MENU

17 de novembro de 2010 - 11:47F1

Massa por Hülkenberg

SÃO PAULO | Estampa o italiano ‘La Stampa’ de hoje uma matéria para atiçar meio mundo: depois de Vettel e Kubica, é a vez de Hülkenberg ser o piloto da vez para tirar Massa da Ferrari. Diz um trecho do parágrafo inicial:

La voce ha cominciato a circolare ad Abu Dhabi, dopo l’ennesima gara mediocre del pilota brasiliano, finito al 10º posto alle spalle di Alguersuari.

A matéria só cita ‘la voce’, a voz, que saiu com a informação no paddock do catastrófico circuito árabe e até menciona que o rumor pode ter sido alimentado por Willi Weber, empresário de Hülkenberg, que precisa por o alemão em alguma equipe decente, ainda mais depois do brilhareco da pole em Interlagos. Pelos lados da Ferrari, a resposta é que o futuro de Massa ‘non è in discussione’.

Ontem os boatos apontavam para um acordo de Hülkenberg com a Force India. Na semana passada, Nico estava atrelado à Renault. O mais factível seria vê-lo na Hispania, já que a equipe terá o câmbio da Williams, mas é capaz que a Hispania mal tenha carro para o ano que vem. É plantando que se colhe na F1. E é normal que sobre para Massa, que fez não somente uma ‘gara’, mas uma ‘stagione’ medíocre em 2010 — tomar 112 pontos de um companheiro, ainda que seja Alonso, significa.

E num ar mais de reflexão, faria bem a Ferrari ao trocar Massa por Hülkenberg?

59 comentários

  1. Renato disse:

    Acredito que seria melhor para Ferrari que para o Massa, já que não há equipes grandes que precisem de pilotos. E o Massa é um piloto mediano, com um bom carro pode fazer algo, com um carro médio como o da Ferrari foi esse ano e nos anos iniciais de schumacher somente ele e o alonso para fazer algo de bom. O Massa não tem para onde ir, mas concerteza ele garoto ex-willians tem mais para evoluir que o Massa.
    Esse na minha opinião, vai se apagar de vez em 2011. infelizmente não conseguiu o titulo de 2008, o que seria uma garantia de emprego por muitos anos. Hoje se sair da Ferrari somente as pequenas vão o querer e quanto mais ficar com o Alonso pior ficara, pois esse lhe rouba todo o brilho.

  2. Henrique Santiago disse:

    - Não entendo, Massa levando meio segundo na classificação, sinceramente não esperava por isso. Ele estava mais lento que o Rubinho nas ultimas provas.
    - Zacarias decepcionou, e foi destruido pelo Alonso, não acredito que o espanhol permita que ele se recupere.

  3. EduardoRS disse:

    Acho uma tremenda besteira essa notícia. Entre Massa e Hulk, ainda fico com Massa. Mas que ele fez uma stagione ridícula, isso ele fez. Talvez a pior da sua carreira na F1, certamente a pior na Ferrari. Acho que os italianos não vão dispensar ele por causa do seu histórico na equipe, e por ter provado que sabe andar na ponta em temporadas passadas.

    Esse ano ele despencou de vez depois da corrida da Alemanha. Parece que, imediatamente depois de receber aquela ordem dos boxes, ele perdeu uns 2-3 décimos por volta, e não se curou. Há de se notar também que ele parece estar medroso na pista, não ataca, não tem ousadia nem ambição. Parece anestesiado. Não sei se é reflexo do acidente na Hungria ou o quê, mas o Massa desse ano não é nem de perto o Massa dos anos anteriores.

    Esse ano teve a desculpa dos pneus. Ano que vem, não tem mais. Aí sim: ou ele começa a andar, ou então vai procurando uma equipe pra 2012.

  4. Léo disse:

    A carreira do Massa acabou quando aquela mola acertou seu crânio. Hoje ele é lento, não tem ritmo de corrida (nunca teve bem verdade), e suas hot laps não existem mais. Massa esse ano foi engolido por Alonso, que ao meu ver não é melhor piloto que Kimi,. Talvez pra Ferrari não seja bom negócio ainda porque o Hulk se mostrou ainda pior que o Massa, tomou uma surra do hoje limitado Barrichelo, não acho que o alemão faria melhor que o brasileiro. Agora cabe a Massa encerrar sua carreira com um pouco de dignidade, se é que ainda tem isso, rico ele já está, poderia muito bem parar esse ano e ir tocar seus projetos, automobilismo pra ele infelizmente acabou.

  5. Felipe disse:

    Por Hulk não, mas pelo Kubica com certeza. Kubica está merecendo um lugar numa das 3 equipes de ponta RedBull, McLaren ou Ferrari. Massa só anda quando o carro está perfeito, quando tem o melhor carro, fora isso não consegue tirar o leite de pedra, caso de pilotos como alonso, vettel, hamilton e kubica.

  6. F1 Master disse:

    Fala do Rubinho já é uma coisa batida demais para os Brasileiros, mas há pessoas que se esquessem que em várias corridas ele deu calor no todo poderoso Schumy, andava quese no mesmo tempo em várias oportunidades, batalhava com o Mika, Couthard e o próprio Alonso, enquanto o Massa so tomou tempo do Alonso, toda Red Bull, Renault e por aí vai, em 2010. Se sair, já vai tarde.

  7. Ricardo Domingues disse:

    Se eu fosse o Massa sairia correndo da Ferrari. Se ele ficar vai virar capacho do Alonso e sua carreira já era. Se o Massa ficar no mercado acredito que tenha chance de correr na Renault que vai virar Lotus, se tiver apoio da Petrobras ele tenha chance de correr por lá. O Massa pilotou muito até o acidente, não acredito que ele desaprendeu, acredito que a Ferrari não deu condições para ele andar próximo ao Alonso. O Alonso por sua vez, deve ter feito um contrato bem claro, que ele só iria para a Ferrari se tivesse as mesmas condições que o Schummy tinha, o espanhol não iria passar pelo mesmo vexame que teve com o Novato Hamilton em 2007. Tem vários comentaristas que dizem que o Alonso é o melhor piloto da Fórmula 1, mas se ele fosse melhor não teria medo de dividir as mesmas condições com seus companheiros, até do Piquet Jr ele teve medo, o Piquezão deixou bem claro que seu filho tinha equipamento inferior ao do Alonso. Mas pega o Vettel e o Hamilton, equipamentos iguais aos seus companheiros, deram um show em cima deles. Para saber o melhor ainda teremos que esperar alguns anos para descobrir, mas o alemão e o inglês já estão 1000 anos luz a frente do espanhol, pelo menos os dois não tem medo de nínguem, já o mau educado da asturias………………

  8. Cyro De Cicco disse:

    Não acredito, ainda mais o Hulk sendo um novato. Não haverá mudança no time da Ferrari para o ano que vem! E tem mais, eu acredito no Massa voltando a andar como em 2008!!! Mas, sinceramente, ele vai precisar mais do que constância e velocidade, ele vai precisar ser arrojado, disputar ultrapassagens, tudo na medida certa!!!

  9. Reinaldo Marques Jr. disse:

    Seria uma ótima para o Felipe Massa! Só teria vantagens se a Ferrari trocar ele pelo Hulkenberg.
    1º – O Massa não seria capacho do Alonso;
    2º – A situação do Webber na Red Bull está nebulosa e seria uma oportunidade do Massa iniciar uma conversa com a equipe, que, certamente, não iria dispensar um piloto com a experiência do brasileiro e ainda mais vindo de uma equipe como a Ferrari. O Massa seria muito útil em termos de informações técnicas.
    3º – Até a Renault seria uma opção, pois, o Petrov está na marca do penalti e a equipe já demonstrou o interesse em contratar outro piloto. E o Massa seria uma opção muito boa.

    Se essa história procede, o Massa deveria aproveitar e cair fora da Ferrari, isto se ele ainda quer alguma coisa na categoria, senão….vai ser conzinhado na escuderia do cavalinho.

  10. Silvestre Zanon disse:

    Seria melhor para o Felipe até. Mas, ir pra onde? As equipes melhores estão certas com seus pilotos…

  11. Torcedor Atento disse:

    Sinceramente, nao entendo pq os Brasileiros tem tanta raiva do Bi-Campeao Alonso. O cara so perdeu o campeonato por conta de mais um erro da Ferrari, e nem por isso o cara esta chorando. O Massa nao fez nada esse ano e nem fara no proximo, eu ja disse antes que ele agora vai dar uma de Barichello e so vai ganhar grana, ta na cara que ele so quer status e grana mais nada. FALTA GARRA, MOTIVACAO, AUTO CONFIANCA, etc…… tudo o que sobra no Alonso.
    Ciao MASSA, vai com Deus, e com o Galvao tbm…..por favor !!!

  12. Bolífris disse:

    Acredito que uma boa para a Ferrari seria trocar o Massa pelo promissor Alesi.

  13. Massa ridiculo disse:

    não mudaria nada, continuaria com o Alonso mandando em tudo, mas pelo menos o Nico não seria um banana que o felipe foi esse ano, ainda mais que tem como empresário o Mr. Weber o mesmo que nos apresentou o segundo melhor piloto de todos os tempo, Michael Schumacher. Felipe teve um brilhareco em 2008 e só, é um piloto medíocre e insignificante

  14. Fabricio disse:

    Não seria bom a Ferrari trocar Massa por Hulkenberg, pois alguém tem de ser escudeiro, e é mais o perfil do Massa.

  15. Agora é difícil o Felipe Massa sair da Ferrari mais no ano que vem com outra surra do maquiavélico Fernando Alonso com certeza ele sairá da Ferrari, isso por que á repercussão será completamente negativa e os amiguinhos da Ferrari não vão conseguir sustentar essa situação polêmica por muito tempo.

  16. Cal Telelem disse:

    Se isso se concretizar, Massa já vai tarde… Tanto tempo na Ferrari e só conseguiu ser mais rápido que o Luca Badoer e que o Fisichella.
    Já disputou várias temporadas pela Scuderia e, mesmo com os carros competitivos que teve, não conseguiu ganhar o título (só um vice-campeonato).
    Foram muitas “sensações estranhas”.
    Não poderá nem reclamar pois, na Ferrari, Massa teve sua oportunidade mas, infelizmente, não conseguiu aproveitar.
    Após a saída de Raikkonen, a Ferrari iniciou uma renovação, com a contratação de Fernando Alonso. E, na minha opinião, já está na hora da Ferrari completar essa renovação, também trocando o seu o seu segundo piloto (Massa).

  17. Claudio disse:

    Logo logo o Tiririca também estará cotado para correr pela Ferrari.

  18. raul disse:

    Se fosse pelo espetáculo, escalaria Kubika e Kobaiashi como pilotos da escuderia vermelha e sem ordem de 1º ou 2º piloto. Não sei se a rapaziada de Maranello ganharia títulos, mas, quem sabe, poderia seria uma espécie de revival do final dos anos 70,início dos 80…fases do Arnoux, Villeneuve Pai, Pironi e cia.

  19. gian disse:

    bom separamos em partes…como dizia jack estripador….,para a ferrari hoje só tem um piloto capaz para sentar no lugar de felipe massa e esse piloto se chama robert kubica,acontece que mesmo o alonso sendo amigo de kubica para jogar baralhos,ele nao ficaria confortavel em saber que tem um piloto do calibre do polones dividindo a mesma escuderia,pois robert é um monstro em pilotagem e so falta carro bom para ele mostrar ao que veio,certamente o espanhol nao vai querer dor de cabeça e nem correr o risco de levar charuto e perder o titulo do ano que vem para o proprio companheiro….rs, sendo assim o mais provavel é que o massa continue o ano que vem,o fato de ter vindo de um acidente e depois foi se desenrolando o ano e andando mal….e depois o episodio de dar passagem a alonso definitivamente mexeu com a cabeça do rapaz….tanto o é que foi claro sobre a minha visao que ele nao tinha nenhum interesse em ajudar a alonso e penso que ate o fato de ter perdido este titulo este ano tem sua parcela de culpa….,so que assim como eu,que esta de fora e que nao sabe de muitas coisa que acontecem na casa de maranello,penso que tem muita gente lá que compactuam com o mesmo pensamento que eu….rsrsr….e portanto se nao houver uma reaçao bastante significativa de massa o ano que vem…..pode preparar suas malas,pois ele vai ter de pensar em outra coisa para fazer ,pois mesmo que venha a procurar outra equipe competitiva sera muito dificil achar vagas pois muitos pilotos ainda tem contratos em andamento…..quem viver vera…..

  20. Valmir Delmondes Ovando disse:

    Os pilotos brasileiros, estão totalmente fora da realidade de pilotar na F1.

  21. marcão disse:

    É a Ferrari precisa mesmo se reestrurar!

    Tá na hora de aprender a jogar esportivamente. Essas mutretas todas só estão criando especulações baratas…. Ou põe o Briatore lá junto com o Alonso, e contrata também o Schumi…

    Ou demite esse Alonso que onde vai só estraga o que tá bom. e contrata outro piloto bom. Pode ser o Kubica, o Kobaiachi, ou quem ela quizer. Mas o Massa deve ficar.
    Na minha simples opinião….

  22. Anderson Puff disse:

    Massa tem mais um ano de Ferrari, só 2011 e nada mais, podem escrever isso, esse ano sua atuação foi ridicula.

  23. tonico disse:

    Felipe fora???? Possível!!!! Enquando o algumas equipes e pilotos assim como o campeonato cresceram em competitividade, Felipe caiu. Esse ano em nada se pareceu com o Campeão Mundial em Interlagos por apenas 15 segundos. Se não sair, ficou a lição. Com ou sem Santander, no ano que vem, lado a lado, na disputa da curva, sai o espanhol ou saem os dois. Arrojado e com luta, valoriza o espetáculo e será cobiçado por outras equipes de ponta. Do jeito que foi, vai ser piloto reserva da Hispania, outro fiasco espanhol para ele.

  24. Ivan disse:

    Por mim troca….
    Aliás é engraçado como a arrogância de Felipe sumiu na mesma proporção em que ele ‘tomava” seus constantes 0,7seg de Alonso…
    Se no inicio do ano ele desfilava com ar de provável campeão, hoje ele anda com o rabo entre as pernas tentando justificar o injustificável

  25. Clodoaldo lelli disse:

    Nos pouparia de mais vergonha

  26. RODRYGO MAI disse:

    Pelo amor de DEus esse NICO tomou um pau do Barrichello , só conseguiu aquela pole por sorte , é um piloto mediano.

  27. Marcelo disse:

    Tem muito piloto bom querendo essa “boquinha” do Felipe, Huck e Sutil não pensariam duas vezes, Massa corre risco ainda mais que Montezemollo colocou pressão em cima pedindo empenho para ajudar Alonso, nem isso Massa conseguiu. E não tem essa de ficar desanimado depois do GP da ALE, Felipe ganha muito mais que o campeão Button, se não mostrar serviço perder o emprego e o gordo salário, é aí que tem que se impor, “mordido” G.Villeneuve foi pra cima de Pironi após o GP de IMO em 82, Piquet também se queixava do favorecimento a Mansell na equipe, o mesmo aconteceu com Prost com Senna em 89, ambos foram campeões em 87/89! Webber também se queixou, mas deu trabalho ao Vettel, a Ferrari é bem clara, ou consegue o título de pilotos ou de construtores(vale cerca de 200 milhões), ela não ia colocar equipamento inferior para Massa se visa os dois títulos, até Rubens disse várias vezes que seu carro era idêntico ao de Schumacher, a desculpa de estratégia melhor para o alemão não cola, Piquet/Prost/Alonso e Webber também usavam estratégias diferentes dos companheiros e sempre se davam bem! A Ferrari evoluiu muito depois da ALE, mesmo Massa tendo dificuldades com os pneus tinha que fazer mais pontos, até Schumacher evoluiu no final do ano, lembrando que a Mercedes abandonou a evolução do carro. Se Massa ficar e não for bem em 2011, adeus equipe de ponta em 2012! Essa coisa de “bajulação” incomoda, mas o que interessa é ter equipamento igual ao companheiro de equipe, e Piquet/87, Prost/89, Rubens 02/04, Alonso 07 e Webber em 2010 sempre tiveram, o problema é não desviar o foco, coisa que Rubens e Webber fizeram! Depois de Massa não vejo brasileiro brigar por vitórias, o nível dos pilotos de ponta esta muito alto, sem chance para B.Senna ou Di Grassi(precisa falar do Rubinho depois do vexame de 09? Lembrando que em 09 as feras estavam fora da disputa, só tinha o Button que até então só tinha uma vitória em 08). A Formula 1 acabou para os “pachecos” aqui no Brasil faz tempo, e não adianta a desculpa que ela esta chata, lá na Alemanha eles não estão pensando assim, porque será? Sorte minha que não sou “pacheco”, gosto da Formula 1 como um todo…

  28. Tiago Patrese disse:

    Eu acho que faria bem a Ferrari sim, já que é clara a intenção da equipe em ter um escudeiro pro genocida espanhol, coisa que o Massa não tem o menor interesse nem intenção.
    Minha opinião é que seria bom pros dois, concerteza.

  29. mandruvá disse:

    Troca-se um segundo piloto por outro… nada muda.

  30. bruno brambila disse:

    Infelizmente parece-me que o Massa não conseguiu ter força mental para compor com o Acidente + Nascimento do 1o filho + as armações do F.d.P do Alonso. O Massa começou a apagar na entrada do box da China, e foi “apagado ” após Hockenheim.
    Fazendo jus ao passado Brilhante deste piloto Brasileiro, hoje num time de ponta da F1, ninguém quer pagar psicólogo para reverter uma má fase. A Ferrari por muito menos pagou uma farta aposentadoria para o Kimi.
    A perda do Campeonato de pilotos no último final de semana pode dar início a uma imediata reestruturação, e infelizmente Felipe fará parte dela.
    Aindo acredito numa surpresa da Ferrari trazendo um Kubica imediatamente. Qualquer contrato tem cláusula rescisória.
    Também é feitio da Ferrari mudar se isto leve a um longo prazo. Não acredito que trariam o Hulkenberg, se eles precisassem de um piloto para 1 ano.
    Se eles entenderem que ele é o futuro da F1, o Felipe já pode pensar o que fará parado o ano que vem com a farta indenização.

  31. william disse:

    Não faz o menor sentido a Ferrari trocar o Felipe pelo Hulk visto que a política da equipe é a de colocar pilotos experientes em seus carros. Se fosse o Kubica, ou o Sutil ou até o retorno do Kimi aí sim estaria de acordo com a política do time mas colocar um novato, aí é conversa pra boi dormir.

  32. Álisson disse:

    Me parece que qualquer jovem piloto com potencial seria melhor negócio para a Ferrari do que o Massa.

    Massa não é promessa, nem realidade. Virou um meio termo insosso e deveria ser sacado da equipe. A troca seria ou por um piloto que possa ser chamado de realidade, ou por um jovem com potencial.

    Eu puxaria do Rosberg da Mercedes. A tunda que ele deu no Schumi foi bonita.

  33. Acho que a batata do Felipe tá assando. Últimos momentos de fama.

  34. Aliandro Miranda disse:

    Sobre a pergunta, eu pergunto: por que a Ferrari faria isso?

  35. raul disse:

    Kubika????? Vocês acham que o Xorón e o Santandré tem interesse nisso???? Por eles(mais a Fiat) Massa não sairia…pelo menos em 2011…mais por uma questão negocial/comercial que esportiva.

  36. Olá Victor, eu acho que tanto o Barrichello como o Felipe Massa já poderiam vir correr na Stcok Car, afinal se ele tiram o pé para seu companheiro de equipe não deveriam estar ainda na F1. Para mim até a Ferrari não faria falta.

    Espero que essa notícia seja verdadeira e que Massa perca sua vaga para uma promessa de futuro.

    Sou Brasilerio, mas gosto da F1, gosto de pilotos como Hamilton, Vettel, Nico Rosberg, Kubica e do Hülkenberg.

    Do Brasil espero que o Bruno Senna consiga um carro a altura de seu sobre nome e de seu talento.

    Por falar em talento, quem viu as corridas da F3 e GP2 sabe que o Lugar do Nelsinho Piquet e na F1, não naquelas barcas furadas da NASCAR.

    Espero que ele acorde logo desse sonho Americano que enterrou a carreira do Christian Fittipaldi em anos anteriores.

    • Tiago Patrese disse:

      Resposta ao leitor Arnold:
      O polonês já disse que não corre ao lado do genocida espanhol, se já mudou de idéia não foi reportado pela imprenssa especializada.
      Quanta bondade sua, querer o Kubica pro espanhol destrui a carreira dele?

  37. Napoli disse:

    A mudança de Massa por Hulk nesse momento não seria adequado, pois quer queira quer não a adaptação de um novo piloto a uma equipe de ponta leva um tempo (exceção feita ao Hamilton o qual tinha apoio da McLaren a tempo).

    No entanto, cabe ressaltar que a temporada do Massa foi ridicula, independentemente do episódio da Alemanha. Infelizmente a chance de ser campeão passou em 2008 e o nosso país não tem neste momento nenhum outro postulante para fazer juz ao histórico de vencedores do nosso país.

    Massa tem somente mais 1 ano para tentar buscar um outro cockpit competitivo para 2012, caso contrário, deve voltar para o Brasil na Stock (lamentável!!!)

  38. lucianocop disse:

    Vendo o lado da equipe trocaria sim! Afinal quem precisa de Massa quando se tem Alonso?
    É mais vantagem ter um jovem aspirante de vinte e poucos anos do que um piloto que já começa a dar sinais de cansaço, ainda mais depois das polêmicas de 2010. O Massa será mais um Berger, Alesi, Patrese,Herbert, Barrichelo e outros tantos apenas bons pilotos. A quebra do contrato é bom pra Ferrari e bom para o Massa!

  39. J. Floriano disse:

    Concordo com o Alexandre Cândido. Acho que esta conversa não vinga e que o ultimato do Massa será 2011, mesmo tendo contrato até o fim de 2012. Se o desempenho for como o desse ano, virá um novo piloto e sem dúvida a melhor opção é o polonês pelicano. Em equipe que quer brigar por título de contrutores, é necessário dois pilotos de ponta e já maduros, o que não é ainda o caso de Hulkenberg.

  40. Lex disse:

    Não.

    Agora, se tivesse perguntado só pela troca de Massa por algum outro piloto, seria: sim.
    Seria bom pra Ferrari qualquer piloto com competitividade comprovada no lugar do Massa. Hulkenberg pode vir a ser um deles no futuro, mas hoje está muito cru para isso.
    Seria melhor o Kubica (que clama por um carro bom desde que chegou à categoria) ou o Sutil.
    Porque hoje o Massa nem para jogo de equipe serve. Se ele não quer ser segundo piloto, primeiro é que nunca será.

    Imagine você, Victor (supondo ser um multi-campeão vindo de categorias de base), você estaria cheio de vontade de entrar em uma equipe grande e provar que pode ser campeão se tiver o equipamento necessário. Por outro lado você vê que o carro do vice-campeão está nas mãos de alguém que somente chegou em sexto. Você pensaria: “Ora, eu conseguiria ser terceiro ou pelo menos acompanhar meu companheiro”. (O pessoal fala mal do Rubens, mas ele andava no ritmo do alemão, e por isso ficou cativo por tanto tempo na Ferrari por ajudar de fato nos quinhentos campeonatos ganhos). Então, as críticas são uma coisa natural e consequente dos resultados do Massa. Se ele estivesse na cola do espanhol ninguém diria que tem uma vaga sendo mal-aproveitada. Estão todos secando essa “boquinha” na Ferrari. Qualquer deslize ou erro de Felipe será imediatamente repercurtido pesadamente.
    Vou dar uma de Flávio Gomes, com suas previsões furadas (como a do tricampeonato do Alonso profetizada na véspera do GP cor turquesa), Felipe Massa só corre mais uma temporada pela Ferrari.
    (Não sei por que mas acho que tenho mais chance de acertar que ele…)
    Grande abraço.

  41. Luis Vieira disse:

    Não é que Hulk não mereça nova chance na F1, mostrou que tem relativa competencia mas também não fez nada de incrivel (vide a temporada toda e não só o lampejo da qualificação no Brasil, visto que na corrida voltou a ser o Hulk de sempre)

    Acho que ele ainda tem de “remar” mais um tempo de equipes menores, mostrar definitivamente se tem potencial para ir a uma equipe de ponta.

    Acredito que a Ferrari erraria se chamasse ele pra ser piloto.

    Quanto a Massa, por pior que tenha sido essa temporada, não dá pra dizer que o cara desaprendeu a pilotar. Ele é bom (não tanto quanto o espanhol) mas é!

  42. Otávio Augusto disse:

    Olha, creio que não, mas não me surpreenderia a Ferrari fazer isso. Porque é identico ao que aconteceu ao Raikkonen. Em 2007 ele foi campeão, em 2008 ele teve de ajudar Massa e em 2009 foi completamente apático e irreconhecível. E com isso a scuderia deu tchau pra ele. Agora vejamos Massa: em 2008 disputou o título, em 2009 sofreu o acidente e ficou fora. Voltou em 2010, mas sem resultados expressivos e quando parecia esboçar uma reação na Alemanha, teve de dar a vitória. A partir daí, ficou apático e irreconhecível como o Kimi, então seria normal a Ferrari usar da mesma regra e o tirar, mas volto a dizer, não creio que aconteça agora.

    • Juanito disse:

      eu ate concordo em partes com o q vc falou
      so q eu nao acho q o raikkonen esteve apatico em 2009 ..
      porra ele teve 1 vitoria e uns 5 ou 6 podios com um carro de merda .. q era + lento q brawn,red bull e mclaren pelo menos ..

  43. alberto disse:

    Acho que é um bom negócio sim. Além de ser um piloto bem promissor, é o ideal para uma equipe com Fernando Alonso: ter um segundo piloto inexpressivo. Não inexpressivo por não ter potencial, mas um iniciante sem grande suporte financeiro, preterido por uma equipe medíocre como a Williams por falta de dinheiro e que ficaria mais do que agradecido com uma oportunidade da Ferrari e abriria alegremente a porta para Lloronso. Alonso precisa de um companheiro assim. Massa foi absurdamente lento e incapaz de fazer frente a ele, como foram Tarso Marques, Trulli e Piquet; mas se fosse um rival à altura, o desenrolar da história seria bem semelhante a 2007, quando foi companheiro de Hamilton. E todos se lembram do que aconteceu. Com Kubica o negócio poderia ficar feio também.

    • roberto castro disse:

      discordo plenamente, na mclarem em 2007 a briga do alonso não era com hamilton e sim com a mclaren que favorecia o inglês, e claro que se ele tivesse um piloto a altura dele na ferrari com certeza a equipe não ia permitir isso.

    • saavedra disse:

      Desculpe, mas esses que falam que a McLaren favoreceu Hamilton geralmente são os mesmos que saem esculachando brasileiros quando eles acusam alguma equipe de desfavorecer um piloto brasileiro. Talvez não seja o seu caso. Acho que a McLaren deu equipamento e atenção igual aos dois, sem privilégios. Por qual motivo gastaria uma nota no atual biicampeão e depois desfavorecê-lo? Esse foi o problema, um bicampeão espera ser o nº 1 absoluto da equipe (da mesma forma que esperariam Prost, Senna e Schumacher). O problema é que Hamilton foi tão rápido quanto ele. Mais rápido em boa parte do campeonato, na verdade. Para mim, em termos de velocidade, Hamilton é superior a Alonso e Vettel, sendo os dois últimos bem semelhantes nesse aspecto.

  44. Alberto Allatere disse:

    Negócio da China. E, sobre “estilo de pilotagem”, digo que quando um piloto é bom, ele senta e acelera, se adapta ao carro, é este o diferencial entre um piloto bom e outro ruim. O piloto bom é aquele que tira 100% do que o carro pode oferecer.
    Se o “piloto” não for capaz disso, é porque não é tão bom assim.

  45. Cesar disse:

    Pior que sim. Com o Alonso eles tem um candidato imediato ao titulo, e dah prah ir preparando o Hulk pro futuro.

  46. Alexandre Cândido disse:

    Se a Ferrari quer um piloto bom para colocar no lugar do Massa (que na minha opnião só tem mais um ano para provar algo) deve pegar o Polones.

  47. Felipe Marcos disse:

    Até que faz sentido a troca porque Hulk viria para continuar aprendendo, já provou que pode ser rápido, com certeza estaria atrás de Alonso mas poderia ajudar bem os interesses da equipe, evoluir e se tornar um piloto de ponta. O Massa vem se tornando um piloto saturado, ele não é mais uma jovem promessa mas não é um campeão do mundo experiente, talvez a Ferrari queira sangue novo.

    Mas não acredito na troca. O contrato de Massa acaba no final de 2011? Aí sim, mais um ano como esse e não tem nem o que discutir, dou toda a razão se a Ferrari resolver sacá-lo.

  48. RafinhaDias disse:

    Acho brabo, não faria não. O que me impressiona é o quanto a popularidade do Massa afundou lá pros lados botinescos. Esse ano foi negro pro guri.

  49. jose ribeiro disse:

    Nacionalismo a parte, faz todo o sentido a Ferrari trocar o Massa por um piloto com mais competitivo. É uma pena mas sua performance está longe daquela exigida por uma equipe de ponta. Essa historia do estilo de pilotagem não ajudar, explica mas não justifica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>