O velho hábito

SÃO PAULO | A notícia do dia vem do colunista da revista Autosport, Mark Hughes. Segundo o jornalista, a Ferrari novamente se valeu de ordens de equipe no GP da Coreia do Sul, pedindo para que Massa segurasse a turma que vinha logo atrás quando a equipe se atrapalhou na troca de pneus de Alonso.

Resumidamente, Hughes vê que Alonso fatalmente perderia a posição para Massa e provavelmente para mais rivais. Com a atuação do brasileiro, o espanhol acabou voltando só atrás de Hamilton. Assim, supostamente, Massa seria o beneficiado pelo erro de Hamilton assim que o safety-car em vigor voltou para os boxes, e a Ferrari não poderia pedir para o brasileiro ceder a posição porque o inglês estaria entre os carros vermelhos.

Agora me vem à cabeça a expressão de incômodo de Massa no pódio… pensando longe, Felipe poderia estar daquela forma porque, com o erro de Hamilton e o abandono de Vettel, poderia ser ele o vencedor da prova.

O artigo 39.1 do regulamento esportivo que se refere às ordens de equipe ainda está lá, mesmo que a F1 tenha afirmado que vá revê-lo. No caso, a Ferrari seria reincidente, e uma nova punição, mais severa, poderia ser aplicada. A situação chega a ser diferente da vista na Alemanha: enquanto a Ferrari promoveu entre si uma troca de posições, no caso da Coreia sua atitude promoveu uma mudança no resultado da corrida envolvendo os demais.

Não vai dar em nada, claro. Mas a Ferrari não perde a fama, mesmo.

Acréscimo: dei uma pesquisada rápida no site da FIA. A parada de Massa levou 24s048 na volta 31. A de Alonso, na volta seguinte, levou 27.610. Isto é, o espanhol perdeu pouco mais de 3s5 para o companheiro. De acordo com o ‘lap chart’ da FIA, Massa estava 10s549 atrás de Alonso quando foi aos boxes. Assim, Alonso voltaria com folga na frente. A reportagem, então, só se torna válida se realmente a Ferrari pediu para que Massa desse uma segurada no resto. Porque a ordem, então, tornou-se desnecessária.

Comentários

  • Olha todo mundo ai só fala do Alonso e d o Massa errada é essa Ferrari que não respeita o torcedor e esporte.
    O alonso é melhor que o massa isso é fato mas deixa ele guanhar na pista é por isso que eu fui na Indy que é muito mais legal e temdisputa na pista.
    não vou na f1 pois é jogar dinheiro fora.

  • eu achei q a noticia foi muito mal dada… na verdade a unica forma de o Massa ajudar o Alonso na corrida foi, quando no fim da corrida, ele se mantinha proximo a Hamilton q se mantinha próximo a Alonso. Com Felipe mais lento, Hamilton poderia ter a alternativa de andar mais lento pra chegar em segundo, como acabou acontecendo realmente. O ritmo do Felipe Massa forçava os 2 ponteiros a andar forte o tempo todo. Eu acho q foi isso… mas noticia q depende de memória e interpretação….. é bem ruim mesmo

  • Brasileiro sofre dimais de dor de cotovelo… não consegue entender que há tempos os pilotos brasileiros não são mais os melhores do grid… e não se conforma q sejam somente personagens secundários na F1 de hoje… aí ficam inventando pseudo-vilões que “sabotam” tds os brasileiros que entram na F1…

  • Vamos ser realistas… Massa é um exelente piloto, como provou em 2008, mas tem seus altos e baixos e Fernando é sempre rápido. Fernando não é culpado por todos os pontos perdidos por Felipe nesse ano e foram muitos. Esse ano Felipe começou bem, pois Fernando estava se adaptando a Ferrari, mas logo foi superado pelo Espanhol, mostrando o porque é um Bi campeão. Felipe não precisa abrir passagem para niguém se for rápido e constante em todo o campeonato, mas se for em uma única corrida, terá que deixar passar novamente.

  • Quanta choradeira… o Massa nem viu a cor do carro do Alonso durante a prova. E ordens de equipe são naturais na Fórmula 1, pois aquilo não é mais esporte e sim um negócio $$$$$ que envolve milhões. Por que a marca Ferrari vai se contentar em ser vice-campeã se pode apostar as suas fichas no Alonso e conseguir o campeonato? Para agradar os brasileiros torcedores do Massa?
    O Massa também não tem do que se envergonhar, ele é funcionário de um empresa que 99% dos pilotos sonham em ser um dia e ganha em 1 ano mais do que todos nós vamos ganhar na vida inteira.

  • No GP do Brasil, é bom que Massa large atras para não ter o constrangimento de ter que deixar o Alonso passar em seu proprio “quintal”…

  • Ta batendo na mesma tecla? tem ordens do boxes em todas as equipes. Não comentaram que o Alonço não teria chance de ser campão? quem fica atrás vira escudeiro é assim há muito tempo!

  • O melhor piloto do ano não deveria depender de ajuda de outro piloto para alcançar seu objetivo. Se Alonso levar esse ano o caneco pra casa, vai ser injustiça.

  • Me surpreende essas matérias sem conteúdo. Não gostar do alonso é uma coisa, inventar cenas imaginárias é outra, acho que você esta no mundo da lua quando assiste F1… sinto ter que falar isso.
    Alonso ganhou com sorte e com garra; detalhes que fazem dele um bicampeão, e o Massa não tem nada disso.
    Não imagine, apenas assista, torça, não crie duendes…

  • Ele segurou sim!!

    Agora o que eu não entendo é esse desconforto, esse papo todo!

    Como disse um blogueiro aí em cima quem trouxe o santander foi o Alonso e ele é o PRIMEIRO PILOTO do início ao fim do campeonato.

    nada mais.

  • A diferença de 10s entre o alonso e o massa era antes do Safety car. Depois do safety car tinha que ver se o massa chegou ou não a estar colado no hamilton. Eu torço para o Alonso se ferrar, mas desta vez eu acho que não houve jogo de equipe, como é que a Ferrari iria adivinhar que teria um problema nos pits do alonso, eles teriam menos de 5s para avisar o massa a tirar o pé.

  • A melhor coisa que poderia acontecer seria deixarmos de assistir essa palhaçada de f1 por um ano, e a prova do Brasil nao ter público algum.Ai sim talvez conseguiriamos a ter novamente a f1 dos velhos tempos,é isso.

  • Maldito espanhol, por mim naquele lance q aconteceu na Alemanha em Hockenheim achei um completo absurdo se fosse comigo eu chamaria esse certo piloto q se diz o Principe das Astúrias e daria um belo murro na cara dele e depois dizer umas verdades. Se esse tal Don Alonso me perguntar o q aconteceu a minha resposta seria ainda precisa perguntar seu cretino tirou uma vitória certa minha e tu fez o mesmo no circuito sul coreano de Yeongam me prejudicaste de novo e se tu levares o titulo desse ano tu não mereces pq fez trambicagens seu espanhol Filho da Mãe.

    • Por isso que tu nunca deixará de ser um zé ninguém que não sabe sequer ser profissional… Massa trabalha para patrões que determinaram que ele fizesse o que queriam, se ele não quisesse obedecer, que não obedecesse, a decisão foi dele,Alonso não tem culpa nenhuma. A culpa dele é de ser mto melhor que o Massa… E nunca vi o Alonso se dizer principe das asturias não, so vi um certo “narrador” esportivo que insiste em dizer isso em qualquer ocasião…

    • Então o título dele será: O de melhor reforço financeiro para a Ferrari. Ainda bem que não é o de melhor piloto! A final quem entende de corrida sabe os melhores sabem ultrassa na pista.

  • esse cara fala pela metade,porque a ordem foi dada para massa e para o alonso tambem,para eles porem o motor na patencia oito,para economizar pneus e motar e se repararam o alonso terminou a corrida com os pneus em bom estado enquanto os outros nao conseguiam acompanhar ou tiveram que fazer uma segunda parada

  • O tempo de parada de Massa não importa, uma vez que a parada do Choronso se deu no momento do safety car…ou seja, a Ferrari deve ter pedido ao Massa segurar o pessoal ANTES da parada do Choronso…entao o erro nao fez diferença..tbm foi uma tatica que qualquer equipe faria, uma vez que o Choronso tem chances reais (agora mais do que nunca) de titulo, ao contrario do segundo piloto, o Massa;

  • e queria dizer também uma coisa pra quem disse que Alonso é um piloto completo: se ele fosse completo não precisaria empurrar o companheiro de equipe na entarda dos boxes em xangai e roubar a vitória do Massa na alemanha, não estou defendendo ou acusando ninguém só queria deixar claro que esporte só do lado da red bull pq da ferrari e da maclaren estou vendo dois atores.

  • a ferrari pode até ter dado a ordem pra segurar os outros, e dai? ele tá no papel dele, fazer a escolta pro cara de cavalo, os outros que passassem, uai, se ele segurou os outros é porque teve mais braço isso é obvio, ele trabalha para a ferrari, a ferrai é que paga o dindim dele todo mes, náo sao voces da revista, né.
    e mesmo que o zaca quizesse passar, nao iria conseguir, intaum fechem a matraca e deixem de falar mi erdae tem outra a chance do massa em ser pelo menos vice, já acabou faz tempo nada mais justo em correr para a equipe e qdo ele tomou aquela parafusada na cabeça ele teve todo apoio da ferrari é hora de retribuir e pensar em 2011, prq 2010,já era, pelo que o cara de cavalo fez nessas ultimas 5 corridas merece ser campeao o baby shumy nao tem nervos pra aguentar a pressao, na primeira curva ja ta fazendo mierda , só resta o canguru tem a cabeça mais no lugar, os da mac larem vao pro tudo ou nada, dai vcs imagimam o baby , canguru e hamilton la na frente, torço pra que de uma grande m i e r d a ça esaiam os 3 de uma vez , e dai o cara de cavalo é campeao de uma vez, VIVA A FERRARI!!!RSRSRSR tenho dito, zé_ruela

  • olha vou dizer uma coisa: já tem 10 anos que a história é a mesma só mudou os perssonagens. Tanto sei que Felipe ná pré temporada do ano que vem vai dizer que vai brigar por títulos, vítórias, etc. mas depois de umas três ou quatro corridas o ânimo acaba.

  • O Massa é segundo piloto por opção dele próprio…Em que pese o Santander, o Bernie Ecclestone e a ameaça de choro do Alonso se ele não ganhar, o Felipe tratou de resolver a questão, virou segundo e pronto…

    Aí vai ser sempre assim, a Ferrari dá a ordem, o Massa deixa passar ou faz como supostamente fez na Coréia, sai com cara emburrada, leva tapinha nas costas de uns, abraço do Bernie, um ou outro afaga o ego dele e ta tudo bem de novo…e a história se repete 300 vezes…

    • É por isso que se fala tanto em redução no orçamento da F1. O Orçamento alto demais inviabiliza os verdadeiros pilotos talentosos. É uma praga para o esporte. A F1 já corre rísco pra outras categorias. Os patrocinadores de cigarros e bebidas no passado ao menos equlibravam as forças . Agora a balança está mais desequilibrada.

  • Com ou sem ordem de equipe “el fodon” tá merecendo o titulo já, e o Galvão e todos os brasileiros que criticaram a Ferrari, terão que se curvar ao maior piloto da atualidade na F1 (Fernando Alonso)

    • Babão bueno chama o cara de príncipe das Asturias, é mais um babão do El Fodon, aquele que depende de uma ajudinha provincial para ganhar canecos pra Ferrari.

  • Se foi ordem de equipe eu não sei, se alguém tiver a oportunidde de assistir a corrida denovo:
    a corrida estava sob bandeira amarela e Massa estava colado em Hamilton. Nesse instante entrou Alonso que com erro na troca de pneus acabou perdendo a posição para Hamilton que entrou pouco depois. E o brasileiro que antes da bandeira amarela estava colado no inglês? Sumiu!!!! Entrou depois nos boxes e já voltou atrás dos dois.

  • O pessoal é chato mesmo, né? TUDO que a Ferrari fizer agora é ordem de equipe? DÁ UM TEMPO!

    A verdade é que não nos empurram ídolos vira-latas, como disseram, e sim, ídolos incompetentes para serem mais rápidos que seus companheiros de equipe. Só isso! O Alonso é (MUITO) mais rápido e (MUITO) melhor que o Massa, nada mais justo, então, que a Ferrari (que paga o salário dos dois) aposte no melhor para ser campeã e ter retorno dos seus investimentos.

    Brasileiro é um bando de chorão. Gostaria muito que Alonso fosse campeão, de preferência com uma margem menor do que 7 pontos. O que provaria que, ao contrário do que dizem, jogo de equipe existe sim, tem que ser feito sim e, mais, tem que ser feito no momento em que a equipe achar que deve, seja na primeira, na quinta, na sétima ou na última corrida. Aquela vitória pode (e deve) dar o título ao Alonso… e tomara que seja assim.

    Ou é melhor perder um campeonato porque um piloto mais lento tem que ganhar por cavalheirismo??? BALELA!!

  • É a típica notícia superficial e desnecessária – não do Grande Premio que tem a missão de relatar – mas da Autosport. Demoniza a Ferrari e faz parecer que Massa está guiando bem e merecendo vencer…

    • Faz parecer a verdade, que Alonso fraqueja como os outros apesar da grande experiência. E está seguindo os passos do Heptacampeão. Veja o Heptacampeão guiando um carro que precisa de braço e pé pesado e sem ajudinha de Nico Rosberg! Ele tá comendo poeira. O Alonso sem ajudinha seria ainda pior!

  • Veja bem, o campeonato é de Fabricante e Piloto. Em tôdas as equipes um piloto ajuda o outro para o título de Fabricante se for campeão como piloto otimo.
    Os brasileiros que passaram ou que estão na F1 encontraram nos companheiros de equipes pilotos mais celebrais que eles.
    Veja os pilotos Ferrari nos ultimos 10 anos.

    • Existe o campeonato dos que pontuaram mais em corridas e existe outro campeonato que só existe nos blogs e twiters dos melhores pilotos do ano, aqueles que sabem fazer ultrapassagem, que não tem circuito difícil e nem carro ruim.

  • tem nada a ver!!! alonso tinha vantagem mais que suficiente msm com erro na troca de pneus para voltar a frente de massa, agr um monte de brasileiro com dor de cotovelo vao inventar historia de ordem de equipe que n houve, e msm se houvesse massa n tem mais chances de titulo tem que ajudar alonso a conquistar o titulo

  • não muda nada o adendo. Só de ter a intenção de alterar o resultado de fora da pista é uma atitude ruin salvas a red bull que se perder o título vai dizer fizemos o que achamos certo e esporte pra nós é dentro da pista.

  • E o cara aceita, e deixa o Espanhol escrever o nome na história, enquanto vai ficando marcado como o segundo piloto.
    Depois vocês reclamam que brasileiro tem complexo de vira-latas. Olhem os idolos que nos empurram, são, quase todos, vira-latas, mesmo.

    • Não é bem assim Rodrigo. É que Massa é simplesmente mais lento que Alonso, pelo menos nesse ano. Seria a mesma coisa se ele fosse americano, francês, inglês, etc.

      Veja, Trulli, italiano, já comeu o diabo com Alonso. Kova, filandês, também. Raikkonen, filandês, já trabalhou para Massa, veja só!

      Berger, austríaco, lavava as botinas de Senna, brasileiro. E tantos outros exemplos.

      Com essa diferença de desempenho nenhum piloto, de qualquer nacionalidade, pode, hoje em dia, peitar as ordens de equipe.

      Você pode citar Hamilton e Weber, mas nesse caso os dois tinham e têm café no bule para medir forças de igual para igual com seus companheiros de equipe, o que não é o caso de Massa.

      E mais, só recentemente a Ferrari se definiu de forma clara pelo Alonso, por motivos lógicos.

      O problema não é a nacionalidade e sim o tamanho do pé!