Vai ou fica
SÃO PAULO | A BMW já anunciou que vai ingressar o DTM em 2012, juntando-se às companheiras alemãs Mercedes e Audi. Mas a montadora vai tomar uma importante decisão nos próximos dias.
Os bávaros vão definir se deixam o WTCC ou permanecem no Mundial de Turismo. Da semana que vem não passa.
Pelo que soube dos bastidores, a tendência é pela saída — ou no máximo a temporada derradeira em 2011. Faz duas temporadas que a BMW não modifica nem ajusta seu modelo 320si, e a montadora tem perdido terreno para Seat — que não tem mais equipe de fábrica — e Chevrolet. No ano que vem, a Volvo chega ao campeonato.
Some-se a isso o fato de a BMW ter interesse de entrar na V8 Supercar australiana — as partes estão naquela bela fase de negociação.
Vitor sabe se o Farfus iria junto com a montadora pra DTM?
Hmm, seria interessante Augusto Farfus no DTM.
Conversando com colegas europeus, a tendência é que saia. Alguns já cravaram isso. O freio no desenvolvimento do motor E85 já foi um indício forte. A tendência é que saiam do WTCC, também por desavenças antigas relacionadas a mudanças de regulamento que favoreceram os Seat. Eu daria como praticamente certo que a BMW sai de lá. Com a tendência mundial de downsizing, o regulamento S2000 da FIA que viria para salvar a lavoura, caiu em descrédito e a mudança para 1.6 foi feita muito em cima da hora, talvez, depois que a BMW já tinha tomado a decisão. Motores pequenos também não seduziriam os bávaros, pois não fazem parte de suas linhas comerciais. Sinuca de bico para Marcelo Lotti, de quem ouvi dizer que as coisas estão preocupantes no WTCC. A Seat vai apoiar equipes apenas, talvez a BMW faça o mesmo em 2011. A Honda ameaçou voltar e recuou, tá apequenando. O alento é a chegada da Volvo.
A volta da BMW a DTM e otima, mas será uma grande perda pro WTCC se decidir mesmo sair.
O modelo da BMW no WTCC é o 320si, e não o M3.
Eles também estudam a possibilidade de correr na V8 Supercars da Austrália, a partir de 2012