Vacaciones, 5

POR AÍ | Semanas atrás quando estive em Florianópolis, ouvi algumas boas histórias do desenvolvimento que Santa Catarina tem apresentado no automobilismo fora da terra — ponto forte daquele estado —, concomitante ao interesse que tem despertado nos mais diversos dirigentes desta terra, além de outros tópicos que se referem a fatos corriqueiros e não muito ortodoxos, paboen mepabá.

O Beto Carrero World vai se tornar o polo do esporte a partir deste ano, com a disputa das 500 Milhas de kart que até então eram feitas na Granja Viana e, provavelmente, o Desafio de Kart das Estrelas. Hermann Tilke vai assinar o projeto da pista.

O que surgiu de informação agora é que o plano para sair um autódromo  nas cercanias do parque de Penha está “firme” e será padrão A. Padrão A: acima de 4 km e receber categorias internacionais. E a primeira meta neste sentido é promover o retorno da MotoGP ao Brasil.

Comentários

  • Por que insistem com o Tike? Os últimos circuitos que ele desenhou para a F1 foram duramente criticados…não é possível que mais ninguem consiga projetar circuitos nesse mundo!

    • De jeito nenhum, Ramon!
      Sou paulistano, de pai, avô, bisavô paulistano, porem hoje moro em Curitiba.
      Tudo o que eu falei sobre São Paulo ter outro autódromo, vale tambem para Sta Catarina.
      O Brasil inteiro precisa de novos autódromos!
      Estamos muito atrasados.
      Basta dizer que só na provincia de Buenos Aires existem mais autódromos em atividade que no Brasil inteiro.
      Um autódromo é um polo congregador de esforços pró esporte a motor, logo, quanto mais tivermos, mais interesse haverá no esporte a motor.
      Torço muito pelo Beto Carrero Speedway e por todos os outros, onde quer que seja.
      E acho que todos que frequentam esse blog pensam o mesmo.

  • Soltar eles onde? Muitos animais precisam se readaptar ao habitat de onde vieram, se isso acontecer, o que muitas vezes não acontece e ele acabam ficando na jaula do mesmo jeito, muitos desses animais estão melhores em parque e zoológicos do que em seu habitat.
    Ao invés de lutar contra animais bem tratados, lutem a favor dos animais mal tratados, como cachorros e gatos abandonados, que estão muitas vezes sofrendo e morrendo nas ruas. Existe uma diferença entre ser ecologista e querer aparecer em causas pífias.
    Muitos autodromos deixam de ser construido por causa do impacto ambiental, mas na amazônia, milhões de ninhos são destruidos pelas madereiras. Isso os pseudo ecologistas não vêem. Larga mão cara.

  • Acho muito dificil sair o autodromo… ja era para ter saido um oval há mais ou menos uns 10 anos ou mais. e nem saiu do papel. Só boatos.

    • Olha Alex, eu vi o projeto que vc mandou e confesso que não o conhecia bem.
      É melhor do que eu imaginava, mas mesmo assim, ainda o acho uma “viagem”.
      Por que?
      Andando no sentido horário, do mesmo jeito que está no simulador, acho impossível fazer aquela nova “descida dos boxes” porque demandaria uma terraplanagem absurda.
      Se se mantivesse o nível da atual subida dos boxes, teríamos que fazer a nova pista suspensa (??) ou se a terraplanagem suavizasse a pirambeira, digo, o relevo natural, não haveria área de escape porque a atual pista estaria mais acima.
      Fizeram bem em suavizar a curva do Café, mas só postergaram o problema, pois um pouco mais adiante, dá para ver que não há área de escape suficiente bem no ponto onde hoje existe um posto de sinalização antes da atual curva do Café, onde uma MotoGp deverá estar batendo nos 300km/h fácil.
      Agora, imagina o Rossi e o Lorenzo chegando juntos lá, disputando a mesma trajetória!
      Na entrada do Mergulho, agora em subida, a queda do relevo somado à existencia de um muro não combina com segurança. Existem problemas na área de escape na saída tambem, mas como as motos deverão estar fazendo uma tangencia atrasada por conta do adiantamento (bom!) do novo Bico de Pato, eles são de menor importancia.
      A saída do Laranjinha, agora em descida, teria que ser revista com cuidado pois tem muitos obstáculos no caso de uma eventual queda ali. Não vou apontar nada em particular porque nunca reparo naquele lado quando ando lá.
      Bem interessante a solução para a primeira perna da Subida da Reta Oposta (O Retorno!), pois mata a velocidade para a segunda perna e preserva uma arquibancada importante.
      Boa a área de escape para o final da Reta Oposta, mas muita área no lugar errado. O local mais provável de acontecer um tombo ali será na freada para entrar, na que é hoje a segunda perna do “S” do Senna, que foi adiantada no simulador, onde o piloto tem que mudar a moto de inclinação freando. E ali não há área de escape digna de uma MotoGp.
      Alías, se comparamos a área de escape deixada no final da Reta Oposta com a deixada no “Baixadão do Café”, onde a velocidade será muuuiito maior, veremos que algo está mal planejado aí.
      Veja bem, Alex, a pista aonde eu corri pela primeira vez foi Interlagos, a antiga, a MARAVILHOSA, a mais seletiva!
      Não era perigosa para uma RD350, mas já era absolutamente impraticável para a F1 da época.
      A primeira vez que eu vi uma 500cc de Grande premio foi em Interlagos nos treinos debaixo de chuva.
      Depois disso, voltei a andar no “novo” traçado muitas vezes.
      Portanto, amo interlagos e como paulistano, adoraria assistir a MotoGp e a WSBK correndo ali, mas continuo pensando que, infelizmente, é impossível.
      Já passou da hora de São Paulo ter mais um autódromo.
      No interior, perto de Viracopos, junto de um monte de boas estradas, cercado de cidades como Campinas, Limeira, Sorocaba, Bauru, etceteras mil…, iniciativa pública ou privada, Tilke ou algum brasileiro (que tal o cara que fez Portimão, hem?), mas precisa de outro autódromo!
      Abs,
      Paulo Franco
      http://www.apsbk.com/sc/sc.asp

  • Por mais que eu goste de corridas, um autódromo ou kartodromo no parque do Beto Carreiro é um absurdo! Um absurdo duplo. Pois lá são mantidos, apesar de inocentes dezenas ou centenas de animais que, por serem inocentes estão enjaulados para o deleite nosso, da espécie humana (os tais que se acham recionais – imaginem se fossemos nós os enjaulados e eles os visitantes…).

    Não dá para juntas as duas coisas. Assim que se faça a pista e que se libertem os bichos. Pois tentar juntar os dois não vai funcionar. Várias entidades de defesa de animais já estão mobilizados e o ministério público de SC já está sendo acionado para impedir isto.

  • tambem não gosto muito do Tilke criando pista para carros, mas para motos seus desennhos são interessantes. O circuito de Aragon, que entrou esse ano na motoGP é bacana.
    Se a idéia for mesmo de trazer de volta a motoGP, escolher o Tilke foi uma boa, mas se tiver que envolver a FIA, ai…..

  • Só não gosta dos projetos do Tilke quem não entende nada de Arquitetura e Engenharia.
    Porém o preço cobrado por ele e pela sua equipe não é pro bico dessa gente.

    • To interessado é em corrida, não sou arquiteto e muito menos engenheiro para ficar admirando isso, o que importa é o espetáculo!!!

      Quanto ao preço, também tô nem aí, cada um sabe onde pisa e nem eu nem vc e nem ninguém poderemos substimar que tem grana ou não…

      COMO EU DISSE, O NEGÓCIO É ESPETÁCULO!!!!!

  • Eud esenho melhor que o Tilke. o problema é esse: eu desenho (e o rapazinho de dois anos citado aí acima) faço desenhos de circuitos com curvas de alta, coisa que os chefes da F 1 nao querem mais…

  • Nota dez para a iniciativa de se fazer um polo automobilistico….mas noto 0 para este tal de Tilke, que fez as pistas mais chatas da f1 nos ultimos anos ….

  • Puts… Hermann Tilke projetando a pista de kart? Agora é que lascou tudo, ver 500 milhas de kart, 24 horas ligado e ninguém passar ninguém? Que agonia!!!!

    Pelo amor de Deus, brasileiro não aprende mesmo né!!! O cara fez umas lambanças pelo mundo a fora, fez pistas parecendo o centro de São Paulo e ainda vão pagar caro pro cara fazer uma pista aqui!!!! Vixe, vai dar pau!!!

    Chama alguém novo e ousado para termos garantias de bom espetáculo, se não o que teremos é somente uma pista linda pra se ver, e uma bosta pra correr!!!

    Esse Hermann Tilke está mais para decorador do que para projetista!!!!

  • A ideia de construir um parque automobilistico completo, com autodromo, kartodromo e hotel, eh (maldito teclado sem acento) projeto antigo dos donos do parque, desde a epoca do Beto Carrero, quando este ainda estava vivo. Nos anos 90, inclusive, uma das hipoteses cogitadas era construir um circuito oval apto a receber a Formula Indy.

    • Infelizmente, o autódromo de Interlagos não comporta a MotoGp por questões de segurança, leia-se, falta de areas de escape compatíveis.
      Nem tentando aquela “viagem” de virar no sentido horário.
      A MotoGp por aqui tem uma solução fácil.
      É só reformar Goiânia.
      Lá tem área de escape a granel e o traçado é adequado para motos.
      Mas, falta vontade $$ política, pois o leste da Europa e o Oriente pagam mais.

  • Victor, excelentes matérias. Você escreve muito bem.

    Mas desculpe a ignorância… o que significa seu “paboen mepabá”?

    Obrigado.
    Johnny