Yin Yang, 6

SÃO PAULO | A gente esperou 1 hora e tanto de, convenhamos, frescura da direção de prova para que a corrida tivesse, enfim, jeito de corrida. E a corrida foi chinfrim. Insípida e inodora como a água que teimou em cair lá em Yeongam — ou qualquer coisa parecida com isso, segundo a TV. Incolor não foi, afinal os carros terminaram enlameados. E deu Alonso na porca miséria da Red Bull, agora líder do campeonato e  já podendo ser campeão no Brasil — onde conquistou seus dois títulos anteriores.

Iluminado, deu uma baita sorte. A corrida não era sua. Isso porque, na ordem, Webber caiu logo na pista molhada, Hamilton não soube se manter à frente e Vettel quebrou. Daí as gargalhadas, quase galhofas provocativas, após a quadriculada. Não poderia ter acontecido coisa melhor a Alonso hoje. Rabudo de la puerra, diria o sumido Máximo Bueno.

Os demais perderam a prova, a bem da verdade. Webber mostrou que a pista molhada de fato não é seu forte. Perdeu-se logo, e com pouca inteligência, ainda foi dar motor em cima da zebra depois das primeiras parcas voltas em bandeira verde. Bateu e levou Rosberg, coitado, que até poderia pensar numa vitória. Aí Hamilton se pôs à frente do espanhol depois da parada nos pits, errou de cara numa das tantas saídas do safety-car e deu passagem para o rival. E o motor de Vettel, então soberano, abriu o bico antes que os freios lhe trouxessem revés maior.

Sem muito percalço, então, Alonso levou os 25 pontos, foi a 231 e agora tem 11 de vantagem sobre Webber. Que foi digno e admitiu o erro: “A culpa foi toda minha”. Diante do infortúnio de Vettel, o australiano pelo menos vê uma situação positiva: agora é hora de os taurinos jogarem todas as suas fichas vermelhas nele. O alemão ficou pra trás. Não tem jeito. C’est fini. Do mesmo modo que a McLaren é toda Hamilton agora — Button foi mal demais —, ainda que a situação do inglês seja das mais inglórias. 21 pontos atrás, o que praticamente o obriga a terminar à frente de Alonso em Interlagos para se manter vivo até Abu Dhabi.

Muito bem hoje, Massa foi ao pódio se beneficiando, Schumacher fez uma prova digna, Kubica foi quinto sem brilhar e Liuzzi apareceu em sexto enfim tendo um desempenho notório — diferente de Sutil, que merece a masmorra por ter quase tirado o mito Kobayashi da prova numa de suas tantas toupeirices. Barrichello acabou em sétimo quase sem pneus, o ídolo nipônico foi oitavo e Heidfeld e Hülkenberg — aquele que vai ser rifado para que Maldonado entre na Williams em 2011, diferente da desdenhosa informação da TV — completaram a zona de pontos. Tudo sem muita graça no quase crepúsculo de Yeongam, essa pistinha ‘mid-mouth’.  

Alonso vem para Interlagos podendo levantar a taça com uma vitória e torcendo para que Webber fique de quinto para cima. O cara arrancou para o título. E agora que chegou ao topo da classificação, muitos hão de usar a paráfrase de que não perde mais.

Se der uma virada de Webber ou de Hamilton, tudo bem. Usarão depois o perde, sim.

Comentários

  • Tambem não concordo com “corrida chata”. Achei bem legal até! Chato foi ter que esperar… depois que começou, foi uma boa corrida.

    O fato é que piloto por piloto, Fernando Alonso é O Piloto a ser batido e merece muito levar o Campeonato de Pilotos deste ano. Ta guiando o fino desde o começo, com um carro que não é o melhor. Pilotasso.

    Outra: provou que a Ferrari fez certo na Alemanha, concordando ou não. Galvão e cia. que se mordam. Massa não rendeu nada esse ano do começo ao fim, não havia motivo pra dar alguma chance real. A Redbull tende a perder esse campeonato assim como a McLaren perdeu em 2007: com seus dois pilotos tirando seus proprios pontos. Ainda dá tempo pra Redbull lutar… apesar de já praticamente ter assegurado o Campeonato de Construtores.

    No fim, vou ficar feliz e satisfeito se Alonso for tricampeão e a Redbull for campeã. Acharia justissimo.

    Mark Webber foi um ótimo piloto no ano. Regular, consistente e inteligente. Mas não sabe arriscar e parece não lidar bem com adversidades. Eu diria que andou faltando um pouco de ambição. E ele tinha carro pra isso. Na minha humilde opinião, faltam alguns atributos nele, pra ser um campeão de F1. Não lembro quem falou (Bergher?), mas concordo com quem disse que ele “corre pra chegar em segundo”. Se ele ganhar, vai ser um campeão digno, decerto. Mas vai ser daqueles campeões “apagados” tipo Damon Hill, mesmo vencendo este campeonato, que em tese, é o mais dificil dos últimos anos (balela mas ok).

    Vettel cometeu muitos erros esse ano. O dia dele vai chegar… falta um pouco de calma. Eu diria que foi o piloto que mais passou por experiências, neste ano, que podem fazer ele crescer muito para as proximas temporadas. Mas acho que esse ano ficou bem complicado pra ele… torço pelo seu sucesso.

    Quanto a pista: gostei muito. Muito mesmo. Pena que a corrida não foi no seco. No molhado a corrida foi bem boa; o lugar é interessante, o traçado é excelente até no simulador… dessa vez, acho que o Tilke acertou bonito…

    Abraços!

  • VICTOR SEI QUE NAO TEM NADA A VER COM O ASSUNTO , MAS VOCE VIU MAIS UMA CAGADA NA STOCK . ALGUEM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA , MP , PF , JUIZ …… TODOS SABEMOS QUE QUALQUER PILOTO OU EQUIPE QUE CRITICA A STOCK SOFRE REPRESARIAS DO GALO CEGO e DE NOSSOS DIRETORES DA C B A . MAS TA RIDICULO .

  • Não concordo que a corrida tenha sido chata. O que houve de corrida foi legal sim. Acidentes, ultrapassagens (em todos os pelotões)…

    Já teve coisa bem pior este ano. O grande problema foi o excesso de zêlo que tiveram no início, alegando que não dava pra correr por conta de spray.

    Tá certo que os carros de hoje são diferente dos de 10 anos atrás e td mais, mas… O que foi a chuva da Bélgica/1998? O que foi a chuva da Austrália em 89/91? E em Suzuka/94? Em todas essas oportunidades pelo que me recordo choveu mais do que ontem… E houve corrida mesmo assim e sem frescurite, até onde deu pra levar, claro.

    Claro que para mim que estava deitado em minha cama, bem acomodado e confortável, é facil falar… estou tendo como base apenas como já foi e o que se tornou a F1 nos dias atuais…

  • Depois dos erros na Belgica Vettel e Alonso vem dominando as ultimas corrridas, mais se o jovem alemão vem ganhando em maturidade liderando as ultimas corridas com a maior cautela possivel ainda falta estrela que sobra para Alonso, quanto a Webber se não for este ano nunca mais

  • A corrida em Interlagos promete, vai ser bom o Bernie Eyesgrand ficar calado sobre interlagos no próximo final de semana de GP, que em termos de emoção, é imbatível, tomara que o Kobayashi dê nos a oportunidade de espetáculo novamente!!!
    Amizade Triunfa!!!

  • Mais uma vez, pra comprovar como minha língua incinerou com pimenta coreana, cito, de novo, uma frase genial que li em um blog (tipo o seu, sabe?): “A F-1 é momento. Ele é de Alonso.”

  • o ALONSO tem a mesma sorte do SENNA!!!!!!!!!!!!! quando tudo parece perdido ele dá um show de sorte. vai ser campeão!!!! de novo!!!!!! todo mundo riu quando ele disse que seria campeão!!!!!!!!!!!!!!

    • Eu diria mais: Ele é tão rabudo quanto o Schumacher foi nos seus tempos áureos e é tão ou mais rabudo quanto foi em Suzuka/2006, quando viu explodir o motor de Schumacher a sua frente e ali praticamente assegurar o bi.

      Coincidências ou não, hoje ele está na Ferrari, que naquela oportunidade explodiu o motor de um…. alemão. Como ontem…

  • Poxa até quando o narrador oficial da Globo vai continuar a lembrar o ocorrido entre Alonso e Massa na Alemanha… Isso é passado, mas toda corrida ele faz questão de relembrar…

  • Também já escrevi isso no blog do Gomes: Claro que o asturiano se deu bem, mas acho que o grande beneficiado com o resultado foi o Webber. Tivesse a corrida terminado como começou, Vettel estaria firme e forte brigando pelo título contra o australiano. Agora o alemão está praticamente fora, e a equipe tem que concentrar suas forças em quem tem chances reais. Nas CNTP, a equipe dos energéticos é superior, podendo tranquilamente o australiano terminar na frente do espanhol nas duas vezes. Assim, minha aposta é: Webber campeão.

  • Já havia dito no blog do Gomes e vou repetir. O Massa está ficando cada vez mais parecido como Pé-de-Chinelo. Se comporta como quinto piloto, quando que, com a saída do Schumi deveria ter se mostrado digno de ser primeiro piloto da Ferrari. Mas isso não aconteceu e o Alonso se mostra o melhor piloto da temporada, tem um carro que não é de ponta e sempre esteve na frente, ganhando algumas corridas. Pela recuperação que teve merece o tri. Sou fã dele, mesmo não gostando de quem é marrento.

  • O engraçado é a birra que o Galvão, e, por supuesto, a Globo tem com o Hamilton … só faltou ele falar “se naum faz na entrada, faz na saída” … também, deve pensar q negro tem q ser porteiro, pedreiro ou jogador de futebol (nada contra tais honrosas profissões, bem mais honrosas que narrador …) … 2o. melhor piloto da temporada (primeiro na primeira parte do campeonato), e parece q para eles o hamilton só faz cag…… aff, resquícios do campeonato q ele ganhou em cima do massa … eita patriotismo ibopiano maldito …

  • O circuito não tem nada de empolgante ou inovador.
    O incoveniente da iluminação deveria ter sido cogitado pelos organizadores.
    Alonso mereceu vencer porque foi COMPETENTE.
    Massa nem pra segundo piloto serve porque não consegue segurar nunguém atrás dele.
    Schumacher vai se sair bem nas duas últimas pistas do ano e tem tudo pra detonar ano que vem.
    Barrichello ainda perdurará por algumas temporadas na F1 graças a ele mesmo.
    Vettel, Rosberg e Kubica merecem ser campeões um dia.

  • A corrida foi muito melhor que a maioria que teve esse ano. Cheia de surpresas e gente tentando fazer alguma como Liuzzi e Sutil. Erraram, mas foi um espetáculo à parte.

    Me parece que pra muita gente corrida boa é aquela que termina como começa, ninguém bate, não chove e não há ultrapassagens. Quando a F1 deixa de ser Formula 1ndiana, tem gente que fala que foi ruim… tomara que continue sem graça assim nas proximas corridas.

  • Deu tudo certo para a Red Bull no sábado e tudo errado no domingo, para variar. Alonso não tinha nada a ver com isso e pulou para a liderança do campeonato, que não sei se vai perder.

    O melhor carro disparado não consegue confirmar a superioridade nos resultados e vê o campeonato indo embora.