Primeiro de dois atos

SÃO PAULO | Acompanhei a corrida da Indy ontem entre um strike e um spare, e me concentrei de vez quando Will Power entregou o título a Dario Franchitti em Homestead. A transmissão foi de uma felicidade tamanha ao jogar a câmera bem nos olhos perdidos do australiano, ali parado nos pits, talvez pensando no nada ou no nada que fez de um campeonato excelente.

Franchitti tinha um carro sobrando, até onde pude ver. E a experiência conta demais nessas horas. A Ganassi segue imbatível há quatro anos, e o escocês ganhou os três últimos campeonatos que disputou. Curioso é que Dario estava praticamente morto para o automobilismo anos atrás, passaria a carreira sem ganhar um título de expressão, e hoje entra para a história como o maior ganhador da era desta nova Indy ao lado de Sam Hornish Jr..

Mais à noite, comecei a pensar em um outro fator: se o episódio da Indy não vai se repetir na F1 com um australiano inexperiente disputando o caneco contra um bicampeão…

Comentários

  • Só para lembrar.. Não tem como “empobrecer” a mistura na Indy. Só tem como economizar combustível levantando o pé do acelerador.

  • Webber não e’ inexperiente e Alonso so ganha o titulo se a FIA continuar a fechar os olhos para o carro irregular do novo Sapateiro.

  • Merecido título para o Dario. Não adianta o cara dominar os mistos e se perder nos ovais como Will nessa temporada. Ano que vem, com mais experiência e na Penske, quem sabe.
    Victor, um pequeno reparo: é o 3º título seguido da Ganassi (e não o 4°): Franchitti foi campeão em 2007 pela Andretti-Green.

  • Merecido o titulo do Dario,andava muito no DTM, e sem duvida é o melhor piloto da Indy,em mistos ou ovais,além de ter mais sorte que os concorrentes,ele tá sempre um¨pelinho¨à frente dos outros!

  • Ah! Antes que alguém dê piti… Quando eu disse “esfriou o carburador”, quis dizer que o Franchitti diminuiu, empobreceu a mistura, ou seja, a relação estequeométrica (ar – combustível)… e sossegou, esperou a hora de levantar o caneco!

  • E, cá entre nós, Alonso tem tudo para desbancar o título – antes já dado como certo – da Red Bull… (Apesar da vantagem do Webber e do Vettel, mais uma vez, chegar babando na reta final!

  • Franchitti, desde o início da corrida, mostrou porque estava lá… Deu tudo, desde o início, até que Will Power perdeu o poder… e deu uma raladinha no muro… Então, “Ciao”!
    Dario Franchitti – que não é italiano – “esfriou o carburador”, se sossegou no bolo intermediário e só esperou o final da corrida… Levou o caneco!
    Ainda dizem que o Raikkonen que é o homem de gelo… Experiência conta sim!!!

  • É Victor, eu apostaria que vai dar isso de novo na Formula 1 sim. Alonso vem com um ímpeto muito grande e dificilmente erra, mesmo sobre pressão. Webber, também está vivendo uma grande temporada, porém a Red Bull deu uma recuada grande ao que parece. Suzuka costuma a ver lindas disputas por títulos, neste ano, porvavelmente não será excessão. Suzuka deve pegar fogo este ano de novo.

  • Primeiramente, o Mark Webber tá longe de ser inexperiente, pelas temporadas que ele disputou. Realmente o Alonso tem chances de ser tricampeão, mas isso só nas últimas corridas é que se vai dizer. E outra: notei que muita gente da mídia e dos fãs vibrou com o abandono do Power na última corrida. Parcialidade sux!!!!!

  • Se a equipe não fizer nenhuma bobagem tentando favorecer o Tião alemão acho que o fato não se repete. Weber já mostrou que é duro na queda, e não foge de divididas. Não vai entregar fácil essa chance de ser campeão, além do que está pilotando muito, aproveitando todas as alternativas de uma corrida, quando é necessário alterar estratégias e sendo rápido o suficiente para que a estratégia funcione.
    Rivalino

  • Se a Penske tivesse feito jogo de equipe, que nem a Ferrari fez, o Power seria campeão. Eu acho que essa é a principal diferença da decisão de campeonato da Indy para a F1, esse fator na minha opinião vai ser até mais importante que qualquer outro.
    Aquela manobra do Hélio em Edmonton, em que ele e o Power disputaram posição e quem acabou ganhando foi o Dixon, fez uma baita diferença…