Blame Canada

SÃO PAULO | Confesso que vi 16 minutos e olhe lá do treino livre do Canadá, no intervalo do mediano mas animado jogo de abertura da Copa do Mundo. Mais li as informações que chegavam em tempo real, mas já deu para compreender algumas coisas nestes 90 minutos iniciais.

A previsão do tempo apontava uma sexta-feira com aparição do sol entre nuvens, sem chuva. Pois a mensagem que costuma aparecer na Indy quando a pista está molhada, ‘moisture’, apareceu algumas vezes. Anteontem, a previsão era de tempo nublado para o sábado; depois mudou para chuva; agora já indica sol e depois chuva. A verdade é que, além da sujeira da pista urbana de Montreal — principalmente pelo acúmulo de folhas das árvores contíguas ao traçado —, as equipes e os pilotos vão ter de se preocupar com o mau tempo — e o mau serviço do serviço meteorológico. Incontáveis foram as escapadas, desde Senna a Alonso. E logo mais deve vir o bis.

Button em primeiro, 1min18s127, e Schumacher, com muitas dificuldades, em segundo. Depois Hamilton e Rosberg. McLaren e Mercedes se mesclando na frente. Quatro motores da montadora alemã. O duto frontal da McLaren, que na Turquia deu uma vantagem de até 12 km/h, deve ser novamente de imensa serventia na longa reta canadense. Vettel, o rapaz do bigodinho chicano, veio logo atrás e Webber foi apenas o 14º. A Red Bull, rainha do marketing por conta de sua origem, nunca aparece na sexta-feira.

Liuzzi em oitavo dá algum sinal de que suas queixas tinham fundamento. Desde a China, quando passou a correr com um novo chassi, o italiano, ótimo piloto, passou a reclamar que não chegava nem perto do rendimento de Sutil. A Force India só lhe devolveu o carro velho agora. Foi oitavo, enquanto o alemão terminou em 11º.

Hülkenberg foi nono e Barrichello, décimo. Evidentemente é cedo para avaliar, mas a Williams parece ter vestido bem a roupa nova, com nova configuração de asa e tal. A Ferrari segue numa draga que deve dar dó a alguns e Kovalainen foi o melhor dentre as novatas, como tem sido comum na temporada, muito embora não signifique patavina, como diria a bisavó de Flavio Gomes, contumaz usuária de palavras mortas.

A Inglaterra, em tempos de Copa, parte na frente. E com dois pilotos bons de chuva, melhores que Vettel-Webber, tende a ficar por lá e conquistar os bem mais do que três pontos. Às 15h tem o treino 2.

Comentários

  • Às vezes tenho a impressão de que a Ferrari está passando pelo que a Willians passou na época do Montoya: começava com um carro bom que era ultrapassado pelos concorrentes no decorrer da temporada. Parece que a turma atual de Maranello não é muito boa no desenvolvimento do carro… O oposto da McLaren, que sempre melhora muito ao longo do ano.

  • Tempo nublado aqui, o sol aparece 5 mins e logo vai embora…

    Estou no s do senna logo na saida do box…

    As mclarens vao muto bem, schumi e force india treinaram bastante.

    Massa e alonso lutando contra o carro.

    Mas quem sofreu mesmo foi burno senna