A arbitragem da Stock Car/CBA

SÃO PAULO | Ai, ai, essa Stock Car e essa CBA. Aí chegaram em Campo Grande e se reuniram os doutos dirigentes para rever o regulamento para a corrida. Sim, porque cada corrida tem um regulamento. Não basta ter um regulamento geral. Os gênios agem assim, paciência. Mas dizia eu que estavam lá, tal, e voltaram com a regra que obriga os pilotos a terminarem com 3 L de combustível no tanque para que seja verificado. Na Corrida do Milhão em Interlagos havia sido rifada. Lá alegaram que se tratava de uma etapa especial.

Assim, a Stock Car/CBA voltou a obedecer o que aponta em seu regulamento técnico, artigo 19.1.5. Segue.

Aí veio a corrida, e desclassificaram cinco pilotos, incluso na turma o vencedor Daniel Serra, porque ele deu “informações enganosas” para a direção de prova por não ter chegado ao Parque Fechado por seus próprios meios. Diz o regulamento, agora esportivo, terceiro parágrafo do artigo 71, que “todo carro classificado que não possa chegar ao Parque Fechado por seus próprios meios, [sic] será conduzido pelo resgate até o mesmo”. Não há acréscimo nenhum a isso, indicação de punição, nada.

Serrinha não completou a corrida por seus próprios meios e foi chamado para dar explicações. O presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, Nestor Valduga, disse que “não gostou”, segundo gente da Red Bull informou. E sem gostar da explanação, desclassificou o piloto, alegando que havia dado “informações enganosas”, um ótimo eufemismo que encontrou para mentira — nisto incluindo seu desgosto, aumentado pelas alegações de Cacá Bueno, Xandinho Negrão e Ricardo Zonta.

A Red Bull deve oficialmente emitir um comunicado em breve confirmando que vai recorrer da desclassificação de seus dois carros. Posso estar enganado, mas todos os que se queixaram ao Tribunal da CBA e outras instâncias superiores tiveram seus pontos ganhos de volta — o que denota que o regulamento é porcamente escrito e as penalizações são aplicadas por critérios meramente interpretativos e pessoais. Sobre Xandinho, um dado é importante para se ver a atuação dos comissários: o piloto perdeu 40 pontos nesta temporada em punições pós-corridas.

No futebol, a queixa é generalizada que os árbitros são despreparados e influem no resultado dos jogos. Os juízes da Stock Car/CBA, como se nota, não são muito diferentes, não.

Comentários

  • Para bom entendedor meia palavra basta, não entendo o que esse bando de pitacos fica protegendo esse time, segue techo do regulamento desportivo, que se encontra no site da CBA.
    “71. Após haver recebido o sinal de final de Corrida, todos os carros deverão se
    dirigir pelo circuito, diretamente ao Parque Fechado, sob pena de punição pelos
    Comissários Desportivos.
    Caso um piloto/equipe retirar seu carro do Parque Fechado, antes do tempo
    determinado, perderá qualquer pontuação e/ou premiação que obtivera no final da
    Prova.
    Todo carro classificado que não possa chegar ao Parque Fechado por seus próprios
    meios, será conduzido pelo resgate até o mesmo.”

    O mais curioso ainda é que o mesmo time, com o mesmo piloto tbm foi desclassificado uma semana depois da corrida de Stock Car em Campo Grande na etapa Trofeu Linea.

    Sem comentarios…

    • Concordo em numero, genero e grau
      Pelo bem do automobilismo espero que as medidas cabiveis sejam tomadas alem das desclassificaçoes ja ocorridas

  • Lamentavelmente os valores da Stock Car estao completamente alterados.
    Os verdadeiros Acionistas da Categoria (donos de equipes), noa tem a menor nocao de um organograma funcional.
    Nao custa lembrar que em qualquer negocio, quem APORTA O CAPITAL se chama INVESTIDOR, ACIONISTA, ou algo do genero.
    Neste caso os donos das equipes sao os donos do espetaculo. eh o dinheiro deles que esta no giro da Emrpesa que se Chama Stock Car.
    Me atrevo a dizer que a ignorancia administrativa da maioria, eh a grande responsavel por esta situacao lamentavel que vive a Stock Car.
    Em outras palavras, os acionistas da Stock cAr (donos das equipes), nao souberam escolher seus executivos. OU seja assinaram cheque em branco para :
    CBA. Que regula a categoria sem respeitar a opiniao dos donos
    JL…(provedor de motores e chassis e outros acessorios) assumiu sorrateiramente o controle e o monopolio de todas as pecas de reposicao da categoria, fazendo seus proporios precos, impondo, exigindo e decidindo sem o concentimento dos acionistas (donos da stockc ar)
    VICAR (promotora do evento).da todas as cartas sem prestar contas de nenum balanco de ingresos e egressos do dinheiro que de DIREITO eh dos donos de equipes , mas DE FATO, ingressa aos cofres da vicar, com porteira aberta….digo de novo , pelos donos de equipes das Stock Car, que lamentavelmente se encontram por esta falta de visao emrpesarial, em um mundo de dividas e num caminho sem volta.
    Se voce tele espectador esta aborrecido/estarrecido com o que ve (filtrado) na TV, imagine a frustracao daqueles que verdadeiramente deram uma vida inteira pela Stock Car.
    Espero que surja uma luz , que permita aos donos de equipes, tomar o controle daquilo que lhes pertence .

  • mais uma prova que a STOCK não é esporte , nem uma categoria séria !!! corridinha de 50 minutos !!! colocam um baita carro com regras de Kart (obs. KART É SÉRIO, acho eu !!?? ) !!! campeonato mesmo é Nascar + de 2 horas de corrida , quase todo final de semana , transmitido ao vivo , sem cortes…. concordo tudo q para na Globo vira uma M ,,, se bem q a Band tb estraga a indy !!! vide as 500milhas de indy que pararam de transmitir para passar futi !!!

  • Para quem n conhece esse VALDUGA eh a pior pessoa que existe dentro da CBS , é um manipulador de resultados.
    Tem que sair da CBA, uma instituição como essa não pode permitir um cara desse.

  • Esse thiago camillo tb é um chorão….Bate em todo mundo e so arruma briga
    Porque ele não assume que a equipe dele errou e pronto.a porta dele voou…fez um pit a mais..e alem do mais ele foi desclassificado por n chegar com os 3 litros obrigatórios no tanque….enquanto os outros inclusive o Popo chegaram com os 3 litros…
    Ou seja mesmo que o Caca tivesse ajudado o irmão o Thiago estaria fora do Playoff( foi desclassificado).

  • POrque ricardinho e marcos gomes na corrida do milhão pararam depois da bandeirada e nada aconteceu???
    é quando é com o andreas e o Caca muda ate o regulamento para prejudica-los…
    Ridicula essa CBA

  • Uma pena que deixaram a coisa ficar assim. Um bom grupo de trabalho e mais alguns bons advogados resolveriam tudo. Parece que tem gente que não quer resolver um simples regulamento. Por outro lado, a Stock deu um baita tiro no pé, com contrato de exclusividade com a Globo, que não está nem aí para o espectador que gosta de automobilismo, deixando de transmitir as provas, utilizando-se do expediente de “compactos e melhores momentos”. Para quem gosta de acompanhar as provas e o campeonato isso não resolve e ainda desestimula a audiência.Victor, Parabéns pelos comentários.

  • Mas estamos aqui novamente com essa palhacada toda??
    Ja escrevi aqui o que esta acontecendo com Valduga , Andrea , Xandy e Carlos Coll……

    E Vcs aqui do Grande Premio nao levam essas questoes de Stock Car `a verdade.

    Vc sao obrigados a isso.

    Tragam a verdade a tona….vcs sabem dela e ficam nessa de colocar os fatos inveridicos. Falem……….

    Qual o medo????? Red Bull??

    Falar em Red Bull vcs do Grande Premio poderiam explicar para os leitores nao tao proximo da realidade do automobilismo porque o VETTEL ganha tao pouco??

    Ela ja vai tarde da Stock…ela Geraldo Rodrigues , Xandy , Coll…..essa turma ‘e da pesada.

    • Jonnes, fale você sobre toda a verdade então, não jogue a responsabilidade de falar a verdade sobre os outros… O que tem de tão pavoroso o quarteto Valduga, Andrea, Xandy e Coll?

  • Sobre o Valduga o cara é bom e trabalha pelo esporte!
    Sobre não ter combustivel no tanque; tem que desclassificar mesmo!
    Falha de um regulamento mal/ou que não foi escrito!
    …que pena o esporte estar assim…

    • Com certeza a culpa é da CBA do senhor Nestor Valduga, pois nesta gestão do senhor Pinteiro, ele tem a força. Os comissários que atuavam frente a Stock até 2009 não eram perfeitos mais não cometiam erros grotescos como esses protegidos do Valduga tem cometido nas provas deste ano. Não sei onde este senhor pretende chegar, até porque ele já participou na gestão Sr. Reginaldo Bufaiçal, foi Vice do Dr. Paulo Scaglione nas duas gestões e agora é “Braço Direito” do Pinteiro. Já tirou o Magrão Regal e o Toninho Silva da F1 no ano passado para colocar seus “estagiários” que até capotar trator no GP Brasil de 2009, capotaram. Tirou comissários desportivos e técnicos que atuavam a anos na Stock para colocar seu conterrâneos. Tirou o Montagner da Truck e da Stock para colocar como diretores de provas pessoas sem a menor experiência. Não sei de onde vem tanto poder!!! Agora só falta ele tirar o vice presidente da CBA Antonio Santos Neto da cadeia!!!
      Nelson dos Santos

  • Três pilotos recuperaram pontos perdidos em punições nesta temporada. Ricardo Maurício e Marcos Gomes reaviram o segundo e o terceiro lugar que conquistaram na etapa do Rio de Janeiro (foram punidos por alegadas ultrapassagens sob bandeira amarela), tal qual Valdeno Brito recuperou os nove pontos de seu sétimo lugar em Ribeirão Preto. Mas houve um recurso da CBA às decisões favoráveis aos pilotos.

    Aí, cabe mais uma questão: se os pilotos recuperaram seus pontos e a CBA recorreu, a classificação vigente não deveria ser a que considera a devolução dos pontos aos três, pelo menos até que se julgue o recurso da entidade-matter?