eu pelo menos prefiro ver uma corrida de mtb de Moçambique do que essa Copa de cartas marcadas.
    Todo “pensamento unico” é burro!!!
    Copa só serve pra matar trabalho!

  • Da minha parte estarei muito mais interessado no GP do Canadá e agradeço ao Ecclestone por não suspender as corridas durante a copa.

  • Hehehehehehehe parece que o futebol não é essa unanimidade toda. Não tô nem aí pra copa vou acompanhar a corrida do Canadá sim, seja pela TV seja pela internet. Agora deve ser f*** pros reporteres que querem assistir os jogos mas são obrigados a trabalhar nas corridas rsrsrsrsrsrsrsrsrs, talvez devessem procurar uma vaguinha como comentarista de futebol.

    • Camarada, tem como disponibilizar o link, caso tenhamos que recorrer à Internet?

      Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
      Atenágoras Souza Silva.

  • Eu já to vendo a Globo cortar a transmissão da corrida e do qualify só para mostrar alguma coisa da COPA. AInda bem que temos o Sportv para mostrar o Qualify na íntegra. Mas e a corrida? Vai ter que ser no VT mesmo. A última coisa que quero ver é joguinho de futebol quando tem F1 na pista.

  • Que horas é a corrida do Canadá? Não creio que sejam estúpidos a ponto de fazê-la na mesma hora de algum jogo, mas nunca se sabe.

    Outra dúvida: li que a Globo é obrigada a transmitir as provas da F1. Se cair na mesma hora de um jogo (no caso seria Alemanha x Austrália), o que eles farão?

  • O mundo não é só futebol e copa do mundo não, jornalista com pensamento arcaico.
    Viva os outros esportes (vôlei, nba, f1 etc) \o/.

  • Blame World Cup!

    Bem, nunca dei opniões fortes em blog nenhum, mas que se dane a Copa do Mundo!
    Porque eles não fazem a Copa naquele período em que a F1 entra em breves férias, se eu não me engano, por volta de agosto, com 3 semanas de intervalo?
    O que os fazem pensar que aquele bando de jogadores acéfalos, e que no caso brasileiro ainda curtem pagode, são importantes?

    Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
    Atenágoras Souza Silva.

  • Gosto muito de futebol, mas eu assistiria F1 ao invés de qualquer jogo da Copa que caia no mesmo horário. O problema é que ficamos reféns da televisão (RG) nesse período. E a RG certamente vai deixar de transmitir a corrida para que fiquemos com as emoções de Alemanha e Austrália.

  • Talvez eu seja uma exceção à regra, como costumo ser exceção à diversas outras regras também, mas sou sincero em dizer que reluto em sair da frente da TV durante uma corrida de F-1, mas não lembro de nenhum jogo da seleção ao qual eu tenha realmente assistido a todos os 90 minutos. Aliás, assisto um pouco do jogo quando é Copa do Mundo e não tenho nada mais interessante a fazer. Fora isso, nem amistosos, nem eliminatórias… Se a F-1, Stock e etc. são grandes circos, pra mim, o Futebol é um grande teatro… E podem me xingar, não ligo não!!!

  • O mundo vai estar cagando pra F1? Dane-se. Eu estou cagando pro mundo e pra sua Copa. Domingo tou na pista escutando de perto o ronco dos motores, alheio a demais jogos de futebol, basquete, vôlei…

  • Li em um blog inglês que o Bernie vai colocar um telão no Gp da Inglaterra para que todos vejam a final da Copa. Você tem alguma informação a respeito?

  • Oi Victor

    Eu também pensava exatamente como tu antes de vir morar na Europa. No entanto a verdade é que aqui no hemisfério norte o verão é extremamente transitório. E eventos como esporte a motor exigem (mais em função do público) um tempo ao menos estável.

    É em função disto que nenhum destes esportes (e de muitos outros) pode se dar ao luxo de parar por causa da copa. Eles sabem que terão um prejuízo a cada 4 anos, mas … faz parte dos cálculos.

    Quanto ao Canadá a situação é ainda pior. Como diz a piada, quando o verão cai em um final de semana eles vão a piscina.

    abs

    • Eu também!!!
      Será que algum atleta vai ter “ataque epilético” se tiver que entregar o jogo? Pelo menos o Nelsinho não teve nada. hehehehe