Zona do euro

SÃO PAULO | Eram quase dois minutos de treino quando a Ferrari de Massa era posta ali pra fora dos boxes em Valência. Na garagem ao lado, da McLaren, Hamilton e outro mecânico deixavam a parte interna e saíam para olhar descaradamente para o novo desenho dos escapamentos vermelhos, livremente inspirados nos da Red Bull. Sem as saídas de ar ali no corpo do carro, a Ferrari atualizada ficou encorpada, e sem os códigos de barras e o desenho da caixa do cigarro da Marlboro, aquela parte toda vermelhona passou a impressão que a coitada Ferrari pena para arrumar patrocínios.

No primeiro treino, Massa foi o melhor da dupla de Maranello, terminando em quinto. No segundo, Alonso fez lá seu brilhareco, para si, para a Ferrari, para o povo valenciano, que mal foi às dependências do autódromo urbano porque a Espanha se prepara para definir seu futuro na Copa logo mais contra o Chi-Chi-Chi, le-le-le. Naquele ‘teste televisivo’ que Alonso fez em Fiorano no começo da semana, a Ferrari já havia testado tais atualizações utilizando-se das brechas que o lindíssimo regulamento permite. Fernandito já havia percebido que eram válidas. O resultado, ainda que com aquela velha ressalva de ter sido feito nos treinos de sexta, permite que os vermelhaços e vermelhantes pensem em brigar com McLaren e Red Bull, sobretudo.

McLaren que dominou a primeira sessão, com Hamilton e Button, mas que não ficou na frente porque Rosberg, reativando sua temporada 2009, resolveu tomar o primeiro lugar no fim do treino. Aliás, no começo deste, Kobayashi posou ao lado da placa que os mecânicos mostram na linha de chegada com a bandeira japonesa, o 1 de um lado e o 3 de outro. Entendi muito bem a mensagem, o que me faz concentrar toda torcida contra este nipônico pelo resto da temporada. Com esta rapidíssima Sauber, para mim disparado o melhor carro da temporada, ficou só à frente das novatas. Fosse eu Peter Sauber o tiraria já, mas Peter está mais preocupado com Honduras do que com aquela carcaça de modelo que herdou da BMW.

No TL2, atrás de Alonsito vieram as Red Bull de Vettel e Webber, nesta ordem. Rosberg foi o quarto e Hamilton, quinto. A Renault, de roupagem nova, veio na balada. Só com Kubica, claro. A Renault é time de um carro só. A priori, não vai trazer tanto o polonês pra frente do grid. Só vai deixá-lo junto com o G4 para que não fique mais próximo da Force India, por exemplo.

E lá no fim da tabela, de novo o melhor foi Kovalainen. E isso merece um destaque. Porque Kova não pôde pegar avião ontem para ir de Genebra, onde mora, até Valência. Teve de dirigir 1.200 km saindo à tarde da Suíça para chegar de madrugada na cidade espanhola. Duas ou três horinhas de sono, o sol nascia, e o finlandês partia para a pista para participar da reunião da Lotus. Em pista, foi meio segundo mais rápido que o decadente Trulli.

Em tempos de apostas, é possível bancar que a Ferrari vem pro jogo e Rosberg e Kubica estão bem. Schumacher ainda está se adaptando à pista, nunca correu por lá. Mas não deve ficar tão atrás. A classificação será interessante. A F1 vai bem.

Por enquanto, é isso. Porque tá na hora do jogo.

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