Foi Maluf quem fez, 3

SÃO PAULO | É, rapaz, a F1 é momento, e o momento é de Alonso. E o momento não é de Vettel. O moleque realmente não está no ano dele. Liderou todos os treinos livres e sentiu o nabo na classificação. Ainda mais porque no Q3 havia jogado no lixo sua primeira volta rápida e só tinha outra para tirar o espanhol do primeiro lugar. Vinha bem no começo, mas no segundo trecho da pista, o alemão raspou num dos muros de Cingapura. Parece exagero, mas o segundo é, sim, um mau resultado. E considerando que os carros da Red Bull não tem lá feito largadas das mais proveitosas, o negócio tende a ficar pior.

Sobre Alonso, não há muito o que falar. Destruídor de apostas e de previsões. O cabra é muito bom, mesmo. Recolocou a Ferrari no eixo em um ano que parecia desprezado pelos lados de Maranello. E tem até feito Massa se sentir desprezado. Hoje foi um problema no carro, mas Massa definitivamente não acompanha o ritmo do espanhol. Tem até teorias aqui e ali que voltam a falar de sua saída da equipe, gente que até o coloca na Sauber, num pacotão que inclui motor e câmbio, uma besteira — até porque a Sauber nem deve ser Sauber no ano que vem, provavelmente será Telmex ou el equipo del señor Slim.

Na segunda fila vem a McLaren. É a equipe mais coesa, pelo menos. Pode não ter a maior velocidade final, mas anda no ritmo das rivais. Diriam os puristas que é carro de corrida. É bom abrir o olho, de fato. Hamilton e Button estão arredios e quietos demais. Não seria de se estranhar um bote, com uma pista provavelmente úmida em decorrência da chuva de sempre — até porque não haverá treino para ajudá-la a secar.

Webber vai mal, obrigado. Quinto é o máximo que deve conseguir no fim de semana. Dez pontinhos. É rezar para que Hamilton fique onde está, em terceiro, para não perder a liderança — no caso, os dois empatariam. O australiano nunca haverá de se achar em Cingapura. Paciência. O jeito é aproveitar o erro alheio.

Barrichello mandou bem, de novo. Colocar essa Williams limítrofe em termos de potência em um sexto lugar é um feito e tanto. Tomou só 0s3 de Webber. Acertando a largada, janta o australiano e o segura até a parada nos pits. Rubens, claro, vai renovar com a Williams, não tem como ser diferente. Tem lenha para queimar, três ou quatro anos ainda, nesta F1 que premia a constância e quem está no meio.

Kobayashi em nono. O japa é ótimo, também. Um mito, diriam por aí. Concordo. Alguersuari também foi bem. Acho que ligaram o rapaz na picape e ele se animou com algum eletro, um house, um psy, uma música eletrônica da vida. E Senna tomou 1s2 de Klien, que estreia na Hispania. Aliás, Senna errou muito no fim de semana. Seu maior erro, no entanto, foi aquele concurso malfadado do Helmet Challenge, uma farsa fraudada, que prejudicou nosso grandioso Bruno Mantovani. A história toda pode ser lida aqui. Não é questão de perder. Perder faz parte do jogo e da vida, e é assim pra todo mundo. Agora, diante de tantas evidências, a organização — feita por Bianca, a irmã de Bruno — lavar as mãos e dizer que o negócio foi legal, é inaceitável.

Só uma projeção, se a prova terminar como está o grid de largada: Webber e Hamilton empatariam em 197, Alonso saltaria para 191, Vettel ainda sairia no lucro e pularia para 181 e Button ficaria com 177. Isto é, todo mundo se manteria na paçoca com quatro provas para o final. O campeonato segue deveras interessante. Como deve ser a aguardada corrida na noite cingapuriana.

Comentários

  • Estou perplexo com esse concurso Helmet Challenge, juro que não esperava isso, achava até que ia entrar polícia no caso, parece que houve mesmo fraude. Muito estranho a irmã de Bruno lavar as mãos e dizer que o negócio foi legal. Vai entender…

  • Com o problema do Vettel, de se “desesperar” quando não dobra a primeira curva na ponta, dá pra dizer que a disputa vai ser Alonso vs McLaren com Red Bull tentando mudar as coisas na estrategia. Tambem acho besteira essa historia do Massa estar saindo da Ferrari, no momento não há nada que aparente uma mudança na Ferrari, Massa sabe que saindo teria que recomeçar praticamente do nada com uma equipe nova, o que reduziria suas chances de vitoria a zero, e que outro piloto iria assinar com a Ferrari nas mesmas condições de Massa? acredito que não seria bom negocio pra Kubica, Vettel e outros que são citados como possiveis substitutos de Massa.

  • Será que o Massa está com caganeira como o japa daquiele troço de equipe espanhol? So faz merda o Massinha de modelar esse ano! Credoooo.
    E parabéns a Rubens, estácada dia pondo aquela bagaça de Williams melhor; quem diria que seria parabenizado aqui hein? rsrs

  • Corrida do ano. Sou obrigado a concordar que do jeito que “Fettel” é afobado, ele e alonso saiem da corrida na primeira volta, aí sobra para como diz o caro FG, “Os come-quieto”. Promete essa corrida, Deus queira que chova…

  • Massinha só pensa em 2011. Vai largar em úlitmo para começar a se acostumar, pois é por lá que vai ficar no próximo ano quando pilotar pela Sauber.

    Senninha com aquele negócio que chamam de carro, conseguiu a façanha de ficar mais de 1s atrás do Klien, que pilotou pela última vez na F1 em 2006! Tá certo que o carro é horrível, mas o Senninha tbém não é uma Brastemp…

    Ainda bem que tem o Barrichello para salvar as cores nacionais!