Brasileirinhas, 5

INTERLAGOS | A bagagem de quem tem três títulos no currículo e experiências de derrotas credenciam Jackie Stewart a apontar Mark Webber como o melhor piloto para ficar com a taça em 2010. O escocês falou hoje à tarde em Interlagos dos três principais candidatos ao título e admitiu nas entrelinhas que não gostaria de ver Sebastian Vettel coroado campeão.

Stewart vê que, na prática, é Fernando Alonso quem “tem as melhores condições de vencer”. “Ele já ganhou duas vezes e sabe qual é seu trabalho. E a Ferrari é muito forte sob estas circunstâncias”, declarou, para então demonstrar sua preferência pelo australiano da Red Bull. “Mas acho que Webber seria o melhor campeão para este ano. Ele tem sabedoria e maturidade.”

A opção de Stewart pela experiência de Webber se contrapõe à jovialidade de Vettel. A temporada de altos e baixos do alemão não lhe dá méritos para ser consagrado vencedor, segundo o veterano. “Eu sei o que é ter 23 anos, que é a idade de Sebastian Vettel, e sei o que é ter 34, que é a idade de Webber. E eu era um homem diferente com 34 anos”, afirmou.

Sir Jackie não tem dúvidas de que Sebastian será campeão num futuro próximo. “Só acho que neste ano, Mark representaria melhor o título porque ele se apresenta bem”, disse. “Ele lembra Alan Jones e Jackie Brabham de anos atrás. Para o bem do esporte, ele deveria ganhar.” 

Stewart, então, resgatou seu histórico para explicar sua opção. “Eu perdi um título ganho na primeira vez que disputei. Perdi a corrida final, tive um problema mecânico, e Graham Hill ganhou”, referiu-se à temporada de 1968. “E se eu tivesse ganhado aquele título, eu não teria sido um bom campeão. Graham foi muito melhor, e eu entendi isso. Tanto que fui campeão no ano seguinte. E acho que fui um bom campeão”, completou.

Comentários

  • caro Vitonez, este meu comentário é de espectador/torcedor, portanto completamente parcial.

    Webber pode ser sábio pela experiência que os anos de pista lhe prouveram, mas não creio que seja merecedor do título por causa de seu relativamente parco talento para vencedor – a despeito de suas razoavelmente numerosas vitórias nas duas últimas temporadas.
    Creio que Sir Jackie está sendo diplomático, como usual, em sua declaração de que Webber levando o título seria o “melhor'” resultado para o esporte este ano. Ele apenas demonstra que ficaria muito contente com o prosseguimento de uma tradição australiana de campeões na F1.
    Quero lembrar que esta semana também publicou-se uma declaração de outro Sir, Jack Brabham, também tricampeão, que fulminou afirmando que Webber não poderia ter cometido o erro que o fez abandonar o GP da Coréia, quando poderia ao menos ter se colocado entre os 4 primeiros, o que já seria de valor fundamental para suas pretensões ao título. Veremos sesse abandono vai pesar.
    Temos de convir, aquela espalhada sobre a zebra recém-pintada, em pista encharcada, foi uma bela de uma cagada. Pareceu que ele decidiu encarar a difícil tarefa de acompanhar Vettel, Alonso e Hamilton naquela situação, e demonstrou não ter condições de realizar tal feito. Mais sábio teria sido adotar uma atitude mais conservadora (como fez Alonso, que planejou acima de tudo terminar a prova e deu um rabo danado, of course).
    Ainda, quero lembrar também do acidente que ele sofreu em Interlagos,ainda na Jaguar. Foi na tangência do Café, com Alonso “collecting” uma barreira de pneus atirada à pista pelo carro verde; a pista estava um pouco molhada, e disseram à época que o australiano rodou ao passar sobre a faixa branca que margeia a pista – vai saber, parece um pouco estranho pois a força centrífuga é para o lado oposto de onde está a pintura no asfalto – Nico Rosberg também se espatifou ali mais recentemente, mas talvez estivesse com pneus slick em superfície úmida, nãp sei ao certo.
    De todo modo, como torcedor desaprovo o australiano, por uma carreira construída à base de excessivas declarações em press releases, pela mãozona- mãezona no management de Briatore, e, principalmente, pela gritante falta de carisma em sua pilotagem – carisma uso aqui como sinônimo de brilhantismo, algo que os 3 citados por mim acima têm de sobra.
    Dito tudo isso, como torcedor anseio por uma bela vitória do Amilton em Interlagos – se der Vettel não ficarei aborrecido, e alegre mesmo estarei se nalgum ponto da corrida Alonso e Webber se enroscarem para fora da pista rumo a abandonos. Isto sim seria perfeito e me abriria um grande sorriso, como quando o vi chapoletando-se no muro em Yeongman (é assim q se escreve?).

    grande abraço e um ótimo trabalho pra você.