Brasileirinhas, 9

INTERLAGOS | Red Bull dominante, McLaren decente e Ferrari estranha. É este o cenário inicial dos treinos aqui em Interlagos nesta sexta  quente. No lado mais verossímil, Sebastian Vettel terminou na frente, pondo tempo, e bastante, em Mark Webber. No outro, os italianos tiveram uma performance instigantemente ruim, ocupando apenas 13º e 14º lugares — com Fernando Alonso parado na pista.
[GP do Brasil ‘in loco’]
Vettel não precisou de muito esforço para chegar a 1min12s328 e livrar quase meio segundo para o companheiro. Terceiro no campeonato, é uma forma, também, de pressionar o vice-líder, com quem entrou em rota de colisão. As farpas foram trocadas ontem.

O miolo do circuito de Interlagos ajuda demais os carros taurinos. Basta ver os tempos obtidos no setor 2 pelos dois. Vettel fez o trecho que vai do Mergulho até a subida da Junção em 36s5. Webber marcou 36s8. Só Lewis Hamilton, terceiro melhor da sessão, andou abaixo dos 37s. A Ferrari, por exemplo, foi mais de 1s mais lenta que a Red Bull.

Aliás, Hamilton foi pouquíssima coisa mais lenta que Webber, 0s025. Sinal de que a McLaren pode sonhar com um desempenho semelhante ao que teve na Coreia do Sul, andando no passo dos líderes. Jenson Button foi o quarto colocado.

O melhor brasileiro foi Rubens Barrichello, sexto, atrás da Mercedes de Nico Rosberg. É aqui que a Williams vai tentar superar a Force India para ganhar o sexto lugar no campeonato de Construtores. Os indianos também não foram mal, pelo menos Adrian Sutil: nona posição.

Agora, intrigante é o desempenho da Ferrari. Sem muitos motivos para esconder o jogo, Alonso e Felipe Massa ficaram com uma suposta parca sétima fila, ambos andando na casa de 1min14s2, quase 2s mais lentos que Vettel. No fim do treino é que Alonso, após abrir volta rápida, estacionou seu bólido rosso perto da saída dos boxes.

Até que o treino teve alguma movimentação. Vitaly Petrov, por exemplo, já completou sua cota de acidentes durante os finais de semana de corrida, estampando com violência a Renault na área de escape do Laranjinha. Kamui Kobayashi lá errou, mas com mais habilidade conseguiu controlar sua Sauber sem que a deixasse em frangalhos.

No lado do desespero da tabela de tempos, Bruno Senna ficou com a última colocação, levando 0s5 do companheiro do fim de semana, Christian Klien. Seu tempo, 1min17s360, é 0s083 mais lento que a pole que seu tio Ayrton registrou no primeiro GP do remodelado circuito de Interlagos, há 20 anos.

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