Caracóis húngaros, 3

SÃO PAULO | Enfim, um tempo mais para escrever. Agora sobre Massa.

Acompanhei as entrevistas que o brasileiro deu em Budapeste hoje. Felipe foi claro: não vai mais se permitir a situação de Hockenheim enquanto tiver matematicamente chances pelo título. Não chegou a falar em arrependimento, mas as entrelinhas e as imagens dizem mais que qualquer palavra em algumas ocasiões.

Também, a “Auto Motor und Sport” revelou que Massa se recusou a cumprir as ordens da Ferrari duas vezes antes de ceder a posição para Alonso. Chega a ser um atenuante, digamos assim. Mas se resistiu por duas, que resistisse por três, dez, mil. O que fez foi ridículo. Nunca vai deixar de ser ridículo.

A verdade é que Massa sentiu o golpe. Não foi físico como uma mola, mas moral. Se diz que se importa com o que o país pensa dele, o baque é imenso. No domingo passado, Felipe sofreu uma derrota histórica, a maior de sua vida, a de seus 29 anos e a do renascimento. Fraquejou e frustrou muita gente que não esperava aquela subserviência. Acontece. Reconhecer o erro faz parte, é digno. E peitar a Ferrari agora talvez seja questão de honra. Massa pode não resgatar em nada a confiança que os fãs e torcedores depositavam nele antes da marmelada na Alemanha, mas seu esforço, se real, é válido. Ao menos, quando olhar para trás no futuro, terá a consciência de perceber que ao menos tentou.

A gente, de forma geral, precisa cometer o erro e dar com a cara na parede para aprender, é natural do ser humano. Que Felipe ponha em prática, pois, e que use tudo que aconteceu contra si no resto do fim de semana na Hungria, e então na Bélgica,  na Itália, nas provas adiantes, onde quer que vá e esteja na F1. Porque, repito, há vida fora da Ferrari — Barrichello demorou para entender, mas tem mostrado isso. E como disse tempo atrás, quando veio à tona a história do convite da McLaren, uma mudança de ares faz um bem danado às vezes.

Hoje, Massa decidiu que vai para seu segundo renascimento. Ele sabe muito bem como deve crescer.

Comentários

  • Acho que Felipe Massa vai ter que provar nas pistas tudo que diz agora. Infelizmente, acho que na Ferrari a situação é irreversível, uma vez o Alonso não permite dividir a atenção com outro piloto e isto ele já provou em sua carreira até hoje. E hoje em dia se muda o mapa de potência de um motor com a simples ação de um clic no teclado de um PC conectado a ECU de um motor, logo, Felipe perdeu a confiança do torcedor, e mesmo dizendo que nunca mais acontecerá novamente, fica difícil acreditar, pois a Ferrari pode nunca mais deixá-lo ficar na frente do Alonso. [ ]s

  • Se merece segunda chance? Sim… Todo mundo merece!!!Agora, o respeito da torcida, já era!!! Fui junto com a ultrapassagem do Alonso…

  • Brasileiros,
    Para mim a Formula um deixou de existir no ultimo domingo, Ferrari e Alonso não quero nem ouvir mais falar.
    Felipe Massa jogou por terra a esperança de ver um piloto igual o Sena, não queremos outro Rubens Barriquelo, mas achei melhor nunca mais assistir ou ler algum artigo da F1.

  • Acho que o massa tem que ganhar umas corridas…
    mas precisa disputando com o alonso.. bico a bico..
    e ele dando um chega pra la no espanhol … 2 provas dessas
    e a torcida ..volto com ele….
    mas …acho dificil..

  • Eu concordo com o Thiago e discorto do Hélvio. Para a Ferrari a fórmula 1 é um negócio, não é nenhum esporte. Papo quem acha que a F-1 é esporte. Não deu resultado, bye bye… foi assim com a Honda, Toyota, etc…

    O que estranhei, entretanto, foi que a Ferrari dizia que o importante para ela era o campeonato de construtores. Aí vimos que não tem nada disso porque se fosse tanto faz quem pudesse ganhar.

  • Massa já demonstrou que pilota igual ou até melhor que esse espanhol, mimado arrogante e birrento. Lembram do GP da Ausatrália? O carro do Massa estava visivelmente mais desequilibrado, derrapando nas saídas de curvas e ele chegou em terceiro com méritos. Depois do Senna foi o piloto brasileiro que mais me chamou a atenção. Admiro sua pilotagem. Medo de ser 2º piloto ele não precisa ter, pois já se fez como tal. Se o filho de mãe de cavalo do espanhol estava dando chilique atrás dele, que fala-se para o engenheiro para o mimado tentar ultrapassá-lo no braço, como piloto de verdade faz. Massa respeitado na F-1 já era, sempre terá o rótulo de 2º piloto. Como o Senna não teve “filhotes”, Brasil nunca mais terá campeão rsrsrs… esse espanholzinho tem sorte por eu não ser piloto de F-1…rsrsrsrs… ele é tão trapaçeiro como o Schumecher… e o Massa se fez de capacho tal como o Barrichello na Áustria, em 2002.

  • infelizmente nao da pra cair nessa dinovo, escutei o Rubens falar isso de q não era segundo piloto a vida dele inteira na ferrari, até este episódio eu duvidava q isso aconteceria com o felipe, mais nao da pra acreditar nisso, se precisar amanha eles vao pedir e ele vai atender novamente, e o fato de agora agente saber q foi mais de 2 ou 3 vezes q pediram, só reforça mais ainda o tamanho da vontade da Scuderia ferrari ”SANTANDER” pelo alonso. fazer oq né….a respeito da Mclaren, acho q ele não iria aceitar naquele momento viu chará, pq se pensarmos bem, naquele momento, ir pra la, dava sim toda a impressão de q iria acontecer oq esta acontecendo hj com ele na ferrari e hj vemos q é ao contrario, pra vc ver como são as coisas, mas acho q nem se ele quisece nao teve como pq as coisas aconteceram errado pra ele, pq parece q a Mclaren fez o convite e logo depois aconteceu o acidente e ficou todo aquele tempo em duvida das suas condiçoes pra voltar a correr e foram atraz do Jenson, infelizmente o acidente o prejudicou muito mais doq imaginavamos.

  • A vcs que perderam o respeito por Massa, só digo uma coisa: VCS NÃO VALEM NA-DA!
    Esqueceram de tudo o que ele fez antes por vcs – como o símbolo que ele representa para seus torcedores. Interlagos 2008. Esqueceram de toda a história de superação dele. Esqueceram de onde ele está. Esqueceram de o que ele é – em diversos âmbitos sociais. Estão pisoteando por que motivo? Ter cumprido ordens?! “Perdeu meu respeito…”… Façam-me o favor… quanta hipocrisia!!! O cara ainda peitou as ordens e acabou fazendo o que fez, claramente contrariado. Pq raios isso nunca conta?!

    .1) Alonso estava MUITO mais rápido (de novo) e ia botar pra dentro de qualquer forma – Massa não mostrou em corrida alguma que poderia brigar pelo título e estava muito atrás em pontos no campeonato.
    .2) A filosofia primordial da equipe Ferrari é de trabalhar em equipe – Alonso foi inteligentissimo ao reclamar com a equipe, pois jogou a responsabilidade pra mesma e ainda por cima, usou da filosofia da Ferrari pra conseguir o que queria. Ganhou mais pontos do que se pensa.
    .3) Ou ela (Ferrari) toma a decisão sozinha ou vai ver seus carros degladiando no fim da corrida, correndo o risco de ver seus pontos se tornarem nada. Nesta altura do campeonato, era dizer “Adeus!”. A Mclaren, por um outro lado (exemplo), prefere correr o risco – e perdeu 2007 por este motivo.
    .Agora façam as contas e administrem o que vcs fariam nesta situação.

    Particularmente sou Ferrarista pq tb gosto de trabalhar em equipe. É uma filosofia que eu, particularmente, admiro bastante dentre outras razões. Mas não sou fanático; sei que nem tudo é perfeito. Tampouco “patriotista” como a maioria aqui… por isso não procuro espelhar minha torcida em um piloto só. Torço pelo Vettel e gosto pra cacete do Kimi. Ah e do Schumacher!

    O GRANDE PROBLEMA, nessa questão toda, na minha humilde opinião, é a criação de uma regra absurda por parte da FIA, que contraria a natureza do esporte – competição de equipes de 2 carros – que é a proibição do jogo de equipe. Os códigos usados nas equipes, existem, pq é um esporte de vários membros que compoem uma equipe. E eles (olham só) se comunicam! (!) A regra deveria ter sido feita sob outros termos – esse que está sendo revisto agora, por exemplo. O ERRO da Ferrari, por parte do engenheiro que pediu “desculpas”, foi tambem do Massa, que poderia muito bem ter simulado uma frenagem tardia, ou coisa parecida, tendo assim evitado esse escândalo todo – que ficou muito feio SOMENTE por esses dois motivos.
    No fim das contas, não foi absolutamente nada demais. Foi como o Button evitando o ataque em Hamilton, algumas corridas atrás, quando seu engenheiro mandou “reduzir o giro do motor” enquanto o ataque era impreterível. Cadê o pessoal xiando?! Muito pior que isso, por exemplo, foi o Hamilton mentindo pra comissários…. fazendo zerinho no meio da rua. Cadê o pessoal falando? Perdendo o respeito?!

    A primeiro momento fiquei envergonhado mas perdi meu tempo vendo que não era uma questão simples, e agora entendo o que aconteceu. Agora…
    …O que me envergonha de verdade é ver esse povo execrando hipócritamente (95% dos comentários que vi neste blog e no do FG) o Massa sem sequer querer entender o que se passa! É isso que me dá vergonha de ser brasileiro, criado num país de 3ª categoria. Falta muita compreensão ainda aqui… muita. E com isso, vem uma falta de respeito absurda e preconceituosa. Vai além da cor de pele. É nojento demais isso. Soma-se a isso, a minha convivência com os outros cariocas no centro da cidade. A maioria é triste mesmo e to começando a achar que Estado não tem tanta culpa assim. Aliás… sabem quem vão ser os dois Senadores do Rio? Crivella e César Maia!! PQP VSF!!! Vergonhooooooso demais.

    Gosto muito de teu blog Victor e com ctz, continuarei acessando. Mas acho que vc tb pegou pesado com suas críticas. Imagine por exemplo, que o teu chefe venha agora, pedindo pra vc remover esses posts seus (por uma série de motivos que não te interessam), mesmo sendo uma coisa sua que não tem nada haver com teu trabalho, sob pena de perder emprego… olha que droga?! Imagine agora, que tudo o que vc queria na sua vida desde moleque, era ser um piloto de Formula 1 (da Ferrari de preferência). Aí vc, aos trancos e barrancos entrar na F1, sofre mas consegue. Peita equipe e é demitido… daí consegue virar piloto de testes da equipe que sempre sonhou… e vira titular ao lado do Maior de todos os tempos… tem anos maravilhosos, mesmo sendo Vice, vc se sente parte daquilo que vc sempre sonhou….tem a melhor fase da sua vida… e quando vc menos espera, te mandam fazer uma coisa dessas. Olha o conflito de emoções?! E ele peitou! E sabe o que mais? Ele fez (mal-feito) o que deveria ter sido feito, pq no fundo, sabe que esse ano ta muito complicado pra ele. Mas não vai fazer mais a partir de agora com a conivência da Ferrari, equipe que vai sim, deixar ele contrariar essa filosofia, tambem pq ela deve isso a ele. A não ser, é claro, que ele mesmo admita não ter chance alguma de brigar pela ponta, relegando-se assim, a ajudar a equipe. E ele vai fazer isso, pq é um bom piloto. Essas são as minhas considerações sobre um assunto que EU SEI que tem mais coisa por trás, que foge da minha competência.

    Sabe… existem VARIAS verdades pra tudo. Julgar é MUITO errado.

    Felipe Massa é um ótimo piloto e é de longe um dos que mais evoluiu desde quando começou no circo. Levando em consideração um carro adequado ao seu estilo de guiar, Massa é extremamente (muito mesmo, um dos mais) rápido quando está sozinho ou a uma distância confortável sobre seus oponentes. Em duelos, ainda peca ofensivamente e principalmente defensivamente. Mas tem evoluído muito (mesmo). Agora um pouco menos, por conta do acidente (ta começando a voltar!). Sobre sua capacidade de desenvolvimento de carro, nunca vi nenhuma menção especial… algo específico sobre Massa. Imagino que seja muito bom… pra ficar tanto tempo na Ferrari… como protagonista ou não.

    Abraços

  • Na minha modesta opinião, nós brasileiros temos de aprender a conviver com o “muro”, com o meio-termo.

    Porque será que sempre tem de haver o vencedor e o perdedor? cadê o pelotão do meio?

    Há quem defenda Massa, e quem o ataque. Mas o ocorrido na alemanha nao tem só pontas, é preciso ler nas entrelinhas.

    Sinceramente, dentro do que se pode fazer, acho que Massa fez de tudo. Provou que Alonso nao o ultrapassaria na pista, mesmo Alonso tendo provado que era bem mais rápido que Massa, tirando 5 segundos em 5 ou 6 voltas.

    Achar que uma pessoa pode peitar uma gigante de centenas de funcionários diretos, e mais de um bilhão de U$ de orçamento, é no mínimo, infantilidade!

    De ridíoculo mesmo, só a postura de Domenicalli. Em tempos de Todt e Brawn, o pit já teria resolvido tudo e não estaríamos aqui discutindo uma coisa que nao teria acontecido.

  • Sua colocação tem um sentido perfeito!! Acompanho Formula 1 desde 1970, li muitos artigos sobre o ocorrido na Alemanha!!! Porém o seu artigo acima e o mais real de tudo aquilo que foi comentado e debatido!! parabéns!!!

  • Massa morreu como piloto de competição !!! Só não informaram ele …ainda!!! Vai ter que procurar outra profissão, talvez como cozinheiro !!!

  • É, Massa vai ter q provar o contrario do q fez a uma semana atraz.por ser seu torcedor e gostar do seu estilo de pilotar vou toçer por ele.Vamos lá pessoal vamos da outra chance ao cara.

  • Realmente basta o Massa andar mais rapido. Se fosse q situação inversa ele teria preferência. Para mim, bem parecido com o que aconteceu com Barrichello. Só que o Barrichello chegou na Ferrari quando o Schumy já era o “chefe”. Já o Massa “permitiu” que o Alonso crescesse na equipe. Não que fosse facil, afinal, falamos de F. Alonso e obviamente o acidente ano passado “ajudou” ainda mais. Além do mais, esse tipo de decisão sempre houve e sempre haverá no automobilismo. É normal apostar suas fichas onde tem mais chance de ganhar. Qualquer um que não fizesse isso seria estúpido. Claro que é desagradável, mas….faz parte. O resto é fanatismo pseudo-patriota de quem se acostumou com os tempos de Senna.

  • Deixemos de ser hipócritas né? O Massa entrou para o time dos que fazem da F1 apenas mais emprego. Está rico e por consequencia se danando para que os brasileiros pensam. Com a ida do bicampeão Alonso para Ferrari sobrou mesmo para ele ser o segundinho da equipe como o Barrichelo foi por muitos anos. Na Ferrari não há espaço para dois campeões. Sabemos disso a tempos. Que saudades do Senna…

  • Ok, se arrependeu, é digno, enfim. Porém, a atitude da semana passada coloca ele em uma lista de desacretitados, de sempre quase, como infelizmente ficou Rubes Barrichello que é um bom piloto. Felipe será naturalemente o “segundo” piloto, já como seria se o episódio não tivesse acontecido, pois é menos piloto que Alonso. A não ser por um fato extraordinário, essa seriam as leis naturais da coisa. Porém, agora, quando ele for segundo (o que irá acontcer e mto, devido a habilidade de seu companheiro), a imprensa da patriotada e os torcedores que não aceitam que os brasileiros não sejam os melhores dirão: “tá vendo, a Ferrari prejudica ele mesmo”, “é só o carro dele que quebra”, “pq com o alonso não acontece isso”.
    Essa ideia, criada na época Bareichelo/Schumacher, tem tudo para se tornar corriqueira de novo. E isso é muito chato.

  • Chegando-se à metade do campeonato, quem estava na frente: Alonso ou Massa? Teoricamente, pelo retrospecto, o Alonso ganhou a preferência de lutar pelo título tendo em vista os resultados até então. Se o Massa tivesse na frente no campeonato e o Alonso deixasse passar, qual seria o postura da opinião pública brasileira? A maioria, suponho, estaria todos sorridentes, inclusive eu, pois o Massa estaria mais perto dos ponteiros do campeonato. Não podemos ser ingênuos a ponto de admitir que as decisões de deixar passar no grande prêmio da Alemanha foram resolvidas no transcurso da corrida. Tudo foi acertado com todos dentro da Ferrari a muito tempo…

  • Olha, sou fã de corridas de carros, e tenho que concordar que Massa neste ano não consegue andar no ritmo do Alonso. Ele conseguiu andar de igual para igual (e as vezes melhor) do que Schumacher, ele conseguiu superar Kimi, até com certa facilidade, mas realmente o Alonso é, ou ao menos está sendo BEM mais rápido que Massa, algo em torno de 0,500s. Concordo que o Alonso é um grande BEBÊ CHORÃO, quer tudo para ele, e com facilidades, nada de lutar muito para conseguir. Mas convenhamos que, se o Massa realmente deseja alguma coisa no campeonato, ou melhor, se ele almeja ainda algo GRANDE com a FERRARI precisa urgentemente tentar ser mais rápido que o espanhol. Não recrimino o jogo de equipe, ainda mais com um piloto tão mais rápido que o outro. Apesar de ser ruim para a imagem do esporte, faz parte do jogo. A Formula Um é um jogo, e de equipes, CERTO!? Um abraço gente. E o Rubinho está mostrando que não é aquele MERDA que todos falam.

  • Eu acordei cedo pra torcer por esse cidadão., mas todo mundo acha ele um coitadinho, que ele precisa de dinheiro.
    Então quando ele estiver rico, tomara que ele pense no esporte

  • Perdido por um,perdido por todos.Acho que de uma forma vingativa já que teria que cumprir a ordem dada,ele deveria ter jogado o carro na caixa de brita,e assim,ele mesmo estaria punindo a Ferrari na soma geral de pontos.

  • É muito fácil, pra quem tá de fora, dizer o que se devia ou não, ter feito, mas a verdade é que o Massa é funcionário de uma Empresa e como tal tem de respeitar as decisões dos seus chefes, agrade-lhe ou não e agrade aos seus fans e amigos ou não. Quanto à decisão da Ferrari, só peca por ter sido extremamente mal disfarçada, porque quanto ao resto, se eles assim o decidiram (e são eles que estão gastando milhões, não é o Massa nem os fans) é porque foi bem decidido, aliás essa regra de tentar proibir manobras de equipa é completamente descabida, pois seria o mesmo que proibir um empresário de decidir quais dos seus funcionários atenderiam o público e quais se encarregariam dos stocks, ou outras decisões próprias da gestão de uma empresa.
    Resumindo, da parte da FIA e já que existe essa lei, deveriam proceder ao respectivo castigo à Ferrari (para logo depois acabarem com essa mesma lei). Quanto à Ferrari, se é verdade que o Massa primeiro recusou atender às ordens dos seus superiores, deveria também receber uma reprimenda ou qualquer outra penalização, por parte destes.
    Note-se que, apesar de não ser fã de nenhum dos 2 pilotos em causa, reconheço melhores performances ao Alonso, mas simpatizo mais com o Massa.

    • Caro Tiago,

      Sua posição parece ser extremamente corporativa e puramente econômica. Vale lembrar que a F1 é um esporte. Há um campeonato de Construtores também mas ela foi criada como um campeonato de Pilotos.
      Se o time puder jogar com seus “colaboradores” para lá e para cá como quiserem, então que acabem com o campeonato de pilotos e deixem apenas o de construtores.
      Aí sim eu concordaria com você que os condutores poderiam ser usados apenas para os objetivos da empresa.

      Um campeonato para pilotos em separado seria feito apenas com 1 piloto por time.

      Estaria tudo perfeito.

    • O problema é um só: Santander. É ele quem paga a brincadeira da moçada com o dinheiro que nós correntistas aplicamos. Assim é fácil: pego o dinheiro dos bobos e jogo na cara deles que são uns otários…

  • Vai acabar o ano defendendo o Massa, com certeza. Já está dando a volta do que disse há uns dias sobre “suicidio”. Massa com bom resultado na Hungria já cai em suas belas graças… outra vitória para o jornalismo esportivo do Brasil.
    Saúde!

    • Victor, bem legal sua análise, que deixa claro que vc considera a atitude do Massa lamentável mas espera pra ver se ele vai se mancar. O ruim é esse tipo de comentarista de blog que faz previsão sobre o que o jornalista ta achando e ainda falando coisas que vc não fez. Imagino quantos malas tipo esse devem pular aqui tentando inverter a situação só pq convém a eles fazer justamente esse papel, de malas.

  • Se o atenuante foi ter negado duas vezes o pedido, o agravante é mais contundente qual seja, repetir a mesma história com protagonistas diferentes: ele e Alonso ao invés de Barrica e Schumacher.
    A diferença é que Rubens é superior a Felipe e Alonso a Shumacher.

  • Belo texto, Martins, voce esta escrevendo cada dia melhor, os 2 paragrafos que encerram o texto, principalmente o ultimo, são muitos bons e tem até um que de poesia

    Abraço

  • Todos merecem uma nova chance, Massa tem muito crédito, merece mais ainda. Vou torcer por ele na Hungria…
    E torço também para uma segunda chance a Nelsinho Piquet, vem demonstrando humildade, corre de tudo, podia ficar como Villeneuve se oferecendo pra tudo que é vaga, mas não, busca novos ares, mas claro que torcendo por uma nova chance…

  • Massa é metido fodão. ele e o pai. Se são ou não, isso não me importa. Só concordarei quando ganhar um campeonato. Ele está cada dia mais parecido com o Rubinho, ou seja, campeão mundial das desculpas, do quase e do esse final de semana vai dar tudo certo. Falar mal do Nelsinho????? Olhe-se no espelho, Massa; verá a imagem do Rubinho, do Nelsinho ou o espelho responderá: “Melhor piloto do mundo é o Hamilton, Alonso, Schumaker, PIquet, Emerson, Prost etc, MENOS VOCÊ, VENDIDO e CAGÃO.

  • Na minha opinião, Massa já era.

    Só ganha minha admiração se jogar o carro em cima do Alonso.
    Não basta ser campeão…..tem que ferrar com o espanhol do mesmo jeito sujo que o espanhol ferrou com ele.

    E eu nem vou ver isso, pois não assisto mais F1.

  • Agora, é mais fácil a Ferrari trabalhar a favor de Alonso do que Massa. Como? Certamente a equipe não tentará fazer o que fez na Alemanha de uma forma tão clara, mas é bem fácil tentar deixar Massa atrás de Alonso quando for possível. Como? Se Massa estiver na frente de Alonso, nada impede que a Ferrari durante um pit stop demore mais um pouco na troca do Felipe. Enfim, se antes da Alemanha Massa tinha poucas chances agora elas serão menores ainda. Não queria que a situação chegasse a esse ponto da maneira como chegou, mas não duvido que isso possa acontecer.

  • Francamente, acho bonito ele falar isso, que não fará de novo tal obediência de ordens da Ferrari, mas duvido que não fará de novo algo parecido, fará sim, infelizmente, pois é como Barrichello falava, na Ferrari é assim, ou obedece, ou cai fora, quer correr pela Ferrari, tem que deixar o orgulho de lado e só pensar na equipe, seja isso moralmente legal ou não…

    …e de fato, Barrichello mostrou e vem mostrando que existe vida fora da Ferrari, Massa não precisa se anular como pessoa pra descobrir isso, pode descobrir quando ainda tem alguma moral dentro dele…

    …mas pra mim, ele faz tudo de novo, tudo pela Ferrari, tudo pra correr lá, vamos ver…

    • Espero que Massa escreva 1 livro esplicando o acontecido ja que Rubens prometeu e nao escreveu.
      Queria ter escutado o hino nacional ,mais 1 ves nao deu,por causa das maracutaias.No circo da f1 acho que os palhacos somos nos que acreditamos num esporte podre e manipulador.

  • Nao sei qto aos amigos colaboradores, que escrevem suas opinioes dizendo um pouco de tudo, mas acho muita hipocrisia e falta de consicencia propria quem de repente caiu malhando o massa, como malham o RB desde sempre.

    Vc ja viu algum colega seu ser promovido na sua frente qdo se achava melhor pro cargo ? Vc ja se viu numa situaçao a qdo seu chefe mandou vc fazer algo e vc segiu sua ordem sem questionar, mesmo que as vezes sem concordar exatamente (sabe a expressao… “vc é o chefe”)… entao
    VC FEZ O QUE ? trocou de emprego, mandou o chefe pra aquele lugar e saiu quebrando tudo ? … NAO… entao cala a boca e para de criticar o q vc nao entende.

    Num mundo onde os caras vivem nos milhoes, o que menos interessa é a vontade de cada um.

    VC acha que o Jean Todt, o Ross Brown, o Nick Fry, etc estao preocupados com o que A ou B pensam ? Eles gastam milhoes de dolares todos os meses e tem patroes muito mais complicados do que “nos os pobres mortais”.

    Se vc nao concorda… desliga a TV.
    Criticar sem entender é o mesmo que assistir um filme de 007 e achar que uma cena qualquer é muito mentirosa… Vc esperava o que ?

    O dunga foi demitido logo de cara depois da copa, …VC pensa que o R. Teixeira ta preocupado com a sua opiniao como torcedor ?… ele ta pensando é nele.

    E a globo ?

    E mais ainda, vc no plano pessoal mesmo… vc ja furou fila ? Ja deu seu “jeitinho brasileiro” ? … entao para de falar de respeito e fica na sua.

    Falar é facil.,.. criticar mais ainda…

    O emerson F. ja dizia… “Corrida de automoveis”… de automoveis… aprendam

  • Ainda eu…..analisando os ultimos atos da peça intitula F1, acredito ter descoberto a solução para a volta da esportividade. Nada de pneus, combustivel ou aerodinamica. A solução é bem mais simples: proibição da comunicação entre equipe e piloto, assim como é feita com a telemetria (carro -> equipe pode, equipe-> carro não pode). Excessão feita em acidentes ou ocorrencias de prova, onde somente o Diretor de prova comunicaria yellow flag, red flag ou a temida black flag para o piloto “sortudo” E quando o carro reduzissse a marcha dentro do boxes. E quem quizer melhor comunicação, que reduza a velocidade em reta para ler a placa que a equipe coloca!! O que acha victor? Funcionaria?

  • Bem, sou novo por aqui ,mas na F1 “estou” desde as vitorias de piquet pela “Parmalat”. SObrevivi a morte de Sena e fiquei fã do Rubens na Stewart e nem as mazelas dele me fizeram desistir da categoria e até do proprio Rubens! Mas essa do Massa, depois do que o Alonso fez o Piquet pastar na Renault, me fez desistir de F1! E as desculpas do Massa só deixaram claro que ele realmente é segudão! Não é esporte e está cada vez mais teatro! Acabou! Pelo menos pra mim!

  • Não sei se cabe a comparação a um jornalista como vcs do Grande Prêmio mas estava pensando numa situãção: Imaginem um repórter que trabalha em uma grande emissora desde seus 18 anos como estagiário e chega aos 26 anos no auge profissional como repórter de um telejornal importante da mesma emissora. Aos 27 anos este repórter é surpreendido com a contratação de um repórter mais renomado e com mais experiência para “melhorar” o jornalismo da emissora e também realizar matérias para o telejornal. Resumindo pq já está grande a história, o jornalista mais novo mas com menos experiência acha um furo de reportagem em uma notícia muito comentado no país inteiro como por exemplo: “Restos mortais de Eliza Samúdio está em local X, a polícia mineira confirmou hoje após intensa busca”. E o diretor do telejornal fala, ok, mas quem vai fazer a matéria é o mais experiente. É cabível a comparação, oq vca acham?

  • sempre malhei o Ruinzinho, por ser um vendido, covarde e chorão. Achava o pastel diferente, mas agora ele se iguala a RB e tá fudido…. pra mim é o fim, perdeu o respeito

  • Massa frustou inumeros fãs ao permitir que Alonso, mais uma vez, provocasse uma “imoralidade” esportiva. O pior é que nada acontece com o espanhol. A tão crítica imprensa espanhola e a fanática italiana, fingiram não ver o que todo mundo observou, “tramonha”.
    Assumir o erro e buscar o resurgimento de novos rumos, terá que vir acompanhado com vitórias.
    Nada vai acontecer contra Ferrari, Alonso e vai sobrar para Massa, que terá seu espaço ainda mais limitado dentro da equipe.

  • No inicio desta temporada, aliás, antes de se iniciar, disse por diversas ocasiões que Massa levaria um baile de Alonso, e essa não é a primeira vez que isso fica claro, na minha humilde opinião, Felipe é um piloto limitado, não arrojado (diferentemente do que dizem “entendidos da F1”), e acho no minimo estranho que parte da imprensa, após o episódio da ultima corrida tente reverter ou minimizar os acontecimentos que se sucederam naquela corrida, Massa, assim como Barrichello anteriormente foram fracos, não tiveram personalidade nem “peito” para encarar a Ferrari e dizer algo simples, NÂO. PS. Rubens tbem é mais piloto que Massa.

    Felipe agora, mesmo que não queira, ou melhor, que não tenha percebido, é sim, e sempre foi o segundo piloto depois da chegada de Alonso, e isto, é fato!

    Dúvido, e acho extremamente improvável que ele mude essa situação.

    Abraço Victor, e continue com o grande trabalho de sempre. Ricardo Sena – @rricardosena no twitter

    • Não concordo com tantos desaforos. Acho o Massa um excelente piloto, um cara franco. TAnto que tem corajem de vir a publico e reconchecer um erro grave como este.
      Quem nunca errou em coisas importantes? Acredito nele, tbm fiquei decepsionado, mas fico feliz com sua reação. Acho que se ele peitar a Ferrari, terá problemas, mas será reconhecido por outras equipes. Quanto ao Alonso, nunca sabe de nada, provoca situações, depois, da um migé qualquer e desconversa sinicamente. É otimo piloto, inegável, mas sínico, mal carater, dissimulado. Nesse episodio, quiz plantar um argumento: (no rádio) O Felipe perdeu uma marcha? – A Fferrari disfarçou, porque ja sabia que o escândalo já estava a caminho. Mas reitero que o Massa é um cara franco, e vive dias difíceis mas merece a minha confiança. Abração a todos que amam os esportes a motor.

    • Escrevi algo sobre isso no Blog do Gomes, nos comentários: o piloto é tão somente um empregado. E, como tal, cumpre ordens da empresa que o emprega, goste ou não, tenha sua filosofia de vida ou não. E não é a peça mais importante da equipe: sozinho, não cria carros, não faz corridas, tampouco as vence. Felipe é um piloto técnico, assim como Button, mas está longe, muito longe de ser um piloto arrojado como foram Gilles, Pironi, Peterson, Senna, Mansell e até “el gordito” Montoya, nos seus anos de Williams. Na atualidade, se comparado com Hamilton, é um engravatado, de gelzinho que mamãe passou nos cabelos, contra um surfista….(rsrs!) Do ponto de vista empregatício, fez o que dele se esperava. Do ponto de vista esportivo, mais uma vez ficou demonstrado o quão mau perdedor é o Alonso… e o quanto as equipes (excessão à Red Bull, pelo seu discurso e suas ações até aqui) se importam com o fair play, com o carater esportivo da F1. Que essa queixa generalizada sirva para que os organizadores acordem para o que realmente tem atrapalhado a competição e provocado a secessão de debandadas de fãs: o excessivo carater capitalista do automobilismo.

      Abraços e bom fim-de-semana…

  • É O MINIMO QUE ELE PODE FAZER.o ESTRAGO FOI FEITO.
    Eu não torço mais por ele.E ele avisou que neste gp não vai se repetir o q houve na Alemanha,isto é,não vai mais andar na frente do Alonso….