Vacaciones, 2

EM ALGUM LUGAR | Negócio é o seguinte: quando dos primórdios das notícias, Maldonado salvaria a Williams com € 15 milhões, aproximadamente US$ 19 milhões, como reportou a Revista Warm Up com exclusividade em setembro do ano passado. Uma grana que ajudaria a tirar a corda do pescoço de Sir Frank, que se viu/vê sem uns tantos patrocinadores e tal.

Depois começaram a aparecer outros valores, à boca pequena. O total acabou chegando ao dobro, US$ 38 milhões, por dois anos de temporada. Tudo proveniente da PDVSA.

Mas agora há pouco pingou, assim, a informação, de fonte quente borbulhante: destes US$ 38 milhões — aproximadamente R$ 64 milhões — , US$ 20 milhões, digamos, estão sendo procurados. Sumiram. Desapareceram. Perderam-se pelo caminho.

Ou seja: o acordo com a Williams é, mesmo, de US$ 18 milhões — muito próximo do que foi divulgado inicialmente. O resto teria ido parar nas mãos de alguéns, paboen mepabá.  

É a pátria, socialismo e… morte.

Comentários

  • O que está acontecendo com o Bruno Senna (um piloto que perdeu 10 anos longe das competições) poderia ter acontecido até a outros talentos que chegaram à F1 com uma preparação muito melhor.

    Tomemos o exemplo de Robert Kubica. Caso as restrições atuais já estivessem em vigor na altura em que chegou à F1 (sem testes e com os bons lugares à venda apenas para aqueles mais endinheirados) o polaco seria certamente um talento perdido. Ele entrou na BMW a meio de 2006 para o lugar do Jacques Villeneuve porque teve ocasião de treinar bastante como piloto de testes. Caso contrário arriscaria ficar sem hipóteses sequer de mostrar o seu valor. Sem testes e sem dinheiro não entraria na F1!

    Temos também o exemplo do Hamilton, que só entrou na McLaren como titular depois de milhares de Kms. de testes durante todo o Inverno. Caso contrário o Ron Dennis teria escolhido o Pedro de la Rosa para correr ao lado do Alonso. A sorte do Hamilton é que o Dennis iria colocá-lo numa equipa fraca para ganhar experiência antes de apostar nele como titular na McLaren, o que aconteceria apenas em 2008 se as atuais restrições já estivessem em vigor.

  • Talvez isto ajude a explicar o apoio do Hugo Chavez ao Maldonado:

    Venezuela tem reservas de petróleo para mais de 200 anos.

    Hugo Chávez assegura que reservas de crude do seu país superam as da Arábia Saudita

    Petróleo é o que não falta à Venezuela. O presidente deste país, Hugo Chávez, assegura que as reservas de petróleo ascendem a 217 mil milhões de barris. Mais: por lá há petróleo para mais de 200 anos.

    «Superámos os 217 mil milhões de barris mas o processo de certificação ainda não terminou», disse Chávez, citado pela agência EFE, durante a apresentação das contas sobre a gestão de 2010. Segundo o presidente venezuelano, os stocks superam os da Arábia Saudita. Ou seja, ocupam o primeiro lugar a nível mundial.

    No entanto, as projecções são ainda melhores, já que apontam para reservas totais de 300 mil milhões de barris.

    Assim, fazendo estimativas com base nos actuais níveis de produção e de consumo, «a Venezuela tem petróleo para mais de 200 anos. Não há país no planeta» que tenha «ouro negro» nesta quantidade.

  • O Bruno Senna bem que podia entrar na Williams como piloto de reserva. Além do talento que tem (e mostrou no GP2 e teste com a Honda) deve ter apoios financeiros que possam ajudar a equipa inglesa. Os seus patrocínios podem estar longe dos valores que o Maldonado tem mas não acredito que não sejam significativos. Barrichello é que podia dar uma ajuda. Depois de ter-lhe tirado a vaga na Brawn seria uma forma de recompensar o Bruno pelo que aconteceu há dois anos. Porque não pensar também um pouco no seu país e até no Ayrton que o ajudou no início da carreira? O Barrichello podia agora ajudar a reparar aquilo que estragou quando impediu Bruno Senna de entrar na F1 em 2009 com um carro competitivo!

  • Aqueles que gostam de socialismo do Chávez vem viver em VENEZUELA E dar conta do grande pantomina. É o governo mais corrupto que temos, o ambiente familiar são MAIS PODER ECONÔMICO E POLÍTICO NUNCA VISTO

  • Isso é coisa de ditaduras sul americanas…. E tem gente que hidolatra Fidel Castro, Che, Lada, mas a grande verdade é que mora num casarão, longe da pobreza e miséria….. E BIBA CHAVES!!!! E olha que 20 milhas pra ele é dinheiro de PINGA, ou pinacolada, ou cuba…….

  • O Hugo Chaves não seria capaz de fazer uma coisa dessas. Ele é muito bom para a Venezuela, nunca roubaria esta grana. De repente o Hugo Kiko ou o Hugo Chiquinha poderia roubar mas o Hugo Chaves eu não acredito.

  • Deem um carro “em condições para o Bruno.Aí vcs poderão tirar suas conclusões.Claro que ele não é o tio,mas pelo amor de Deus….Hispania?????Manda o cara de cavalo alonso guiar um Hispania para ver o que vai dar!

    • Alonso estreou na Minardi, que era a Hispania da época. Estava SEMPRE se misturando aos carros mais rápidos, e a corrida de Suzuka acabou com todas as dúvidas que poderiam existir sobre o talento do cara: numa pista sabidamente difícil, na qual ele nunca havia corrido antes, e com o pior carro do grid, ele conseguiu um décimo primeiro lugar impressionante (nas palavras do Paul Stoddart, o Alonso fez “53 voltas de qualificação” naquela corrida). Nada contra o Bruno Senna, mas dá sim pra mostrar serviço com carros ruins, e todos os grandes pilotos (como o próprio tio dele) o fizeram quando tiveram que passar por isso. Inclusive o cara de cavalo, que mesmo alternando entre ótimos e péssimos carros ao longo da carreira, nunca passou um ano sem fazer pelo menos uma corrida brilhante.

    • O Alonso é um fora de série, tal como o Hamilton, Vettel ou Kubica. O Bruno Senna é apenas um bom piloto. Fora de série era o tio mas o Bruno esteve 10 anos afastado das competições e nunca saberemos o que poderia ter feito se não tivesse interrompido a carreira.

      No entanto não é possível comparar o Minardi que o Alonso pilotou em 2001 com o HRT que o Bruno Senna pilotou em 2010. O Minardi era um carro que estava a cerca de 2,5 a 5 segundos dos melhores dependendo das pistas. O HRT estava entre 5 e 8 segundos dos melhores dependendo das pistas. Para ver isso basta consultar os grid de partida de um qualquer anuário de 2001. Verificamos também que o Minardi nem sequer era o pior carro em determinados circuitos. Nada a ver com o HRT completamente desiquilibrado que o Bruno Senna pilotou o ano passado.

      Dá para mostrar serviço com qualquer carro, por mais ruim que seja? Isso é muito discutível, mas se formos analisar os mínimos detalhes também podemos ver que o Bruno bateu largamente os colegas de equipa quando o HRT esteve mais próximo dos Virgin: na Turquia estava na frente do Glock antes das paragens e bateu o di Grassi na corrida até ter problemas. Na Alemanha andou muito perto dos Lotus e Virgin. Na Bélgica, em Spa, na única sessão onde todos andaram em ritmo de qualificação com pista totalmente seca o Bruno deu 0,1 ao Kovalainen, cerca de meio segundo ao di Grassi e ao Glock e mais de 0,8 ao Yamamoto. Em algumas corridas no final do ano terminou-as a atacar o Timo Glock, piloto experiente com um carro melhor. Só quando o carro esteve muito pior (em Singapura chegou a estar a 10 segundos dos melhores na corrida!) é que o Bruno fez pior figura. Não é sério avaliar um piloto com um carro tão mau! Ainda assim, no geral o Bruno bateu os colegas de equipa (12-6) nas 18 qualificações que fez e nas corridas esteve quase sempre na frente deles. Acabou o ano a bater o Klien, um piloto talentoso ainda jovem, mas já experiente na F1.

      Lembremo-nos que a única vez que o Bruno Senna pilotou um F1 decente foi quase tão rápido como o Button e esteve melhor que o di Grassi sem ter qualquer experiência (19 de Novembro de 2008). A Honda saiu na pior altura para ele pois podia até ter feito um grande campeonato ao lado do Button, sobretudo tendo a possibilidade de evoluír com mais testes antes do início da época. Infelizmente não teve a possibilidade de treinar e Barrichello aproveitou para ficar com a vaga na Brawn quando já não havia lugares credíveis no GP2.

  • existem muitas replubiquetas pelo mundo a fora.
    No pais que vivemos todos os desvios foram muito maior que o do menino Venezuelano , e estamos quietos

    • Claudio, vc foi preciso!!!
      O Sapo Barbudo horririzou 8 anos com nossa pátria e saiu como semi-Deus… Aliás, continua fazendoi das suas mesmo sendo ex… Tem um amigo meu que diz: Ex é tudo puta! Tem muita razão….

    • O Bruno Senna não é nenhum fora de série mas é bom piloto. Tem valor mais do que suficiente para estar na F1. Não é qualquer um que consegue fazer o que ele fez na única vez que guiou um F1 decente, pois foi quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência. Além disso bateu o di Grassi, que já tinha andado com a Ferrari e a Renault como piloto de testes. O Brasil devia fazer tudo para o apoiar, até porque Barrichello e Massa não são eternos…

      Imaginem só se ele tem continuado como colega do Button: bastaria um pouco mais de treino e estaria a andar ao nível do inglês, com boas possibilidades de ganhar corridas, no mínimo. O que falta a Bruno Senna é experiência porque talento ele tem!

  • Eu fico pensando aqui comigo ; se existem empresas , ou empresários , que tem a intenção de investir 6 milhões de Euros na contratação , fora o salário que dizem ser de 1milhão por mês , para ter o Ronaldinho jogando aqui no Brasil , porque não aparece ninguém para investir no Bruno Senna para que ele continue na F-1 ?? Estranho esse mundo dos negócios hein !!

    • Investir em F1 não dá retorno … sabem por que ?
      Porque na F1 o piloto só vale algo se ganhar o campeonato.
      Vide o que as pessoas falam (mal) do Rubinho e do Massa.
      Já no futebol, mesmo se o time for rebaixado, a torcida está sempre lá. Se o cara fizer um monte de m… e depois fizer um gol, está perdoado !
      A conclusão é: torcedor aqui só no futebol, o resto é um monte de ignorantes que não veem o valor das pessoas.

    • Meu caro . . . O problema e que em questão de esporte nosso markting e muito atrasado. Quem é + piloto danica ou bia? Entende + agente nao tem uma agencia q esteja especializada p isso…futebol comecou usar a formula trabalha com a imagen do jogador… Acho uma pena o d grassi fora, + o bruno chegou tarde em uma hora errada…acho q ele se daria muito bem na indy, até pela questao d patrocinio.

    • Zé Speed, eu não soiu nenhum fenômeno no volante, mas sei analizar fatos. (aliás, vc é quem mesmo?)… Então vamos a eles…. Quem fez alguma coisa no automobilismo FOI o tio dele… O que ele fez?
      Campeão de kart? Campeão de Formula Renault? Campeão de Formula 3 Inglesa? Campeão de Formula Nippon? Campeão do caralho que o valha??? Então não venha dar uma de viuvinha da família dele, porque ele é fraco mesmo!
      Ficou em 2o contra GIORGIO PANTANO na GP2 no ano que corria com o melhor carro do grid disparado!!! (Vide o Glock ter sido campeão no ano anterior com certa facilidade). Apenas 1 pontinho à frente do Lucas Di Grassi, que não correu (pasme!) as 6 primeiras corridas!!!!
      Além disso, com apenas 4 anos de experiência em automobilismo, vc acha que ele deveria estar por ali se não tivesse esse sobrenome?
      Não queria que ele fizesse nada com um Hispânia, alíás, não queria nem que ele estivesse por lá!!!! Pouparia meus ouvidos de um monte de baboseiras proferidas pela viuvinha Gavião Bobeno.
      E ainda reclama do Ronaldinho Gaúcho????
      Não é porque não sou profissional que não possa ter minha opinião, os sábios sabem respeitar!!!

    • No GP2 os carros são iguais. O que não era igual era a experiência: o Pantano passou quase uma década inteira na categoria secundária (F3000 em 2001, 2002 e 2003, um ano na F1 e GP2 entre 2005 e 2008) enquanto o Bruno estava no segundo ano. Mesmo o di Grassi tinha mais experiência, era o seu terceiro ano na categoria, além de que já tinha pilotado na Ferrari e na Renault em testes. Ainda assim o Bruno fez um excelente campeonato, perdendo muito mais pontos com azares (Istambul, Magny-Cours, Valencia e Spa) do que com erros (Silverstone e Monza).

      Para quem esteve 10 anos parado o Bruno teve uma excelente carreira nos monopostos. Nunca foi campeão como muitos outros pilotos também não foram antes de chegarem à F1. O Niki Lauda ganhou algum campeonato nas fórmulas de promoção? E no seu ano de estreia em 1972 não fez nada, não pontuou com um March que o Peterson conseguiu levar ao 3.º lugar no GP da Alemanha.

      Enfim, Bruno Senna sempre enfrentou o problema de ser muito comparado com o tio e essa comparação é um pau de dois bicos. Pode ajudar a subir na carreira (como ajudou o Hill e outros) mas também pode tornar-se muito nociva para a sua imagem, sobretudo tendo o azar de começar na F1 com um carro muito mau. Ele nunca poderia ter o talento do tio depois de ter estado tanto tempo afastado das competições. Não há milagres! Seria até um descrédito para Ayrton Senna que alguém que esteve tanto tempo parado pudesse sequer aproximar-se daquilo que ele foi! É muito mais correto comparar Bruno Senna com Damon Hill, outro piloto de nome famoso que não fez carreira no karting. O Bruno teve uma evolução mais rápida do que o Hill nas categorias secundárias e esteve melhor no primeiro testes na F1. Com as mesmas condições e oportunidades que o Hill teve o Bruno faria provavelemente bem melhor!

      Mas o Hill entrou na F1 com 32 anos e o Bruno Senna ainda só tem 27. Pode surgir uma oportunidade boa no futuro. O problema é manter o ritmo competitivo, manter-se activo, o que é bastante difícil numa altura em que não há testes! Hill em 1991 e 1992 fez milhares de Kms. de testes com a Williams, tal como Alonso com a Renault em 2002 e Massa com a Ferrari em 2003. Agora tal não é possível e isso torna tudo mais difícil para o Bruno Senna. É por isso que eu digo que voltar para o GP2 (paralelamente a um contrato como piloto de reserva na F1) seria uma possibilidade a considerar! Timo Glock passou pela F1 em 2004, depois foi para os EUA e em 2006 foi para o GP2, sendo campeão em 2007 e reentrando na F1 em 2008 com um carro decente (Toyota) e um colega experiente (Trulli). Numa altura em que a Honda equaciona um regresso em 2013 o Bruno devia pensar bem no seu futuro e ver que ainda pode ter a oportunidade que merece daqui a uns dois anos. Terá 29 anos. Damon Hill chegou à F1 com 32 anos e ainda foi campeão!

    • Continuando a minha resposta ao Marcelo Genova tenho de lembrar que o fato de uma equipa ser campeã do GP2 não quer dizer que seja a melhor no ano seguinte. Quer a equipa do Pantano quer a ART do Grosjean tiveram carros mais competitivos do que a iSport em diversas provas. Mas basicamente os carros são iguais e a enorme experiência do Pantano é que fez a diferença.

      Mais uma coisa: o di Grassi entrou para a equipa campeã do GP2 (ART) depois de ter sido apenas 16.º no ano de estreia na categoria. Foi por causa do nome? O Senna pelo menos foi 8.º na estreia no GP2 antes de passar para a equipa campeã do ano anterior (iSport).

      Depois, no teste com a Honda, o di Grassi mesmo tendo mais experiência (testes na Ferrari e na Renault) não esteve tão bem como o Bruno Senna, na única vez que este teve oportunidade de guiar um F1 decente. Foi quase tão rápido como o Button e só o abandono da Honda o impediu de entrar na F1 na altura certa com um carro competitivo. Com mais treino podia até bater o inglês…

  • Bem, é só o Frank segurar as pernas em 2011 e 2012, pois com essa onda de mudanças de regras da FIA é só ele tirar da garagem o FW08b e colocar um motor AP 1.6 preparado, obviamente, que o campeonato é dele!!!

    • Boa Gabriel, nesta linha de raciocínio vc está certíssimo, enfia uma motor AP 1.6 preparado “com cacho de banana pra fazer barulho já que o vovô Bernie quer saber de barulho” e leva o carro apista, vai ser show!!!

      Abração

  • Se o povo venezuelano não vier a ficar sabendo do “sumiço” dos 20 mi de doletas do PDVSA pela imprensa do país, é porque o crápula do Hugo Chavez tem o controle da respectiva mídia (assim como queria/quer fazer no Brasil o Franklin Martins)! Ocorre que, se realmente tal numerário “sumido” entrou na Inglaterra e passou pela equipe Willians, depois tomando o rumo de algumas contas numeradas em “paraísos fiscais”, é bom Sir Frank botar as barbas de molho, pois lá a imprensa não tem cabresto, os órgãos policiais facilmente rastrearão a ilegal operação e a justiça daquele lado do oceano se encarregará de punir os responsáveis. Pena que o fanfarrão do Chavez não irá sofrer nenhuma sanção legal, ao menos enquanto estiver no poder absoluto na Venezuela. O filósofo disse: “O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”!

    • Que o Hélio Castro Neves que o diga, passou um aperto danado nas américas por causa do fisco.

      Tirando essa bagunça do mercosul, por outras bandas o negócio é diferente, “DR MARCOS” tem razão, se pegar coisa errada a justiça aniquila a galera!!!

    • o “crápula” do Hugo Chavez mantem a mídia venezuelana no “cabresto” e o Franklin Martins queria fazer o mesmo aqui no Brasil…
      aê revista veja…tá aí o sucessor do Diogo Mainardi!!

  • estou pensando em fechar a ilha de floripa só pra mim e virar um Fidel, ou um Hugo brasileño… kkkkkkkkkkkkkk
    Afinal esse coisa dá grana hein?
    huahuahuahahuauhauhauha

    • Nada, não haverá aposentadoria. A gana (ou será a grana) para com o osso é tanta que só o largará a base de bala (de chumbo mesmo, não a doce)…

  • Esta seria uma ótima oportunidade del Huguito lavar umas doletas. Vai ser bom pois as coisas andam se afunilando por lá contra ele, aos poucos. Ainda assim fiquei impressionado com o apoio do povo a ele quando estive por lá.