Parlatório

SÃO PAULO | A1-Ring, Zeltweg ou qualquer outro nome que receba a pista austríaca que pertence a Dietrich Mateschitz pode voltar à F1, diz a mídia local. O projeto, com dinheiro redbulliano, seria ocupar o lugar de alguma pista asiática e esboçar um retorno a partir de 2012, entre os meses de abril e maio.

Cá me pus a pensar qual seria essa pista dentre as três que realizam corridas neste período: Sakhir, Xangai e Sepang. Nenhuma das três é um sucesso total de público, vá lá. E numa mistura daquelas que menos despejam dinheiro nas mãos de Bernie Ecclestone e trazem corridas empolgantes, o que sobraria nessa turma seria o circuito do Bahrein — que, de fato, não faria falta.

Mas se eu tivesse de escolher uma pista para deixar o calendário, varreria uma das espanholas do mapa. Barcelona e Valência já deram. Sacais demais. E os caros internautas, tirariam qual circuito da temporada da F1?

Comentários

  • O meu Campeonato (Utópico) dos Sonhos:

    GP da Austrália – Monte Panorama
    GP da África do Sul – (velho) Kyalami
    GP da Espanha – Montjuich
    GP da França – Le Mans du Sarthe
    GP dos EUA – Laguna Seca
    GP do Canadá – MoSport
    GP da Europa – (The Mother) Nurbürgring
    GP da Inglaterra – Brands Hatch
    GP da Holanda – (velho) Zandvoort
    GP da Bélgica – (velho) Spa-Francorchamps
    GP da Alemanha – (velho) Hockenheim
    GP da Italia – Monza (com o Oval)
    GP do Japão – (velho) Fuji
    GP do Brasil – (velho) Interlagos

    é…ta de bom tamanho.

  • Eu retiraria Hungaroging (Hungria). Mas faria uma alternância entre alguns circuitos. Exemplo: Valência com Cingapura; A1-Reing (Este novo) com Barcelona; Yas Marina com Pau Ricard (França). E por aí vai…

  • Fernando Osterreichring e A1- Ring sãO a mesma pista só com nomes diferentes e alguma diferença no traçado.

    Falando em tirar pistas eu tiraria Abudabi ou seja lá como escreve o nome daquela porcaria….

  • QUALQUER PISTA TILKENIANA!!!!!! MAS QUALQUER UMA MESMO!!!!! SÃO UM PORRE DE ASSISTIR, NÃO POSSUEM PONTOS DE ULTRAPASSAGEM NEM NADA!

    ESCREVO EM MAIÚSCULAS PARA DESTACAR MESMO!

  • Eu tiraria o Bahrein. Mas não colocaria A1 Ring. Colocaria Östereich Ring. A pista fez parte do calendário de 70 a 87 e é repleta de curvas rápidas.

  • Campeonato (Utópico) dos Sonhos:
    GP da Austrália – Melbourne
    GP do Bahrein – Sakhir
    GP da Turquia – Istambul
    GP da África do Sul – Kyalamy
    GP da Espanha – Jerez de la Frontera
    GP da França – Paul Ricard
    GP dos EUA – Indianapolis
    GP do Canadá – Montreal
    GP da Europa – Nurburgring
    GP da Inglaterra – Silverstone
    GP da Holanda – Zandvoort
    GP da Bélgica – Spa
    GP da Alemanha – Hockenheim (restaurado)
    GP da Italia – Monza
    GP do Japão – Fuji e Suzuka – rodizio
    GP do Brasil – Interlagos

  • Hungaroring é pior do que corrida entre vagões de um mesmo trêm! Não sei como eles aguentam ir correr num lugar sem dinheiro e sem emoção!

  • Eu prefiro dizer quais as 3 pistas que sempre me deram prazer de assistir, curiosamente as 3 da america:
    Montreal, Indianapolis e Interlagos

    Boas corridas tambem:
    Australia, Silverstone, Monza

    Horrorosas e nao faco questao de assistir:
    barcelona, hungria, todas desse cara ai que fez Sepang.

    Nao fede nem cheira: susuka, a nova Hokenhein, spa (Eau Rouge eh uma invencao do cala boca Galvao), Valencia ….todo o resto

  • Eu tiraria Xangai, Valencia, Hochenheim, Hungaroring, Abu Dhabi e Cingapura. Mas como os planos da FIA são de deixar as corridas cada vez mais chatas, nada disso vai acontecer e ficará tudo como está. Os fãs que engulam.

  • Sem dúvida alguma Barcelona. Essa pista só serve para teste, não é digna de receber um GP de F1.
    Uma das melhores pistas que deveria voltar ao calendário, é Indianápolis.

  • VCS PERCEBERAM QUE DEPOIS QUE O RUBINHO SAI DAS EQUIPES OS SEU RENDIMENTOS EM PISTA E EM DESENVOLVIMENTO CAEM MUITO… FERRARI,BRAWN/MERCEDES… E A WILLIANS ANDA FAZENDO MILAGRE COM AQUELE MOTORZINHO DE DENTISTA…

  • Eu tiraria as duas da Espanha, a de Abu-Dhabi, Hungria, garantiria o fim de Many-cours e colocaria:
    Paul Ricard, A1 Ring, Hockenhein completa, Nurburgring (versão maior) e Indianápolis. E ainda proibiria o uso de freios super eficientes para obrigar os carros a frearem antes e dar mais espaço para ultrapassagens.

  • Eu tiraria Interlagos, está na hora de o Brasil ter um local mais apropriado para receber a F-1 e, enquanto isso, colocaria Brands Hatch em seu lugar, mais especificamente o traçado de 1,929 km que recebeu a CART em 2003.

  • Só pode tirar uma? Que pena. eu tiraria várias. todas aquelas em que a corrida se define no treino de sábado (quem largar na frente vence) ou que dependam de acidentes, SC ou chuva para ter algum tipo de emoção. Uma cois é você ter emoção a mais na corrida porque choveu. Outra coisa é ter que rezar pra chover pra não ficar assistindo a um carrossel de carros girando na pista sem ninguém poder ultrapassar ninguém.

    • Schumacher em cima do Raikonnen – GP da França de 2002

      Todas as ultrapassagens do Hakkinnen em 1999, que saiu, se eu não me engano, de 19º pra chegar em segundo.

  • Eu tiraria com certeza dos três circuitos mencionados Sakhir….de longe a pior pista do calendário. Dá licença…..Aliás, quer saber? Eu tiraria Sakhir, Abu Dhabi, Cingapura e Turquia. Chega de F1 em lugares exóticos do Oriente Médio e Ásia. Eu só iria manter Sepang e Xangai porque as duas pistas tem muito boa qualidade e nos proporciona boas corridas.

    Gostei muito de saber que Zeltweg vai voltar e espero que Imola retorne também. Quem falava que o circuito era antigão demais que cale a boca agora porque recentemente ele passou por nova reforma e está apto a receber a F1 novamente. Que volte Brands Hatch também e que VOLTE TODAS AS PISTAS TRADICIONAIS DA F1 P****!!!!!!!!!!!!!!!!!! C******!

  • Eu tirarai todos os circuitos do Tilke, menos o da Turquia (muito mais por causa do traçado), e já que o Bernie quer corrida nos States, colocaria Road America(WI)>

  • Eu faria umas modificações drasticas… Tiraria Abu Dhabi, Barcelona, Bahrein e colocaria AVUS (sem o paredão da morte mas com as retas de 9 km), mont tremblant e paul ricard

  • Sakhir mesmo. Pra mim o pior traçado de todas e um GP sem qualquer charme… Valencia é um droga, mas pelo menos tem ótimas visões ”piscinísticas”…Hehehehehe!!!!!!

  • É verdade que Barcelona sempre produz corridas extremamente monótonas, mas é um circuito muito técnico, com curvas de vários tipos. Um carro que anda bem lá, quase sempre é bom também nos outros circuitos. Assim, não tiraria Barcelona.

    Sobre os Tilkodromos, o pior com certeza é Abu Dhabi. Tudo muito certinho, muito artificial (ainda mais sendo noturna); faz parecer Magny-Cours uma Spa.

  • Tiraria Hungaroring (GP da Hungria), traçado muito travado que impossibilita ultrapassagens, tornando assim a corrida muito chata.

  • FORA HUNGRIA!!!! Não sei com algo tão ruim está na F! desde 86! Fora a ultrapassagem do Piquet dando cavalo-de-pau por fora em cima do Senna, e o GP de 2006 sob chuva não teve nada que valese a pena neste circuito.

  • Eu teraria as Pistas de Valencia,Abu Dhabi e Mônaco,são as três que eu menos gostos,e que as sempre acabo dormindo quando estou vendo elas,em Valencia esse ano,só não dormi,por causa das disputas que teve e do acidente com o Mark Webber.

  • Eu tenho saudades de Imola,principalmente o traçado que foi utilizado entre 1981 a 1994,famoso pelas curvas Tamburello e Villenueve.Do antigo traçado de Hockenheim,Do traçado Misto de Indianapolis.
    Mas tambem podia parar com essa sofisticação aerodinâmica.Os carros podiam ter uma aerodinamica inspirada nos carros do final da decada de 1990

  • Tiraria a Hungria.
    Abu Dhabi é horrível, mas acabou de assinar contrato, assim como valencia.
    Barcelona é outra em que nada acontece.

    Estou com o Ademar: as corridas da GP2 são muito mais emocionantes, nos mesmos circuitos: culpa da sofisticação aerodinâmica dos F1.

  • Meus amigos o problema não é o traçado das pistas e sim estes carros cheios de carenagens que impedem que os pilotos tentem uma ultrapassagem mais forçada, pois hoje como está se der um ” toquesinho” tem que ir pro box trocar as “tais carenagens”, se nao o carro ja nao tem mais o mesmo desempenho.

  • tiraria várias.
    por ordem de chatice:

    -Abu Dhabi
    -Hungaroring
    -Valência
    -Cingapura
    -Bahrein
    -China

    se saíssem todas, não fariam falta alguma.

  • tirava todas as asiaticas exceto suzuka pq é lendaria mas o resto sai tudo colocaria tb com kyalami indianapolis detroit ou phoenix, paul ricard estoril hockenheim antigo isso e claro se existisse, nurbugring antigo traçado zolder dongniton park entrava com um novo circuito no circo o laguna seca.

  • 1) Não fariam falta nenhuma: Valência, Barcelona, Hungaroring, Sakhir, Abu Dhabi e Xangai.
    2) Fazem (muita) falta: Dijon-Prenois, Paul Ricard, Watkins Glen, Anderstorp, Kyalami, Hockenheim (o antigo, claro), Brands Hatch, Zolder, Adelaide (duas provas na Austrália não seria mal), Zeltweg (o antigo) e Jacarepaguá (xiii, aí já é utopia demais !!!)
    Mas, fora o sonho, desde que não tirem Interlagos, Melbourne, Suzuka, Monza e Spa já está bom.

  • Obaaa adorei o tema, com certeza iria retirar qualquer pista feita pelo helmut tike, que tem insonia e projeta pistas para poder dormir durante as corridas…. as piores são Bareih ou Xangai……… colocaria de volta A1-Ring, Road América, Zolder, Zandvoort………

  • Hungaroring na Hungria. Tenho muita saudade das retas de Hockeiheim, mas não existem mais, ou colocaria Dijon na Frãnça, mas Victor e quanto a Dognitom Park?? o que houve?

  • Sendo direto, eu tiraria qualquer pista do senhor Herman Tilke, não feria nenhuma falta. Projetos modernos mais sacais quanto ao esporto. Fora isso também não gosto da pista da Hungria e das espanholas como já comentado.

    Abraços,

  • tiraria barcelona, china, malasia, abu dabhi.
    australia seria melhor em adelaide …
    alemanha com hockenheim no traçado antigo
    spa com a bus-stop
    brands hatch, zolder, zan der voort, a1 ring (traçado antigo), estoril, nos eua em watikins glen, todas deveriam voltar !

  • Bahrein sem duvida.Nao entendo projetistas que produsem pistas tao estreitas e tirao a possibilidade de ultrapassagens.
    Deveriao projetar trilhos de trem.

  • Hungaroring realmente é ruim, mas é clássico.

    Barcelona também é ruim, mas é clássico.

    Acho que tiraria ou o do Bahrein, mas acredito que Valência foi um projeto que-não-deu-certo. Se o objetivo era ser uma Mônaco melhorada, não deu certo, em Mônaco, você tem a possibilidade de batere até tem um remoto ponto de ultrapassagem, Valência nem isso tem.

  • Tem aquele circuito novo do Algarve, que teve uma corrida boa acho q de WTCC lá. Poderia entrar, como a da Áustria, no lugar do Bahrein, pq na China e na Malásia as vezes tem corridas legais… Faz falta a corrida em Magny-Cours tbm, como Kyalami, Adelaide, Indianápolis, Argentina e o antigo Hockenhein.

  • De qualquer forma sairia uma pista de Tilke para outra de Tilke, já que A1 Ring é a sua primeira mutilação de circuitos antigos (no caso aqui, Osterreichring), mas felizmente a pista ficou boa. De cara eu excluiria Abu Dhabi.

  • que voltem, Zandvoort, Paul Ricard, Buenos Aires, Indianápolis, Watkins Glen, Anderstorp, a antiga Zeltweg (acho que não mais), Estoril…tem tantas…

  • Tirar todos so tilkodromos, as de rua (carro de corrida anda em é autodromo) e colocaria A1-Ring, Brno, Magny Cours e outras do mesmo naipe…

  • As corridas espanholas e asiáticas(menos Japão) são um saco.Fora com elas.Que voltem Austria,Holanda,França,Argentina,etc…

  • infelizmente temos vários pra citar.

    na ordem das piores:

    Abu Dhabi
    Valencia
    Cingapura
    Hungria
    Barcelona
    Bahen (traçado anterior era melhor)

  • Eu tiraria sem dúvida Yas Marina, em Abu Dhabi. tecnológico, modernoso, porém chato rpa caramba. Valência tb é bem sacal. além dessa a do Bahrein deveriam tirar ou molhar…rsrs

  • Acho que as pistas que vão viajar cedo são pela ordem 1 – Xangai; 2 – Istambul; 3 – Barhein. Para seus lugares colocaria: 1 – Zeltweg; 2 – Elkhart Lake (esse para mim seria como spa com seus quase 7 km) 3 – Estoril

  • Sem duvida eu tiraria a HUNGRIA, MÔNACO e VALÊNCIA..essas 3 nao tem menor graça..isso pra comecar a F1 teria mais graça se as pistas fossem mais largas dando chances de ultrapassagens…Mônaco pode ser o que for de tradicao mas nao tem a menor graça e competitividade…

  • Sou contra mais de uma corrida no mesmo pais, nessa Espanha já perderia uma.

    TB criaria um GP da Ásia, nessa data faria um rodizio entre as pistas asiáticas que há. Cada ano iria uma.

    Traria GP’s de paises com tradição na Fórmula 1 e Áustria se encaixaria e também um GP nos Estados Unidos.

    FAria um calendário com 20 GP’s.

  • Pedir uma só é sacanagem! A lista é grande, muito grande: Sahkir, Kuala Lampur, Shangai, Barcelona, Valencia, Hockenheim (já que destruíram o circuito antigo), Hungaroring, Yas Marina, Abu Dhabi e o novo da Coreia! Ou seja, das 19 desse ano, só 7 se salvam!

  • tiraria o GP da Hungria e colocaria o A1-Ring de volta. o circuito de rua de valência poderia ser trocado por uma prova no circuito da comunidade valenciana, que é uma pista tradicional e muito boa. voltaria o gp da alemanha para nurburgring e colocaria Hockenheim no lugar do Bahrein.

    existe uma solução muito mais simples que é parar de contratar hermann tilke para projetar ciruitos! o cara só faz pistas com uma grande reta e curvas travada!

  • Cara, na boa,
    Por mim poderia sair os dois GP’s espanhois que eu não iria perceber. A F1 de hj visa lucro e não emoção, falo isso vendo corridas em Abu Dhabi, Barcelona e agora Valencia.
    Quem gosta de aotumobilismo gosta de emoção, quer ve ultrapassagens, quer ver os pilotos dividindo a freiada no fim da reta, em suma ver o talento dos pilotos em uma pista em que isso é possível, não nesses autoramas do século 21 que mais parecem bate-bate de parquinho de diversão.
    Viva Interlagos, Viva Spa, viva Monza e viva a F1 da emoção!!!

  • Tem que ser uma só? Barcelona, Valência, Hungaroring, Sakhir, Xangai, Cingapura são ruins demais. Bota os carros pra correr em Laguna Seca (deserto por deserto, troca o do Bahrein pelo da Califórnia), Jerez de la Frontera, Brno, Le Mans (no circuito Bugatti), no velho Hockenrein e na Argentina (pode escolher entre Buenos Aires e Potrero de los Funes), que os espetáculos serão MUITO melhores.

    • Olá Marco não sei se és português mas o Estoril actual não é o mesmo de quando recebiamos a F1, levou algumas alterações no traçado. Mas continua uma boa pista e é sempre agradável quando alguém ainda se lembra da nossa pista.

  • Tirava o trilho e Barcelona e Abu Dabhi, voltava com Estoril (mantenho uma corrida européia) e procurava um novo circuito na América.

  • Eu tiraria todas que não permitem ultrapassagens. Sobrou alguma projetada pelo Mr. Segurança MÁXIMA? Porque este apelido?… Ora o cara detesta corridas e toda e qualquer forma de disputa, ultrapassagens? Não pode… é perigoso…kkkk
    E aguardem o ano que vem, mais uma pista, pista? projetada por ele.
    Quer saber? Não sei porque tiraram a antiga pista de 22Km de Nürburgring do calendário… Era um tesão. Já andei lá, alugam carros para dar tres voltas. Pista estreita mas cheia de pontos de ultrapassagens… Sei que ela é muito perigosa para os padrões atuais. Mas era pista pra macho! Lá o Carlos Pace fez uma das melhores corridas de sua vida e o Piquet ganhou com uma BMW M1 dos Porsches nos 1.000 Km, uma corrida memorável em que David mais uma vez derrotou Golias.

  • Acho que a pior disparada eh Hungaroring.

    As melhores (minha ordem):
    Spa [belo tracado/tradicao]
    Suzuka [desafiador]
    Interlagos [competitivo]
    Montreal [competitivo]
    Monza [tradicional]
    Silverstone [tradicional]
    Melbourne [competitivo]
    Monaco [tradicional]

    as outras poderiam sair que ninguem iria sentir falta.

  • Barcelona não é a melhor das pistas, mas pelo menos tem uma reta longa, na qual com carros menos escrotos dá pra ultrapassar (lembrem de Senna x Mansell 1991). E não tem o dedo podre do Tilke, cujas pistas têm tanta personalidade que a própria matéria fala em “alguma pista asiática”, afinal tanto faz mesmo, são todas iguais e uma merda só…Talvez Bahrein fosse a primeira candidata por ser, além de um lixo de pista, situada em um fim de mundo no meio do deserto. Como bem lembrou o leitor Fernando Passos, há bons nomes para ocupar esses lugares: Hermanos Rodriguez, Laguna Seca, Watkins Glen, Spa, Hockenheim sem a mutilação, Suzuka…

  • com certeza Hungaroring , Barcelona, Valência e Abudhabi porque corridas nesses circuitos são sempre procissão entermináveis sem graça e muito menos ultrapassagens.

  • As corridas em Zeltweg eram do c…, era um mini hockenheim, mas tiraram, e tbm amputaram hockenheim e encheram de pistas para ganharem dinheiro e o publico n ta nem ai…e circuitos chatos como barcelona hungaroring continuam…

  • Da Asia três não tiraria:
    Malasia: Pista com varios tipos de curvas e duas longas retas, além da grande chance de chuva que sempre tem.
    China: Que também sempre cai uma águinha por lá. das últimas 5 corridas 4 choveram.
    Japão: por ser Suzuka (apesar de ano passado a corrida ter sido muito ruim)
    das outras asiáticas pode tirar.
    Na europa não é preciso duas corridas na espanha, só Barcelona basta, e Hockenheim que ficou muito chata.
    Entraria Nurburgring (em definitivo, não revezando com ninguém), Portimão (o mais legal desse circuito é que seu traçado acompanha o relevo do local, por isso tem várias subidas e descidas) e esse circuito da Austria (sempre gostei desse circuito, era rápido e com bons pontos de ultrapassagem)

  • Cara se for só uma eu tiraria valencia e voltaria com indinapolis e se for mais de uma tirava bahein colocava boenos aires, tiraria uma das noturna no caso china colocaria Estoril tirava barcelona voltaria com jerez de la fronteira tiraria Abu Dhabi e colocava paul ricard e por fim uma coisa que não deveria ter acontecido na f1 foi desmanchar as lindas e longas reta de hockenheim fizeram uma corvardia.

  • Eu riscaria do calendário as duas espanholas, (nada pessoal com a espanha) a primeira e a ultima deste ano. Eles estão pra fazer outro tilcodramo nos EUA. Aff. Gostaria muito de ver a F1 em Laguna Seca.

  • E tomara que A-1 Ring volte mesmo, sempre teve corridas emocionantes lá, pra mim é o circuito que mais se parece com Interlagos, seja pelas mudanças de elevação ou pela extensão da pista…

  • Não tiraria a corrida do Bahrein, apenas voltaria o circuito à configuração antiga… as corridas eram mais emocionantes com a pista mais curta… a pista, mesmo sendo mais curta que Spa-Francorchamps, apesar do aumento pra 6,3 km, ficou com um tempo de volta muito longo, entre 1min 55seg e 2min 00seg por volta, não há quem aguente.
    Bem, eu tiraria Valência, Barcelona, Hungaroring ou Abu Dhabi e nem incluiria a Coreia do Sul, prevista pra entrar este ano (o layout é uma piada).

  • Tiraria do calendário os Gps da Hungria e Abu Dhabi e colocaria Áustria (Zeltweg) e Portugal (Portimão). O circuito português me parece ser mt bom !

  • Se todo mundo testa em Barcelona, o ideal seria cortar a pista onde todo mundo roda sempre. Até os carros já devem conhecer pra onde viram as curvas, tal como jogo do videogame com assistência virtual.

    Agora voltando a dúvida do post inicial, se é pra cortar por QUALIDADE DE ESPETÁCULO NA PISTA, das 3 mencionadas, pode mandar embora a Turquia. Sepang sempre foi legal de se ver e aquele retão da China, somada a entrada de boxes com “brita movediça”, vale a pena. rsrsrsrs

  • eu tiraria todas as do tirke, esse cara faz cada estrutura estrambólica e caga toda a F1.

    se correm em monaco ainda, que td que é parametro de segurança de competição é ignorado, por ser monaco, colocaria o inferno verde (nurburgring nordscheile) de volta no calendário.

  • Está bem fresco na memória a dificuldade de ultrapassar em Valencia. Contudo, com a ajuda do Sol deste final de semana, me parece um dos mais bonitos da F1. Onde foi parar a turma da engenharia ? Mas dois GPS em um país só é ruim.

    Bahrain é chato, e td mundo critica as tempestades de areia que existem por lá.

    Canadá: Ainda não resolveram o problema do asfalto.

    Abu Dhabi e Shangai: Lindos e ordinários.

  • O problema de Barcelona é que todos testam lá, então a pista é manjada, todos a tem de cor e salteado. E a de Valência.. a de Valência o problema é quem a construiu.

  • Valência. Tivemos lá 3 provas que, juntas e multiplicadas ao quadrado, não dão metade da emoção de provas como Austrália e Canadá – contando só as desse ano.

  • Todas poderiam sair, menos Suzuka.

    Aliás, o que tem de pista que pode sair é enorme! Um monte de pista chata!

    Façam com Spa, Silverstone, Nurburgring, Hockenheim, Interlagos, Monza, Mônaco, Paul Ricard, Suzuka, Melbourne, Montreal, Le Mans, Laguna Seca, Circuito de Potrero de los Funes (ARG), Hermanos Rodrigues (MEX), Portimão e África do Sul.

    Tá bom esses daí…

  • É dificil escolher só uma pra tirar, mas com certeza eu ficaria entre Barcelona e Hungaroring já q Magny Cours já saiu.

    Se fosse pra escolher uma asiática eu escolheria Bahrein, apsar de achar um saco corrida de madrugada.