Zona do euro, 6

SÃO PAULO | Não fosse o acidente espetacularmente vistoso de Webber com Kovalainen, a corrida em Valência seria mais uma corrida daquelas em Valência — de forma inversamente proporcional de que a Lotus não é a Lotus. Foi a entrada do safety-car que deu uma bagunçada na vida dos pilotos, das equipes e dos comissários, que agora estão a analisar o ato promíscuo de nove pilotos que teriam se beneficiado daquele momento.

Tudo bem que Valência é uma pista de rua, e tal fato multiplica a dificuldade das ultrapassagens. Mas não se pode dizer, de maneira alguma, que seja tipicamente um traçado estreito, ondulado, à Mônaco. A verdade é que, de tantas pistas que a Espanha tem, escolheram as duas piores para que a F1 lá corresse. Esportivamente falando, Barcelona e Valência são paupérrimas.

Assim, coube a um personagem decidir o rumo da história da corrida de hoje. Webber não largou tão mal para quem partia do lado sujo da pista. Perdeu uma posição para Hamilton e, de certa forma, foi cauteloso demais ao ver Alonso do seu lado na primeira curva do circuito. Como a fez aberto demais, permitiu que Massa viesse junto. Aí já aparecia em quinto. Mais à frente, repetiu o erro, pensando que poderia recuperar as posições. Despencou para nono, encaixotado atrás da dupla da Williams. Com oito voltas, a Red Bull o chamou para os pits para que andasse um tempo livre e, com a parada dos rivais, tentasse a recuperação. Aí encontrou uma pedra no meio do caminho.

A pedra que não é aquela pedra é sabidamente lenta, ainda que seja a mais rápida das mais lentas. Só que disputava posição. Kovalainen não fez nenhuma manobra brusca para se defender. É que Webber vinha com muito mais ação. Deu naquilo. E Mark deu sorte, ainda, porque aquela zebra que pegou serviu de trampolim para que não se arrastasse de ponta-cabeça até a proteção de pneus. Menos mal que nada tenha acontecido ao australiano — só uma tontura, visível em seu reclinar de cabeça.

Aí veio o safety-car, e grande parte da galera que vinha acima do quarto lugar aproveitou para entrar nos pits, tipo Button e Barrichello. Vettel, Hamilton e as duas Ferrari só pararam na volta seguinte. E com essa regra de andar num determinado tempo e com ‘sub’ SC’s na pista, as coisas ficaram tão confusas que é difícil entender o porquê de Alonso e Massa terem se distanciado tanto na classificação naquele momento ou a demora em punir Hamilton, que escandalosamente passou um desses carros sob bandeira amarela — o que fez Alonso esbravejar durante e depois da prova.

Alonso, que vinha atrás de Hamilton e não cometeu infração, terminou em nono. Hamilton foi segundo. Alonso falou em corrida manipulada. Ironia do destino de quem ganhou a mais manipulada corrida da história, Cingapura 2008.

Vettel sobrou em qualquer situação. Foi insaciável com a Mandy Fogosa. E se poderia receber qualquer afronta de Hamilton, o drive-through tardio que o inglês tomou lhe deu sossego.

A prova pós-SC só teve dois personagens: Sutil, que conseguiu passar Buemi, e Kobayashi. O japa é 8 ou 80. A corrida de hoje foi formidável. Não parou como os demais, andou em terceiro o tempo todo e só foi aos pits porque era obrigado a usar os pneus moles. Voltou em nono e, em duas voltas, conseguiu obtusas ultrapassagens em Alonso e Buemi, esta na curva final. “Incrível”, sorriu Peter Sauber, empolgado com os primeiros pontos com esta carroça que recebeu da BMW, insisto.

Barrichello também merece destaque. Largada precisa, superou o companheiro Hülkenberg, completou a primeira volta em sétimo e logo pulou para quinto com o vuco-vuco do SC. E levando a corrida em banho-maria, como todo mundo, subiu para quarto com a parada de Koba. Barrichello, dadas as limitações, tem feito a Williams renascer na F1. Rubens pode não fazer dos FW carros prontos para disputarem título ou nem mesmo conseguir uma vitória nesta passagem por Grove. Mas só de ver a evolução da equipe e o quanto seus membros elogiam seu notável trabalho deve servir ao brasileiro como um atestado de suas capacidades que muitos hesitam apontar, além de ser um troféu simbólico a uma carreira que acompanha capítulos finais.

Agora, quase 13h30 no horário brasileiro, o negócio é esperar os comissários que provavelmente estavam vendo o jogo da Copa darem o veredito e prováveis punições aos pilotos. O saldo deste domingo é que a Alemanha foi muito superior à Inglaterra.

Comentários

  • Nao entendo a choradeira do Alonso, se ha culpados, o proprio Alonso eh um, segundo ele, estava a menos de 5 metros quando o Hamilton passou o carro de servico, soh sei que tanto o Hamilton quanto o carro de servico estavam muito proximos da linha que impede a passagem, acredito que os comissarios nao perceberam a infracao, e, o Alonso ficou calado, soh foi reclamar depois de muito tempo para sua equipe Ferrari, que de imediato formalisou a reclamacao que foi aceita prontamente pelos comissarios que puniram o Hamilton, a punicao a Hamilton foi igual a qualquer outro piloto que cometesse tal irregaluridade, a vantagem que ele teve foi sua competencia de pilotar rapido e a incompetencia do Alonso em demorar comunicar a irregularidade

  • O desespero do Alonso eh que mesmo sendo considerado como o melhor piloto da F1 da atualidade, nao consegue vencer o Hamilton, tanto com carros iguais ou carros diferentes, entao soh lhe resta fazer politicagem para tentar tirar vantagem sobre o ingles, pois nas pistas, inventando favorecimentos ao Hamilton que nao existe

  • Como o Massa disse, esse ano o Hamilton já foi beneficiado umas 4 ou 5 vezes…. é dose ver esses comissários e a diretoria da FIA coniventes…

  • Quero escrever sobre o Barrichello. Pq ano passado a Brawn era o que era pq ele deve ter ajudado na evolução do carro junto com o Brawn. Ele ganhou em Valencia ano passado, deixou o campeão Button para tras. Neste ano a Brawn – Mercedes nem passou do Q2 ( eqto as duas Williams disputaram o Q3 ) e tbem durante o ano está BEM aquém do que foi no ano passado e agora eles tem dinheiro. Tenho certeza q as informações q Barrichello levou para a equipe ajudaram a contribuir no resultado e evolução dos carros. Confio q junto com a experiencia de Frank Williams, que já teve com ele os pilotos mais reconhecidos da história, possa ser uma parceria que fortaleça mto o fim de carreira de Barrichello e ainda possa lhe render bons frutos.

  • Como sempre, existem diferenças de “analise” dos incidentes de corridas por parte do time global quando tem ou não brasileiro envolvido.

    Praticamente culparam Kovalainen pelo acidente por tentar defender sua posição; defesa limpa na minha opinião.

    Mas, quando di Grassi também defendeu sua posição em Monaco contra o Alonso (um dos “inimigos” do atual ídolo-mór brasileiro), não me lembro de esboçarem algum sinal de repúdio pela defesa de posição feita pelo di Grassi… vai entender…

  • I hope this comment reaches Alonso and Ferrari Team.They understand English,don’t they?
    Alonso, you should stop being a chicken, and get your fat ass at cockpit and drive.You are so good, so it is time to show to the public.You’re always worried about Hamilton where he’s, what he’s doing.what the heck is wrong with you?
    when you were driving for Mclaren, Hamilton made you piss in your pants because he was a competitor,he put you away.
    You should be a man,don’t raise the stink.I’ve never seen such stupid conversation on radio between you and Ferrari.”Where is he at?Is he in Second?Please stop with this bullshit,this crap, and show if you’re a good driver,be a self-made man.

  • Trocaria qualquer pista destas em que a F1 corre na Espanha pelo Autódromo do Algarve, em Portugal. Mas, na Espanha mesmo, que pistas poderiam ser melhores?

  • Alonso falando em corrida manipulada me lembra que… O BRIATORE ESTAVA NO AUTÓDROMO!!

    (Será que ele deu o troco no Alonso??)

    Nunca saberemos…

    ^.-

  • discordo de vc quando diz que alonso ganhou a corrida mais manipulada da historia .
    A corrida vencida por alonso foi anti etica imoral tudo bem , mas foi uma aração da propria equipe , nao contou como hj com a conivencia do diretor de prova e comissarios que aolicaram puniçoes ridiculas a quem nao respeitou as regras . e por que quando o shumi desrespeitou as regras em monaco a punição foi de 20 seg e hj somente 5 seg
    isso e manipulação sim e das grandes

    • Realmente vc tem razao, Alonso nao sabia de nada, nem o Flavio Briatore, o Nelsinho foi quem armou tudo. Agora vc dizer que a punicao do Hamilton foi branda eh demais, ele gastou para cumprir sua punicao 21 segundos e 387 milesimos, se alguem foi punido em 5 segundos tenho certeza que nao foi o Hamilton

  • “É uma pena, não para nós, porque isso é uma corrida, mas para todos os fãs que vieram assistir uma corrida manipulada”, disse Alonso.

    Ele sabe o que está dizendo. Afinal ele foi o único beneficiado da armação que Briatore e cia. (inclusive o Piquezinho), fizeram em Cingapura em 2008. E o único que saiu limpo, por dizer que não sabia de nada. Acredite quem quiser. Esse Fernandinho…