A cláusula da bobagem

SÃO PAULO | Diz o site F1sa.com que a revista suíça Motorsport Atkuell vai trazer em sua mais recente edição a informação — um rumor, na realidade — que a renovação do acordo de Massa com a Ferrari até 2012 contém uma condição que classificou como ‘cláusula Barrichello’: ser o segundão de Alonso.

Massa foi entrevistado pela revista e disse se tratar de uma “bobagem”. Alonso não quis se manifestar.

Tá certo que Massa não faz a melhor das temporadas. Mas igualmente certo é que Alonso também não tem tido lá resultados muito convincentes — e até tem cometido erros demais para um bicampeão do mundo — e a Ferrari também não tem o melhor dos carros. E pela personalidade de Felipe, duvido que tivesse engolido uma cláusula para ser estepe de um piloto que ainda está entalado goela adentro pelo episódio da entrada dos boxes no GP da China.

Independente do que pensam dele como piloto, caros internautas, acham que Massa se submeteria a tal imposição nesta altura da carreira?

Comentários

  • O dinheiro sempre fala mais alto, e todo mundo tem o seu preço… Para quem, em 2006, disse com todas as letras em frente as câmeras que era segundão do Schumi, ser segundão do Alonsito não seria algo assim tão inegável, vc não concorda Victor Martins? Lembre-se que no começo do ano os próprios dirigentes da Ferrari fizeram questão de declarar nas entrevistas que contrataram o Alonso para assumir o lugar do Schumacher na equipe, então presume-se que renovaram com o Massa para dar continuidade ao trabalho que ele vinha fazendo em 2006 (de fiel escudeiro assumido do Schumi), assumindo o papel de Rubinho da época de ouro da Ferrari… E tenho certeza que ser “estepe” do Alonso não seria algo tão dificil do Massa engolir… Afinal, pagando bem, que mal tem?? rsrsrs

  • Alonso tem feito uma temporada excelênte. Anda sempre mais do que o limite e as vezes erra…
    Quanto ao Massa, demontra em todas entrevistas seu abatimento por não consguir superar Alonso.
    FM para mim sempre foi limitado, entretanto, por ser brasileiro temos que valorizá-lo mas, está perdendo espaço…

  • O Massa é o garoto propaganda da Shell por aqui, além de ser o piloto que está trazendo a Formula Fiat (Fiat, Ferrari… ahn, ahn…)

    Não por ser brasileiro, mas duvido que o Massa tenha mesmo aceitado essa cláusula, e até mesmo que tenham colocado ela. Amigos, acima do esporte está o dinheiro, e o Massa tem sim lugar na Ferrari por conta de ser o piloto mais político. Percebam que ele não fala asneiras em entrevistas, não joga a culpa em nignuém, não fala mal do seu empregador. É o cara!!!! Politicamente sabe jogar!

  • A Ferrari deve se preocupar de agora em diante em favorecer o piloto que está conseguindo mais resultados. O grande problema do Felipe que ele não está no mesmo nível que o seu companheiro e foi inferior ao Kimi.

  • Os dois são bons pilotos, se sobresaindo o Alonso que temos que parar com essa choradeira brasileira e admitir que o cara anda mais que o Massa. Essa que o Alonso não é um bom piloto o cometário abaixo ta de brincadeira né……mania de brasileiro achar que tudo conspiram pra ajudar os outros e nunca um brasileiro…….Mas essa cláusula vindo da Ferrari em nada me surprenderia…..ainda mais que o principal patrocinar, que levou uma carroça de $ trata-se de um banco espanhol………não sou torcedor convicto do Massa, mas espero que ele volte a andar bem tão logo…..

  • O Alonso realmtente é um piloto completo!!! Tão completo que os dois títulos que tem, pode agradecer à FIA até hoje – ou alguém acredita mesmo que, não fosse aquela manobra ardilosa e vil, de última hora, com o claro intuito de brecar na marra a Ferrari e Schumacher, foi o que proporcionou ao asturiano os títulos? Afinal, foram duas mudanças bruscas em sequencia, sendo que a Bridgestone só possuia Maranello em condições reais de testes, conquanto a Michelin detinha praticamente o resto do grid. Os erros de Alonso este ano, bem como a sua (excusa!!!) participação no caso Valencia, são mostras muito fortes de sua ausência de caráter e de não ser um piloto tão de ponta assim. E mais, um bicampeão que não conseguiu barrar um novato!!!
    Vejam bem, não digo nunca que Massa é mais ou menos piloto que Alonso, mas sim que o espanhol não é nem de longe este Deus empedestado.

    De onde se conclui que o melhor é não concluir nada mesmo…

    Abraços

    • Pelo contrário meu caro colega. O fato da Bridgestone só ter a Ferrari era uma vantagem para a Marca que tinha todo o direito de projetar um pneu só para a equipe de Maranello. Enquanto a Michellan era obrigada a desenvolver um pneu homogêneo para muitas equipes. Isso dava uma vantagem de no mínimo 0,5 segundo para a Ferrari. A FIA tentou ajudar a Ferrari mais ainda proibindo os amortecedores da Renault, mas não conseguiu fazer milagre. Alonso com carro pior que Schumacher, venceu sim e foi bicampeão. Não é a toa que o Briatore fala o tempo todo que o espanhol é melhor que o alemão. E convenhamos que ele foi empresário dos dois (ainda é do Alonso) e ele certamente conhece muito dos dois de perto.

    • Fernando. Eu devo estar ficando doido, realmente: a Ferrari como única equipe que testava Bridgestone, rodaria 5000km de testes de pneus. Juntando pelo menos 5 em condições de rodar 5000km cada uma para a Michelin, teriamos apenas 500% a mais de tempo pra testes. E a Bridgestone foi a privilegiada? A Ferrari foi ajudada? Gostaria de lembrar que a FIA estudava inclusive a possibilidade de se colocar um lastro no carro do Schumacher para torná-lo mais lento e assim “aumentar” a emoção!!!

      Abraços…

      Ah, vaia de Briatore não vale (parafraseando João Gilberto).

    • Exatamente, Fernando. Aliás, a “debandada” pra Michelin ocorreu justamente porque os outros times andavam P da vida pelo fato da Bridgestone basear todo o seu desenvolvimento na Ferrari. Isso saiu em várias revistas naquela época. E falar que a FIA deu os títulos pro Alonso? Só rindo, em 2006 eles fizeram de tudo pra dar o título pro Schumacher – não puniram a Ferrari por usar asas traseiras flexíveis no começo da temporada, não aplicaram também nenhuma punição quando apareceu aquelas asas dianteiras da Ferrari que convergiam e divergiam em relação ao bico quando o carro entrava e saía das curvas, proibiram o amortecedor de massa da Renault que a própria FIA já tinha declarado que estava dentro das regras e ainda aplicou aquela punição ridícula ao alonso em monza por ter “bloqueado” o massa por telepatia e quando o Massa ficou fazendo brake test no Alonso nos treinos do Japão não fizeram absolutamente nada. Se existe um título totalmente inquestionável na F1 recente, é o de alonso em 2006, porque o que fizeram pra dar o título pra Ferrari não é brincadeira.

  • Tem gente que tem diarréia mental falando por aqui…

    Todos esquecem das “cagadas” do agora “gênio” Hamilton em 2007, quando ele perdeu um título certo, e vem falar mal do Massa, esquecem da “mangueira da Ferrari”, esquecem da tramóia do nelsinho (em minúsculo mesmo), pro Alonso ganhar o GP de Cingapura em 2008, esquecem da corrida do Massa em Interlagos, que perdeu o campeonato por um ponto pra Ferrari, isso mesmo, pra Ferrari, não pro Hamilton, com seu “pirulito” eletrônico. É… infelizmente, 99% dos brasileiros têm a memória muito curta…

    • O Massa perdeu 2008 por culpa dele mesmo. Ninguém lembra da rodada dele na Malásia? E de Mônaco? E as 5 de Silverstone? E a corrida horrorosa que fez na China e no Canadá?
      E alguém lembra que o Hamilton correu com giro limitado porque não precisava disputar por posições no Brasil e a chuva bagunçou tudo no final? Se não fosse ela Massa teria perdido normal o campeonato.
      O que ninguém fala é que Massa tinha o melhor carro e mesmo assim perdeu em muitos momentos decisivos para Hamilton que foi sacaneado pela FIA sim em algumas corridas.
      A equipe errou? Claro que sim, mas a Mclaren tbm. E a Mclaren tinha menos carro e Hamilton ganhou no braço. Põe os dois na mesma equipe e Hamilton faz com o Massa o que o Alonso tá fazendo, pondo mais de meio segundo nele.
      Vc pode não gostar do Hamilton, mas falar bem do Massa é o fim da picada.

    • Concordo, Fernando, o Massa perdeu pra ele mesmo.
      Como disseste, rodou 2x sozinho, com pódio garantido, no inici do campeonato. A imprensa italiana quis a cabeça de Massa. Mas ele superou e perdeu por 1 ponto para o campeão Hamilton. Foi lindo, eu estava em Interlagos, na linha de chegada.
      Porém lembremos que estamos falando da ELITE da ELITE da F1, que por si só, já é a ELITE do automobilismo mundial. Não tem merda pilotando entre os TOP 10.
      Incluo o Barrica nesta lista. Ele pode ser o piloto no.10, mas é TOP 10, há quase 20 anos. Seus números comprovam. Está empatado com Ayrton em pontuação na F1. Nunca pagou, sempre ganhou muito dinheiro. E pilotou para QUEM ENTENDE durante toda sua carreira: Eddie Jordan, Jack Stewart, Ferrari, Honda, Ross Brawn e…ufa…Sir Frank Williams. É pouco?
      Enfim, estamos falando da elite, vencedores, não de pangarés.
      Grande abraço aos colegas internautas.

  • Duvido que Massa assinou um contrato com tal cláusula. Concordo que Massa não tem feito nada demais neste ano, mas Alonso tb não, e ainda vem errando pra caceta, não ta la com essa moral toda não.

  • o “Boca” devia se chamar ” caçapa ” , como fala asneira . o cara só mostra que pode ser campeão se anda com o melhor carro ou um dos melhores e colhe resultados palpáveis. e esta divisão que ele fez é digna de um prêmio nóbel : o dos débeis mentais . fecha, boca.

  • Não há como se comparar Massa com Alonso. O espanhol, ao lado do Hamilton e do Vettel são os melhores piloto da F-1. Os erros do Príncipe das Astúrias são por conta do carro e aquela passada nos boxes é para o Massa largar de ser mané. E, finalizando, será que vc não está vendo que o Alonso está na briga pelo título com 94 pontose o Massinha ja era?

  • Flying JP, se o Massa não conseguiu ser campeão com o Kimi na equipe, com Fernando Alonso esqueça. Alguém tem dúvidas que ele é o melhor piloto do grid? Teve uma pessoa que disse que eu estava apenas valorizando o que é de fora. Não é isso. É ser racional e ver as coisas como elas são. Alonso aposentou Schumacher! Precisa mais? Tem gente que fala em campeonato moral do Massa. isso é balela! O Brasil dizem que foi campeão moral em 1978, mas a taça tá lá em Buenos Aires! Vamos parar com esta síndrome de Galvão Bueno, de torcer cegamente para os Brasileiros sem que eles tenham condição para isso. Tem estrangeiro melhor e ponto. Piloto de F1 não é a pátria de sapatilhas!

  • Resultados é o que interessa….se o Massa estiver em condições de ser campeão,andando de igual para igual com Alonso…com mais pontos etc… não será preterido….então é buscando resultados que se resolve o problema.Ou alguem acha que se Rubinho estivesse vários pontos a frente de Shumi naquela ocasião a Ferrari faria o que fez?

  • Felipe Massa é de fato um grande piloto.
    Moralmente foi campeão de 2008 e sem dúvida , entre os pilotos brasileiros é o que tem mais personalidade.
    Jamais esse grande piloto deixaria seu sonho de ser campeão ir por água abaixo ainda mais se tratando de Fernando Alonso.
    Acho que devemos respeitar o nosso melhor piloto atualmente.

  • Na boa, essa cláusula parece mesmo uma grande bobagem.
    Agora, que esse tempo mais curto de contrato é para esperar pelo Vettel, não tenho dúvidas.
    Que o Massa faça o melhor que puder, nesses anos que restam. Quem sabe esse pacote novo possa favorecê-lo? Em 2007 o primeiro grande “upgrade” na Ferrari serviu para diminuir a diferença do Kimi pro Felipe… quem sabe…

  • Um detalhe… F1 é para cara macho…
    Schumi, Alonso, Hamilton e Vettel… são os caras que piscam luz alta e passam por cima… se não sair da frente é muro… é uma, duas , e não tem terceira vez… e se quiser passar só por cima… vide Schumi aposentado se divertindo e não deixando o Massa passar… tá certo o alemão… que que o Massa estava fazendo lá atrás ? Deve ter perguntado. Resumindo, o resto é coadjuvante… o Massa tá levando muito charuto Alonso…. o cara que quer ser campeão tem que bater primeiro o companheiro e depois pode exigir… mas até agora não mostrou… reclamar que o Alonso aquece melhor os pneus…. a faça o meu favor… neste nível se o problema é este então bastam 3 voltas para igualar a tocada… tem telemetria até de temperatua de pneu e mais o esterço do volante dá para saber onde está pior…. Massa e uma grande galera são segundos por capacidade e nem precisam de contrato para isso…

  • Seria como um time de futebol (já que estamos em época de copa…) proibir que o resto do time que não está no “ataque” marcasse gol. Agora, na Ferrari uma bobagem como a que Vettel fez na Turquia não ficaria barato… A Ferrari só se preocupa é com o cavalinho rampante! Quem vai dentro é só mais um membro da equipe que tem obrigação de não fazer besteira.

  • Bom, imaginemos que o Massa se recusasse a aceitar a tal “cláusula Barrichello”. A Ferrari diria: Tudo bem. Tem ao menos uma centena de pilotos por aí que topariam: Heidfeld, Fisichella, Trulli, Glock, Kovalainen e por aí vai. Perguntem para o Di Grassi se ele não toparia? O que restaria ao Massa? McLaren, Mercedes, Red Bull, Force India, Renault não há vagas. A melhor chance dele seria tentar uma vaga na nova equipe do empresário dele: Nicholas Todd.
    E sendo pragmático, acho que há mais chances de você ganhar alguma coisa como segundo piloto da Ferrari do que como primeiro piloto em equipe novata.
    A Ferrari quer fazer de tudo para voltar a ganhar. Repetir a fórmula de sucesso do passado é uma tentativa.
    O problema é que o Massa não tem carta na manga para barganhar com a Ferrari. O que ele argumentaria para não aceitar essa cláusula?
    Infelizmente, eu acredito que seja verdade.

  • BOCA, com esse comentario, da pra saber porq seu apelido é boca, “BOCA DE LIXO”, como vc é trouxa, da onde vc tirou Button aposentado com carro bom, parece q é vc q começou assistir f1 agora, …agora o kubika é piloto bom e o felipe não, em 2008 era o contrario né…. quanta bobagem.

    • Que é isso parceiro!?!

      É só minha opinião. Desculpe-me se vc não pensa da mesma maneira.

      E sobre assistir F1, já o faço há 25 anos. Vi os mestres andarem: Senna, Prost, Piquet, Mansell, Lauda.

      Uma abraço e boa copa!

  • Acho o Massa tão bom quanto Alonso, a grande diferença é o patrocínio que o Asturiano carrega consigo. Se a Ferrari conseguir um carro mais competitivo acredito em menos erros de Massa à Alonso.

  • Considerando-se que as Ferraris são iguais, conclue-se:
    O Alonso acertou o carro para seu estilo de pilotagem.
    Então, o massa que acerte o dele e acelere também. Tem que ir prá frente do Alonso. Mais arrojo Massa!

  • “Tem cometido erros demais para um bicampeão do mundo” porque o carro é uma BOSTA!!! Tem errado sim, porque tem levado o carro ao limite, tentando tirar o máximo que carroça do F10 pode oferecer.
    Quanto à “cláusula Barrichello”, não sei porque o espanto… não seria o primeiro nem o último piloto a aceitar esse tipo de situação. E no jogo de interesses da F1, a última coisa que conta é a “personalidade” do piloto.
    “Não quer???” Teriam trocentros outros pilotos querendo…

  • No Canadá Massa largou bem, estava logo atrás de ALONSO, mas o Liuzi….incidente de corrida…sem choro…

    Alonso sob pressão de BUTON vacila para ultrapassar KARUN…. Não é a primeira vez que vacila ou falha….

  • Senhores,
    algumas observações:
    1. tem gente que não tem memória, ou que começou a ver f1 pós-senna.
    2. Na f1 atual temos dois pilotos completos (Alonso e Hamilton) e dois chegando lá (Vettel e Kubica). Os demais são divididos em outras categorias: Aposentados em atividade com carro ruim: Rubinho, De la Rosa, Liuzzi, Trulli, Kovalainen. Aposentados em atividade com carro bom: Button, Webber, Shumacher.
    Novos e nem tão novos assim tentando um milagre: os demais (Massa, Rosberg, Sutil, Petrov, Hulk, Buemi, Jaime, Kobayashi, Glock, Di Grassi, Senna, Chandok)
    3. Por que o contrato de Massa só foi renovado após a confirmação da renovação de Webber? Não vai haver dança das cadeiras esse ano. Ou Felipe aceitava continuar na ferrari ou o q? NADA. Foi melhor pra ele ficar e tentar se concentrar para o ano que vem. Esse ano já era.
    4. Primeiro ou segundo piloto tem que mostrar na pista. O resto é conversa. Massa “assinou” a cláusula de segundão ao levar aquela passada na entrada dos boxes do DOM FODON FERNANDO ALONSO DAS ASTÚRIAS.

    Os únicos que disputam o título: Mclarem e Red Bull

    • caros leitores e comentaristas:
      corrida de formula 1 o que manda´são os equipamentos (carros), todos os pilotos são bons basta ter um bom carro na mão e ele chega na frante. Vejam o caso Shumi campeão mundial 7 X, sem equipamento vejam o que ele faz. Será que ele é o melhor piloto do mundo? Quanto ao escudeiro isto tem em todas as equipes, quem tem menos ponto protege quem tem mais, é só observarem o acontecimentos nas corridas. Hamilton esta frente porque seu companheiro de equipe o esta ajundo. Enfim, corrida é só equipamento, esses pilotos são viciados em corridas desde nasceram, velocipede, bicicletas, autoramas, games, KARTS, FORMULA 3, FORMULA 2 E FORMULA 1.

  • Não sei o que é pior: o nome da cláusula, as teorias da conspiração que já começam a pulular, ou ainda a análise da capacidade do Brasileiro da Ferrari sob uma ótica Anti-Galvanista.
    E interessante que ainda pedem imparcialidade ao bologueiro em um tom “faça o que eu digo e não o que eu faço”.
    rs rs rs

  • Ele não precisa de cláusula ,ele já chegou na equipe sendo subservente, desde que chegou na mafiosa ferrari, ele fez começou a ser “escudeiro” a fazer jogo de equipe, não teve coragem de correr de igual para igual, resolveu ser um Rubinho! e agora não consegue se estabelecer! bem feito! ele merece! parabens a Hamilton´á Button á Webber á Vettel , esses sim ,querem vencer indendente do carro que esta na frente pilotos de verdade querem a vitoria!!!!

  • A formula 1 eh um circo fechado. Massa esta la dentro, tenho certeza q a decisao dele ao fechar o contrato, seja qual for, eh a melhor para o momento atual, tanto dele como do pais que ele representa no automobilismo. Ou seja, se houver tal clausula, outrora suposta, isso com certeza nao implicaria rendicao, mas apenas uma estrategia. Ca entre nos, o Massa nao precisa disso e ja provou com sobras. So os idiotas nao reconhecem o seu talento. Voto com o redator! rs :)

  • Não sei porque esta idolatria por um piloto que não ganhou nada e ainda tem muito a provar. É só pegar o salário dos dois e ver quem é o primeiro piloto e quem é o segundo. Até porque o Alonso não deixaria o Massa passar por ele na entrada dos boxes.

  • COMO disse o mesmo Alonso após aquela ultrapassagem na entrada dos boxes, uma das melhores da temporada:
    _ “Mathematics”

    Os meninos do kart que o digam. Desde o autorama era assim…. senão não era corrida, era desfile.

    • Caro amigo vc disse tudo agora, aquela utrapassagem foi a melhor da temporada se não fosse aquilo ele não teria chegado em quarto. viraria desfile.

  • Acho mesmo que o que estava errado até antes do Canada era o contrato que nao tava garantido, e ele reagiu mas a Foce India nao deixou ele progredir na corrida.

    Quanto a uma clausula da Bobagem, acho que seria dificil, pq com certeza se a ferrari nao quer ele bem e competitivo, outras vao querer e com gosto. Lembrem-se que no ano passado ele foi sondado até pela McLarem para ser par do Hamilton e possivelmente ano que vem teria uma vaguinha na Red Bull.

  • Eu concordo em partes com o VM que o Alonso não tá fazendo um campeonato lá essas coisas. Tirando a última corrida, se ele ainda tá na disputa é em função dos erros cometidos pela RedBull e não pelo desempenho da Ferrari.

  • Também acho que o Massa não concordaria com um termo desses, mas daí falar que o Alonso não faz uma boa temporada: com o carro que tem e os adversários na Red Bull e MacLaren, o cara tá tirando leite de pedra.

  • Victor,
    É brincadeira seu comentário! Não torne seu BLOG uma filial da Globo. Você não precisa disto. O Massa tá tomando um chocolate do Alonso. Massa não é Barrichello, sua personalidade é mais forte, mas este ano está aquem. O Alonso corre muito e erra proporcionalmente à condição do carro. Não acredito na cláusula da Bobagem, mas o Massa tem que reagir rápido. Barrichello tomou vários banhos na Ferrari, mas todos do Shumy. Massa vai ser o terceiro freguês de três pilotos diferentes.

    • Isso sem contar os tempos da Sauber….
      (pontos no campeonato)

      2002 – Massa 4 x 7 Heidfeld
      (estreante, poderíamos deixar passar, mas perdeu o lugar na equipe por insubordinação)

      2004 – Massa 12 x 22 Fisichella

      2005 – Massa 11 x 9 Villeneuve (finalmente)

      De 2006 pra frente todos se lembram.

      Moral da história: só em 2 temporadas Massa marcou mais pontos que o companheiro

      Comentários?

  • Quando o outro piloto da sua equipe é o Alonso, não precisa de cláusula de segundo piloto. Vc automaticamente já sabe o seu lugar (exeção do Guri Hamilton, que é show de bola). Basta ver como foi o contrato do próprio Alonso. Ou vcs já esqueceram como ele trouxe quem quis pra Ferrari? O Massa teve o mesmo? Não precisa falar mais nada.

  • Concordo em parte. Alonso faz uma temporada bem melhor que Massa.
    Schumacher com todos os privilégios e por ser um piloto muito mais experiente na época, levou a melhor, mas sempre que teve oportunidade Massa andou na frente, ganhando corridas inclusive!
    Já Raikkonen….. Coitado! Foi derrotado e só foi campeão graças ao favor de Massa, que é muito superior em Interlagos e a trapalhada da Mclaren….

  • Pessoal até concordo que Massa não conseguindo ter um acerto no carro para seu estilo de pilotagem mas Pergunto!!! quem e o maior patrocinador da Ferrari e o Banco Santander por uma conhecidencia Alonso e espanhol nesse mundo corporativo tudo e interesse então o carro do Alonso tem mais atenção voces não acham!!!!!

  • VM, Felipe assinaria sim o contrato com esta regra. O Locutor oficial e Felipe precisam muito da Ferrari…… Imagina Felipe em um carro mediano….Nada mais do que ele realmente é um Piloto mediano que esta em uma das Melhores equipes do Grid a mais de 9 anos e não ganhou nenhum titulo. Sempre será o SEGUNDO PILOTO.

  • Caro VM, considero seus argumentos de defesa ao Massa,
    como uma pérola do locutor da plim plim.Vigie seu profissionalismo, pois voçe tem responsabilidades com seus leitores.

  • Caro VM, discordo de você ao dizer que Alonso também não tem tido lá resultados muito convincentes. Pô! O cara está com uma carroça na mão e mesmo assim continua na briga pelo título com Red Bull e McLaren. Tem errado além do normal? Sim, pois está andando além do limite do carro, coisa que Massa não faz, dai a diferença de pontos entre ambos. Te admiro e leio sempre sua coluna, mas dessa vez vc deu uma do locutor ufanista da globo.

  • Sinceramente, alguém realmente acha que uma cláusula dessas seria necessária? Quem tá precisando disso é o Rosberg, que teimosamente insiste em não ser o segundo piloto do Schumacher :)

  • Acho difícil que ele tenha assinado um contrato com essa cláusula, mas se ele se submeteu a isso a verdade surgirá em breve, muito breve, e dai perderá qualquer respeito que eu nutra por ele.

  • Falar que Alonso não faz uma temporada tão convincente é brincadeira. Dada a diferença dos carros da RBR e McLaren para a Ferrari, ele está fazendo um ótimo campeonato. O Massa não precisa de cláusula. Ele perdeu de Schumacher, perdeu de Raikkonen e vai perder de Alonso. Patriotada não dá!

    • O Pedro disse tudo. E acho que a demora para renovar do Massa, foi o tempo que Massa levou para excluir todas as possibilidades de sair da Ferrari, tanto que foi somente após Webber renovar que Massa renovou. Nicolas Todt vendo a coisa complicada, até cogitou comprar a decadente Sauber, mas como o carro é péssimo, achou melhor deixar para outra circunstância. Acho que pode ter tido sim uma cláusula Barrichello para o Massa na Ferrari.

    • Será que o Pedro realmente tem razão ou faltou lembrar do vice campeonato de Massa, onde ele não perdeu para Raikkonen? “Patriotada” é ruim, mas “antepatriota” parece ser o tom de boa parte da imprensa, que consegue em vários espaços do esporte, valorizar o que vem de fora e massacrar o esportista nacional. O pior é que muitos acabam indo na mesma maré!

  • não acredito que isso tenha ocorrido não, outro detalhe que comentaram neste blog foi os erro do alonso que falaram que ele esta errando muito para um bicampeão, temos que lembra que o schumacher errou muito na ferrari tambem prncipalmente na temporada de 2005 quando a equipe esta com um carro horrível e no seu primeiro ano da ferrari em 1996 ele bateu sozinho em monaco, isso ele ja era bicampeão.
    Então se ele errou errou tentando tirar o maximo do carro isso signfica que campeão tb erra o fato de ser campeão num deixa de ser um piloto.

  • SE ELE FEZ ISSO, PILOTO NENHUM DEVE ACEITAR FICAR NA FERRARI, SEJA O MAIOR SALARIO OW MELHOR CARRO QUE TIVER, SE SUBMETER ISSO É HUMILHANTE PARA UM PILOTO E ESTA CONDIÇÃO

  • Sei não. Mas que parece parece.
    Se for verdade, é uma pena, desperdicio de talento e força de vontade.
    Ainda considero o Massa melhor piloto que o Alonso em alguns aspectos.
    O FG não concorda, porém o Massa tem muito talento, o bastante para ser campeão.
    O que está complicando demais a vida dele, assim como a do Schumi, é a proibição de treinar.
    Está complicando naõ só a vida dele, mas de toda a equipe, já que desenvolver carro exige horas e horas de adaptações em pista!

  • Com certeza concordou. Esse era o detalhe que faltava para assinar. Se ele vai cumprir é outra história. Mas s e nao assinasse iria ficar a pé.

  • Eu também dúvido … vc tem todo a razão nos argumentos !!!

    Acho que até mais que a história da ultrapassagem na entrada dos boxes o Massa não vai com os cornos do Alonso desde aquela palhaçada que o espanhol fez (mostrando para a TV sua MacLaren com a marca do pneu do Massa … não lembro qual corrida) que resultou num bate boca com dedo na cara e tudo, na antesala do podium, que acabou com o Ron Dennis apartando a encrenca … acho que foi na Alemanha !!!

    Abraço
    JCS

  • Claro que é perfeitamente possível de haver uma cláusula dessas e depois o Massinha ficar vendendo ilusões para a torcida, assim como já fez o Rubinho nessa mesma equipe… A McLaren o procurou antes de acertar com Button e Massa refugou. Ele tem é medo de sair da Ferrari. É da vida, né? Tens uns que nasceram para vencer e outros para morrer tentando!

    Abçs!

  • Não acredito que o Massa tenha assinado contrato com cláusula para ser segundo piloto. Duvido, também, que a Ferrari tenha feito um contrato assim.
    Em outros tempos, a Ferrari contava com um excelente carro e um piloto excepcional – Schumacher. O único adversário do alemão era seu companheiro de equipe – Barrichello.
    Hoje, com um carro inferior, não faz sentido optar por competir com um único piloto.
    Além do mais, pelo perfil, o Massa não se sujeitaria a exercer um papel de segundo piloto.
    Até pode ser que seja segundão, caso não tenha mais chances de disputar o título, mas não acredito que comece a temporada 2011 tendo que trabalhar para o Alonso.

  • Massa eh muito bom piloto, naum um genio, mas um piloto que não engole proposta do tipo, ele eh bem solido na categoria para isso, faz favor neh galerinha da polemica.

  • Imagino que exista sim uma cláusula no contrato onde o piloto deve seguir determinações da equipe, o q não significa obrigatóriamente correr o campeonato todo como segundo piloto. Em 2007 vimos ele ajudar Kimi q tinha mais condições de ser campeão e deu certo. Em 2008 vimos Kimi trabalhar da mesma forma com o mesmo objetivo, apesar de não ter ajudado muito pq ele bem que podia ter tirado mais pontos dos adversários e não conseguiu. Mas não acredito na cláusula de “segundão”

  • QUEM DEFINE O PRIMEIRO PILOTO É O CRONÔMETRO. E O CRONÔMETRO TEM DADO 2 DÉCIMOS NO TREINO E VÁRIOS SEGUNDOS NA CORRIDA. ELE TEM QUE PEGAR A TELEMETRIA E VER ONDE PODE MELHORAR EM RELAÇÃO AO ALONSO E SER OBSTINADO PARA ATINGIR O OBJETIVO.

  • Não sei não se dá pra acreditar nisso, pelo temperamento do Massa. Mas, o patrocinador principal da Ferrari, sendo um banco espanhol… tendo muito dinheiro na jogada, sei lá…

  • A sacanagem é terem dado o nome de “cláusula Barrichello”, huahua. Enfim, acho que a condição de 2o. piloto do Massa é resultado do Alonso ser um piloto melhor, que foi contratado a peso de ouro com o objetivo, declarado pela própria alta cúpula da Ferrari, de fazer o trabalho que o Schumacher fazia. Essa condição não precisa ser formalizada num contrato, e aliás nem é muito inteligente fazer isso, pelo risco de desmotivar o piloto que está sendo “oficializado” como escudeiro. O Alonso É o 1o. piloto e todo mundo sabe disso, dentro e fora da Ferrari. Mas a equipe não tem nada a ganhar admitindo isso.

  • não acredito nisso, e acho que o Weber só ficou na RedBull porque o Massa disse não a vaga. assim, ele tinha opção para recusar um possível contrato impondo ser 2º piloto.

  • Independente de ter aceito ou não… está pilotando como 2º piloto!!!
    E essa história de que Alonso está errando demais…é só pra tentar amenizar a péssima atuação do Massa.

  • Claro que se submeteria…. vai andar onde? na Virgin? na Hispania? na Lotus? ou será na “fantástica Estoque”? Mas se ele assinou esse tal contrato com essas “cláusulas”ele tá mais é certo, antes ser segundo piloto da Ferrari do que ficar sem andar.
    E, por falar em contrato do Massa, me parece que tem muita gente indignada com a renovação de contrato de Massa com a Ferrari, mas lembrem-se que o Raikkonen também tinha um contrato válido quando foi demitido da Ferrari. Contratos são feitos para serem quebrados.
    Massa que se cuide.

  • Dúvido muito.
    .
    Pela personalidade do Felipe nem todo dinheiro do contrato ele aceitaria isso, o que ele ganhou na F-1 da pra ele e as proximas gerações de sua familia viver em grande nivel.
    .
    Agora se continuar pilotando como está não duvido nada da Ferrari dar um pé na orelha dele assim como fez com o Raikkonen para contratar outro piloto.

  • Já é o segundo piloto, não tem estofo para competir com o Alonso. Mesmo que não tenha a cláusula, é uma questão de talento. O vice dele foi circunstancial, é um piloto mediano e nada mais.

  • Na verdade,o Nicolas Todt,empresario do Felipe comecou a sondar a Renault e a Red Bull,ouvindo inclusive as propostas.resultado:a Ferrari nem quis saber de arriscar a perder o Massa para outras equipes e tratou logo de fechar com ele e dar o caso por encerrado.essa eh a verdade q ficamos sabendo…

  • Massa tá é tomando nabo do Alonso. Acho que os dois tem equipamentos iguais o que também se dá quanto ao tratamento. Massa é cria da Ferrari. Só que Alonso é um piloto extra, Massa é um bom piloto e só. Mas não assinou contrato assim não. Isso é ridiculo, assunto Bafana Bafana.

  • uma vez vi uma entrevista com o Massa na rede Cultura se me lembro bem … naquela ocasião disse o seguinte: “lá na minha cidade nóis (sic) num breca, nóis capota”. acho q querendo dizer q pra ele só importa chegar na frente.
    tomara q ele não tenha mudado tanto a ponto de esquecer isso.

  • Não acredito, quem paga o salário do Massa é a Fiat do Brasil que é a filial com maior rentabilidade no mundo, que também pagava o do Barrichello, pois não existe coincidencia para a Ferrari manter pilotos brasileiros por 13 temporadas consecutivas (2000 a 2012)

  • Sem dúvida. Ou aceita uma condição dessas ou então fica sem equipe para o ano que vem. Mas essa cláusula no fundo não é importante.
    O que quero dizer é que isso é espelho do retrospecto dele. Apesar de ser brasileiro e torcer por Massa, ele já mostrou que não é um ótimo piloto e não tem perfil de campeão da categoria assim como Rubinho. E ser somente bom, numa Formula 1 que tem pilotos excelentes como o do próprio Alonso, Vettel, Webber, Hamilton e Button, é totalmente insuficiente. Se ele tivesse resultados bons ou melhores que Fernandinho certamente não colocariam (se é que colocaram) uma cláusula dessa, seria um tiro no pé da própria equipe.
    E outra coisa, para os que comemoram a renovação do Massa, contratos estão aí para serem quebrados caso surja algum piloto melhor (como aconteceu com Alonso. Renault-McLaren), ninguém tem vaga garantida no business da categoria.
    Nem “deus” sabe o que virá, então é melhor que Massa trate de trazer resultados logo.

  • Gostaria muito de saber que outras portas abertas ?

    a “menos pior” seria a Renault que TALVEZ troque o petrov, de resto as equipes grande não vão trocar.

    Então melhor andar em segundo, e contar com o azar do alonso, do que andar de 5º pra baixo, Infelizmente.

  • Sempre achei o Rubinho mais piloto que o Massa.
    Diferente do que acontecia com o Rubinho, acredito que o Massa tenha, de fato, carro idêntico ao do Alonso. Mas o fato é que o Massa até agora só “levou farelo” dos companheiros de equipe…diferente do Rubinho que só apanhou, e muito, do Alemão. Não, não acredito que o Massa se submeteria a esta situação, como fez o Rubinho.

  • Eu duvido. Principalmente porque havia outras portas abertas para ele. Seria um tiro no pé, que só o Barrichello, só Deus sabe a razão, se submeteu. Isso é coisa pra novato e não para um vice-campeão mundial.

  • Pelo conhecemos de Massa isso é uma mera especulação. Já que o cara renovou com a Ferrari arrumam outro assunto para mídia. Vamos ver o que acontece nas pistas.