A culpa é dos pilotos

SÃO PAULO | Stock Car nem era mais assunto deste blog aqui. Mas já que tem prova no fim de semana e a notícia é interessante, até que valem algumas linhas.

Há notícias de aves que ali gorjeiam que Carlos Col chamou os pilotos na chincha no briefing de ontem da Stock Car em Salvador. Col não estava nada feliz com o andamento das coisas na categoria, saibam os doutos internautas.

É que a venda de ingressos está muito abaixo do esperado. E o ainda dirigente da gloriosa categoria analisou que a culpa está nos pilotos. Pediu a eles que “dessem espetáculo” neste fim de semana em Salvador. Que respeitem a linha amarela, do contrário punições vão rolar a torto, a direito e a esquerdo para quem mudar a linha do traçado.

Pilotos que ali estavam viram em Col certa semelhança com Bernie Ecclestone na reunião que foi das mais demoradas dos últimos tempos. Talvez Col não tenha pensado que o desinteresse na Stock se deve ao auto-desinteresse da categoria, da emissora principal e dos preços caros das entradas — de R$ 80 a R$ 120 —, ou que a prova foi bem menos promovida que no ano passado, fatalmente pelas eleições deste ano. E pediu justamente aos pilotos que dessem espetáculo numa pista perigosa e que, não, não lembra um autódromo em nada.

É, meus amigos… vocês lembram bem, talvez, o conselho…

Comentários

  • O Brasil precisa de um novo grande autódromo de nível internacional que possibilite prazer ao piloto e aos espectadores. Poderia ser no Rio, num ambiente agradável, próximo ao mar, serra, às boites, mas não é assim que a banda toca. Chega de circuitos de rua improvisados onde não se consegue ultrapassar e chega de má administração quanto à divulgação e a transmissão das etapas.

  • Aonde vc arrumou esses precos de ingresso, aqui em Brasília o valor é de R$ 25,00 arquibancada 55,00 acesso aos boxes e 180 paddock.

  • Eu fui À Stock Car em Salvador neste ano!
    E sabe quando eu fiquei sabendo que ia rolar a corrida? A menos de uma semana do evento, quando colocaram um aviso próximo à área da corrida.
    Não houve divulgação, anuncio, lembrete, etc e etc…
    Eu sei que nao é a categoria mais exigente nem emocionante, mas quis participar do evento.
    É legal, interessante, e quis valorizar o que temos aqui. Ainda mais na Bahia, onde a maioria da população é hipnotizada com as mesmas bandinhas sem graça, “estrelas” do axé e festas que se repetem ano a ano sem novidades.
    Se há culpados, são os organizadores e o próprio soteropolitano

  • Bom sem F1 este fim de semana a globo passo a corrida toda que me surpreendeu. Foi mais animada que o esperado com algumas boas disputas. Quanto ao interesse do publico: essa foi a primeira corrida da dele que eu animei tentar assistir este ano por que sei la quando ano passado fui ver uma corrida e so vi uns flashs fiquei P***** ai largei pra lá. quantos não devem ter feito o mesmo?

  • Nunca houve automobilismo “ótimo” no Brasil (aquele que alguns imaginam ter existido por aqui, com grids lotados, super pilotos, heroísmo aos bortotões. As equipes sempre foram financiadas por filhinhos de papai, sejam eles bons ou maus pilotos). Nunca houve um campeonato melhor do que o da Stock (especialmente em termos financeiros). As equipes ganham dinheiro, sim. Quando, em qualquer época, houve equipe com patrimônio de dois, quatro milhões? Nunca. Hoje trocam piloto por falta de patrocínio. Mas no passado também o faziam. Nunca existiu esse automobilismo dourado. Era tudo amador, barato (no aspecto do custo). Nunca uma emissora do porte da Globo transmitiu corridas regulamente do automobilismo nacional. Nunca tantos pilotos tiveram (bom) salário. Nunca houve tantas grandes marcas em uma categoria nacional. Nunca houve uma categoria nacional com tempos tão próximos entre os participantes. Nunca houve uma categoria nacional com um grid tão numeroso e não flutuante por tanto tempo (vários anos). Nunca uma categoria nacional deu tantos empregos quanto a Stock. Etc Etc.
    Se a Stock é um negócio tão ruim, por que há fila de pilotos para entrar lá? (a maioria não consegue por falta de recursos, sim, mas essa é a sina do automobilismo. Sempre foi)
    Há muitos erros. Eu concordo. Mas há que se reconhecer as virtudes.

  • Se a Stock Car resolver rescindir o contrato com a Rede Glóbulo e começar a ser transmitida por qualquer outra, faria mais sucesso, não seria tratada como evento de segunda mão, 43 carros em pistas de verdade, mesmo que tendo 2 corridas num autódromo por ano, estaria valendo….

    Sem Pit stop obrigatório, faixa amarela, passagem de pedestres, estacionamento proíbido, formula simples….todos se classificam, todos correm….chega de regras doidas, queremos ver automobilismo puro, disputas saudáveis sem intervenção da organização ou de quem for que seja….

    Até proponho utilizar os serviços de ex-pilotos para comandar a categoria…

  • Stock? Hein? Passa em algum canal?

    Fiquem com a Montana, muito mais divertida e que passa ao vivo sem corte para skate aquático ou montanhismo hindu.

    Ah, não tem Montana esse final de semana. Então vão comer churrasco com a galera. Muito melhor.

  • No Brasil todo mundo tem culpa. Menos o publico.

    Em primeiro, os pilotos, que não entendem que fazem parte da industria do entretenimento e em ultima instancia quem tem de prover a grana é o publico(consumidor).É para o publico que eles se apresentam, embora eles pensem que é para si mesmos. Só o publico interessa ao patrocinador e os pilotos , equipes, etc, são apenas um meio para chegar até ele. Um bom piloto, passa uma mensagem melhor. Um grande piloto, muda a história.

    Os dirigentes, que não entendem que hoje o automobilismo em todas as suas formas concorre entre si pelo publico e também com outras formas de lazer que souberam se adaptar mais rapido a novos tempos.

    Inventam formulas que produzem corridas chatas, lentas e onde não se vê um pingo da determinação que os pilotos tem quando são estimulados a mostrar. Geralmente buscando reduções de custos que só conseguem reduzir as receitas da arqubancada(primeiro) e dos patrocinadores depois.

    O Brasil é a patria do “marqueting de relacionamento” no automobilismo. Bote o patrocinador e seus convidados par tirar foto no carro de corrida e uma mesa de comida no camarote e esta tudo resolvido…

    Os preços dos ingressos não estão de acordo com a realidade brasileira.

    Os novos autódromos ficam cada dia mais lentos e previsiveis. Parecem kartódromos de aluguel.

    Na maior parte dos lugares onde ha corridas, as instalações para o publico estão abaixo daquelas dos lugares que o frequentador utiliza normalmente em outros espetáculos. Especialmente as instalações para as mulheres, que cada vez tem mais peso economico e decisivo na hora de escolher como usar o tempo livre.

    Pra encerrar, a transmissão da Globo esta enterrando a Stock. Não da para entender por que foi negociada desta forma. O recente episodio do Twitter revelou com clareza que a TV aberta não é mais a toda poderosa de outros tempos e a Stock poderia proporcionar a seus fans um streaming e a transmissão em outra emissora , que pouparia dinheiro e todos seriam melhor atendidos.

  • Os pilotos têm parte da culpa, sim. Pra começar, no ano passado, chegaram na pista e (como sempre) vários saíram reclamando do traçado. Ora, será que eles não sabiam como ele é? Os pilotos, na verdade, não fazem nada. “Trabalham” doze vezes por ano (e só no fim de semana), ganham uma bolada (boa parte deles ganha muito dinheiro) e não se mexem para melhorar nada. São passageiros nesse bonde chamado Stock Car. Não adianta quererem reclamar do Carlos Col agora. Têm que se organizar, reivindicar, e tentar mudar as coisas (e não ficar nessa de vítimas). Mas isso dá muito trabalho…

    • Como?
      A maioria ali paga pra correr, essa é a real. Vc só pode ser funcionário da vicar, não tem outra… A Stock tá uma droga, custo alto pras equipes, custo alto pro público, a TV fazendo os telespectadores de palhaços ao transmitirem os “minutos finais” da corrida, td uma piada. Se vc acha q a maioria ali ganha uma bolada, como explicar tantos pilotos sendo trocados por “falta de patrocínio”? Ou seja, paga pra correr. Olha para as corridas na Argentina, nível de competitividade muito melhor e por um custo (para equipes e público) muito menor, sendo que os autódromos sempre estão cheios. Vc deve ou ser alienado ou funcionário do Col ou parente dele, só pode…

    • Você só tem razão quando diz que os pilotos tem parte da culpa, mas não é por reclamarem, e sim por reclamarem pouco.
      Quanto ao restante dos seus comentários, acho que você parou de acompanhar automobilismo nos anos 80. Aquele tempo de o piloto chegar no autódromo, só vestir o macacão e ir para a pista já passou. Tem muita preparação, busca por novos patrocínios, e ainda os compromissos publicitários com os atuais patrocinadores.

      Quanto aos custos que o Diego citou, de certa forma discordo. Não é que o custo da categoria para as equipes seja alto, o problema é que a organização cobra um preço absurdo pelos ingressos e não divide o lucro do evento com as equipes. Para elas sobra somente a verba dos patrocinadores, e como os donos de equipe hoje são absurdamente incompetentes para conseguir patrocínios quem fica responsável por conseguir o dinheiro são os próprios pilotos, que geralmente acabam de certa forma pagando para a equipe (através de seus patrocinadores pessoais).