F1 em queda

 SÃO PAULO | Em quatro anos, a audiência da F1 na RGT caiu quatro pontos no Ibope, diz o Flávio Ricco em sua coluna no UOL. Aliás, não fosse 2008, em que Massa disputou o título, provavelmente a queda no interesse do público seria gradativa.

Em 2006, a TV registrou 16,1 pontos. No ano seguinte, foi a 16. Aí veio a disputa Massa × Hamilton, que deu 35 pontos na final em Interlagos e ajudou a elevar a média para 17,1. 2009, mesmo com Barrichello na disputa, viu os números despencarem para 14,8. E em 2010 ficou em 12,1.

Ou seja, a RGT perdeu um a cada quatro telespectadores neste intervalo de tempo.

Comentários

  • os circuitos do oriente médio são um saco e aliado a chatice das voltas está o horário em que as provas são disputados, há 13 anos tínhamos no máximo 2 corridas na madrugada, japão e austrália…hoje são umas trocentas….eu louco acordo para assistir e outros??? eu duvido!

  • quem gosta de corrida de verdade ter brasileiros é um detalhe para aqueles idiotas que pagam uma fortuna de ingresso e sai do autodromo fautando 10 voltas para acabar a corrida só porque o brasileiro abandonou a corrida é melhor ir ver aquele joguinho de futebol porque com o enfraquecimento das categorias de base daqui a alguns anos não teremos pilotos brasileiros na f1

  • Acho normal que quando os Brasileiros tenham mais chances a audiência seja maior. Desde 2006 foi o primeiro ano que nenhum brasileiro ganhou corrida né?

  • Quando acabar essa safra de brasileiros, já que não parece ter outra, vamos ver F1 no Sportv2, quando não houver um mundialito de futebol de areia ou copa panamericana de ginástica.

  • e vai continuar caindo! quem aguenta o galvão bueno transmitindo uma corrida que só ele está vendo?
    e o que falar dos compactos sem pé nem cabeça do esporte espetacular e do fantástico?
    isso tudo sem esquecer das marmeladas. querem o quê?

  • Ano que vem, com a aposentadoria do Rubinho e a dispensa do Felipe na Ferrari, vamos torcer pro Di Grassi e pro Rafael Suzuky em 2012. Ai o Ibope bate uns 5 pontos.

  • Victor:

    A Rede Globo perdeu 1/4 de sua audiência EM TODA a sua grade nos últimos anos: Novela, jornal, programas de humor, de auditório, futebol, TUDO.

    Não é culpa da F1.

  • Traçando um paralelo, parece muito a situação do final da década de 70, qndo o Emerson “apanhava” com a Copersucar e os índices baixavam…Tanto que a Globo passou os direitos para a Bandeirantes em 80. Só foi surgir o Piquet como postulante ao título – pimba! Em 81, a Globo trouxe de volta!
    E em minha opinião, a transmissão da Globo ainda continua uma das melhores, mesmo comparando com algumas européias (fica atrás de Inglaterra e Alemanha), mas caiu muito….Só que ao coisa está caminhando para o seguinte : uma transmissão para TV aberta, na linha atual e uma outra para TV fechada, com uma abordagem mais ao gosto do “amante do automobilismo”.

    • Sérgio, concordo com você, só acho uma pena que a “abordagem mais a gosto do amante do automobilismo” seja feita apenas pela TV fechada, sei que é um esporte elitista, mas é uma carimbada na testa da maioria dos telespectadores brasileiros com os dizeres “alienado”, é como se os mesmo não tivessem discernimento para entender de automobilismo e só acompanhar o esporte para ver a bandeira verde-amarela no alto do pódio com a histeria do narrador oficial. Infelizmente a maioria das pessoas amam as conquistas, mas não amam o esporte.

  • AhAUhAUAHuAHA…
    Vou te dizer Victor…

    RGT foi demais…

    Eu ri muito quando li…
    Bem feito, colhe-se aquilo que se planta…
    Curioso, durante a corrida de Abu Dahbi, recebi um telefonema de uma amiga desesperada dizendo: o Galvão falou Red Bull… O Galvão falou Red Bull.. Ele não falou RBR… Será que vai ser multado? (Eu costumo ouvir o áudio da transmissão por rádios e ver a imagem pela RGT… Por isso não sei das asneiras que ele e sua equipe falam…)

    Eu ri muito… E disse, duvido! Não esquece que a Red Bull patrocina carros na Stock e etc… Pode ter tido algum acordo ou etc em virtudes do GP do Brasil… Intermediado pela Sky que patrocina também os carros da Red Bull na Stock…
    Mas enfim, não interessa… A Virgin continuou sendo VRT… (E de onde eles tiraram o T??? Team? mas não tem team no nome da equipe…) Putz… Chega a ser ridículo…
    Resumindo…
    Parabéns pelo protesto velado… E sobretudo, muito inteligente!!!
    E pela sacada de mestre!!! =)

    De agora em diante, era será a GRT… =)

  • Andei lendo um pouco dos comentários tb, alguns bem oportunos. Em relação ao meu caso – sou contribuinte para a queda de audiência neste ano. Até ano passado via todos treinos e corridas. Este ano, eu e meu irmão paramos de ver a F-1 depois do GP da Alemanha e a falta de cumprimento a regra pela propria FIA. Antes do GP já assistir pela Globo, ouvindo a BandNews e o site da F-1 para ver os tempos dos pilotos e as diferenças e enfim entender as estratégias e a corrida. Na Globo não há informações relevantes ao andamento da corrida, como descrevi – a transmissão é emocional e ufanista, não técnica. Neste ano voltei a acompanhar a F-1 depois que a trinca Massa/Alonso/Ferrari se ferrou – dai entrei em todos os sites e de domingo até hoje novamente me interessei. Ano que vem não devo assistir novamente, principalmente se a Ferrari tiver chances (olha em 2008 eu torci muito para o Massa na Ferrari, mas hoje tenho nojo dos dois e do Alonso), se a briga for boa e honesta, talvez volte a ser fã da F-1, como era desde 1981. Levando o meu caso como um caso que deve ter se repetido por outros ex-fás – é mais um motivo para a audiência vir caindo. Uma coisa é certa: falta moralidade ao esporte.

  • Cara se a menor audiência aumentar o nível do publico que assiste por mim beleza!!!
    Agora falando sério, do jeito que a Globo é daqui a pouco vai mostrar só vt ou vai transformar em produto de canal pago, como ocorre com a Moto GP.

  • Não tinha visto ainda, mas gostei muito do “RGT”! hehehe!
    E com os acontecimentos bizarros desse ano na Alemanha acredito que cairá ainda mais.

  • Acho que isso é perfeitamente normal, visto que uma boa parte das corridas, quase a metade é transmitida de madrugada o que realmente faz se perder a atenção dos menos apaixonados pela F1.

  • A transmissão é mesmo idêntica às gringas? Digo isso por que revi o eletrizante GP da Austrália deste ano, na cobertura da BBC de Londres (mole de baixar), e foi mil vezes melhor. Tive a impressão de rolar muito mais camera on-board, replays, fora claro o nível de informação muito mais elevado e horas de cobertura ao vivo pré-GP, etc.

  • O Brasileiro é modista, por isso acontece estes altos e baixos da audiência da F1.

    Quer melhorar a audiência, aposenta logo esse Barrichelo que a 19 anos vem enganando na Categoria.

    Aposenta esse novo Barrichello ou seja “Felipe Massa” que depois que tirou o pé para o Alonso nunca mais será o mesmo.

    Basta a globo começar a divulgar outros pilotos como Hamilton, Vettel, Kubica, Rosberg que ela vai melhor seu IPOBE, pois ficar puxando só para esses pilotos Brasileiros não vai dar em Nada.

    A esperança e que o Bruno Senna acerte com uma boa equipe e comesse a ir no pódio e quem sabe ganhar corridas.

    Ou o Nelsinho Piquet ter outra chance na categoria, pois para quem viu suas corridas na F3 e GP2 sabe que ele é muito bom e merecia estar na F1, não naquelas barcas furadas da Nascar.

  • é so comparar o Ibope da Semi-final da copa do mundo de 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e vai perceber um movimento parecido com o fator horario, e brasileiro na briga

  • Por que eu não assisto a todas as provas, o que deve ser motivo para várias outras pessoas:
    – Horários horríveis no meio da madrugada.
    – Pistas que nada prometem em emoção (nem é de ultrapassagem, mas de ocorrer uma disputa).
    – Pilotos (independente da nacionalidade) de carisma próximo a zero e personalidade idem, que não incentivam torcer por eles, as vezes nem prestar atenção neles.
    – Legendas atuais da geração que falam a posição e outras informações. Para ler precisa ter um televisor de 5000 polegadas pelo tamanho minusculo da fonte. O que faz se perder nas transmissões, ainda mais nos treinos.
    – Dirigentes com maior destaque que os pilotos e parte técnica, deixando o esporte em segundo plano.
    O Galvão as vezes incomoda, mas não é fator relevante nesse caso e como as imagens não são geradas pela Globo, a emissora assim não é tão responsável para que não assista uma prova, talvez até ajude a não cair ainda mais a audiência, o qual acho que está elevado.

  • Corridas monotónas é que diminuem a audiência. Eu mesmo, como um fiel espectador de automobilismo, não me motivei a assistir diversas provas. Essas pistas modorrentas não ajudam. Vejamos: há dez anos atrás, a F1 corria na velha Hockenhein, Indianápolis, Magny-Cours, A1 Ring… Hoje vemos Abu Dhabi, Turquia, Cingapura… É muita decadência. E nem dá pra falar de piloto brasileiro, pois há dez anos, era a era de ouro do Schumacher.

  • Serio, como assim falta de respeito com o telespectador e trabalho faco? A Globo transmitiu todas as corridas e treinos ao vivo, com narração do principal narrador da emissora – quer vcs gostem ou não, as audiencias do Galvão são superiores às do Cleber e do Luis Roberto. Vou além, nenhuma emissora faria um trabalho melhor. A queda se deve sim às fracas temporadas dos pilotos brasileiros, e aos horários cada vez piores pra cá. No que a Globo tem culpa nisso?? E no caso da Stock, é culpa da categoria que não da o minimo de respeito

    • Não é o que ela faz, é como ela faz.
      Globo trata o telespectador como se ele tivesse cérebro de camarão e impõe tudo tem que girar em torno dos brasileiros. Eles criam essa associação, aí quando não tem brasileiro bem, a audiência cai mesmo.

      e nem vou comentar o “narrador principal”.

  • Pode parecer estranho, mas torço para que esta mesma queda de audiencia esteja ocorrendo em todo mundo. Pois ‘só assim para a FIA e o tio Bernie começarem a se mexer de verdade, e não ficar que “pequenos” acordos com paises emergentes e construção de pistas onde parece mais um parque de diversoes e a pista é deixada pra 3o ou 4o plano. Levando a corridas sonolentas como temos visto com frequencia.

    • Pedro, é apenas a colheita do que ela plantou.
      Não é assim, com falta de consideração que ela ela trata os telespectadores, o esporte de maneira geral, e alguns patrocinadores, pois bem, gerou desinteresse. E não há nada que a banda larga, ou o rádio não resolva.
      Contumaz a F1 não é mais algo, digamos, “imperdível” que o faça você perder um super domingão de sol e céu azul.

  • É só comprarar pra saber o porque.
    No treino livre, os caras da Sportv estão sempre ligados no que acontece, quando o ultimo colocado completa a volta lá vem eles com o tempo. Aí você assiste a classificação na Globo, o bicho pegando, Hamilton e Vettel disputando a pole nos milésimos de segundo e o Galvão falando do Sol, da Lua, da beleza do não sei o que, do hotel que é isso, da luzes que são aquilo… de tudo, menos do que interessa que é o que está acontecendo na pista. Galvão, tá na hora, meu velho. Aposenta.

  • Trabalho fraco em cima do produto, mania de criar expectativa sobre pilotos brasileiros, mania de comparações, jornalismo fraco.
    Quem gosta e conhece procura outras mídias, quem olha vez que outra não se interessa.

  • E perdem audiência mesmo com todo o esforço em fazer uma cobertura cada vez menos pautada no esporte e no jornalismo, vendendo apenas um produto de entretenimento onde o que importa é a torcida para os brasileiros em detrimento do bom senso e do espetáculo esportivo em si.

    Será que é realmente o caminho certo? Sinceramente, gostei de saber que mesmo com essa atitude da emissora a audiência vem caindo.

    Será que uma cobertura mais decente não atrairia mais gente? Pode ser que não, mas pelo menos seria decente, já que não vejo a F1 saindo da Globo mesmo que a audiência caia ainda mais.

  • Normal, é um esporte que para a maioria só há interesse se houver brasileiro em disputa. Como nossos pilotos acabam se prostituindo em suas equipes e aceitam ordens, o interesse por esse esporte continua caindo. Eu, como muito e inclusive vocês assistem o esporte por gostar de automobilismo.

    Não perco um TL, uma luta pela pole e uma corrida. Acesso seu blog, o Grande Prêmio, Tazio, leio Fabio Seixas e Flavio Gomes tb. E a maioria das pessoas que sigo no twitter estão ligadas a F1 e velocidade.

    Mas, infelizmente a falta de brasileiro faz com que grande parte das pessoas não queiram acordar cedo, ou perder madrugadas para acompanhar a F1. É a nosso realidade, infelizmente.

    Parabéns pelo trabalho, pelo blog, pelos furos e pelo Grande Prêmio.

    Abraços

  • Falta de respeito com o telespectador e qualidade nas transmissões dá nisso, já deveria estar neste índice antes. Se a F1 tá assim, imaginem a Stock.