A esperança prateada

SÃO PAULO | Estava aqui escrevendo a análise do GP do Japão para a Revista Warm Up deste mês e parti para uma pesquisa elucidativa, aproveitando a data professoral. Notei que, dos cinco postulantes ao título de 2010, os que têm menos chances de ganhá-lo apresentam melhores resultados em tilkódromos.

Nos quatro circuitos concebidos e elaborados por Hermann Tilke — Bahrein, Malásia, China e Turquia — em que a F1 correu neste ano, Hamilton e Button sobraram em relação aos carros da Red Bull e Alonso. Lewis somou 66 pontos, 25 a mais que o espanhol e Webber. Button fez 51 e Vettel, 45.

Das três provas que restam na temporada, duas serão disputadas em tilkódromos — Coreia do Sul e Abu Dhabi. Mas talvez seja pouco e tarde demais para o fraquejante Hamilton e demasiado lorde Button.

Comentários

  • Uma coisa é, com erros dos adversários, com chuva e aposta em estratégia, uma equipe somar mais pontos. Outra coisa É DOMINAR!!! E calculadora para esse tipo de continha de primário eu dispenso!

  • Apenas coincidência, mas torço por Ferrari em Interlagos, McLaren em Abu Dhabi, e que embole tudo. Coréia é difícil apontar, mas Ferrari soma mais experiência do que as demais duplas. Pode ser útil na hora de acertar o carro.

  • Pura coincidência. Já que as vitórias nessas pistas vieram em uma corrida com chuva (china) e outra que os Red Bull entregaram a dobradinha de bandeja (turquia)

    Se os caras da Mclaren manterem suas esperanças com base nisso, fazem bem se decidirem voltar a correr só no ano que vem.

  • ainda acho o Hamilton o piloto do ano, apesar dos pontos perdidos pelas colisões com Massa e Weber, seu arrojo o fez permanecer na frente do campeonato sem ter o melhor carro. Creditar isto aos pilotos da Red Bull é pouco, não fosse o talento do moleque.

  • O fato do Hamilton ter marcado mais pontos não tem nada a ver com o fator Tilke, essas corridas foram todas na começo do ano quando a McLaren estava melhor e a Red Bull ainda se atrapalhando com briga entre seus pilotos. Nem foi um domínio, a McLaren não sobrou, foi só maior regulariedade. Seria muito mais útil um post sobre quem dominou nos circuitos de alta, média e baixa velocidade…

  • “Are You out of your mind?” Bahrein realmente “foi” da Mclaren, com Alonso em 1º, Massa em 2º e Hamilton em 3º, pq o Vettel tava sem o cabo de vela. Malásia um one two da Red Bull sem nada demais, Mclaren e Ferrari largaram do fim do grid. China foi a vez da chuva mudar o destino da corrida, Jump Start do Alonso e ainda chegou em sexto. Turquia o Vettel entregou de bandeja o 1º e 2º pro Hamilton e Button quando jogou o carro em cima do Webber. Que domínio foi esse que vc viu?? Único lugar que a Mclaren andou forte foi no Canadá